Início Destaque FÓRMULA INDY – Fast Preview: GP de Long Beach – 2025

FÓRMULA INDY – Fast Preview: GP de Long Beach – 2025

365
(Foto: Joe Skibinski/Penske Entertainment)
Confira as principais informações sobre a próxima disputa da temporada, em um dos locais de provas mais fluidos do itinerário.

A Fórmula Indy (IndyCar Series) retorna neste fim de semana (11 a 13) para realizar o Grand Prix de Long Beach, a terceira etapa do calendário que acontecerá no circuito improvisado nas ruas da cidade do condado de Los Angeles, Estados Unidos.

Neste ano, a organização da Associação do GP de Long Beach comemora 50 anos de corridas na cidade, ao receber a primeira competição automobilística em 1975, com uma etapa inaugural da extinta classe de baixo custo, Fórmula 5000.

Em uma passagem comemorativa pela cidade estadunidense, o fim de semana será repleto de atrações, que incluem demonstrações e exposições de carros clássicos das categorias que correram em Long Beach, como a F5000, a F1 e a própria Indy.

Informações sobre o circuito

O circuito de rua de Long Beach possui 3,167 km de extensão, 11 curvas (6-D e 5-E) e a corrida terá um total de 90 voltas (5 a mais em relação ao ano passado).

As principais características do local de provas são fluxo no sentido horário, setores predominantes de média e alta velocidade, com apenas três zonas de baixa e mudanças de elevação com a presença de ‘bumps’ (ondulações curtas na superfície do asfalto).

O traçado em Los Angeles fica nos arredores do Centre de Convenção de Long Beach e, com seus setores largos e layout fluido, oferece boas oportunidades de ultrapassagem, principalmente nas grandes retas entre as curvas 8 e 9 e o trecho em ‘V’ entre as curvas 11 e 1, a principal.

O trecho que requer mais foco por parte dos pilotos é a sequência das curvas 1, 2, 3 e 4, que se apresentam em uma seção estreita e de curvas consecutivas, onde o desafio é manter o carro intacto durante a disputa de domingo.

Ocupantes do pódio em 2024
Da esquerda para a direita, Colton Herta, Scott Dixon e Álex Palou (Foto: Travis Hinkle/Penske Entertainment)

Da última vez em Long Beach, Felix Rosenqvist largou na liderança, mas foi tomada logo após a largada por Will Power, que manteve a ponta até a volta 15. Por conta de estratégias de pit stop diferentes durante um Safety Car gerado por um incidente com Christian Rasmussen na saída da curva 4, Power perdeu várias posições e ficou de fora da disputa pela ponta.

Nas últimas voltas, houve uma batalha intensa pela P1 entre o líder Scott Dixon, Josef Newgarden, que se encontrava na P2, e Colton Herta (P3). Após provocar um contato na traseira de Newgarden com menos de oito voltas para a bandeira quadriculada, Herta assumiu a P2, enquanto Josef caiu para P4, atrás de Alex Palou, e ficou de fora da briga.

No fim, ao guardar os Push-to-Pass para o stint final e segurar a liderança, Dixon levou a melhor, seguido de Herta e de Alex Palou. Assim, o seis vezes campeão, Scott Dixon, e o atual tricampeão, Álex Palou, garantiram uma dobradinha 1-3 no pódio.

O que esperar
(Foto: Chris Owens/Penske Entertainment)

A disputa deste final de semana promete ter bastante ação, devido a fluidez do circuito e a competitividade natural que a categoria apresenta e muito bem. Algo que costuma ser inevitável no local de provas estadunidense é a aparição de Safety Cars e bandeiras amarelas no circuito. Nos trechos de alta velocidade, é comum os pilotos perderem aderência e seguirem em direção ao muro, sem contar com os contatos laterais nesses trechos.

Vale lembrar que boa parte dos pilotos do grid atual já venceram em Long Beach, entre eles, além de Scott Dixon ano passado e em 2015, Colton Herta, Josef Newgarden e Kyle Kirkwood, que levaram a melhor em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Outro fato curioso é que o circuito de rua americano costuma repetir vencedores de forma consecutiva, como ocorreu em 2018 e 2019 com Alexander Rossi e de 2005 a 2007 com Sébastien Bourdais.

Em retrospecto, os favoritos à vitória são Dixon, Herta e Josef Newgarden, o trio mais rápido da edição anterior do Grand Prix. Além dos mencionados, há também o atual líder do Campeonato de Pilotos com duas vitórias consecutivas na temporada: Álex Palou. O espanhol da Chip Ganassi Racing ainda não triunfou na cidade costeira, mas, com o ímpeto de dominar as duas primeiras corridas deste ano, pode finalmente conquistar a P1 em Long Beach no domingo.

Palou lidera a classificação geral com 102 pontos, quase o dobro em relação ao segundo colocado, Pato O’Ward e o terceiro, Scott Dixon. Por enquanto, Álex está em um nível de pilotagem bem acima dos demais e mantém ‘momentum’ de atual tricampeão.

Top 10 do Campeonato de Pilotos

1 – Álex Palou #10 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 102 pts

2 – Pato O’Ward #5 (ARROW McLaren/Chevrolet) – 63 pts

3 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing/Honda) – 61 pts

4 – Christian Lundgaard #7 (Arrow McLaren/Chevrolet) – 60 pts

5 – Felix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing/Honda) – 56 pts

6 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti/Honda) – 54 pts

7 – Josef Newgarden #2 (Penske/Chevrolet) – 53 pts

8 – Colton Herta #26 (Andretti/Honda) – 47 pts

9 – Alexander Rossi #20 (Ed Carpenter Racing/Chevrolet) – 43 pts

10 – Scott McLaughlin #3 (Penske/Chevrolet) – 41 pts

Campeonato de Fabricantes de Motores

1 – Honda (2 vitórias/0 poles) – 182 pts

2 – Chevrolet (0 vitórias/2 poles) – 144 pts

Transmissão

O Grand Prix de Long Beach será transmitido ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Disney+, a partir de 17h30, de acordo com o horário de Brasília.