Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP do...

FÓRMULA 1 – Vitória de Verstappen e outros destaques do GP do Japão – 2025

84
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Etapa em solo asiático mostrou vitória brilhante para a Honda, primeiros pontos de Hadjar, Albon no top 10 pela terceira vez consecutiva e estreia decepcionante de Tsunoda na RBR em casa.

A Fórmula 1 realizou ontem (06) o Grande Prêmio do Japão, a terceira etapa da temporada, que aconteceu no tradicional e icônico Circuito Internacional de Suzuka, localizado na província japonesa de Mie.

O vencedor da disputa foi o atual tetracampeão Max Verstappen, que largou na pole e dominou a corrida, seguido de Lando Norris e de Oscar Piastri. Com a vitória (uma excelente despedida da parceria entre a Red Bull e a Honda na casa da montadora japonesa), Max está apenas um ponto atrás de Norris no Campeonato de Pilotos.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi o novo companheiro de Verstappen, Yuki Tsunoda, sem ao menos ter pontuado na disputa, ao terminar na P12 em sua estreia na RBR, depois de ter visto o apagar das luzes apenas duas posições abaixo.

Na qualificação para o GP, Max Verstappen, com o tempo de 1:26.983s, bateu o recorde de volta mais rápida em Suzuka, que se encontrava com Lewis Hamilton desde 2019.

Além disso, o tetracampeão se tornou o único competidor da história a conquistar quatro triunfos consecutivos no circuito japonês, enquanto a Red Bull Racing agora detém o recorde de oito vitórias no Circuito Internacional de Suzuka.

Análise de desempenho

Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos em território asiático, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.

Ferrari

Terceira melhor escuderia no final, a Ferrari manteve um ritmo suficiente para pontuar com os dois carros, mas fora da briga pela dianteira e ainda com saldo devedor diante da desclassificação no GP passado.

O melhor da equipe do cavalo empinado no Japão foi Charles Leclerc, que concluiu em quarto, a sua posição de origem no acender das luzes. Para Lewis Hamilton, foi mais uma corrida atrás de Charles e sem um progresso notável, ao ficar com a P7, apenas um degrau acima da posição inicial.

No fim, a Ferrari passou a Williams Racing na classificação de construtores, ao assumir a P4 na tabela.

Mercedes-AMG

A Mercedes manteve a forte consistência no top 6 apresentada por seus dois pilotos desde a etapa de abertura da temporada, mas com destaque para o novato. Kimi Antonelli recebeu a bandeira quadriculada em sexto, logo atrás do parceiro nas flechas de prata, George Russell.

Apesar de não ter superado o britânico na disputa, Kimi entrou para a história na F1, ao ser o único estreante a pontuar nas suas três primeiras provas na categoria e por ser o piloto mais jovem a liderar uma corrida (18 anos e 225 dias) e a cravar a volta mais ŕapida.

Apesar de ainda não estar em condições de brigar com a McLaren, a Mercedes-AMG saiu de Suzuka satisfeita com o resultado agregado de Russell e Antonelli.

Racing Bulls

A Visa Cash App RB contou com apenas um carro na disputa japonesa, guiado pelo estreante. Após largar da sétima colocação, Isack Hadjar garantiu seus primeiros pontos na F1, como P8, e livrou a escuderia satélite da Red Bull de sair zerada do Japão.

No outro carro, em seu retorno prematuro à equipe liderada por Laurent Mekies, Liam Lawson decepcionou, assim como ocorreu quando se tornou o parceiro de Max Verstappen durante dois GPs. O neozelandês viu as luzes se apagarem da P13 e, ao ficar para trás, acabou na P17, entre os últimos colocados.

Williams Racing

No caso da Williams, Alex Albon manteve a consistência heróica de finalizações no top 10 final, que apresenta desde o GP da Austrália. O tailandês foi saiu em nono lugar e manteve a posição até cruzar a linha de chegada.

Por outro lado, o novato na equipe britânica, Carlos Sainz, ficou fora da zona de pontuação, ao ser o 14° colocado após o agitar da bandeira quadriculada. Vale mencionar que Albon dividiu os dois pilotos da Ferrari no Campeonato de Pilotos, ao se encontrar na P7, entre Charles Leclerc (P6) e Lewis Hamilton (P8).

Haas

Assim como foi o caso da Racing Bulls, a MoneyGram Haas também foi salva por um novato na Fórmula 1, com a P10 de Oliver Bearman, que ficou com o último degrau da zona de pontos (P10).

No caso de Esteban Ocon, o melhor que o francês recém chegado na escuderia americana conseguiu foi uma P18. Por isso, a Haas deixou o Circuito Internacional de Suzuka com apenas um ponto de positivo no final de semana.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram de Suzuka zeradas foram a BWT Alpine, a Aston Martin Aramco e a Stake Kick Sauber, equipe do brasileiro Gabriel Bortoleto.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 62 pts

2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 61 pts

3 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 49 pts

4 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 45 pts

5 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 30 pts

6 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 20 pts

7 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 18 pts

8 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 15 pts

9 – Esteban Ocon #31 (MoneyGram Haas) – 10 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 10 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 111 pts

2 – Mercedes-AMG Petronas – 75 pts

3 – Oracle Red Bull Racing – 61 pts

4 – Scuderia Ferrari HP – 35 pts

5 – Atlassian Williams Racing – 19 pts

6 – MoneyGram Haas – 15 pts

7 – Aston Martin Aramco – 10 pts

8 – Visa Cash App RB – 7 pts

9 – Stake Kick Sauber – 6 pts

10 – BWT Alpine – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Bahrein, no dia 13 de abril.