
Confira o que a décima terceira campanha da classe reserva para os fãs de corridas de longa duração.
O World Endurance Championship (WEC) retorna às pistas no próximo final de semana (21 e 22) para realizar o prólogo, o teste pré-temporada que acontecerá no Circuito Internacional de Losail, no Catar, local que também receberá o ponto de partida inicial da programação 2025.
A 13ª rodada do Campeonato Mundial de Endurance traz novidades importantes quanto ao regulamento técnico e ao grid de pilotos e equipes. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a nova temporada do FIA WEC.
Calendário

Para este ano, o itinerário e a ordem dos eventos serão os mesmos da programação 2024, com um total de oito etapas a serem realizadas. A primeira delas será os 1812 km do Catar, prova que estreou no ano passado e viu a Porsche sair na frente da multicampeã do WEC, Toyota, marcada para 28 de fevereiro.
Com um hiato de quase dois meses, a corrida seguinte ocorrerá na Itália: as 6 Horas de Ímola, no dia 20 de abril, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, a etapa em casa para a Ferrari AF Corse, AF Corse, Iron Dames, Iron Lynx e Vista AF Corse.
No mês seguinte, no dia 10 de maio, a categoria segue para a Bélgica disputar as 6 Horas de Spa-Francorchamps, competição preparatória para as 24 Horas de Le Mans. A longa e lendária prova no Circuito de La Sarthe está programada para os dias 14 e 15 de junho.
A passagem pelo Brasil, as 6 Horas de São Paulo, terá lugar no dia 13 de julho, no Autódromo de Interlagos, e antecederá novamente a Lone Star Le Mans. Sem atividades no mês seguinte, o evento no Circuito das Américas (COTA) em Austin, Texas, está programado para o dia 7 de setembro. Três semanas depois, as 6 Horas de Fuji, a corrida caseira da Toyota e da Lexus, acontecerá no dia 28 de setembro.
Sem provas em outubro, a categoria encerrará a campanha 2025 com as 8 Horas do Bahrein, no dia 8 de novembro, no Circuito Internacional do Bahrein, local que recebe a disputa final desde seu retorno à programação, na temporada 2019/2020.
Informações do grid
A nova campanha do WEC contará com 13 montadoras: Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren, Mercedes, Peugeot, Porsche e Toyota, distribuídas em 36 carros de 22 equipes inscritas na temporada completa.
Importante lembrar que a Lamborghini deixou o Mundial de Endurance no final do ano passado, depois de sua estreia na classe de hipercarros e na divisão de turismo. O motivo da saída anunciado pela montadora foi a nova exigência do regulamento de 2025, de tornar obrigatório o uso de dois carros por fabricante na Hypercar. Por isso, a Lamborghini decidiu seguir o seu programa LMDh apenas no IMSA, principal classe de resistência americana.
Quanto aos modelos dos carros, a Hypercar contará com 2 Alpine A424, 2 BMW M Hybrid V8, 2 Cadillac V-Series R, 3 Ferrari 499P (uma de equipe cliente), 2 Peugeot 9X8, 3 Porsche 963 (um de cliente), dois Toyota GR010 Hybrid e dois Aston Martin Valkyrie.
Na LMGT3, serão 2 Aston Martin Vantage, 2 Ferrari 296, 2 BMW M4, 2 Corvette Z06, 2 McLaren 720S Evo, 2 Mercedes-AMG (da ex-cliente da Lamborghini, Iron Lynx), 2 Ford Mustang, 2 Lexus RC F e dois Porsche 911, um da Manthey 1ST Phorm e outro da Iron Dames, ex-cliente da Lamborghini no WEC.
Pilotos brasileiros

Além do já conhecido e bem-sucedido Augusto Farfus (BMW M4 #31/WRT/LMGT3), que competiu na temporada passada e se tornou vice-campeão da categoria, teremos um novo representante do Brasil no grid do FIA WEC neste ano: Eduardo Barrichello.
Filho do bicampeão de Stock Car e ex-Fórmula 1, Rubens Barrichello, Dudu, como é conhecido, estreará no Mundial de Endurance na divisão de carros turismo (LMGT3) pela Racing Spirit of Léman, a bordo do Aston Martin Vantage AMR #10.
Vale destacar que o paulista, que correu na Stock Car pela Full Time Sports nos últimos dois anos, ingressa de forma inédita em uma categoria elite da FIA, depois de ganhar experiência na Fórmula 4 norte americana, na USF2000 e na Fórmula Regional Europeia.
Novidades na Hypercar
Aston Martin apresenta seu hipercarro LMH

Depois de 66 anos fora das 24 Horas de Le Mans (desde 1959), a Aston Martin está de volta e pronta para regressar à classe de topo do Endurance Mundial, com dois Valkyrie AMR de especificação LMH, em parceria com a escuderia americana Heart of Racing. O hipercarro de corrida da montadora britânica conta com uma versão modificada do motor V12 Cosworth aspirado de 6,5 litros, que alcança 11.000 rpm e entrega mais de 1.000 cv.
A escalação dos pilotos que correrão pela Aston Martin THOR na classe principal já foi divulgada: os britânicos Harry Tincknell e Tom Gamble dividirão o cockpit do #007, enquanto o #009 estará sob o comando do espanhol Alex Riberas e do dinamarquês Marco Sorensen.
Para as 24 Horas de Le Mans, a dupla do #23 inscrito no IMSA, o britânico Ross Gunn e o canadense Roman De Angelis, se unirão, respectivamente, a Tincknell e Gamble no #007 e a Riberas e Sorensen no #009. Assim, a Aston Martin não colocará um terceiro carro no grid na clássica etapa de 24 horas.
Vale mencionar que o hipercarro da marca com sede em Gaydon, Inglaterra, é o único concorrente inscrito na Hypercar derivado de um veículo de produção. Além disso, o projetista por trás do sucesso da Red Bull Racing e de outras equipes de Fórmula 1, Adrian Newey, foi um dos responsáveis pelo design e concepção do Valkyrie.
Cadillac se une à Hertz Team JOTA

A Cadillac segue para a sua terceira participação no Campeonato Mundial de Endurance com uma nova parceira técnica: a fabricante americana encerrou o contrato com a Chip Ganassi e se fundiu com a equipe britânica Hertz Team JOTA.
Agora, com dois V-Series.R LMDh administrados pela escuderia bicampeã no Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar, a marca com sede em Michigan terá como principal alvo brigar pelo título com a Toyota, Porsche e Ferrari. Ano passado, a Cadillac encerrou a temporada como a sétima colocada entre as fabricantes.
Quanto ao line-up de pilotos, Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens dividirão o V-Series.R #12, enquanto o #38 estará sob os cuidados de Earl Bamber, Sébastien Bourdais e Jenson Button.
Ex-Fórmula 1 ingressa no grid principal

Após se despedir da Fórmula 1 pela segunda vez em sua carreira no final da temporada 2024, Kevin Magnussen foi anunciado como piloto titular da BMW M WRT no V8 Hybrid LMDh #15, como novo parceiro do belga Dries Vanthoor e do suíço Raffaele Marciello. O dinamarquês assumiu o lugar do alemão Marco Wittmann, que competirá integralmente no IMSA.
Este ano não será o primeiro de Magnussen em uma categoria de elite no mundo das corridas de resistência. Em 2021, Kevin competiu na campanha completa do IMSA na divisão principal, no Cadillac DPI V.R da Chip Ganassi Racing, além de correr nas 24 Horas de Le Mans no mesmo ano na LMP2, pela High Class Racing.
Escalação das equipes de fábrica da Hypercar

Presente no grid desde a temporada inaugural (2012), a Toyota Gazoo Racing decidiu manter a escalação bem-sucedida em seus dois GR010. O trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries permanecem no #7, enquanto Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa ficam no carro irmão #8.
Atual vencedora das 24 Horas de Le Mans por duas vezes consecutivas, a Ferrari AF Corse também repetiu os titulares da campanha anterior. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen estarão no cockpit da 499P #50 pelo terceiro ano seguido, o mesmo caso dos ocupantes do carro #51 Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.
Mudanças na Porsche
Diferente da Toyota e da Ferrari, a Porsche Penske Motorsport fez alterações em seu line-up de pilotos: André Lotterer perdeu o lugar para Matt Campbell, que mudou do 963 #5 para o 6#, e contará com a parceria de Kévin Estre e Laurens Vanthoor. Além de Lotterer, Frédéric Makowiecki não estará no grid da montadora alemã, após 11 anos em atividade.
Novato, Julien Andlauer, que competiu pela equipe cliente da Porsche, Proton Competition, será o companheiro de Michael Christensen e do estreante no WEC, Mathieu Jaminet, no 963 #5. Em 2024, Mathieu correu no IMSA pelo time de fábrica da Porsche, e conquistou duas vitórias e cinco pódios, uma adição ao grid valiosa para a marca de Stuttgart, que pretende conquistar os três títulos deste ano.
Vale lembrar que o australiano Matt Campbell e o francês Mathieu Jaminet participarão apenas das corridas mais longas da campanha 2025 do Mundial de Endurance. Claramente, a Porsche adotou a estratégia que a Cadillac introduziu no ano passado, de ter apenas dois pilotos inscritos em cada carro durante a temporada regular.
Demais equipes
Na Alpine, Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi seguem juntos no A424 #35, enquanto Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière perderam seus assentos para o ex-piloto da Porsche, Frédéric Makowiecki, e para Jules Gounon, promovido a titular pela escuderia francesa. Assim, Mick Schumacher terá Makowiecki e Gounon como novos companheiros de equipe no #36.
Além da escalação do V8 Hybrid #15 citada anteriormente, com Magnussen no line-up principal ao lado de Vanthoor e de Marciello, a BMW WRT permanecerá com René Rast, Robin Frijns e Sheldon van der Linde no comando do #20.
Presente na Hypercar desde 2022, a Peugeot TotalEnergies fez algumas mudanças em seus trios: Nico Müller deixou a escuderia francesa e deu lugar a Paul Di Resta, que veio do carro #94 e é o novo parceiro da dupla Mikkel Jensen e Jean-Éric Vergne no 9X8 Evo #93. No outro 9X8, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne terão a companhia do campeão de 2022 da European Le Mans Series na categoria LMP3, Malthe Jakobsen.
A equipe cliente da Ferrari, AF Corse, decidiu manter Robert Kubica e Yifei Ye como titulares no #83, mas trouxe o ex-piloto da Hertz Team JOTA, Philip Hanson, para o time. O britânico assumiu a vaga de Robert Shwartzman, que correrá na temporada completa da Fórmula Indy pela Prema Racing neste ano.
Na Proton Competition, apenas Neel Jani permaneceu na única escuderia cliente da Porsche em 2025. O neerlandês, que ano passado dividiu o 963 #99 com Julien Andlauer e Harry Tincknell, agora contará com o chileno Nicolas Pino e o argentino Nicolas Varrone.
Novidades na LMGT3
O retorno da Mercedes

A Mercedes-AMG fará a sua estreia no WEC a partir dos 1812 km do Catar, além de retornar às 24 Horas de Le Mans após uma ausência de 25 anos. A montadora alemã chega ao Mundial de Endurance com dois LMGT3 a serem administrados pela equipe italiana Iron Lynx, uma das órfãs da Lamborghini.
O line-up de pilotos da escuderia será especial: enquanto Claudio Schiavoni e Matteo Cressoni seguem no #60, o francês Franck Perera foi trocado por Matteo Cairoli, o que formou um trio completamente italiano no Mercedes-AMG amarelo. Vale mencionar que Cairoli assumiu o lugar de Perera na etapa final da temporada passada, no Bahrein, e ajudou a alcançar a quarta posição, o melhor resultado da Iron Lynx em 2024.
Na nova inscrição, com um segundo carro das flechas de prata, o #61 terá o alemão Christian Ried, o belga Maxime Martin e o holandês Lin Hodenius a bordo. Christian ingressa na equipe italiana para competir integralmente no WEC, após participar de duas provas no ano passado e se manter no grid do Mundial de Endurance desde o início (2012).
Maxime subiu ao pódio duas vezes em 2024 com a WRT de LMGT3, escuderia que defendeu ao lado de Ahmad Al Harthy e do multicampeão de MotoGP, Valentino Ross. Menos experiente do trio do #61, Lin correu recentemente na Fórmula 4 e guiará um carro de especificação GT3 de forma inédita e com apenas 18 anos de idade.
Nova escuderia cliente da Aston Martin
Com a saída da D’Station Racing do grid da LMGT3, a Racing Spirit of Léman foi anunciada como a nova equipe parceira da Aston Martin no grid da LMGT3. Ao lado do já mencionado Dudu Barrichello, o francês Valentin Hasse Clot e o americano Derek Deboer são os outros ocupantes do cockpit do Aston Martin Vantage AMR #10.
Importante mencionar que, na campanha 2023 da European Le Mans Series, a escuderia francesa conquistou o título da divisão GT3 em sua estreia com a Aston Martin Racing, o que justifica a escolha da RSL pelo departamento de corridas da montadora britânica como sua representante na classe LMGT3 do FIA WEC.
Dança das cadeiras
Após correrem com uma BMW M4 pela equipe WRT na temporada anterior, o indonésio Sean Gelael e o britânico Darren Leung se juntaram à United Autosports, e dividirão o McLaren 720S Evo #95 da escuderia britânica com o japonês Marino Sato, que permanece no mesmo lugar em relação a 2024.
No outro carro da United Autosports, o #59, o suíço Grégoire Saucy e seu companheiro desde o ano passado, o britânico James Cottingham, receberão o francês Sébastien Baud, que competiu na campanha anterior pela TF Sports no Corvette Z06.R #82 e entrou no lugar do brasileiro Nicolas Costa.
Vale destacar que Baud finalizou no pódio como P3 na última etapa de sua temporada de estreia no FIA WEC, além de ganhar o Goodyear Wingfoot Award nas 6 Horas de Ímola por atingir a média de stint mais rápida no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
Este ano, a equipe Akkodis ASP contará mais uma vez com um bicampeão no Mundial de Endurance e ex-vencedor de Le Mans: José María López. O argentino terá uma dupla completamente nova no Lexus RC F #87: o romeno Petru Umbrarescu e o austríaco Clemens Schmid. No outro Lexus, o RC F #78, o novo trio de pilotos é formado pelo francês Arnold Robin, pelo alemão Finn Gehrsitz e pelo britânico Ben Barnicoat.
Mudanças no Regulamento Esportivo e Técnico
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aprovou em outubro de 2024 algumas mudanças nos regulamentos para melhorar a competição e a experiência dos fãs da categoria master de corridas de resistência.
A partir deste ano, as luzes líderes (que era localizada na lateral dos carros e, ao acender, indicava quando o carro assumia a liderança) serão substituídas por painéis de LED multicoloridos, que exibirão uma variedade de informações para os espectadores.
Outra atualização é quanto ao período de homologação para os carros da Hypercar, que foi estendido até o final da temporada de 2029. Além disso, o tempo mínimo de pilotagem para os pilotos pontuarem nas corridas foi reduzido de 60 para 45 minutos.
Como mencionado anteriormente, a temporada 2025 também trará uma obrigatoriedade quanto ao grid principal: cada fabricante inscrita na Hypercar deve ter dois carros no grid.
Esquema de pontuação do FIA WEC
Corridas de 6 horas:
- 1º – 25 pts
- 2° – 18 pts
- 3º – 15 pts
- 4° – 12 pts
- 5º – 10 pts
- 6° – 8 pts
- 7º – 6 pts
- 8º – 4 pts
- 9º – 2 pts
- 10º – 1 pt
Corridas de 8 e 10 horas:
- 1º – 38 pts
- 2° – 27 pts
- 3º – 23 pts
- 4° – 18 pts
- 5º – 15 pts
- 6° – 12 pts
- 7º – 9 pts
- 8º – 6 pts
- 9º – 3 pts
- 10º – 2 pt
24 Horas de Le Mans:
- 1º – 50 pts
- 2° – 36 pts
- 3º – 30 pts
- 4° – 24 pts
- 5º – 20 pts
- 6° – 16 pts
- 7º – 12 pts
- 8º – 8 pts
- 9º – 4 pts
- 10º – 2 pts
- 1 ponto para cada participante que cruzar a linha de chegada a partir da 11ª posição.

Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Adonai é jornalista parceiro pelo Tomada de Tempo