Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Arábia Saudita – 2025

278
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da segunda corrida noturna da programação, em um rápido e fluido circuito de rua.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (18 a 20) para realizar o Grande Prêmio da Arábia Saudita, a quinta etapa da temporada 2025 que acontecerá no Circuito Urbano de Jeddah Corniche, localizado na região oeste da cidade litorânea do país do Oriente Médio.

O Grande Prêmio da Arábia Saudita é a segunda de seis disputas noturnas no itinerário, depois do Bahrein e antes das etapas em Singapura, Catar, Las Vegas e Abu Dhabi. Vale mencionar que, diferente do ano passado, o GP acontecerá no dia de corrida tradicional da Fórmula 1, no domingo.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP saudita, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (151 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “Estou animado para o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste fim de semana. Jeddah é uma pista muito rápida e temos um carro veloz, então vamos tentar terminar esta rodada tripla com força.

Estou orgulhoso de como começamos a temporada. Comemoramos nosso sucesso, mas também nos reunimos como equipe para discutir e levar nossos aprendizados para a próxima corrida. Estou me sentindo bem e ansioso para correr novamente.”

Oscar Piastri #81:Fiquei muito feliz com a vitória no Bahrein na semana passada, por isso, entro neste fim de semana com muita confiança. Jeddah é uma pista que eu realmente gosto e da qual guardo boas lembranças de visitas anteriores. Estou determinado a chegar com tudo na Arábia Saudita.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após um final de semana de sucesso no Bahrein, voltamos imediatamente nossa atenção para a próxima etapa, na Arábia Saudita. Nos sentimos encorajados com nosso desempenho, graças ao trabalho árduo de todos na equipe, que entregaram um carro veloz.

Jeddah Corniche é um dos circuitos mais rápidos do calendário, com oportunidades de ultrapassagem e uma distribuição de pneus mais macia em comparação com o passado, o que pode resultar em uma corrida emocionante. Como sempre, mantemos o foco e esperamos fechar esta rodada tripla com mais um resultado positivo.”

Mercedes-AMG Petronas (93 pts)
(Foto: Jiří Křenek/Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):O GP do Bahrein foi uma corrida cheia de acontecimentos. Estamos trabalhando duro para entender o que causou os problemas que tivemos, a fim de evitar que isso se repita no futuro. Embora tenhamos ficado encorajados pelo nosso desempenho no Bahrein, Jeddah representa um desafio diferente.

Passamos de uma pista com limitação traseira para uma com limitação frontal, com vários trechos de alta e média velocidade. Seria tolice tentar prever a ordem provável, mas vamos em busca de lutar pelo pódio mais uma vez.”

Oracle Red Bull Racing (71 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “O Bahrein foi um fim de semana bastante difícil para nós e não correu como queríamos. Tivemos alguns problemas que nos atrasaram e ainda temos muito trabalho a fazer no carro para chegarmos onde precisamos. No entanto, no ano passado, Jeddah foi uma boa pista para nós e é um circuito semi-urbano de alta velocidade divertido de pilotar.

Normalmente, há menos degradação dos pneus neste circuito, então, naturalmente, deve ser uma corrida melhor para nós. Temos um último esforço, já que esta é a terceira etapa e o último fim de semana desta rodada tripla, então esperamos encontrar mais ritmo e ter um desempenho semelhante ao do Japão.”

Yuki Tsunoda #22: “Fiquei muito satisfeito com meus primeiros pontos como piloto da Oracle Red Bull Racing no Bahrein. Ainda estou me acostumando com o carro e conseguimos superar alguns treinos difíceis para nos recuperarmos bem e conseguirmos um bom ritmo e desempenho. Obviamente, quero melhorar e exigirei mais de mim mesmo nas próximas semanas, à medida que me integro à equipe.

Tenho muito mais opções de acerto e estou aprendendo a cada dia com meus engenheiros. Meu objetivo na Arábia Saudita é garantir um bom resultado na classificação. Jeddah é um circuito muito diferente e tem seus próprios desafios, com muros estreitos e uma superfície complicada. Vamos tentar colocar o carro em uma boa janela de tempo e farei o meu melhor para entregar um bom resultado para a equipe.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (57 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “A primeira rodada tripla da temporada chega ao fim na Arábia Saudita, no Circuito de Jeddah, que apresenta características muito diferentes em termos de traçado e superfície da pista em comparação com o Bahrein. Em Sakhir, demos pequenos passos à frente em termos de competitividade, graças a uma melhor performance do carro e a um desempenho sólido da equipe tanto na qualificação quanto na corrida.

Nestes poucos dias em Maranello, continuamos trabalhando duro analisando os dados e queremos encarar a etapa de Jeddah com o mesmo objetivo. Devemos manter o foco em nós mesmos, pois essa é a melhor maneira de tentar extrair o máximo do conjunto à nossa disposição e progredir de forma constante para diminuir a diferença que ainda nos separa dos que estão à frente na classificação.”

MoneyGram Haas (20 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: Jeddah é um circuito emocionante. Acho que esta pista exige muito do piloto; é tão rápida e tem tanta aderência que você precisa chegar bem perto do muro, e é esse o tempo que você ganha; quanto mais perto do muro, mais você ganha em uma volta.

A Arábia Saudita é o tipo de corrida que você sente o potencial de um carro de Fórmula 1. Vai ser extremamente quente lá, este ano chegaremos lá com temperaturas em torno de 40 graus, então vai ser um desafio para todos nós. No geral, estou ansioso para correr neste final de semana.”

Oliver Bearman #87:Estou muito animado para voltar a Jeddah; é a primeira vez que repito uma corrida de F1 na minha carreira, o que é muito legal. A experiência do ano passado foi muito agradável e proveitosa, e foi um dos pontos altos da minha vida até agora. A lembrança de estrear com a Ferrari sempre terá um lugar especial no meu coração.

Mesmo antes da minha estreia na Fórmula 1, eu realmente gostava de pilotar em Jeddah por causa da alta velocidade e da emoção de pilotar em velocidades tão altas entre as paredes, então estou ansioso para voltar e dar o meu melhor em todo o final de semana, que deve ser positivo para nós.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Jeddah oferece o desafio único de um circuito de rua de alta velocidade com pouca margem para erros de pilotagem. Normalmente, usaremos configurações de arrasto mais baixas em comparação com os locais que visitamos até agora neste ano, então a maneira como estabilizamos o carro e fazemos os pneus funcionarem com uma configuração de arrasto tão baixa será fundamental.

Este também é o primeiro circuito que visitamos este ano onde Ollie tem experiência anterior em corridas de Fórmula 1. É difícil prever exatamente como o VF-25 se comportará em Jeddah, mas temos tirado o máximo dele nas últimas corridas. Queremos manter esse ritmo e terminar a primeira rodada tripla da temporada em alta.”

Atlassian Williams Racing (19 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Embora o Bahrein tenha sido um fim de semana infeliz para a equipe, aprendemos muito e tivemos um ritmo de corrida forte. Vamos tentar aplicar esses aprendizados na nossa viagem à Arábia Saudita para a etapa final desta rodada tripla.

Jeddah é um dos circuitos de rua mais rápidos do calendário, então há pouca margem para erros. Este ano, as diferenças são tão pequenas que a classificação e a corrida precisam ser o mais próximo possível da perfeição para ganhar pontos, então precisamos dar tudo de nós para lutar no meio do grid.”

Carlos Sainz #55:Embora nunca seja uma boa sensação abandonar um GP, mostramos um bom ritmo durante todo o fim de semana no Bahrein, então vamos tentar levar isso para a Arábia Saudita, em uma pista rápida que exige uma preparação consistente ao longo dos treinos, além de total confiança no carro na hora da classificação.

Não corro direito em Jeddah Corniche há dois anos, depois de perdê-la no ano passado [devido à cirurgia emergencial de apendicite], então estou ansioso para competir nesse circuito divertido e para ver o que podemos trazer das últimas duas provas para aproveitar ao máximo a disputa deste final de semana.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco (10 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (7 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:Estou realmente ansioso para correr em Jeddah, retornando a uma pista onde corri na Fórmula 2 e que conheço bem. Fiquei decepcionado com o resultado do último fim de semana, pois foi a primeira vez que tivemos problemas desde o início da temporada, mas sei que a equipe trabalhou duro para descobrir o que podemos fazer para garantir uma corrida mais tranquila na Arábi Saudita. Aprendemos muito e acho que podemos recuperar nosso ritmo em Jeddah. Estou animado para lutar pelo Q3 e pelos pontos no circuito de rua mais rápido do calendário.”

Liam Lawson #30:Mal posso esperar para voltar ao carro para encerrar esta rodada tripla. A Arábia Saudita é uma pista muito rápida, o que é bastante singular, então você precisa de muito comprometimento e confiança. Esta é uma corrida que eu nunca fiz na Fórmula 1 antes e, a julgar pela velocidade na F2, não consigo imaginar como será aqui.

Foi bom passar dois fins de semana no carro e realmente entender o que precisamos fazer; nosso objetivo é aproveitar os aprendizados das últimas provas para que tudo se encaixe e possamos maximizar o desempenho em Jeddah.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (6 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10:É ótimo deixar o Bahrein com pontos conquistados após três corridas desafiadoras no início da temporada. A rodada tripla continua em Jeddah esta semana e esperamos mostrar nossa competitividade novamente. O circuito é rápido e as curvas de alta velocidade devem, com sorte, nos beneficiar, assim como no Bahrein.

Nossa recuperação de 2024 para cá foi uma grande conquista, mas ainda temos muito a aprender sobre nosso carro. Estamos buscando outro top 10 na Arábia Saudita e estou ansioso para voltar à pista.”

Jack Doohan #7:O GP do Bahrein foi agradável para a equipe, com o carro realmente competitivo e Pierre garantindo pontos para na sétima colocação. Da minha parte, fiquei feliz com o desempenho geral, mas saí decepcionado com o meu resultado, pois algumas coisas simplesmente não saíram como queríamos.

Seguimos agora para a Arábia Saudita, para fechar esta rodada de três GPs em três finais de semanas consecutivos. Jeddah é um circuito em que tenho experiência anterior da Fórmula 2 e, com sua natureza rápida e fluida, será importante usar esse conhecimento para garantir o sucesso desde o início e aproveitar ao máximo o momento positivo que temos para trazer mais pontos para a equipe.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (6 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5:O Circuito de Jeddah Corniche é rápido e desafiador; já corri aqui no ano passado, então conheço este traçado. Temos trabalhado duro para maximizar nossos aprendizados até agora, e estou focado em continuar esse progresso, aprimorar meu próprio desempenho e buscar um forte resultado. Meu objetivo é manter o foco, continuar me desenvolvendo e aproveitar ao máximo o fim de semana.”

Nico Hulkenberg #27: “Jeddah é conhecida por ser um bom desafio: é rápida, estreita e não deixa espaço para erros. O traçado da pista deve se adequar melhor ao nosso C45 do que recentemente no Bahrein. Certamente, para sermos competitivos aqui, precisamos garantir que tudo esteja acertado desde o início.

O foco para nós será acertar a configuração e encontrar o equilíbrio necessário para sermos rápidos em todas as sessões. É uma questão de manter o foco, adaptar-se às mudanças nas condições da pista devido ao calor e garantir que estamos no lugar certo para aproveitar quaisquer oportunidades que surjam.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe): “Fechando o capítulo do Bahrein para trás, agora olhamos para Jeddah para a etapa final desta rodada tripla. A pista de Jeddah Corniche é conhecida por ser desafiadora e um teste difícil para todas as equipes.

Embora não tenhamos alcançado os resultados que almejamos recentemente, continuamos focados em aproveitar ao máximo cada oportunidade que este fim de semana pode nos oferecer. Nossa prioridade é extrair tudo o que pudermos do C45, garantir um desempenho operacional sólido e nos posicionar para competir em alto nível.”

Detalhes do circuito
Circuito Urbano de Jeddah Corniche (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Circuito de Jeddah Corniche possui 6.174 km de extensão, 27 curvas (11-D e 16-E), fluxo no sentido anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 2021 e a corrida terá um total de 50 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence ao heptacampeão, Lewis Hamilton, este que cravou o tempo de 1:30.734 na temporada 2021.

A pista possui trechos predominantes de alta velocidade e oferece várias oportunidades de ultrapassagem para os pilotos, pois disponibiliza três zonas de abertura da asa móvel (DRS). No momento, essa é a pista de rua mais rápida e com o maior número de curvas do calendário: 27 no total.

O principal ponto de ultrapassagem em Jeddah Corniche é a reta dos boxes, onde fica uma das três zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito de Jeddah, através do simulador/game F1 2022.

O grande desafio para os pilotos, além de evitar contato com o muro, é o primeiro setor, pois apresenta vários trechos sinuosos e que podem gerar punições por violação de limites de pista durante o final de semana. Vale mencionar que o GP da Arábia Saudita costuma sofrer interrupções com bandeiras amarelas e Safety Cars desde a sua estreia.

Em 2024, o vencedor da prova noturna na Arábia Saudita foi o atual tetracampeão Max Verstappen, que largou na pole e dominou a corrida de ponta a ponta, seguido do antigo companheiro de equipe, Sergio Perez, e de Charles Leclerc.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A escolha dos compostos para as quatro primeiras corridas desta temporada foi a mesma do ano passado, mas para a quinta rodada, a Pirelli deu um passo mais macio, com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio em Jeddah. Isso está de acordo com a meta, compartilhada com a FIA, a F1 e as equipes, de criar mais opções de estratégia para a corrida e, portanto, uma disputa mais emocionante e imprevisível.

Nas quatro edições anteriores desse GP, a estratégia de uma parada única sempre dominou, tanto em termos de eficácia quanto de preferência das equipes, mesmo quando um Safety Car misturou um pouco mais as coisas. Ano passado, apenas Bottas optou por fazer dois pit-stops, enquanto todos os outros optaram pela parada única, com a grande maioria largando com o C3 (Médio) e trocando para o C2 (Duro) para o segundo stint.

Bearman, na Ferrari, e Bottas, na Sauber, foram os únicos pilotos que tentaram aproveitar ao máximo a aderência extra disponível ao começar com o C4 (Macio), enquanto Norris (McLaren), Hamilton (Mercedes) e Zhou (Sauber) prolongaram o máximo possível o primeiro stint com o Médio antes de mudar para o Macio, provando que ele também era um pneu de corrida viável.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 28°C e Máxima de 32°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 30°C e Máxima 34°C. Céu aberto, sem de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 30°C e Máxima de 34°C. Tempo aberto, sem chuva.

Fonte: www.formula1.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 77 pts

2 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 74 pts

3 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 69 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 63 pts

5 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 32 pts

6 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 30 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 25 pts

8 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 18 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 14 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.