E neste final de semana (23 a 25/09/2016) tivemos a a 8ª Etapa da DTM. O palco foi o Autódromo de Hungaroring / Budapeste. O circuito tem 4381 metros e possui várias curvas de baixa velocidade, além de partes bem estreitas – o que complica a vida dos pilotos nas ultrapassagens, mas quem disse que isso é problema para esses feras da DTM? Veja como foram as corridas:
CORRIDA 1 – Sábado (24/09/2016)
Na prova #1, no sábado, tivemos a vitória de Edoardo Mortara, conquistando a sua 4ª vitória no ano. O piloto da Audi venceu de ponta a ponta e colou no líder do mundial (Wittmann). Os dois vão para a última etapa com apenas 14 pontos de diferença. A vitória de Mortara não foi fácil, ficou apenas 1 segundo à frente de Jamie Green que largou e chegou em segundo. Miguel Molina fechou o trio que subiu ao pódio!
Rockenfeller, Muller e Tambay completaram o TOP 6 – todos da AUDI que dominou a prova. O brasileiro Augusto Farfus com sua BMW, infelizmente teve mais uma péssima prova e terminou em 20º lugar.
1 – Edoardo Mortara – Abt – Audi – 26 – 42min20.736s
2 – Jamie Green – Rosberg – Audi – 26 – 1.090s
3 – Miguel Molina – Abt – Audi – 26 – 9.240s
4 – Mike Rockenfeller – Phoenix – Audi – 26 – 10.602s
5 – Nico Muller – Abt – Audi – 26 – 11.535s
6 – Adrien Tambay – Rosberg – Audi – 26 – 21.045s
7 – Marco Wittmann – RMG – BMW – 26 – 23.177s
8 – Felix Rosenqvist – ART – Mercedes – 26 – 24.729s
9 – Timo Scheider – Phoenix – Audi – 26 – 25.754s
10 – Robert Wickens – HWA – Mercedes – 26 – 26.916s
11 – Daniel Juncadella – HWA – Mercedes – 26 – 29.399s
12 – Maxime Martin – RBM – BMW – 26 – 32.843s
13 – Tom Blomqvist – RBM – BMW – 26 – 33.546s
14 – Timo Glock – RMG – BMW – 26 – 34.316s
15 – Bruno Spengler – MTEK – BMW – 26 – 36.197s
16 – Lucas Auer – Mucke – Mercedes – 26 – 37.259s
17 – Antonio Felix da Costa – Schnitzer – BMW – 26 – 44.405s
18 – Christian Vietoris – Mucke – Mercedes – 26 – 45.334s
19 – Mattias Ekstrom – Abt – Audi – 26 – 50.675s
20 – Augusto Farfus – MTEK – BMW – 26 – 53.287s
21 – Gary Paffett – ART – Mercedes – 26 – 54.002s
22 – Martin Tomczyk – Schnitzer – BMW – 26 – 54.939s
23 – Maximilian Gotz – HWA – Mercedes – 26 – 55.420s
Não terminou – Paul Di Resta – HWA – Mercedes – 11
CORRIDA 2 – Domingo (25/09/2016)
No domingo (25/09) os pilotos retornaram para a 2ª prova da etapa! Para os líderes do mundial a prova não foi nada boa e já na largada Edoardo Mortara, Marco Wittmann e Jamie Green resolveram se tocar! Fim de prova para Green, Edoardo se complicou com uma punição e acabou chegando apenas em 19º e 3 voltas atrás do vencedor! O líder do campeonato conseguiu sobreviver após o acidente e terminou a prova em 4º, mas acabou penalizado pelo incidente da largada, assim como Daniel Juncadella que cruzou a linha em 3º.
Quem se aproveitou bem desse enrosco todo foi Mattias Ekstrom que faturou a vitória! Liderando desde o início, o sueco conseguiu uma boa vantagem na primeira parte da corrida sobre Adrien Tambay. Desta forma, nas paradas de boxes, não teve problema para se manter em 1º e garantir o lugar mais alto do pódio!
Antonio Felix da Costa que terminou a prova em quinto, acabou herdando o pódio (3º lugar) após as penalizações de Marco e Daniel. Tom Blomqvist e Timo Glock fecharam o TOP5. O brasileiro Augusto Farfus, em mais uma péssima prova, abandonou na 2ª volta! Êita que situação complicada a do brazuka!
1 – Mattias Ekstrom – Abt – Audi – 36 – 59min09.402s
2 – Adrien Tambay – Rosberg – Audi – 36 – 4.350s
* – Daniel Juncadella – HWA – Mercedes – 36 – 15.870s
* – Marco Wittmann – RMG – BMW – 36 – 23.295s
3 – Antonio Felix da Costa – Schnitzer – BMW – 36 – 24.209s
4 – Tom Blomqvist – RBM – BMW – 36 – 26.067s
5 – Timo Glock – RMG – BMW – 36 – 26.813s
6 – Timo Scheider – Phoenix – Audi – 36 – 31.792s
7 – Maxime Martin – RBM – BMW – 36 – 38.310s
8 – Mike Rockenfeller – Phoenix – Audi – 36 – 38.675s
9 – Martin Tomczyk – Schnitzer – BMW – 36 – 39.966s
10 – Robert Wickens – HWA – Mercedes – 36 – 40.327s
11 – Felix Rosenqvist – ART – Mercedes – 36 – 40.710s
12 – Bruno Spengler – MTEK – BMW – 36 – 41.317s
13 – Paul Di Resta – HWA – Mercedes – 36 – 41.777s
14 – Christian Vietoris – Mucke – Mercedes – 36 – 42.352s
15 – Lucas Auer – Mucke – Mercedes – 36 – 42.755s
16 – Gary Paffett – ART – Mercedes – 36 – 43.015s
17 – Maximilian Gotz – HWA – Mercedes – 36 – 45.388s
18 – Miguel Molina – Abt – Audi – 36 – 1m07.034s
19 – Edoardo Mortara – Abt – Audi – 33 – 3 voltas
X – Nico Muller – Abt – Audi – 8
X – Augusto Farfus – MTEK – BMW – 2
X – Jamie Green – Rosberg – Audi – 1
* – Desclassificados
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
Faltando apenas uma etapa de rodada dupla, a vantagem de Marco é de apenas 14 pontos para Mortara:
ETAPA FINAL
E estejam preparados para o GRANDE FINAL em Hockenheim entre 14 e 16/10/2016! Imperdível! Veja a chamada oficial:
https://www.youtube.com/watch?v=eqELkoIgF4E
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!