Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da...

FÓRMULA 1 – Vitória de Piastri e outros destaques do GP da Arábia Saudita – 2025

97
(Foto: Sam Bagnall/Sutton Images/McLaren Media Centre)
Disputa em Jeddah mostrou quarta vitória da McLaren, Ferrari no pódio, pontuação dupla para a Williams, manobra ilegal de Verstappen e Tsunoda e Gasly fora na primeira volta.

A Fórmula 1 realizou ontem (20) o Grande Prêmio da Arábia Saudita, a quinta etapa da temporada, que aconteceu no Circuito Urbano de Jeddah Corniche, localizado na região oeste da cidade litorânea do país do Médio Oriente.

O vencedor foi Oscar Piastri, que largou em segundo, assumiu a ponta na volta 34 e finalizou na P1, seguido do tetracampeão e pole sitter da Red Bull, Max Verstappen, e de Charles Leclerc, que garantiu o primeiro pódio da Ferrari neste ano. O heptacampeão Lewis Hamilton, parceiro de Charles, cruzou a linha de chegada em sétimo lugar, mesma colocação de origem.

O companheiro de Oscar, Lando Norris, concluiu o GP em quarto lugar, seis posições acima de onde saiu, da P10. O britânico bateu no Q3, ao perder o controle do carro na curva 5, com menos de 9 minutos para o término da sessão, o que gerou uma bandeira vermelha e o impediu de brigar pelo topo do grid de largada.

Vale mencionar que, segundos depois do apagar das luzes na Arábia Saudita, o outro competidor da RBR, Yuki Tsunoda, se envolveu em um contato de sua roda dianteira direita com roda traseira esquerda de Pierre Gasly, que levou os dois pilotos para o muro e os tirou da etapa. O incidente acionou o Safety Car, o que ajudou, por um certo tempo, Verstappen, que se encontrava na frente do pelotão.

Penalidade sobre Max Verstappen

Na largada, apesar de ter tido uma reação mais rápida que Max, Piastri foi impedido de conquistar a ponta, depois de uma manobra ilegal do belga-holandês, que cortou a curva 2 e manteve a P1. Logo depois, Verstappen foi punido em +5s por ultrapassar os limites de pista e ganhar vantagem.

Mesmo com a tentativa de abrir uma distância suficiente em relação a Oscar, para trocar os pneus e voltar como líder, Max ficou sem a P1, ao não conseguir uma vantagem significativa sobre os carros da McLaren e ser superado pelo australiano durante sua parada nos boxes. Apesar de tudo, Verstappen foi eleito Piloto do Dia na votação oficial da Fórmula 1.

Vale mencionar que, com a vitória, Piastri se tornou o primeiro piloto nascido na Austrália a se tornar líder do Campeonato de Pilotos desde Mark Webber, há quinze anos atrás.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos em Jeddah Corniche, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Mercedes-AMG

Após conquistar o pódio no Bahrein há uma semana atrás, a Mercedes obteve em território saudita exatamente o mesmo resultado que conquistou no GP do Japão. George Russell, que largou em terceiro, não conseguiu se manter no top 3, e recebeu a bandeirada final em quinto, dois degraus abaixo de onde saiu.

No outro carro, o companheiro de Russell, Kimi Antonelli, viu o apagar das luzes da P5, mas também não só deixou de ganhar posições no GP, mas caiu para sexto lugar. Mesmo fora do pódio, a Mercedes-AMG Petronas pontuou com os dois carros, o que não aconteceu na competição anterior. Além disso, Russell manteve suas finalizações consecutivas entre os cinco primeiros colocados.

Williams Racing

A Atlassian Williams Racing apresentou um ótimo desempenho em Jeddah, ao conquistar uma pontuação dupla e de forma inesperada. Na qualificação de sábado, Carlos Sainz foi o destaque na equipe britânica, ao garantir sua melhor posição de largada neste ano: a P6. Por sua vez, Alex Albon não passou para o Q3 e largou da P11.

Na corrida, Sainz perdeu a sua colocação inicial em poucas voltas e cruzour a linha de chegada em oitavo lugar, um resultado ainda satisfatório para a Williams. Apesar de ter sido superado por Carlos na classificação, Albon se redimiu, ao concluir o GP da Arábia Saudita na P9, logo atrás de Sainz. Com o resultado positivo e a MoneyGram Haas sem pontuar, a Williams Racing retomou a P5 no Campeonato de Construtores.

Racing Bulls

Para a Visa Cash App RB, a quinta etapa não foi um desperdício, ao marcar pelo menos um ponto com seu melhor piloto atualmente. O estreante Isack Hadjar foi a salvação da equipe satélite da Red Bull, ao terminar na P10, após sair da P14, uma performance notável do franco-argelino.

O outro competidor da Racing Bulls, Liam Lawson, não finalizou entre os dez primeiros colocados e encerrou mais um final de semana sem marcar pontos para a escuderia. O neozelandês não converteu a P12 no grid de largada em um lugar na zona de pontuação e segue zerado no Campeonato de Pilotos.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram do Circuito de Jeddah Corniche zeradas foram a Aston Martin Aramco, a MoneyGram Haas, a Stake Kick Sauber e a BWT Alpine.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 99 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 89 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 87 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 73 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 47 pts

6 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 38 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 31 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 20 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 14 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 188 pts

2 – Mercedes-AMG Petronas – 111 pts

3 – Oracle Red Bull Racing – 89 pts

4 – Scuderia Ferrari HP – 78 pts

5 – Atlassian Williams Racing – 25 pts

6 – MoneyGram Haas – 20 pts

7 – Aston Martin Aramco – 10 pts

8 – Visa Cash App RB – 8 pts

9 – BWT Alpine – 6 pts

10 – Stake Kick Sauber – 6 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio de Miami, no dia 04 de maio.