
Confira as principais informações da próxima disputa da temporada, em uma pista lendária na casa da atual líder do Campeonato de Fabricantes.
O World Endurance Championship (WEC) está de volta neste fim de semana (18 a 20) para realizar as 6 Horas de Ímola, a segunda etapa da temporada 2025, que acontecerá no Autódromo Enzo de Dino Ferrari, localizado em Emilia-Romagna, região ao norte da Itália.
A competição em território europeu será a corrida em casa para a fabricante Ferrari, que venceu o evento de abertura no Catar, e para as equipes ligadas à marca na divisão de hipercarros: a de fábrica, Ferrari AF Corse e a cliente, AF Corse. Na LMGT3, correrão diante de sua torcida conterrânea a Vista AF Corse, a Iron Lynx e a Iron Dames.
Quanto ao pilotos, um total de 13 contarão com o apoio das arquibancadas em seu local de origem, dentre eles o multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi (WRT #46/LMGT3), o ex-Fórmula 1, Antonio Giovinazzi e seu companheiro Alessandro Pier Guidi (Ferrari AF Corse #51/Hypercar), Antonio Fuoco (Ferrari AF Corse #50/Hypercar) e do co-fundador e co-proprietário da Iron Lynx, Claudio Schiavoni (Iron Lynx #60/LMGT3).
Abaixo, confira as principais informações sobre a segunda etapa da 13ª campanha do Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado, o Balanço de Performance (BoP) aplicado na Hypercar, as novidades para o final de semana e o que esperar da primeira prova na Europa desde as 24 Horas de Le Mans de 2024.
Características do circuito
O Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari (Ímola) possui 4,909 km de extensão, 21 curvas no total (9-D e 12-E), e fluxo no sentido anti-horário, com a presença de aclives e declives acentuados durante a volta.
A pista tem como características principais trechos predominantes de média a alta velocidade, curvas com tangências diversas e setores estreitos e técnicos. A única parte que oferece uma longa zona de aceleração é a “reta” dos boxes, entre as curvas 19 e 2.
Vale mencionar que o circuito testa bastante o sistema de freios dos carros, já que as zonas de forte aceleração são seguidas de curvas fechadas. Abaixo, confira como é uma volta no traçado italiano, através do game/simulador F1 22.
Devido à sua natureza clássica, estreita e que apresenta poucas oportunidades de ultrapassagem, o principal desafio para os competidores das duas classes do Mundial de Endurance é o ganho de posições de forma limpa, sem contato com outros competidores.
Vale destacar que os pilotos da Hypercar alcançam uma velocidade máxima acima de 312 km/h, e percorrem 50% da volta com o acelerador totalmente pressionado.
Expectativas dos pilotos brasileiros

Augusto Farfus (WRT LMGT3 #31): “Ímola é especial; no ano passado, vencemos a corrida. Sou meio italiano, então correr aqui para mim é como correr em casa. Viemos de um resultado muito forte no Catar, então as expectativas para a corrida deste final de semana são altas.
“Nosso objetivo é claro: manter o campeonato vivo e somar o máximo de pontos possível. O tempo parece complicado no momento. No ano passado foi igual e tivemos um desempenho muito bom. Então, mal posso esperar para voltar a Ímola e, quem sabe, voltar para casa com um grande sorriso.”

Eduardo Barrichello (Racing Spirit of Léman #10): Não comentou até o momento.
BOP para a prova (Hypercar)

Alpine (LMDh)
Peso: 1042 kg (-2);
Potência: 519 kW (+11);
Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (+3);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Aston Martin (LMH)
Peso: 1051 kg (+9);
Potência: 505 kW (+1);
Duração de energia: 900 MJ (Megajoules) (+1);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
BMW (LMDh)
Peso: 1042 kg (+5);
Potência: 513 kW (+8);
Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (+5);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Cadillac (LMDh)
Peso: 1041 kg (+11);
Potência: 510 kW (+7);
Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (+8);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Ferrari (LMH)
Peso: 1045 kg (+8);
Potência: 508 kW (+7);
Duração de energia: 900 MJ (Megajoules) (+3);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Peugeot (LMH)
Peso: 1030 kg (-1);
Potência: 520 kg (Nenhuma alteração);
Duração de energia: 903 MJ (Megajoules) (-6);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Porsche (LMDh)
Peso: 1053 kg (-11);
Potência: 503 kW (-5);
Duração de energia: 904 MJ (Megajoules) (-5);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).
Toyota (LMH)
Peso: 1065 kg (+1);
Potência: 500 kW (-3);
Duração de energia: 907 MJ (Megajoules) (-2);
Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.
Vencedores da etapa em 2024

Na edição inaugural ano passado, a Toyota Gazoo Racing conquistou o topo do pódio em Ímola, com o GR010 Hybrid #7 comandado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, que largaram em sexto lugar. Logo atrás do #7 da montadora japonesa, vieram os dois carros da Porsche Penske Motorsport, o 963 #6 de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, e o 963 #5, guiado pelo trio Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki.
Ao garantir as três primeiras posições no grid de largada, com o pole sitter 499P #50 da equipe de fábrica, o #83 da cliente (AF Corse) e o #51 irmão do primeiro carro mencionado, a Ferrari perdeu a chance de converter a posição privilegiada em um triunfo, ao errar na estratégia com a mudança de clima seco para chuvoso. No final, a Ferrari AF Corse terminou fora do pódio, com o #50 e #51 em quarto e sétimo lugares, respectivamente.
Na LMGT3, a disputa de 6 horas no Autódromo Enzo de Dino Ferrari foi dominada pela equipe WRT, que garantiu uma incrível dobradinha 1-2 com o BMW M4 #31 de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung na P1, e o M4 #46 de Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Maxime Martin na segunda posição. Logo atrás da dupla da WRT, finalizou o líder do grid inicial, o Porsche 911 #92, administrado por Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler.
Novidades
Masson retorna como titular na Akkodis

Ao sofrer um acidente de mountain bike em março e ainda permanecer em recuperação, Ben Barnicoat não participará da etapa em Ímola e será substituído por Esteban Masson. O franco-canadense assumirá o Lexus RC F #78 da Akkodis ASP como novo companheiro de equipe de Finn Gehrsitz e Arnold Robin.
Vale mencionar que o piloto de 20 anos defendeu a escuderia francesa como titular na temporada passada e chegou a pontuar nas 24 Horas de Le Mans, em décimo, ao lado do britânico Jack Hawksworth e do japonês Takeshi Kimura.
O que esperar

Ano passado, a etapa de 6 horas em Ímola foi conturbada, com direito a Safety Car logo após o agitar da bandeira verde, devido a um engavetamento entre vários Hypercars durante a curva 1 e em pista seca.
No decorrer da prova, houve vários incidentes, além de uma chuva que surpreendeu os competidores nas duas horas finais. Este ano, as condições serão semelhantes a 2024, já que também há previsão de chuva para domingo.
Atual líder do Campeonato de Fabricantes com uma vantagem significativa, a Ferrari AF Corse chega à sua terra natal após triunfar em Losail em busca de redenção, ao perder uma grande oportunidade de vitória na campanha anterior.
O objetivo da escuderia de Maranello não será fácil de alcançar, já que a Porsche Penske Motorsport (que realizou uma dobradinha 2-3 no pódio em 2024) terá os hipercarros mais leves do grid diante do BoP, o que a torna uma das favoritas à vitória na Itália, ao lado da Ferrari e da atual campeã e última vencedora, Toyota.
LMGT3
Na classe de carros turismo, a grande favorita ao topo do pódio é a WRT, que, da última vez, dominou a competição em território italiano de forma brilhante. Sem dúvidas, o foco da equipe belga que possui parceria com a BMW Motorsport é repetir o sucesso alcançado no circuito de Ímola.
Além disso, a Vista AF Corse buscará concluir no top 3, o que ficou a um degrau de distância no ano passado, quando a equipe italiana finalizou em quarto lugar com a sua Ferrari 296 #55, guiada por François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera.
As outras escuderias da LMGT3 da casa Iron Lynx e Iron Dames, terão como alvo terminar a corrida de forma honrosa, pois ambas sofreram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari há um ano atrás. A Iron Lynx não marcou pontos, enquanto a compatriota Iron Dames, formada apenas por pilotos femininas, não cruzou a linha de chegada.
Com a motivação em dia ao vencer a etapa de abertura da temporada 2025 no Circuito de Losail, no Catar, a TF Sport tentará segurar os McLarens 720S Evo da United Autosports mais uma vez neste domingo, para estender sua vantagem no Campeonato de Equipes da LMGT3. Caso consiga receber a bandeira quadriculada no pódio, a escuderia que corre com dois Corvettes Z06.R esquecerá a passagem nada expressiva pela Itália em 2024.
Top 3 do Campeonato de Pilotos da Hypercar:
1 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 38 pts;
2 – Philip Hanson, Robert Kubica e Yifei Ye (AF Corse #83) – 27 pts;
3 – Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado (Ferrari AF Corse #51) – 24 pts.
Top 3 do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:
1 – Ferrari – 66 pts;
2 – BMW – 35 pts;
3 – Toyota – 33 pts.
Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:
1 – AF Corse #83 – 38 pts;
2 – Proton Competition #99 – 27 pts.
Top 3 do Campeonato de Pilotos da LMGT3:
1 – Daniel Juncadella, Ben Keating e Jonny Edgar (TF Sport #33) – 38 pts;
2 – Grégoire Saucy, James Cottingham e Sébastien Baud (United Autosports #59) – 27 pts;
3 – Augusto Farfus, Timur Boguslavskhiy e Yasser Shahin (WRT #31) – 23 pts.
Top 3 do Campeonato de Equipes da LMGT3:
1 – TF Sport #33 – 38 pts;
2 – United Autosports #59 – 27 pts;
3 – WRT #31 – 23 pts.
Transmissão
As 6 Horas de Ímola acontecerá no domingo, às 17h08 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo BandSports, Bandplay, no canal do YouTube Esporte na Band (além do site band.com.br) e no canal do YouTube do Grande Prêmio.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo