
Corrida caótica sobre pista molhada mostrou domínio da McLaren, resultado impressionante de Albon, grande feito de Hulkenberg, pesadelo para novatos e estreia frustrante de Sainz na Williams.
A Fórmula 1 realizou ontem (16) o Grande Prêmio da Austrália, a etapa de abertura da temporada 2025 da categoria, no Circuito urbano de Albert Park, localizado na cidade de Melbourne, na região sudeste do país insular.
O vencedor da prova foi Lando Norris, que largou na pole, só perdeu a liderança quando parou nos boxes e cruzou a linha de chegada na ponta, seguido de Max Verstappen e de George Russell. O companheiro de Norris na McLaren, Oscar Piastri, terminou em nono lugar, após perder o controle do carro e seguir para a grama na penúltima curva da volta 44/57.
O novo parceiro de equipe de Verstappen, Liam Lawson, fez uma estreia tenebrosa pela Red Bull Racing na Austrália, ao se classificar na P18, largar dos boxes e ser um dos seis pilotos a abandonarem o GP, ao perder o controle do seu RB21 e colidir com o muro na volta 47/57. Vale mencionar que o incidente de Lawson gerou uma terceira intervenção de Safety Car no circuito.
Enquanto isso, o escudeiro de Russell na Mercedes, o novato Andrea Kimi Antonelli, foi o melhor dos pilotos estreantes em Melbourne. O italiano largou na P16, ganhou 12 posições e concluiu oficialmente na P4 (depois do cancelamento de uma penalidade de +5s no tempo final por uma suposta liberação insegura nos boxes, resultado de uma contestação da equipe alemã).
Vale mencionar que, com 18 anos de idade, Kimi Antonelli se tornou o segundo piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a pontuar em seu primeiro GP, atrás apenas do atual tetracampeão, Max Verstappen (16 anos, GP da Espanha).
Pesadelo para Hadjar e Doohan
Devido ao recente recapeamento do Circuito de Albert Park, à chuva que caiu poucas horas antes da corrida (que provocou o cancelamento da prova principal da Fórmula 2, a Feature Race) e a superfície extremamente molhada do asfalto, alguns estreantes sofreram abandonos precoces e dolorosos.
O novo parceiro de Yuki Tsunoda na Visa Cash App RB, Isack Hadjar, fez uma boa qualificação, ao ficar a apenas um degrau do Q3, na P11. Porém, no domingo, o competidor franco-argelino perdeu o controle de seu carro na volta de apresentação e bateu no muro. O erro fez a volta de aquecimento ser abortada e o próprio piloto sair do carro com uma frustração visível.
Na Alpine, em sua primeira corrida em casa, Jack Doohan não completou a primeira volta, ao rodar e bater forte na mureta na curva 6. Esse deslize de Jack e o de Hadjar pode se transformar em uma série de erros consecutivos, principalmente na próxima etapa, que será no próximo fim de semana. Começar a temporada com uma forte batida não é uma motivação positiva para as corridas seguintes.
Análise de desempenho
Confira abaixo uma análise geral das demais equipes que marcaram pontos em território australiano, em ordem decrescente da melhor posição final no GP.
Williams Racing
A Atlassian Williams Racing fez um ótimo início de temporada sobre condições de pista molhada, graças ao seu piloto mais antigo na equipe, Alex Albon. O tailandês entrou no grupo dos dez mais rápidos na classificação (Q3) e largou em sexto, mas o competidor de 28 anos surpreendeu na corrida e concluiu o GP uma colocação acima, na P5.
No outro lado da garagem, o clima não foi de festa, mas de decepção: assim como Jack Doohan, Carlos Sainz (que ocupou a P2 no Treino Livre 1, logo atrás de Lando Norris), não abriu a segunda volta, ao perder a traseira de seu carro e bater durante a curva que antecede a reta dos boxes. Essa foi uma estreia frustrante para o espanhol, que poderia ter tido um bom resultado no circuito australiano, de onde saiu vencedor com a Ferrari no ano passado.
Aston Martin
A Aston Martin teve um final de semana parcialmente feliz em Melbourne, ao ver apenas um de seus carros cruzar a linha de chegada. Dessa vez, o herói da escuderia sediada em Silverstone, Inglaterra, foi o canadense Lance Stroll, que saiu da P13 para finalizar o GP em sexto lugar.
No outro carro da Aston Martin, da mesma forma que Isack Hadjar, Jack Doohan, Carlos Sainz, Liam Lawson e Gabriel Bortoleto, Fernando Alonso foi mais um participante a girar na pista molhada e encontrar o muro, na volta 34/57. Curiosamente, Stroll repetiu o resultado que obteve na edição de 2024 do Grande Prêmio da Austrália, ao conquistar a P6.
Kick Sauber
A Stake Kick Sauber também concluiu a disputa inicial da temporada 2025 com apenas um carro, mas garantiu uma boa soma de pontos com seu ‘sobrevivente’. Nico Hulkenberg, recém chegado na escuderia liderada por Alessandro Alunni Bravi, conquistou um feito memorável em Albert Park: o alemão marcou, na primeira etapa deste ano, mais pontos do que a equipe alcançou na temporada 2024 inteira, ao terminar na P7.
Por outro lado, o único representante brasileiro na categoria mais alta do automobilismo, Gabriel Bortoleto, rodou, saiu da pista e bateu seu C45 no muro ao faltarem poucas voltas para o agitar da bandeira quadriculada, em superfície de asfalto mais molhada, por conta da chuva que surgiu no terceiro setor, nas voltas finais.
Importante destacar que o competidor nascido em São Paulo superou Hulkenberg nos Treinos Livres 1 e 3 e na qualificação; isso mostra como Gabriel é competitivo e que o abandono pelos danos terminais ao carro não pode ser usado como parâmetro para medir sua capacidade e desenvoltura no cockpit.
Ferrari
A Ferrari finalizou a etapa de abertura da campanha 2025 com ‘saldo devedor’, diante das altas expectativas sobre a equipe para este ano. Charles Leclerc obteve o melhor resultado na Scuderia, ao largar na P7 e receber a bandeirada final na P8, mesmo ao rodar na pista e ter a tarefa de recuperar o máximo de posições possível na competição.
Em sua primeira corrida na lendária equipe do cavalo empinado, Lewis Hamilton não só foi superado por Leclerc durante todas as atividades do final de semana, mas não apresentou um bom rendimento na corrida, ao ver o apagar das cinco luzes da P8, perder a P9 para Oscar Piastri na última volta e ficar apenas com o último degrau da zona de pontos: o décimo lugar.
Claramente, o heptacampeão ainda não está adaptado ao carro da Ferrari e pode levar algumas etapas para que Hamilton passe a extrair mais do SF-25 da escuderia com sede em Maranello, Itália.
Equipes que não pontuaram
As escuderias que saíram de Melbourne zeradas foram a BWT Alpine, a Visa Cash App RB e a MoneyGram Haas.
Top 10 do Campeonato de Pilotos:
1 – Lando Norris #4 (McLaren) – 25 pts
2 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 18 pts
3 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 15 pts
4 – Kimi Antonelli #12 (Mercedes-AMG Petronas) – 12 pts
5 – Alex Albon #23 (Atlassian Williams Racing) – 10 pts
6 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 8 pts
7 – Nico Hulkenberg #27 (Stake Kick Sauber) – 6 pts
8 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 4 pts
9 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 2 pts
10 – Lewis Hamilton #44 (Scuderia Ferrari HP) – 1 pt
Campeonato de Construtores:
1 – McLaren – 27 pts
2 – Mercedes-AMG Petronas – 27 pts
3 – Oracle Red Bull Racing – 18 pts
4 – Atlassian Williams Racing – 10 pts
5 – Aston Martin Aramco – 8 pts
6 – Stake Kick Sauber – 6 pts
7 – Scuderia Ferrari HP – 5 pts
8 – BWT Alpine – 0 pts
9 – Visa Cash App RB – 0 pts
10 – MoneyGram Haas – 0 pts
A próxima etapa da temporada 2025 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da China, no dia 23 de abril.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo