Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Bahrein – 2025

266
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da primeira corrida noturna da temporada.

A Fórmula 1 está de volta às pistas neste final de semana (11 a 13), para realizar o Grande Prêmio do Bahrein, a quarta etapa do calendário 2025 que acontecerá em Sakhir, área desértica ao sul do país do Oriente Médio.

Diferente de quando correram durante os testes pré-temporada, os pilotos e equipes enfrentarão o Circuito Internacional do Bahrein sob condições de calor acentuado, o que trará um desgaste ainda maior para os pneus e até físico para os competidores.

Vale lembrar que o GP bahreinense é a segunda prova de uma rodada tripla, depois do Grande Prêmio do Japão e antes da disputa na Arábia Saudita, além de ser a primeira corrida noturna do itinerário deste ano.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP no Oriente Médio, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (111 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Estou animado para correr aqui neste fim de semana no Bahrein; é a primeira prova noturna da temporada, então estou ansioso para ver o que podemos fazer em condições diferentes das que tivemos até agora.

Estamos em um bom momento com dois pódios consecutivos. Ainda estamos no começo da temporada, mas já percebemos que cada ponto conta, e é isso que continuaremos buscando: uma corrida divertida e mais pontos no saldo.”

Oscar Piastri #81:Foram três fins de semana muito encorajadores até agora em 2025. Sinto que tive um ritmo muito forte e estou levando uma verdadeira motivação comigo para o Bahrein.

O carro está ótimo, então o crédito vai para a equipe por todo o trabalho duro. Estou ansioso para começar a trabalhar na pista.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Agora retornamos ao Bahrein prontos para a primeira etapa noturna do ano. O MCL39 provou ser competitivo, mas continuamos realistas quanto ao trabalho que precisamos fazer para manter nossa competitividade. Os testes de pré-temporada aqui em fevereiro foram relativamente positivos, mas esperamos encontrar condições ligeiramente diferentes em nosso retorno agora em abril.

Estamos ansiosos para ver todos vocês novamente em nossa segunda corrida em casa, no Bahrein. O apoio que recebemos aqui sempre foi profundamente apreciado e nos motiva a continuar nos esforçando ao máximo para garantir mais pontos, pódios e vitórias.”

Mercedes-AMG Petronas (75 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Há pontos positivos que podemos tirar do último fim de semana no Japão. O carro mais uma vez mostrou potencial e, se tivéssemos executado de forma mais limpa, um pódio era uma possibilidade.

Contribuindo para o nosso fim de semana, contaremos com o nosso piloto reserva Fred Vesti no carro de George no TL1, cumprindo a primeira das duas sessões de estreia que precisamos realizar este ano.

Por meio de seu trabalho no simulador, Fred dirigiu mais milhas no W16 do que qualquer outro piloto. Ele desempenhou um papel importante em seu desenvolvimento e desempenho contínuos com seu trabalho em Brackley. Esta é outra boa oportunidade para ele fazer isso, mas desta vez na pista de corrida.

O Bahrein será outro teste do progresso que fizemos com o carro deste ano; é um circuito que possui uma superfície abrasiva e normalmente onde experimentamos altas temperaturas na pista. Isso dificulta os pneus e é o tipo de circuito em que tivemos dificuldades no ano passado.”

Oracle Red Bull Racing (61 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “Vencer no Japão foi um momento incrível para a equipe e uma despedida perfeita para a Honda, com quem temos um ótimo relacionamento e muito sucesso ao longo dos anos. É incrível ter quatro vitórias consecutivas lá e foi um ótimo começo para a rodada tripla. Foi um bom impulso para a equipe e agora esperamos entrar nesta semana com um pouco mais de confiança.

O Bahrein é um lugar onde normalmente temos ido bem; a pista é muito técnica e, claro, as condições de corrida são noturnas, o que é um pouco diferente. Vai estar quente e acho que será difícil para nós. Ainda há coisas a melhorar no carro; ainda estamos trabalhando na gestão dos pneus e falta ritmo, então só precisamos trabalhar duro e levar o carro constantemente ao limite.

No entanto, eu sempre gosto de ir para Sakhir, então estou ansioso para ver o que esta semana nos reserva e espero que possamos maximizar o desempenho do carro da melhor forma possível.”

Yuki Tsunoda #22:Estou ansioso para estar no Bahrein neste fim de semana. O Japão foi uma semana louca, toda a preparação foi muito agitada, assim como a semana em si. Adorei correr em casa, mas estou igualmente animado para ter uma semana mais tranquila no Bahrein para me acostumar com este carro, trabalhar de verdade e me adaptar à Oracle Red Bull Racing.

Aprendi muito durante o fim de semana em Suzuka, entendo o RB21 muito melhor agora e também como a equipe opera de maneiras diferentes das que eu estava acostumado. Cabe a mim aplicar isso agora e garantir que eu possa ter um bom desempenho e tirar o máximo proveito deste carro.

O Bahrein é uma pista que todos conhecemos muito bem e as condições serão totalmente diferentes das do Japão, então preciso me atualizar rapidamente e garantir que eu me saia bem na classificação. Acho que se eu conseguir entender melhor a preparação dos pneus, poderei colocar o carro em uma posição melhor para o dia da corrida e, com sorte, somar os pontos e apresentar o desempenho que sei que temos.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Scuderia Ferrari HP (35 pts)
(Foto: Eric Alonso/DPPI/Scuderia Ferrari Media)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “Com a quarta corrida da temporada acontecendo no Bahrein, temos a oportunidade de ver o quanto progredimos com o SF-25 em termos de extrair seu potencial desde a última vez que estivemos aqui para o teste de pré-temporada, no final de fevereiro. Não estamos onde queremos estar em termos de desempenho do carro e estamos trabalhando duro com o objetivo de fazer um progresso sólido.

“Este será o nosso principal foco em Sakhir, com o apoio daqueles que trabalham na fábrica em Maranello. Até o menor detalhe pode ser importante no fim de semana, porque ganhar apenas um décimo pode significar estar à frente de alguns dos nossos rivais, tanto na classificação de sábado quanto na corrida de domingo.

Williams Racing (19 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Foi um começo de ano muito forte, chegando ao Q3 e marcando pontos em todas as corridas até agora. Queremos levar esse embalo para o Bahrein, a segunda prova desta rodada tripla, com condições completamente diferentes de todas as outras etapas deste ano.

A equipe tem trabalhado duro e esperamos estar tão fortes quanto na última corrida. Fizemos muito progresso e é ótimo nos ver liderando a disputa pelo meio do grid. A primeira disputa noturna da temporada sempre traz uma atmosfera única, e estou animado para ver o que podemos alcançar sob os holofotes.”

Carlos Sainz #55: Foi ótimo ver em Suzuka que estamos fazendo um bom progresso como equipe e que o carro estava em um nível muito bom em uma pista bem exigente. Da minha parte, apesar do resultado final, houve muitos pontos positivos a serem considerados na semana passada e mal posso esperar para voltar ao carro aqui no Bahrein.

Retornar à mesma pista que usamos nos testes de pré-temporada será muito interessante, embora as condições sejam significativamente diferentes, pois estará muito mais quente. Estou ansioso para começar com tudo e ter um fim de semana incrível.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (15 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: O Bahrein é um lugar especial para mim. Primeiro, é o lar da Fórmula 1; vim aqui para testes nas últimas temporadas, e conquistei meu primeiro pódio no Bahrein, o que sempre me trará lembranças quando voltar.

Essa é uma pista que eu gosto, pois tem características muito especiais em comparação com as outras. A degradação é muito alta, todos a conhecem de cor, e é um teste para nós, pilotos, fisicamente, com o calor, mas também com os carros. Geralmente sabemos o que esperar, mas será interessante voltar lá depois dos testes e ver qual é o nosso verdadeiro desempenho.”

Oliver Bearman #87:Estou muito animado para voltar ao Bahrein, pois é a pista para a qual retornaremos depois dos testes de pré-temporada, que aconteceram há mais de um mês. Vai ser um bom fim de semana, e a primeira corrida noturna da temporada, o que será divertido. Espero que seja um ótimo complemento para esta rodada tripla.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Voltamos ao Bahrein, palco dos testes de pré-temporada, e embora tenhamos estado aqui pela última vez há apenas cinco semanas, muita coisa aconteceu durante esse período, como de costume na Fórmula 1. Tivemos nossa pior fase na Austrália, seguida por uma pontuação dobrada em Xangai e uma décima posição em Suzuka. Sinto que estamos voltando com uma compreensão muito melhor do carro e, na verdade, como uma equipe melhor.

Estou ansioso para ver como as novas peças que trouxemos para Suzuka se comportam aqui. Teremos Ryo Hirakawa fazendo sua estreia no TL1 conosco. Ficamos muito impressionados com ele quando pilotou conosco em Abu Dhabi, então é ótimo recebê-lo de volta à equipe.

O circuito de Sakhir sempre oferece uma corrida emocionante à noite, com muitas ultrapassagens, então estamos ansiosos para dar continuidade ao nosso sólido desempenho do último fim de semana no Japão.”

Aston Martin Aramco (10 pts)
(Foto: Zak Mauger/LAT Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (7 pts)
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Isack Hadjar #6:O Bahrein já é a quarta corrida da temporada e, embora pareça loucura dizer isso, fomos super rápidos e, finalmente, no Japão, marquei meus primeiros pontos. Conseguimos por mérito, então, honestamente, estou muito animado para este fim de semana e me sinto ainda mais confiante.

Mesmo tendo tido um teste difícil aqui antes do início da temporada, acho que fizemos as melhorias certas. Agora, voltando à mesma pista, com a experiência que adquirimos, será realmente interessante ver onde estamos. Toda a equipe e eu estamos realmente confiantes de que podemos continuar lutando pelo Q3 e pelos pontos.”

Liam Lawson #30:Estou muito animado para o Bahrein; é uma corrida noturna, o que é legal e adoro provas noturnas. Agora que já passei pelo Japão com a VCARB, estou ansioso para ter outra oportunidade de me familiarizar com o carro. Pudemos ver na semana passada que ele tem um grande potencial, então estou animado para começar a tirar o máximo proveito dele.

Parece que vai estar muito, muito quente, especialmente este ano, mas sendo uma corrida noturna, as condições são diferentes. O Circuito Internacional do Bahrein é icônico e normalmente muito exigente quanto aos pneus, mas também é uma pista onde a equipe já testou, então espero que possamos aplicar tudo o que aprendemos nos testes no carro neste fim de semana.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (6 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5: “Estou ansioso para voltar ao Bahrein: esta será outra oportunidade de desenvolver o que aprendi até agora e continuar melhorando. Também voltei à fábrica no início da semana para me preparar melhor para a corrida que está por vir; além disso, conheço esta pista muito bem em comparação com Melbourne, Xangai e Suzuka.

As condições aqui podem muitas vezes representar um desafio adicional, com a pista se desenvolvendo significativamente ao longo das atividades e o vento desempenhando um grande papel, mas estou preparado para qualquer coisa que este fim de semana possa nos trazer. Cada sessão será uma chance de forçar mais, adaptar-se e progredir.”

Nico Hulkenberg #27: “O Bahrein é completamente diferente de Suzuka, pois o traçado da pista exige o máximo de frenagem e tração. Já estivemos lá em fevereiro, aprendemos muito desde então e desenvolvemos o carro em algumas áreas.

Sabemos que ainda há trabalho a ser feito em termos de desempenho geral, e tudo se resume a trabalhar em cada sessão e focar nas áreas em que podemos melhorar. O objetivo é desenvolver isso, garantindo que maximizemos nossos aprendizados para estarmos em uma posição favorável na linha de chegada.”

Jonathan Wheatley (chefe de equipe):Seguimos para o Bahrein para a segunda etapa desta rodada tripla. Como os testes de pré-temporada também ocorreram aqui, temos dados sólidos para ajudar a avaliar as atualizações de desenvolvimento introduzidas no carro nos últimos eventos.

Nosso foco para o fim de semana de corrida é aproveitar o impulso de Suzuka em todas as áreas da equipe e garantir que estejamos em uma posição forte para responder a quaisquer oportunidades que surjam durante o GP.”

BWT Alpine (0 pts)
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10:Deixamos o Japão sabendo o que precisamos fazer para encontrar um pouco mais de ritmo antes do resto da rodada tripla. Estou ansioso para retornar ao Bahrein neste fim de semana, onde tivemos um bom desempenho durante os testes de pré-temporada.

O Bahrein é uma pista com desgaste de pneus elevado, mas sabemos o que esperar depois dos três dias de testes em fevereiro, mesmo com as condições frias e únicas deste ano. Esperamos um final de semana muito mais quente e, desta vez, melhorar nosso ritmo de pré-temporada e sair com um resultado nos dez primeiros colocados no GP.”

Jack Doohan #7:O Bahrein é uma pista que conheço muito bem desde os meus tempos de júnior, tendo corrido lá nos últimos anos na Fórmula 2. Também tivemos três bons dias em fevereiro para os testes de pré-temporada, que estamos ansiosos para desenvolver e levar o conhecimento adquirido para esta etapa.

O nosso objetivo será nos prepararmos para a classificação e, com sorte, estarmos em uma boa posição para dar o nosso melhor e lutar por pontos no domingo, o que é importante.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP
Novatos no TL1
Felipe Drugovich (Foto: Zak Mauger/Aston Martin Media Global)

O Treino Livre 1 contará com alguns pilotos reserva e de simulador, como parte do programa de formação de novatos para a categoria que obriga cada titular da temporada a ceder seu assento para um piloto em desenvolvimento, seja da escuderia ou do Programa de Pilotos.

Dentre os principais nomes que participarão da primeira atividade de pista de sexta-feira no Bahrein estão o brasileiro Felipe Drugovich, reserva da Aston Martin Aramco, e Ryo Hirakawa, reserva da MoneyGram Haas. Confira abaixo a lista completa dos demais novatos que participarão do TL1 no Bahrein:

  • Felipe Drugovich (Aston Martin Aramco), no lugar de Fernando Alonso;
  • Ryo Hirakawa (MoneyGram Haas), no assento de Jack Doohan;
  • Frederik Vesti (Mercedes-AMG Petronas), no carro de George Russell;
  • Luke Browning (Atlassian Williams Racing), no lugar de Carlos Sainz;
  • Ayumu Iwasa (Oracle Red Bull Racing), no assento de Max Verstappen;
  • Dino Beganovic (Scuderia Ferrari HP), no carro de Charles Leclerc.
Detalhes do circuito
Circuito Internacional do Bahrein (Imagem: Formula 1/Divulgação)

O Circuito Internacional do Bahrein possui 5,412 km de extensão, 15 curvas (9-D e 6-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 2004 e tem como principal característica a predominância de curvas de baixa e média velocidade, que exigem dos pilotos uma melhor estratégia nas frenagens e retomadas.

O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence ao ex-piloto Pedro de la Rosa, que cravou 1:31.447 com a McLaren durante a temporada 2005. Assim como no ano passado, a pista oferecerá três zonas de abertura de asa (DRS).

Por ser localizado no deserto, o maior desafio para as equipes nessa pista será lidar com a areia, fator que afeta a aderência e traz um maior desgaste para os pneus. Confira abaixo como é uma volta no traçado barenho, através do simulador/game F1 22.

O circuito do Bahrein também costuma ser uma dor de cabeça para os pilotos por conta das regras de limites de pista, que são rigorosas e responsáveis por deletarem vários tempos de volta durante a classificação.

O último vencedor em Sakhir foi o atual tetracampeão Max Verstappen, que largou na pole, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada logo à frente de Sergio Perez e de Carlos Sainz.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A temperatura será uma variável muito importante quando se trata de gerenciamento de pneus na quarta corrida do ano. Como foi o caso em Suzuka, as equipes poderão escolher entre os três compostos mais duros da gama de 2025 da Pirelli, ou seja, o C1 como Duro, o C2 como Médio e o C3 como Macio. No entanto, as características da pista de Sakhir e as temperaturas, exigirão uma abordagem diferente da adotada na semana passada no Japão.

No Bahrein, uma estratégia de duas paradas pode ser a ideal, e esse foi o caso no ano passado, na abertura da temporada. Todos os pilotos fizeram pelo menos dois pit stops, alguns por conta das circunstâncias, outros, por escolha, chegaram a parar três vezes. Com base no que vimos nos testes de inverno e nas três primeiras rodadas, pode ser um cenário diferente por conta das modificações feitas nos compostos para 2025.

Embora o C1 seja bastante semelhante ao seu antecessor, o C2 e o C3 são mais macios e, mais significativamente, os três compostos têm uma melhor distribuição em termos de performance. Isso poderia, portanto, trazer o C2 de volta ao jogo como um pneu de corrida, criando assim mais opções de estratégia para domingo, com até mesmo uma parada se tornando uma possibilidade realista.

Tudo dependerá de quão quente será em comparação ao teste, então as três horas de treinos livres serão muito importantes, especialmente o TL2, que acontece em um horário semelhante ao do início da corrida.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 23°C e Máxima de 31°C. Tempo aberto, sem chuva.

Sábado:

Mínima 24°C e Máxima 32°C. Tempo aberto, sem chuva.

Domingo:

Mínima de 23°C e Máxima de 30°C. Tempo aberto, sem chuva.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 62 pts

2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 61 pts

3 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 49 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 45 pts

5 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 30 pts

6 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 20 pts

7 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 18 pts

8 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 15 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 10 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 12h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.