Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Austrália – 2025

279
(Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam do apagar das luzes inicial da temporada que marca o retorno do Brasil ao grid titular.

Após os testes pré-temporada no Circuito Internacional do Bahrein, a Fórmula 1 retorna às pistas neste final de semana (13 a 16), para realizar o Grande Prêmio da Austrália, a etapa de abertura do calendário 2025 que acontecerá no Circuito de Albert Park, localizado na cidade de Melbourne.

Este ano marca a campanha de número 75 da categoria mais alta do automobilismo, que apresenta um itinerário com 24 provas no total. Como de costume desde 1996, a disputa australiana abrirá a campanha deste ano, após o Grande Prêmio do Bahrein ter sido o pontapé inicial de 2021 a 2024. Vale mencionar que o revezamento entre o GP da Austrália e o GP do Bahrein como etapas de abertura ocorrem desde 2006.

O GP em Melbourne será a corrida em casa para Oscar Piastri e para o estreante da Alpine, Jack Doohan, que contarão com a maior parte da torcida nas arquibancadas. Essa será uma motivação bem-vinda para os dois competidores: Piastri terá como foco se sair melhor que seu companheiro, Lando Norris, para buscar sua priorização pela McLaren na luta pelo título, enquanto Doohan tentará fazer uma boa estreia na Fórmula 1.

Apesar de britânica, a Williams Racing também tratará o GP australiano como uma etapa importante, já que a sua nova patrocinadora nominal, a empresa de softwares Atlassian, foi fundada em Sydney, capital da Austrália.

O retorno do Brasil ao grid da F1
Gabriel Bortoleto (Foto: Andy hone/Sauber Media Hub)

Quanto ao grid de pilotos, a Fórmula 1 traz uma ótima novidade para os fãs brasileiros. Pela primeira vez desde 2018, haverá um representante do Brasil no grid titular, o atual campeão de Fórmula 2, Gabriel Bortoleto. Natural de Osasco, região metropolitana de São Paulo, Gabriel correrá pela equipe Kick Sauber e terá como companheiro o alemão experiente na F1 Nico Hulkenberg.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP australiano, em ordem decrescente da classificação final do Campeonato de Construtores de 2024. Saiba também as novidades para a campanha 2025, as características do traçado, as informações técnicas sobre os compostos de pneus e a previsão do tempo para os três dias de competição.

McLaren
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Estou animado para começar a temporada de 2025. Melbourne é uma pista especial para mim, pois foi aqui que fiz minha estreia com a McLaren em 2019. Este circuito tem sido bom para nós no passado e, com sorte, carregamos nosso ímpeto de 2024 para este ano.

Tivemos um teste pré-temporada produtivo, mas não saberemos onde estamos até a qualificação no sábado. Acho que esta será uma temporada muito emocionante, com muitas corridas acirradas. Haverá muita competição, o que deve torná-la emocionante para os fãs assistirem. Estou pronto para começar a temporada.”

Oscar Piastri #81:Caminhar pela Melbourne Walk e receber tanta energia positiva é um momento que sempre me dá arrepios. O apoio que recebo em Melbourne é fenomenal e ainda parece surreal ter tantos fãs gritando meu nome. Isso significa muito para mim e, portanto, um grande obrigado a todos que estarão torcendo por mim.

Sou um pouco tendencioso, mas a atmosfera em Albert Park é sempre fora de série e, sendo a abertura da temporada, tenho certeza de que será ainda maior e melhor. É a primeira corrida que procuro quando o calendário sai e a que mais permanece; mal posso esperar para correr no meu país e na minha cidade natal, diante de todos os fãs locais.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Esta semana começamos oficialmente a temporada 2025, pois tivemos que ir a Melbourne para a primeira corrida de um total de 24. Todos na McLaren trabalharam duro durante o inverno para estarem prontos para o que parece ser uma das temporadas mais niveladas e incertas da F1.

O circuito de Albert Park deve oferecer algumas boas oportunidades nas corridas enquanto começamos esta 75ª temporada de Fórmula 1. Gostaria de agradecer a todos da equipe McLaren, nossos parceiros técnicos e comerciais e nossos fãs pelo apoio contínuo enquanto nos dirigimos para outra temporada emocionante.”

Scuderia Ferrari HP
(Foto: Florent Gooden/DPPI/Scuderia Ferrari Media Centre)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “A espera finalmente acabou e estamos prontos para entrar na pista para a primeira corrida da temporada. Pode-se dizer que estamos voltando no tempo, já que faz alguns anos desde que a Austrália sediou a rodada de abertura. O circuito de rua de Albert Park não é particularmente tão desafiador comparado aos que o resto do ano nos reserva, mas nos saímos bem aqui no ano passado.

“Naturalmente, há muitas incógnitas e estamos ansiosos para descobrir qual será a hierarquia, especialmente porque os resultados do teste do Bahrein foram muito difíceis de interpretar. Todos, incluindo os pilotos, trabalharam duro durante todo o inverno na fábrica em Maranello. Charles também se esforçou mais do que nunca na academia, e Lewis fez um grande esforço para se assimilar à equipe o mais rápido possível. Acredito que temos tudo pronto para nos sairmos bem.

“Como sempre, vamos nos concentrar em nós mesmos esta semana, cientes de que este é apenas o início de uma temporada muito longa. Há uma semana, fomos recebidos maravilhosamente por uma enorme multidão de nossos tifosi em Milão e agora, em Melbourne, tentaremos dar a todos os nossos fãs mais motivos para se orgulharem de nós.

Oracle Red Bull Racing
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1: “É ótimo voltar a correr e começar oficialmente a temporada e bom ver a primeira corrida da temporada começando em Melbourne. Eu fiz a minha corrida de estreia na Fórmula 1 aqui, então há muitas memórias e sempre vemos os fãs apaixonados vindo nos apoiar.

No Bahrein, aprendemos muito com os testes, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Temos ideias sobre o que podemos fazer e como podemos aproveitar o que aprendemos nos testes, então veremos como nos sairemos a partir de sexta. Temos analisado os dados e trabalhado onde podemos para fazer melhorias e otimizar ainda mais as coisas. Estamos prontos e animados para começar a temporada.”

Liam Lawson #30: “Estou ansioso pelo meu primeiro fim de semana como titular na Red Bull Racing. Será minha estreia em Melbourne também, então há muito o que esperar. Eu e a equipe nos preparamos muito para a temporada, o que foi ótimo. Foi minha primeira pré-temporada oficial na Fórmula 1, então é bom trazer todo o trabalho duro que fizemos para Melbourne neste final de semana.

O trabalho de simulador que fizemos foi muito importante, assim como o tempo que passei com os engenheiros durante o inverno. É uma nova equipe para mim, então eu queria construir relacionamentos com todos os antes do início da temporada. Melbourne é perto de casa, então parece uma corrida caseira para mim. Mal posso esperar para começar como piloto da Red Bull Racing e darei meu máximo pela equipe e pelos fãs.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas
(Foto: Clive Rose/Mercedes-Benz Group AG)

George Russell #63: Não comentou.

Kimi Antonelli #12: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Escreveremos as linhas de abertura do nosso próximo capítulo no Grande Prêmio da Austrália. Com George e Kimi, dois talentos locais do programa júnior, temos uma forte escalação de pilotos que combina experiência, juventude e velocidade bruta. É uma dupla emocionante que nos levará à nossa próxima era.

Como equipe, tivemos um desafio difícil durante o inverno. Nossos concorrentes terminaram 2024 com força e sabemos que, inicialmente, a Ferrari, a Red Bull e a McLaren devem ter uma vantagem de desempenho sobre nós. Podemos ficar satisfeitos com o trabalho que fizemos na pré-temporada no Bahrein, pois ambos os pilotos comentaram favoravelmente sobre o W16 após os três dias, e parece que fizemos melhorias.

Claro, a única coisa que importa é como nos comparamos ao cronômetro em relação aos nossos concorrentes. Certamente começaremos a ter uma imagem mais clara sobre isso neste fim de semana. A Austrália é sempre um ótimo lugar para uma corrida. O circuito é desafiador para os pilotos e um verdadeiro teste para o carro. Os fãs estão sempre em peso e Melbourne é um local fantástico para começar a nova temporada. Estamos animados com o que nos espera.

Aston Martin Aramco
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Andy Cowell (chefe de equipe):Estamos todos animados por estar na Austrália e experimentar a emoção da nossa primeira corrida da temporada. Naturalmente, mal podemos esperar para entrar na pista com o AMR25.

Nossos esforços durante o inverno foram focados em tornar o carro mais guiável para nossos pilotos. Os dados dos testes e o feedback de Lance e Fernando sugerem que avançamos nesse sentido, mas agora queremos confirmar esse progresso na corrida. Ainda há áreas do carro que precisamos melhorar, então ter dados de um fim de semana de corrida será essencial enquanto buscamos desenvolver o carro.”

BWT Alpine
(Foto: Simon Galloway/LAT Images/Media Alpine Cars)

Pierre Gasly #10: “Estou muito animado para começar a minha terceira temporada com a equipe e sinto que construímos juntos muitas mudanças e melhorias positivas. Há um ar positivo nas dependências da Alpine e estou ansioso para entrar na pista e ver onde estamos. Começar a temporada em Melbourne é sempre um desafio com a viagem e a diferença de fuso horário, mas é um evento muito legal; também é a corrida em casa de Jack, então será muito especial para ele.

Albert Park é um circuito de rua único, acidentado e complicado, e as primeiras corridas do ano são sempre imprevisíveis porque as pistas são todas muito diferentes. Em uma batalha acirrada no meio do pelotão, a consistência será fundamental. No ano passado, começamos a temporada fora dos eixos, mas a maneira como mudamos as coisas foi realmente impressionante.

A longo prazo, estamos aqui para competir na frente. Levará tempo, mas realmente acredito que estamos indo na direção certa. Mal posso esperar para começar a temporada em Melbourne e ver como nos saímos em relação à concorrência.”

Jack Doohan #7: “Mal posso esperar para começar a temporada de Fórmula 1 de 2025 e fazê-lo em casa na Austrália torna tudo ainda mais especial. Começar minha temporada de estreia como titular em Albert Park é um sonho que se tornou realidade e o apoio dos fãs será incrível, então aproveitarei cada momento. Trabalhei muito duro por esta oportunidade, em estreita colaboração com a equipe e garantir que eu leve o carro ao limite.

Albert Park é um circuito complicado, pois é metade pista de rua e metade circuito permanente, o que o torna único. A superfície pode ser escorregadia, e entrar no ritmo cedo é fundamental. Um início forte de temporada é sempre importante, então espero que possamos colocar tudo em ordem e começar as coisas da maneira certa.

É difícil prever exatamente onde estaremos em termos de desempenho até entrarmos na pista em Melbourne, mas nosso objetivo é otimizar todos os aspectos do carro e nos colocar na melhor posição inicial possível.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Depois de semanas de preparação, agora seguimos para a Austrália para a etapa de abertura da temporada. É sempre um bom momento quando as corridas começam, pois todas as equipes e todos os pilotos estabelecem uma marca e realmente veremos onde estamos.

Tivemos três dias produtivos de testes no Bahrein e sei que Pierre e Doohan estão mais do que prontos para mostrar isso na pista. É a corrida em casa de Jack, então sem dúvida será uma ocasião especial para ele. Estou muito orgulhoso dos esforços de todos na equipe e devemos permanecer motivados ao começarmos a longa temporada de 24 corridas, onde há muito em jogo.”

MoneyGram Haas
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Haas F1 Media)

Esteban Ocon #31: É bom ver a Austrália de volta como a primeira corrida do calendário. Era sempre a abertura da temporada quando eu assistia à Fórmula 1, então estamos de volta e com a Haas pela primeira vez, será especial. Sempre há muito apoio para nós, especialmente no Melbourne Walk quando entramos no paddock; é uma loucura ver o entusiasmo de todos e como a cidade se transforma durante a semana de corrida.

Albert Park é uma pista incrível, que se tornou mais rápida ao longo dos anos com o novo layout e asfalto. É um grande desafio para equipes e pilotos acertar o carro corretamente, sabendo o quão rápidas são as curvas. Se acostumar ao fuso horário também, mas estou ansioso para ver como o VF-25 vai se comportar pela primeira vez; será emocionante.”

Oliver Bearman #87:Certamente foi uma longa pré-temporada, então estou feliz por finalmente chegar a Melbourne e começar a campanha 2025; mal posso esperar para ver o que ela reserva. O circuito é ótimo, ele contorna um lago que é bem único e impressionante, e tem um cenário lindo.

Estou ansioso para compartilhar minha estreia teórica com minha família e entes queridos. Eu experimentei o Melbourne Walk no ano passado na Fórmula 2 e foi fantástico ver o apoio da multidão e acho que ter isso na F1 será ainda mais impressionante; mal posso esperar para fazer um bom show para eles.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Estou realmente ansioso para voltar a Melbourne. Historicamente, tivemos algumas boas lembranças de provas aqui, algumas ruins, claro, mas Albert Park sendo a primeira corrida da equipe e conseguirmos uma P6, é uma lembrança fantástica.

O circuito é muito desafiador, pois é essencialmente uma pista de rua com baixa aderência e ultrapassagens difíceis. Pelas coisas que vimos nos testes, há muitos pontos positivos e estou ansioso para ver o que podemos fazer em Melbourne. Se tirarmos o melhor do carro e do piloto, podemos lutar.”

Visa Cash App RB
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Cheguei na Austrália no último sábado e passei alguns dias em uma casa perto da praia, aproveitando meu tempo com uma mistura de treinamento, relaxamento e adaptação ao fuso horário, me adaptando ao calor, porque parece que vai ser um fim de semana quente para começar o ano.

Agora, estou me sentindo pronto para enfrentar a pista de Albert Park, onde tive bons fins de semana no passado, então espero que possamos ter uma primeira corrida forte, o que sempre traz positividade e energia para as etapas seguintes.”

Isack Hadjar #6:É muito emocionante ir até a Austrália para minha primeira corrida de F1. Esperei muito tempo por esse momento e estou realmente ansioso para entrar na pista na sexta-feira e ver onde estamos.

“Fisicamente, me sinto pronto, pois tenho treinado muito duro durante o inverno para me preparar para isso. A preparação da nossa equipe também está indo muito bem, com muitas horas no simulador, e os testes foram positivos, então estou pronto para correr.

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Atlassian Williams Racing
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: Não comentou até o momento.

Carlos Sainz #55: Não comentou até o momento.

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber
(Foto: Clive Rose/Sauber Media Hub)

Gabriel Bortoleto #5:Estou incrivelmente animado para a minha estreia na Fórmula 1; é um momento pelo qual tenho trabalhado por um longo tempo. A equipe foi fantástica comigo durante toda a pré-temporada, e sinto que fizemos um progresso sólido em entender o carro e como podemos trabalhar juntos. Agora, estou focado em aproveitar ao máximo cada sessão.

Há muito a aprender, mas estou pronto para encarar o desafio. Cada corrida é uma oportunidade de melhorar, e estou ansioso para dar o meu melhor e pressionar a mim mesmo e à equipe para continuar melhorando ao longo da temporada.”

Nico Hulkenberg #27:É ótimo estar de volta a Melbourne; a atmosfera e as vibrações ao redor do Albert Park são únicas. É sempre especial começar uma nova temporada, ainda mais usando novas cores. Estamos prontos para enfrentar o desafio que temos pela frente.

Nosso foco será progredir e melhorar consistentemente como uma equipe em todos os aspectos. Embora sejamos realistas sobre os desafios que enfrentaremos, estamos confiantes no progresso que podemos fazer, e estou ansioso para começar a temporada.”

Mattia Binotto (chefe de equipe):O início de uma nova temporada é sempre um momento crucial, marcando o início de uma jornada com duração de vinte e quatro corridas. Trabalhamos duro durante o período de inverno e agora estamos prontos para enfrentar os desafios que virão.

Esta será uma temporada longa e exigente, e sabemos que o desenvolvimento desempenhará um papel fundamental à medida que o ano avança, mesmo com o aumento dos preparativos para a campanha de 2026. Nosso foco será fazer melhorias consistentes, maximizando todas as oportunidades.

Estamos comprometidos em usar a temporada de 2025 para construir uma base mais forte para ter sucesso em nossas metas de longo prazo e seguir avançando positivamente durante toda a temporada.”

PRINCIPAIS HISTÓRIAS DE 2025
Hamilton na Ferrari
(Foto: Antonin Vincent/DPPI)

Após 12 anos na Mercedes, equipe onde conquistou seis de seus sete títulos mundiais na Fórmula 1, Lewis Hamilton inicia a temporada deste ano na Ferrari, como novo companheiro de Charles Leclerc, que segue para seu sétimo ano consecutivo na escuderia italiana.

Apesar de recém chegado na Ferrari, Hamilton não passou a vestir o lendário emblema do cavalo empinado para ser segundo piloto, mas para alcançar o seu principal e único objetivo restante na carreira: o 8º título na categoria.

Sem dúvidas, haverá uma pressão extra sobre a equipe para entregar um carro competitivo o bastante para Lewis ajudar a garantir não só o Campeonato de Pilotos deste ano, como o Campeonato de Construtores juntamente com Leclerc.

Lawson na Red Bull
Da esquerda para a direita, Liam Lawson e Christian Horner (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Promovido da Visa Cash App RB por apresentar uma performance que excedeu as expectativas em comparação com Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, Liam Lawson fará a sua estreia como titular em uma campanha completa na Fórmula 1 como novo parceiro de Max Verstappen na Red Bull Racing.

O GP da Austrália será a primeira impressão que deverá ser positiva da parte do neozelandês para Christian Horner e Helmut Marko, respectivos chefe de equipe e consultor da RBR. No decorrer da primeira metade da temporada, Lawson deverá manter a consistência de fortes resultados, para permanecer na escuderia com sede em Milton Keynes.

Essa tarefa não será fácil, já que a pressão psicológica que um companheiro do atual tetracampeão (Verstappen) precisa lidar é a maior entre as equipes. De 2019 a 2024, três competidores tiveram a chance de assumir o segundo assento da equipe e fracassaram no quesito consistência: Pierre Gasly (foi trocado antes da segunda metade da campanha 2019), Alex Albon e Sergio Perez, que ficou fora do grid titular da F1.

Novos titulares na Haas
Da esquerda para a direita, Oliver Bearman e Esteban Ocon (Foto: Clive Rose/Getty Images/Haas F1 Media)

Com a ida de Nico Hulkenberg para a Kick Sauber e a demissão de Kevin Magnussen, a Haas chega para disputar a nova temporada com um line-up completamente novo: o novato Oliver Bearman se junta ao experiente ex-piloto da Alpine, Esteban Ocon.

Assim como no ano passado, a equipe americana terá como foco alcançar e manter a sexta colocação no Campeonato de Construtores, uma tarefa que não foi cumprida por pouco em 2024, ao perder o degrau para a Alpine.

Doohan sob pressão
(Foto: Sam Bagnall/Sutton Images/Media Alpine Cars)

Como a nova aposta titular da equipe BWT Alpine, Jack Doohan segue para a sua estreia em uma temporada completa na F1 com um objetivo claro: marcar pontos para a escuderia francesa. Além disso, Jack precisa dessa motivação extra para competir em alto nível nas etapas seguintes deste ano e segurar sua vaga como companheiro de Pierre Gasly.

Diante da ambição de progresso do conselheiro executivo da Alpine, Flavio Briatore, Doohan não poderá repetir os erros e o baixo rendimento de Esteban Ocon durante o ano passado, mas ajudar a equipe a não só permanecer na liderança do pelotão intermediário, mas a levar a briga para o grupo acima.

PRINCIPAIS NOVIDADES PARA A TEMPORADA 2025
Descontinuação do ponto extra da volta mais rápida

Devido ao que aconteceu no Grande Prêmio de Singapura do ano passado, quando Daniel Ricciardo (piloto da VCARB na ocasião) ajudou a Red Bull a impedir que a McLaren ficasse com o ponto adicional, em plena briga pelo Campeonato de Construtores entre as duas equipes, a FIA e a organização da Fórmula 1 resolveram remover a pontuação extra do regulamento.

“Fim” do mini DRS

Por conta da polêmica que envolveu a asa traseira da McLaren ano passado, que, em altas velocidades, entortava as extremidades internas e abria duas pequenas passagens de ar, a FIA reduziu o limite de abertura dessas partes da asa de 10 a 15mm para 9,4 a 13mm. Na prática, não houve proibição no uso dessa interpretação técnica do regulamento.

Adição de um colete de resfriamento corporal

Desenvolvido como solução após o Grande Prêmio do Catar de 2023 e ainda mais necessário depois do Grande Prêmio de Singapura de 2024, provas extremamente quentes para os competidores, o sistema de resfriamento que vestirá os pilotos funcionará à base de uma bateria, e será ativado quando a temperatura corporal atingir 30,5º.

Novo sistema de peso médio dos pilotos

Da mesma forma como entrou em vigor no FIA WEC este ano, o peso médio dos pilotos da Fórmula 1 será de 80 kg, para evitar que competidores mais pesados sofram desvantagem com o carro. Assim, equipes que contam com automobilistas mais leves deverão adicionar um lastro ao carro para completar os 80 kg estipulados. Vale lembrar que o peso mínimo do carros será de 800 kg.

Mais testes para os novatos

A partir desta temporada, cada equipe deverá adicionar mais dois testes de novatos em seu cronograma: seus pilotos reservas e de simulador que não participaram de mais do que dois GPs de F1 deverão assumir sessões com os dois carros.

Detalhes do circuito
Circuito de Albert Park (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito urbano de Albert Park possui 5,278 km de extensão, 14 curvas (9-D e 5-E), fluxo no sentido horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1996 e a corrida terá um total de 58 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Charles Leclerc, que cravou 1:19.813s na temporada 2024.

O traçado australiano tem como características principais setores predominantes de média e alta velocidade, possuir áreas de escape extensas e oferecer muitas oportunidades de ultrapassagem durante a corrida.

Ao todo, quatro zonas de abertura de asa móvel (DRS) estão disponíveis para os competidores, o que inclui a reta dos boxes, a mais longa do local de provas. Confira como é uma volta rápida no circuito de Albert Park, através do simulador/game F1 2022.

Após as atualizações no layout trazidas na campanha 2022, o circuito australiano se tornou um grande desafio para os pilotos, que precisam se segurar e manter o carro fora da grama, brita e das áreas de escape nas curvas rápidas.

Ano passado, o vencedor do GP foi Carlos Sainz, que largou em segundo, assumiu a liderança logo no início após o abandono do pole sitter, Max Verstappen, e manteve até o fim, seguido de Charles Leclerc e de Lando Norris. Vale mencionar que Lewis Hamilton também abandonou o GP australiano, após uma falha terminal na caixa de câmbio.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A Pirelli confirmou os mesmos três compostos para a rodada de abertura de 2025, com o trio C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio. Em comparação com o ano passado, os próprios pneus evoluíram em termos de características de construção e composto. O C5 foi ligeiramente modificado para lidar com o aumento das cargas aerodinâmicas que provavelmente serão geradas pela versão final da atual geração de carros.

Quanto ao C3, o mais versátil em termos de equilíbrio e degradação, é substancialmente o mesmo que a versão utilizada nas duas temporadas anteriores, enquanto o C4 foi modificado para reduzir a possibilidade de granulação na superfície da banda de rodagem, além de minimizar a degradação, algo que também foi aplicado ao C5, para expandir seu uso como um pneu adequado para corridas.

As equipes e os pilotos possuem muitos dados relacionados ao C3, o mais utilizado nos testes, que é bastante semelhante ao do ano passado, embora tenham que levar em conta que a superfície da pista de Sakhir tem características muito diferentes das que encontrarão em Albert Park, o que explica por que na Austrália o C3 é o Duro (H), e quando o campeonato chegar ao Bahrein, será o Macio (S).

No ano passado, a estratégia mais popular foi a de duas paradas, com o Duro fazendo a maior parte do trabalho, completando 80% de todas as voltas, com uma duração média de stint de 22 voltas. Apenas três pilotos optaram por largar com os pneus macios, com o stint mais longo de sete voltas, enquanto dois pilotos alinharam com pneus Duros, tornando o composto médio o pneu mais popular no grid, com 15 pilotos na largada.

A granulação fez sentir sua presença indesejável durante o fim de semana, embora nunca tenha realmente comprometido o desempenho dos pneus. Albert Park pode ser o primeiro teste real para verificar se as mudanças feitas, especialmente no C4 e no C5, produzirão os resultados esperados.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 15°C e Máxima de 27°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 5% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 16°C e Máxima 35°C. Céu aberto com algumas nuvens, com 10% de chance de precipitação.

Domingo:

Mínima de 23°C e Máxima de 27°C. Tempo fechado, com 95% de possibilidade de chuva.

Fonte: www.bom.gov.au/

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 01h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.