Após 300 km de muita velocidade com os carros de corrida mais produzidos no mundo, o sábado foi de festa para a família Hahn em Interlagos. A dupla Marcelo Hahn/Allam Khodair venceu a primeira prova de endurance do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, com a dupla Christian Hahn/Renan Guerra conquistando a vitória na classe Challenge.
Os irmãos Paludo também foram destaque na jornada, coalhada de competidores de currículo internacional – entre eles dois campeões mundiais e quatro pilotos com passagem pela F1. Em dupla com Beto Gresse, o bicampeão da Cup Miguel Paludo liderou boa parte da jornada de exatas 2 horas e 16 minutos. Mas o Porsche #7 perdeu a ponta para Khodair a 10 voltas do fim. Já Daniel Paludo, que competiu em dupla com Carlos Ambrósio no Challenge #89, viu o pódio escapar a duas voltas do fim, quando vinha na segunda posição.
Os irmãos Nelsinho e Pedro Piquet também subiram no pódio, em sua primeira participação juntos com um carro de corrida. Eles terminaram a prova em quinto lugar, após se recuperarem de pneu furado no início da prova, o que derrubou o carro #5 de segundo lugar para nono.
O outro carro patrocinado pela FS Hero também acabou entre os cinco melhores, com a dupla Ricardo Zonta e Alan Hellmeister em terceiro. Em quarto chegou o Porsche numeral 00, de Ricardo Rosset e Lucas Foresti – outro carro que fez uma prova de recuperação após ser tocado e perder posições ainda na quarta volta.
O top10 na primeira das três corridas de longa duração de 2016 foi completado pelas duplas: Maurizio Billi/Ricardo Mauricio, Sergio Jimenez/Rodrigo Baptista, Claudio Dahruj/Cacá Bueno, Pedro Queirolo/Marcel Visconde e Edu Azevedo/Sylvio de Barros.
Na classe Challenge, além da dupla do carro #12 que corre com as cores da Blau e conta com o invicto Christian Hahn – venceu a última etapa de sprint também –, saíram de Interlagos com troféus: Ramon Alcaraz/William Freire, Rodrigo Mello/Tom Filho, Otávio Mesquita/Cristiano Piquet e Eloi Khouri/Marco Cozzi.
Além do campeonato de endurance, iniciado nesta etapa, a corrida foi válida também para o ranking “overall” de 2016. Na classe Cup, Miguel Paludo assumiu a liderança na pontuação combinada das etapas de sprint e longas, cujo campeão terá como prêmio a participação na preliminar das 24 Horas de Le Mans de 2017. Na Challenge, o líder “overall” é Cristiano Piquet. O campeão da classe ganha como prêmio uma etapa na classe Cup em 2017.
A próxima etapa do campeonato acontece no dia 17 de setembro em Goiânia, em jornada de sprint.
As emoções da primeira etapa de endurance de 2016 serão exibidas na TV após o período olímpico. A Band mostra a etapa no dia 28 de agosto às 13h, e, o Sportv 3, no dia 25 de setembro às 14h30.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!