Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP de...

FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP de Abu Dhabi – 2024

127
(Foto: Sam Bloxham/LAT Images/McLaren Media Centre)
Última prova da temporada mostrou McLaren no topo, ótima recuperação de Leclerc, boa despedida de Hamilton da Mercedes e caos para a Red Bull na primeira volta.

A Fórmula 1 realizou ontem (08) o Grande Prêmio de Abu Dhabi, a vigésima quarta e a etapa final da campanha 2024, que aconteceu no Circuito de Yas Marina, localizado a leste da capital do país do Oriente Médio.

O vencedor da corrida foi Lando Norris, que largou na pole, liderou o pelotão de forma ininterrupta e manteve a posição até o agitar da bandeira quadriculada, seguido de Carlos Sainz e de Charles Leclerc. O parceiro de Norris, Oscar Piastri, concluiu na P10, após rodar logo após a largada, depois de receber um toque de Max Verstappen e cair para último.

O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da Fórmula 1, foi Leclerc que, após largar da P19 (devido a uma penalidade de -10 posições no grid inicial por trocar a bateria de seu SF-24 pela terceira vez), escalou um total de 16 colocações e terminou em terceiro, no pódio. A volta mais rápida ficou com Kevin Magnussen, que cravou 1:25.637s na penúltima volta (57/58).

Vale mencionar que, ao provocar um incidente que quebrou a suspensão dianteira direita de seu carro por bater em Kevin Magnussen na volta 31/58, Valtteri Bottas foi punido em -5 colocações no grid, para servir na próxima etapa da Fórmula 1 que o finlandês disputar. Porém, Bottas ficou sem carro para 2025, ao perder o lugar para o brasileiro Gabriel Bortoleto. Assim, de forma curiosa, não se sabe quando Valtteri pagará a penalidade.

Importante destacar que os pilotos Liam Lawson e Franco Colapinto, que competiram em, respectivamente, seis e nove GPs de Fórmula 1 na temporada 2024, se despedem da categoria, já que não possuem contrato como titulares para o ano que vem. Lawson entrou na Visa Cash App RB no lugar de Daniel Ricciardo a partir do GP dos Estados Unidos, enquanto Colapinto assumiu o assento de Logan Sargeant do GP da Itália até Abu Dhabi.

Assim como Bottas, Lawson e Colapinto também se despediram de suas equipes de forma embaraçosa, ao não receberem a bandeirada final. Apesar disso, Liam é um dos favoritos a assumir o posto de companheiro de Max Verstappen no ano que vem na Red Bull Racing, no lugar de Sergio Perez, que ficou muito atrás do atual tetracampeão neste ano e pode ser demitido nos próximos dias.

McLaren campeã
(Foto: Glenn Dunbar/McLaren Media Centre)

Com a vitória de Lando Norris e a décima colocação de Oscar Piastri em Abu Dhabi, a McLaren conquistou o título do Campeonato de Construtores, o nono de sua história na Fórmula 1 e o primeiro nos anos 2000. Dessa forma, a escuderia britânica encerrou a hegemonia da Red Bull, que levou o caneco nos dois anos anteriores.

Análise de desempenho
Mercedes

Em um GP especial, com a despedida de Lewis Hamilton da equipe (correrá pela Scuderia Ferrari a partir de 2025), a Mercedes-AMG encerrou a campanha 2024 com um bom resultado, a um degrau do pódio.

O heptacampeão fez bonito para a escuderia das flechas de prata, ao ver o apagar das luzes da P16, escalar 11 posições e ganhar a P4 do parceiro, George Russell, nas últimas curvas da volta final. Por isso, o britânico e conterrâneo de Hamilton precisou se contentar com o quinto lugar, uma boa dobradinha conclusão para a Mercedes.

Red Bull

A RBR passou dificuldades em Abu Dhabi, ao sofrer contratempos e finalizar com apenas um carro na zona de pontos. Após a largada, ao tentar forçar uma ultrapassagem por dentro em Oscar Piastri na curva 1, Max Verstappen tocou sua roda dianteira direita na roda traseira esquerda do australiano, o que fez o belga-holandês rodar em 360º e perder várias posições. No decorrer da disputa, o tetracampeão conseguiu se recuperar aos poucos, até alcançar a P6, dois lugares atrás em relação ao slot de origem (P4).

No outro carro da Red Bull, Sergio Perez também rodou na volta de abertura, ao receber um toque de Valtteri Bottas. Devido ao contato, Perez precisou abandonar a corrida de forma precoce, o que complicou ainda mais a situação do mexicano e diminuiu suas chances de permanecer na escuderia de energéticos para a próxima temporada.

Alpine

Na BWT Alpine, o experiente na equipe, Pierre Gasly, foi o único a garantir pontos, e encerrou a rodada 2024 de forma positiva. Depois de largar da P5, o francês de 28 anos fez uma boa corrida e garantiu a P7, uma boa maneira de concluir a sua segunda campanha na Alpine.

Por outro lado, o novato que assumiu a vaga de Esteban Ocon, o australiano Jack Doohan, não passou da primeira fase da qualificação (Q1) e viu as luzes se apagarem da P20 (último). Esta foi uma performance dentro do esperado de Doohan, já que poucos estreantes conseguem alcançar pontos na estreia. No fim, a Alpine superou a Haas e conquistou o sexto lugar na classificação final de construtores.

Haas

A MoneyGram Haas conseguiu um lugar na zona de pontuação em Yas Marina, pela terceira etapa consecutiva. O herói da equipe nesta temporada, Nico Hulkenberg, se despediu da escuderia americana de forma positiva, ao conquistar a P8, depois de largar uma posição abaixo, em sétimo.

O companheiro de Hulkenberg, Kevin Magnussen, não se saiu bem em seu segundo GP de despedida do grid titular da Fórmula 1. Ao iniciar a disputa na P14, o dinamarquês terminou fora do top 10, principalmente por conta do contato gerado por Valtteri Bottas, que o atrasou ainda mais e o fez cruzar a linha de chegada na P16. Mesmo assim, a Haas garantiu a P7 no Campeonato de Construtores, a segunda melhor colocação na tabela final da história da equipe de Gene Haas.

Aston Martin

Assim como a Red Bull, a Alpine e a Haas, a Aston Martin concluiu a prova de encerramento do calendário 2024 com apenas um de seus carros na zona dos dez primeiros colocados. O bicampeão Fernando Alonso foi o motivo de celebração da equipe, ao ver o apagar das luzes da P8 e receber a bandeira quadriculada na P9.

No outro AMR24, Lance Stroll largou da P13, mas não converteu a posição de origem em pontos, ao concluir na P14, cinco degraus abaixo do companheiro de equipe, Alonso.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que saíram do Grande Prêmio de Abu Dhabi zeradas foram a Williams Racing, Visa Cash App RB e Stake Kick Sauber.

Importante destacar que Valtteri Bottas se despede da Fórmula 1 como titular de forma decepcionante, ao ser um dos pilotos que abandonaram o GP, assim como Liam Lawson, que não cruzou a linha de chegada (por conta de uma má fixação na roda dianteira esquerda de seu carro depois de um pit stop) e Franco Colapinto (vítima de um contato de Oscar Piastri em sua traseira).

Top 10 final do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 437 pts (CAMPEÃO)

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 374 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 356 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 292 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 290 pts

6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG Petronas) – 245 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG Petronas) – 223 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 152 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 70 pts

10 – Pierre Gasly #10 (BWT Alpine) – 42 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 666 pts (CAMPEÃ)

2 – Scuderia Ferrari HP – 652 pts

3 – Red Bull Racing – 589 pts

4 – Mercedes-AMG Petronas – 468 pts

5 – Aston Martin Aramco – 94 pts

6 – Alpine F1 Team – 65 pts

7 – Haas F1 Team – 58 pts

8 – Visa Cash App RB – 46 pts

9 – Williams Racing – 17 pts

10 – Kick Sauber – 4 pts

A Fórmula 1 retornará no dia 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália, a etapa de abertura da temporada 2025.