O que mais tem na Porsche GT3 Cup são pilotos dispostos a acelerar na capital paulista, a uma semana da abertura do campeonato de endurance do Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, o número de inscrições já superou a marca de 40 pilotos. A expectativa da organização é que chegue a 50 pilotos pelo menos.
A corrida terá 300 km e mandará para a pista, juntos, os carros da classe Cup e os da classe Challenge, em ambas, os pilotos correm em duplas e são eles os encarregados de traçar a estratégia de paradas para reabastecimento e revezamento no volante.
O evento em São Paulo marca o retorno dos carros de corrida mais produzidos no mundo ao autódromo de Interlagos, o templo do automobilismo nacional.
A última participação da principal série de Gran Turismo sul-americana na pista paulistana ocorreu em dezembro do ano passado, na pioneira prova de 300 km que deu origem à série de endurance com início marcado para 6 de agosto.
“A corrida de 300 km do fim do ano passado foi tão bem recebida por nossos pilotos regulares quanto pelos competidores de outras categorias que aceleraram conosco. Então o desfecho natural foi ampliar a programação de endurance para 2016, criando um campeonato à parte”, conta Dener Pires, promotor da Porsche GT3 Cup Challenge.
Já na atual temporada, três das nove datas do calendário são dedicadas às provas de enduro. Interlagos recebe a primeira, na próxima semana, e a última, em dezembro. Em outubro, Goiânia será palco da segunda etapa de endurance – etapa que vai marcar ainda a centésima reunião da categoria, fundada em 2005.
Ao término da temporada serão coroados os campeões de endurance de cada classe. Também será instituído um ranking “overall”, contabilizando tanto a pontuação conquistada pelos pilotos nas etapas de sprint quanto nas longas.
O campeão “overall” da classe Cup em 2016 receberá como prêmio a participação numa prova preliminar das 24 Horas de Le Mans em 2017 em que competem 40 Porsches com pilotos do mundo todo.
E o piloto campeão da Challenge, ganha a participação em uma etapa da Cup na temporada seguinte.
Confira a lista de pilotos confirmados, em ordem alfabética:
Alan Hellmeister, Allam Khodair, Beto Gresse, Beto Leite, Beto Posses, Carlos Ambrósio, Clemente Lunardi, Constantino Jr, Daniel Paludo, Daniel Schneider, Dario Giustozzi, Edu Azevedo, Gabriel Casagrande, Gil Farah, Guilherme Reischl, JP Mauro, Lucas Foresti, Luiz Arruda, Marcel Visconde, Marcelo Hahn, Marcio Basso, Marcio Mauro, Marcus Vario, Mau Zanella, Mauricio Salla, Maurizio Billi, Miguel Paludo, Nelson Piquet Jr, Nonô Figueiredo, Norberto Fontana, Otávio Mesquita, Paulo Pomelli, Pedro Piquet, Pedro Queirolo, Ramon Alcaraz, Ricardo Baptista, Ricardo Mauricio, Roberto Samed, Rodrigo Mello, Sergio Maggi, Sylvio de Barros e Tom Filho.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!