Início Destaque FÓRMULA E – Tudo o que você precisa saber antes da temporada...

FÓRMULA E – Tudo o que você precisa saber antes da temporada 2024/2025 começar

150
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)
Saiba o que a nova rodada da categoria elétrica traz de novidades, além do que rolou nos testes pré-temporada.

A Fórmula E retorna no próximo final de semana (06 e 07) para dar o apagar das luzes inicial da temporada 2024/2025 com o E-Prix de São Paulo, que acontecerá no Circuito improvisado no Sambódromo do Anhembi, em Santana, bairro da zona norte da capital paulista.

Como de costume, este ano traz mudanças quanto ao grid, no calendário e na competição, principalmente com a estreia do Gen3 Evo, o carro de terceira geração atualizado e ainda mais veloz. Confira abaixo tudo o que a décima primeira campanha da F-E reserva para os fãs do automobilismo elétrico.

Calendário
(Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O calendário 2024/2025 contará com 16 etapas, o que inclui seis rodadas duplas e passagens por dez países e cinco continentes. De forma inédita desde a estreia da prova em 2022/2023, a Fórmula E iniciará a temporada com o E-Prix de São Paulo, no próximo sábado (7), e será a única corrida deste mês.

Vale mencionar também que é a primeira vez desde a rodada 2020/2021, que a data da primeira disputa é antes de janeiro, e traz de volta o formato tradicional de programação da classe de começar em dezembro e terminar no meio do ano seguinte.

Depois do Brasil, a F-E seguirá para o México, no dia 11 de janeiro, para realizar o E-Prix da Cidade do México, evento que deu o apagar das luzes inicial nas duas campanhas anteriores. Vale destacar que o E-P mexicano é o único evento preparado para janeiro.

No mês seguinte, nos dias 14 e 15, a categoria seguirá para a Arábia Saudita, para concretizar a estreia da rodada dupla do E-Prix de Jeddah, no Circuito Jeddah Corniche, utilizado pela Fórmula 1 desde 2021. Importante frisar que o layout da pista será o mesmo em que a categoria mais alta do automobilismo corre.

O retorno de Miami
(Foto: Adam Warner/LAT Images/Fórmula E)

Sem atividades para março, a Fórmula E estará de volta no dia 12 de abril com o E-Prix de Miami, que estreou na rodada inaugural da categoria (2014/2015) e retorna dez anos depois como a única passagem pelos Estados Unidos do calendário. Os rounds 6 e 7 serão a rodada dupla do E-Prix de Mônaco, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio. Duas semanas depois, 17 e 18, haverá outra disputa dividida em duas: o E-Prix de Tóquio, que estreou na campanha anterior como uma prova simples.

As etapas 10 e 11 também ocorrerão na Ásia, com a rodada dupla do E-Prix de Xangai, marcada para os dias 31 de maio e 1º de junho, no Circuito Internacional de Xangai, outra pista utilizada pela Fórmula 1. Ainda na Ásia, o 12º round será o E-Prix de Jacarta, no dia 21 de junho, que retorna após ter ficado de fora do calendário 2023/2024.

Em julho, a classe elétrica da FIA realizará as duas etapas duplas finais de 2024/2025. Nos dias 12 e 13 (mesma data das 6 Horas de São Paulo do WEC), o tradicional E-Prix de Berlim, no Circuito de Berlim Tempelhof, enquanto a grande final, o E-Prix de Londres, ocorrerá duas semanas depois.

Equipes e pilotos

Para a 11ª temporada da Fórmula E, estão inscritas 11 equipes e 22 pilotos. A seguir, conheça os competidores, em ordem alfabética de escuderias.

Andretti
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A Andretti é uma das escuderias a ingressar na campanha 2024/2025 com uma mudança em seu line-up: o francês Norman Nato foi substituído pelo suíço Nico Müller, que correu pela ABT na última temporada. Müller se une ao britânico Jake Dennis, e terá um desafio nas mãos: se manter próximo ao campeão no decorrer das 16 etapas do itinerário.

A demissão de Nato já era esperada, pois o piloto de 32 anos terminou como o 15º colocado na classificação geral de pilotos, 8 degraus abaixo de Jake Dennis, e foi responsável por apenas 47 de 169 pontos da Andretti em 2023/2024.

Número dos pilotos:

Jake Dennis – #27

Nico Müller – #51

DS PENSKE
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A DS PENSKE também mexeu em sua escalação de titulares para a nova temporada, e trouxe o alemão Maximiliam Günther a bordo, no lugar de Stoffel Vandoorne. O piloto belga não acompanhou a consistência de resultados do bicampeão Jean-Éric Vergne em 2023/2024, e acumulou menos da metade da pontuação do francês no campeonato.

Como o novo companheiro de Vergne, Günther, que competiu pela Maserati MSG Racing nas duas últimas campanhas, tem nas mãos a chance de mostrar que pode levar a DS a ocupar o topo do pódio, o que não aconteceu na temporada anterior. Esse desafio não é nada impossível para Max, principalmente depois do alemão vencer o E-Prix de Tóquio com um carro inferior (Maserati).

Número dos pilotos:

Jean-Éric Vergne – #25

Maximiliam Günther – #7

Envision Racing
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A Envision Racing decidiu manter a sua dupla de pilotos de 2023/2024 para a nova campanha: Robins Frijns e Sébastien Buemi. O primeiro mencionado é o competidor que mais defendeu a equipe desde a sua primeira aparição pela Envision em 2018/2019. A única vez que o neerlandês usou o uniforme de outra escuderia foi na rodada 2022/2023, quando completou o line-up da ABT CUPRA.

O parceiro de Robin, o campeão Sébastien Buemi, ingressou na equipe com sede em Silverstone, Inglaterra, em 2022/2023, ao deixar a estrutura da e.dams (adquirida pela Nissan em 2022), pra quem correu por oito temporadas consecutivas.

Número dos pilotos:

Robin Frijns – #4

Sébastien Buemi – #16

Jaguar TCS Racing
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

Assim como a Envision, a Jaguar TCS Racing se mostrou satisfeita com seu último line-up de pilotos, e anunciou a permanência do atual vice-campeão, Mitch Evans, e de Nick Cassidy para a 11º rodada da Fórmula E.

Em 2023/2024, a dupla possibilitou a conquista dos títulos do Campeonato de Equipes e o de Fabricantes pela escuderia britânica, o que demonstra como Evans e Cassidy apresentaram consistentes e satisfatórios resultados para a Jaguar.

Ao ficar com apenas seis pontos de desvantagem em relação ao atual campeão Pascal Wehrlein na tabela, Mitch terá como objetivo principal superar o alemão da Porsche e se tornar o novo campeão da classe elétrica da FIA.

Número dos pilotos:

Mitch Evans – #9

Nick Cassidy – #37

Kiro Race Co
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

Antes chamada ERT, a agora Kiro Race Co é a nova roupagem da escuderia chinesa que faz parte do grid da categoria desde 2014/2015. Comprada por uma empresa americana de investimentos em outubro, The Forest Road Company, a ERT não mudou apenas de nome: a nova estrutura entra na temporada 2024/2025 com uma parceria técnica com a Porsche, e receberá trens-de-força da fabricante alemã.

Esse é um passo monumental para a equipe agora baseada em Silverstone, pois o trem-de-força da Porsche levou o time de fábrica e um cliente (Andretti) a conquistar o Campeonato de Pilotos das duas últimas campanhas, com Jake Dennis e Pascal Wehrlein, respectivamente.

Os pilotos que defenderão a Kiro Race Co foram apresentados oficialmente nesta segunda-feira (02): o britânico Dan Ticktum e o alemão David Beckmann. Ticktum faz parte da formação desde 2021/2022 e disputa o seu quarto período na Fórmula E. Já Beckmann, estreia como titular na classe 100% eletrificada, no lugar do brasileiro Sergio Sette Camara.

Anteriormente, David era piloto de testes e reserva da Andretti e da Porsche, e correu na rodada dupla do E-Prix de Jacarta de 2022/2023, pela Andretti, mas obteve resultados decepcionantes, ao finalizar em 16º na primeira etapa e não concluir a corrida do dia seguinte.

Número dos pilotos:

Dan Ticktum – #33

David Beckmann – #3

Lola Yamaha ABT
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A Kiro Race Co não é a única “cara nova” no grid de equipes da rodada 2024/2025 da F-E: a nova parceria da ABT também mistura o passado com um novo tempo. Deste ano em diante, a escuderia alemã passa a se chamar Lola Yamaha ABT, e apresenta suas novas parceiras técnicas.

Enquanto a construtora de carros de corrida, Lola Cars (que competiu na Fórmula Indy e até na Fórmula 1), se junta à fabricante de motores japonesa Yamaha para mover o Gen3 Evo amarelo e azul, a ABT deixará de utilizar trens-de-força da CUPRA e cuidará da parte operacional da equipe na Fórmula E.

Na pista, a equipe contará novamente com o brasileiro Lucas Di Grassi e o barbadiano Zane Maloney. Di Grassi é o piloto que mais defendeu a ABT na história e conquistou o título de campeão em 2016/2017 pela preparadora alemã.

Já Maloney, é um dos estreantes do novo grid, mas foi piloto de testes e reserva da Andretti. Isso significa que o automobilista de 21 anos já está familiarizado com o carro da Fórmula E, principalmente depois de participar dos testes pré-temporada, realizados em novembro.

Número dos pilotos:

Lucas Di Grassi – #11

Zane Maloney – #22

Mahindra Racing
(Foto: Sam Bagnall/LAT Images/Fórmula E)

Da mesma forma que a Envision e a Jaguar, a Mahindra Racing não trouxe alterações em sua escalação de titulares para a rodada 11, e segue com o suíço Edoardo Mortara e o neerlandês Nyck De Vries no line-up. Em 2023/2024, a dupla entregou o que podia com o carro da escuderia indiana, que demonstra um ritmo fraco nas corridas desde sempre.

No final de uma campanha conturbada e com poucos pontos positivos, Mortara e De Vries terminaram na P16 e na P18 no Campeonato de Pilotos, respectivamente. Os competidores foram capaz de, pelo menos, manter a Mahindra acima da ERT (que foi a pior equipe do grid), o que justifica a permanência de Edoardo e Nyck.

Número dos pilotos:

Edoardo Mortara – #48

Nyck De Vries – #21

Maserati MSG Racing
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A Maserati retorna para mais uma temporada com uma mudança completa no seu line-up titular. Com a ida de Max Günther para a DS PENSKE e após a demissão do indiano Jehan Daruvala por baixo desempenho, a escuderia monegasca dá as boas vindas ao britânico Jake Hughes e ao belga Stoffel Vandoorne.

Em termos de competir pelo campeonato, a escolha de Vandoorne para defender a Maserati MSG Racing a partir do E-Prix de São Paulo é um retrocesso, pois o campeão de 2021/2022 tinha um bom carro na DS, mas não conseguiu aproveitá-lo ao máximo, como comentado anteriormente.

Por outro lado, em sua passagem pela McLaren nas duas rodadas anteriores, Jake superou seu primeiro companheiro, René Rast, e marcou o mesmo número de pontos de Sam Bird no campeonato. Assim, Hughes é o único da dupla com mais chances de gerar bons resultados para a Maserati.

Número dos pilotos:

Jake Hughes – #55

Stoffel Vandoorne – #2

NEOM McLaren
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A McLaren decidiu misturar a experiência com a nova geração de pilotos, ao anunciar a renovação do contrato do britânico Sam Bird e a contratação do novato e conterrâneo de Bird, Taylor Barnard. Sam faz parte do grid da Fórmula E desde a temporada inaugural, e segue para a sua segunda campanha na escuderia britânica.

No caso de Barnard, o automobilista de 20 anos fez sua estreia no E-Prix de Mônaco deste ano, ao substituir Bird, que fraturou a mão em um incidente no Treino Livre 1. Na etapa seguinte, a rodada dupla do E-Prix de Berlim, Taylor surpreendeu, ao finalizar no top 10 nas duas corridas e se tornar o piloto mais jovem a pontuar em um E-Prix de Fórmula E. Claramente, esses resultados garantiram a vaga de Taylor na equipe para 2024/2025.

Número dos pilotos:

Sam Bird – #8

Taylor Barnard – #5

Nissan
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A Nissan entra em mais na próxima campanha da classe eletrificada com apenas uma mudança na escalação, ao manter o Oliver Rowland e trazer de volta o francês Norman Nato, para assumir o lugar do compatriota Sacha Fenestraz, que entregou apenas 26 dos 182 pontos da escuderia em 2023/2024.

Manter Rowland no e-4ORCE 05 foi um movimento óbvio, pois o britânico carregou a Nissan nas costas e muito bem, ao levá-la para a quarta colocação na tabela de equipes e garantir duas vitórias e cinco pódios neste ano. Sem a ajuda de Fenestraz, a escuderia com sede em Paris, França, contou com apenas um carro e, para esse inconveniente não ocorrer novamente, ela trouxe de volta um piloto que usou o uniforme e não decepcionou.

Nato correu pela Nissan em 2022/2023 e a manteve acima das equipes de fundo na classificação. Este ano, chegou a concluir no pódio na segunda corrida de Xangai e não há dúvidas de que Norman se sairá melhor que Sacha na 11ª campanha da Fórmula E.

Número dos pilotos:

Oliver Rowland – #23

Norman Nato – #17

TAG Heuer Porsche
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

A TAG Heuer Porsche ingressa em sua sexta temporada na categoria com a mesma dupla de pilotos que utiliza desde 2022/2023: o alemão Pascal Wehrlein e o português António Félix da Costa. Por outro lado, houve alteração na pintura: o vermelho saiu de cena para dar lugar a cor roxa.

Atual campeão de F-E, Wehrlein seguirá em busca de mais um título, enquanto o também dono de um caneco, Da Costa, terá como objetivo se aproximar mais do companheiro e ajudar a Porsche a garantir os títulos de equipes e de fabricantes da rodada 2024/2025.

Número dos pilotos:

Pascal Wehrlein – #1

António Félix da Costa – #13

Novidades

O novo Gen3

(Foto: Fórmula E/Divulgação)

A grande novidade para a décima primeira temporada da Fórmula E é a estreia do novo carro de terceira geração: o Gen3 Evo. A versão atualizada do monoposto movido exclusivamente a eletricidade é mais veloz e eficiente que o antecessor.

De forma incrível, o novo Gen3 vai de 0 a 100km/h em apenas 1,86s, 30% mais rápido que um Fórmula 1 atual. Outra mudança significativa ocorreu na tração: a força motriz, antes gerada no eixo traseiro, passa a ser integral (AWD).

Uma mudança na composição dos pneus Hankook também possibilitaram um ganho de aderência de 5 a 10% e, assim como a tração nas quatro rodas, tornam a condução mais fácil para os pilotos, principalmente sobre pista molhada.

A carroceria também foi aprimorada, ao se tornar mais fina e robusta; isso melhora a parte aerodinâmica do carro, ao reduzir o arrasto, o que, consequentemente, aumenta a velocidade máxima nas retas. O Gen3 Evo é capaz de alcançar mais de 320 km/h e conta com uma potência de 350 kW, o equivalente a 470 cv.

Resumo dos testes pré-temporada
(Foto: Simon Galloway/LAT Images for Formula E)

Inicialmente programado para acontecer no Circuito Ricardo Tormo, os testes pré-temporada da campanha 2024/2025 da Fórmula E ocorreram no Circuito de Jarama, em Madri, devido às inundações que atingiram a cidade de Valência no mês passado.

Entre os dias 5 e 7 de novembro, as 11 equipes e 22 pilotos do grid completaram centenas de voltas em Jarama, como preparação para a nova temporada. No total, seis sessões e uma corrida teste foram realizadas, além de um inédito e exclusivo teste de pilotos femininas, no dia 8.

Na primeira sessão, António Félix da Costa foi o mais rápido, ao cravar 1:29.220s, à frente de Jake Dennis e Max Gunther. Na segunda, Jake Hughes terminou no topo da tabela de tempos, com 1:28.604s, seguido de Dennis e Ticktum. A terceira fase de testes foi dominada por Günther, que marcou 1:28.408s. Dan Ticktum e Jean-Éric Vergne completaram o top 3.

Na sessão 4, David Beckmann levou a Kiro Race Co ao topo, com 1:27.755s, seguido de Pascal Wehrlein e Da Costa. Na corrida, Wehrlein levou a melhor, com António e Nick Cassidy logo atrás na P2 e P3, respectivamente.

Nyck De Vries, Mitch Evans e Edoardo Mortara ocuparam as primeiras posições no teste de número 5, enquanto o sexto e último teste foi dominado por Evans, que cravou 1:27.461s, o menor tempo dos três dias em Jarama.

Diante do que foi visto em Madri, a Jaguar e a Porsche serão as equipes favoritas aos três títulos, enquanto a Kiro Race Co promete apagar o passado como lanterna para alcançar o pelotão intermediário.

Transmissão

A décima primeira temporada da Fórmula E terá transmissão ao vivo pelo canal BandSports na TV e, no streaming, pelo BandPlay.