Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de Las Vegas – 2024

62
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida noturna na avenida mais famosa da Cidade do Pecado.

A Fórmula 1 retorna às pistas neste final de semana (21 a 24) para realizar a estreia do Grande Prêmio de Las Vegas, a vigésima segunda etapa da temporada, que acontecerá no circuito urbano improvisado na Las Vegas Strip, principal avenida da cidade localizada em Nevada, estado ao norte dos Estados Unidos.

Essa será a terceira e última disputa do calendário na terra do Tio Sam, depois de Miami, no início do ano, e em Austin. Assim, o GP deste fim de semana será a terceira corrida em casa para a equipe Haas. Las Vegas também abre uma rodada tripla que encerrará a campanha 2024 da categoria, antes das provas no Catar e em Abu Dhabi.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP americano, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição, o top 10 do Campeonato de Pilotos e a matemática para o título antecipado de Max Verstappen.

McLaren (593 pts)
(Foto: Andrew Ferraro/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Foi bom estar de volta ao MTC [McLaren Technologhy Centre) com a equipe antes das últimas três corridas do ano. Passei um tempo me preparando no simulador com meus engenheiros. Todos estão motivados e prontos para dar tudo de si na luta pelos dois campeonatos.

Estaremos sob as luzes em Las Vegas. Pilotar pela Strip é muito legal, e estou ansioso para correr lá com o MCL38. Tivemos um bom carro este ano e o grid está incrivelmente forte, então mal posso esperar para ver o que podemos fazer neste fim de semana.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para correr em Las Vegas e começar uma importante rodada tripla. Estamos trabalhando duro para manter nossa liderança no Campeonato de Construtores e terminar a temporada com fortes resultados.

O objetivo é ir até o fim para mais vitórias e pódios antes do encerramento da temporada. Há muito trabalho duro e determinação dentro da equipe e estou extremamente motivado para garantir mais sucesso nesta última parte da temporada.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Após uma movimentada rodada tripla nas Américas, agora seguimos para Las Vegas. Esta é a primeira corrida das três últimas provas da temporada e uma das mais desafiadoras. Como esperado, o grid continua incrivelmente competitivo, mas temos um carro forte e uma equipe que trabalhou duro durante todo o ano para nos colocar em uma ótima posição.

Esta é a reta final para terminar o nosso trabalho de 2024. Estamos mantendo o foco, pois sabemos que o trabalho duro ainda não acabou. Cada ponto conta e a equipe está motivada para garantir que estamos executando uma boa corrida e fornecendo aos pilotos o melhor pacote possível.”

Scuderia Ferrari HP (557 pts)
(Foto: Florent Gooden/DPPI)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Chegou a hora do confronto triplo final para decidir o resultado desta temporada muito movimentada. Os últimos três GPs envolvem corridas noturnas em locais desérticos: começamos em Las Vegas, em um circuito de rua muito rápido com poucas curvas, várias delas com ângulo de 90 graus.

“No entanto, ainda há muitas variáveis ​​interessantes, começando com a temperatura, que cai consideravelmente à noite. Isso significa que colocar os pneus na janela operacional correta para a qualificação e a corrida será particularmente importante. É apenas a segunda vez que corremos neste local e podemos esperar um grande show, ainda melhor do que o da temporada passada, que já iluminou intensamente a Fórmula 1.

“De nossa parte, pretendemos lutar na frente, assim como fizemos no ano passado: sabemos que temos potencial para sair com um resultado forte, desde que garantamos que estamos no auge da nossa performance. Nós nos preparamos bem na fábrica e Charles, Carlos e toda a equipe puderam aproveitar uma pausa muito curta, determinados e prontos para correr novamente. Estamos confiantes e temos como foco manter viva a luta pelo título de Construtores.

Oracle Red Bull Racing (544 pts)
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:O Brasil foi uma corrida incrível para nós e um momento muito especial para mim e para todos na garagem e na fábrica. Foi ótimo nos ver de volta à forma que estávamos antes; a equipe fez um trabalho incrível e esperamos continuar assim nas próximas corridas.

Vegas é o início da última rodada tripla do ano, então esta é a reta final para todos. Tivemos um bom desempenho aqui no ano passado e é um circuito muito rápido, com longas retas e muitas oportunidades de ultrapassagem. Mais uma vez, as temperaturas parecem muito baixas, então administrar bem os pneus será crucial. Estamos ansiosos por essas últimas etapas da temporada.”

Sergio Perez #11:Estamos chegando a um fim de semana muito importante para a equipe. A corrida em Las Vegas do ano passado era desconhecida e estávamos em temperaturas em que normalmente nunca corremos. Quase não tínhamos dados em 2023, então este ano estamos abordando este circuito de rua com muito mais informações e compreensão.

Para mim, é uma pista que eu gosto, gosto da experiência urbana, com as paredes bem fechadas e nada se compara a pilotar pela The Strip ou em direção à Sphere e vê-los se levantarem sobre você. Tenho trabalhado com a equipe e sinto que São Paulo foi muito mais competitivo do que conseguimos mostrar, então vamos juntar tudo para os últimos três GPs.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (382 pts)
(Foto: Steven Tee/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Estamos animados com nosso retorno a Las Vegas; a categoria deu um show incrível no ano passado e a visão dos carros de Fórmula 1 correndo na Strip à noite foi um dos destaques da temporada.

O circuito e as condições ambientais proporcionaram um desafio fascinante tanto para os pilotos quanto para as equipes, além de criar corridas emocionantes e um Grande Prêmio cativante. Tenho certeza de que o evento deste ano será um sucesso ainda maior e aproveitará o crescimento, o interesse e o sucesso contínuos do nosso esporte nos EUA.

Vamos para Las Vegas prontos para as provas finais da temporada. Estamos focados em terminar este ano da forma mais forte possível e fornecer mais alguns destaques ao encerrarmos 2024. Queremos concluir a nossa incrível jornada com Lewis em alta e criar impulso para 2025.”

Aston Martin Aramco (86 pts)
(Foto: Lubomir Asenov/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (49 pts)
(Foto: Marian Chytka/MCH Photo/Media Alpine Cars)

Esteban Ocon #31: “Estamos voltando para Las Vegas pelo segundo ano e estou realmente ansioso por isso. Tivemos um ótimo resultado lá na temporada passada, passando de 16º no grid para quarto na bandeira quadriculada. O circuito é incrível de pilotar, com todos os pilotos trabalhando a todo vapor em uma alta porcentagem de cada volta.

Correr pelo coração da cidade é uma sensação como nenhuma outra. Há corridas noturnas sob as luzes e depois há uma disputa noturna sob as luzes de Las Vegas. O objetivo será manter o ritmo de São Paulo e maximizar o final de semana para manter a sexta posição no Campeonato de Construtores.”

Pierre Gasly #10:É realmente emocionante voltar para Las Vegas. A batalha pelo campeonato continua acirrada pela P6 e queremos manter a nossa posição, por isso precisamos ter certeza de que executaremos tudo da melhor maneira possível. Provamos que podemos nos qualificar bem e lutar por pontos nas corridas e esse é o nosso objetivo em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi.

No ano passado nos qualificamos bem em Las Vegas, mas a competição foi difícil para o meu lado da garagem, especialmente com a gestão dos pneus. O início tardio das sessões e o tempo mais frio tornam a prova complicada para o aquecimento dos compostos, o que será interessante novamente, mas devo dizer que me diverti muito percorrendo o circuito no ano passado. Estou ansioso por mais do mesmo desta vez e estamos de olho em mais um bom desempenho.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (46 pts)
(Foto: Andrew Ferraro/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Gosto muito de circuitos de rua e Las Vegas é um local de provas muito legal. Há muitos trechos de alta velocidade, talvez não tão técnic, mas você vai bem rápido nas curvas nessas ruas e isso é emocionante. Não há dúvida de que quando você corre na pista e vê Vegas tão claramente, é uma sensação legal. Ainda é uma programação difícil, é uma corrida tarde da noite, então toda a programação muda para o final da noite e isso muda muito nossa rotina.”

Nico Hulkenberg #27:Estamos prestes a entrar nas últimas três corridas e, claro, queremos recuperar a P6 no Campeonato de Construtores para terminar esta temporada em alta. A primeira parada, Las Vegas, é realmente uma pista única com um cenário que não pode ser batido, é uma vibração muito diferente para a F1. Estou ansioso por este fim de semana e vou colocar tudo no vermelho desta vez.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):O Grande Prêmio de Las Vegas oferece um desafio muito único por vários motivos. Semelhante a Baku, é um circuito de rua com curvas de baixa velocidade e uma reta muito longa. O que é muito diferente de Baku é a temperatura. É muito frio, portanto, é desafiador gerenciar os pneus em particular. No ano passado, houve vários incidentes em Vegas, então precisamos ficar atentos e aproveitar todas as oportunidades que tivermos para marcar pontos.”

Visa Cash App RB (44 pts)
(Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:A pausa um pouco mais longa desde o Brasil significa que tive algumas sessões de simulador para me preparar para esta última rodada tripla da temporada. Las Vegas é uma pista incomum, muito longa para um circuito de rua, com curvas lentas, então a configuração do carro é um compromisso entre ter downforce e boa tração nas saídas das curvas, enquanto também não tem tanto arrasto que afeta sua velocidade máxima nas retas muito rápidas.

Fica muito frio à noite, então um dos principais desafios é manter os freios e pneus na janela operacional correta em um longo trecho da corrida e também em uma volta rápida na qualificação. No ano passado, houve muita atividade fora da pista envolvendo os pilotos, então estou interessado em ver o que os organizadores planejaram para nós desta vez.”

Liam Lawson #30:Mal posso esperar para correr em Vegas, é um lugar icônico, com uma pista muito única. Parece bem complicado com muitas zonas de frenagem combinadas em alguns lugares. É uma pista rápida; obviamente, percorremos o traçado em uma reta muito longa, o que permite algumas ultrapassagens.

Parece que as condições serão bem frias, semelhantes às do ano passado, então será um desafio com certeza, mas estou super animado para correr sob as luzes. Eu estava lá ano passado assistindo e desejando estar correndo, então é uma sensação emocionante entrar na semana sabendo que estarei no carro desta vez.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (17 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Não é nenhuma surpresa que essas últimas três semanas tenham sido difíceis para nós. Mas há muitos pontos positivos que podemos tirar do Brasil e levar para as nossas três corridas restantes, começando com Vegas. Temos uma oportunidade incrível de voltar a lutar por pontos e nos recuperar de um dos fins de semana mais difíceis que já vivemos na Williams durante meu tempo aqui.

Podemos mostrar ao mundo e aos nossos rivais o quão fortes somos como equipe e do que somos capazes, não apenas nas próximas três corridas, mas também no futuro. Estou mais motivado e determinado do que nunca; quero retribuir e mostrar minha gratidão por todo o trabalho duro da Williams Racing lutando por pontos em Vegas. Esta será nossa melhor oportunidade de fazer isso, então vamos ver o que podemos alcançar.”

Franco Colapinto #43:O Brasil foi um momento difícil para a equipe e não era algo que esperávamos, mas isso faz parte do automobilismo. Há muito o que aproveitar do fim de semana que não só me ajuda a crescer como piloto, mas também como pessoa. Agora é a hora de mostrar nossa resiliência e nos recuperarmos juntos durante as três últimas corridas da temporada.

Todos na fábrica fizeram um grande esforço, dando o máximo de si para que estivéssemos na melhor posição possível para terminar a temporada. Estou apenas em seis provas, mas tenho muita confiança nesta equipe e nas pessoas ao meu redor. Ainda temos três oportunidades restantes para lutar por pontos, começando por Las Vegas. Continuaremos nos esforçando o máximo que pudermos até a bandeira quadriculada em Abu Dhabi, pois tudo é possível.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Lubomir Asenov/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Ser minha última rodada tripla pela equipe faz deste um momento especial, mas significará uma motivação ainda maior para ser ainda mais competitivo. Vegas teve um ótimo ambiente no ano passado e a corrida foi bastante emocionante, por isso estou ansioso por este fim de semana.

A pista é mais complicada do que parece no papel e a baixa aderência e temperaturas trazem os seus próprios desafios, por isso é um fim de semana que pode misturar um pouco as coisas. Fizemos algumas melhorias decentes no Brasil, especialmente no que diz respeito à qualificação, já que ultrapassamos o limite do Q2 tanto na Sprint quanto na qualificação principal, o que nos deu um impulso de confiança.

Com novas peças no carro, que estão em desenvolvimento há algum tempo, tenho esperança de ver ainda mais progresso neste final de semana. Nosso objetivo será construir rapidamente consistência para poder competir com as outras equipes. Desenvolver o que já aprendemos e manter o foco ao iniciarmos esta última jornada tripla de corridas nesta temporada será a nossa missão.”

Guanyu Zhou #24: “Voltar a Las Vegas é emocionante, no ano passado todo o evento foi bastante interessante e, tendo corrido aqui uma vez, temos uma base para trabalhar. O Brasil apresentou alguns desafios, mas também mostrou avanços encorajadores para nós, e esperamos que possamos desenvolver isso.

Também estamos trazendo algumas peças novas e estou ansioso para ver como elas funcionam no caminho certo: as margens permanecem bem pequenas, então cada melhoria pode ser significativa. Nosso foco será fazer um progresso constante desde a primeira sessão de treinos em diante, nos certificando de estarmos confortáveis com o circuito e trabalhando para continuar construindo no resto do fim de semana.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Seguimos para Las Vegas para a primeira corrida da última rodada tripla que encerra a temporada. Embora não tenhamos ficado entre os dez primeiros, vimos sinais positivos em nosso desempenho no Brasil, principalmente nos classificatórios, e estamos introduzindo mais uma atualização, na qual a equipe de Hinwil tem investido muito trabalho e esperamos que continue a nos colocar na direção certa.

O foco em Las Vegas Strip será fazer progressos constantes ao longo de cada sessão e permanecer competitivo dentro do campo, já que pretendemos encerrar a temporada com uma nota positiva e, ao mesmo tempo, estabelecer as bases para o próximo ano.”

NOVIDADES PARA O GP
Alpine com pintura especial
(Foto: Divulgação)

A Alpine apresentou um layout de pintura único para o GP de Las Vegas deste fim de semana, baseado em uma cor bastante explorada pela equipe francesa desde a estreia da marca sucessora da Renault na Fórmula 1. Os A524s de Esteban Ocon e de Pierre Gasly correrão na Strip sob a cor rosa, mas em um tom um pouco mais forte.

Além da Alpine, a Visa Cash app RB e a Stake Kick Sauber também utilizarão esquemas de pinturas especiais para a corrida noturna na Cidade do Pecado, mas com alterações mais discretas.

Matemática para o título antecipado de Max Verstappen
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Assim como nos dois anos anteriores, o atual tricampeão, Max Verstappen, pode levantar o caneco do campeonato de pilotos antes mesmo do agitar da bandeira quadriculada do GP de Abu Dhabi. Para alcançar o título de forma antecipada, o belga-holandês precisará de apenas uma das possibilidades citadas abaixo:

  • Conquistar a vitória;
  • Terminar a corrida na frente de Lando Norris na zona de pontos;
  • Norris concluir na P9 ou abaixo.

Assim, Lando Norris é o principal adversário de Verstappen na batalha pelo troféu do Campeonato de Pilotos, mas o britânico da McLaren precisará de foco total para não repetir o erro que custou o retorno da Fórmula 1 à Cidade do Pecado em 2023.

Na temporada passada, o britânico abandonou a prova no Circuito Las Vegas Strip na segunda volta, ao perder o controle do carro em alta velocidade e bater na barreira de pneus.

Detalhes do circuito
Circuito Las Vegas Strip (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito urbano Las Vegas Strip possui 6.201 km de extensão, 17 curvas (6-D e 11-E), sentido anti-horário, vai receber um GP de Fórmula 1 pela primeira vez e a corrida terá um total de 50 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Oscar Piastri, que cravou 1:35.490s na estreia da etapa, em 2023.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de alta velocidade, várias curvas técnicas de baixa e três retas, onde a principal é curta. O principal ponto de ultrapassagem em Las Vegas Strip é a longa reta oposta, onde é localizada uma de duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Abaixo, confira como é uma volta rápida em Las Vegas Strip, através do simulador/game F1 23.

O maior desafio para as equipes nessa pista será lidar com a baixa temperatura do asfalto, prevista para estar na faixa de 15ºC, o que afetará a aderência e, com as travadas de roda esperada durante as frenagens, um grande desgaste para os pneus.

Um fato que vale mencionar é que, com seus 6.201 km de comprimento, o Las Vegas Strip se torna o segundo maior circuito do calendário atual da Fórmula 1, atrás apenas de Spa-Francorchamps, que possui 7.004 km de extensão.

O grande vencedor da competição em território americano ano passado foi Max Verstappen, que largou em segundo, superou o pole sitter Charles Leclerc na largada, retomou a liderança na volta 37/50 (depois de ser ultrapassado pelo monegasco na volta 16/50) e cruzou a linha de chegada logo à frente de Leclerc e do companheiro de equipe, Sergio Perez.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como se tornou a norma para circuitos de rua, a Pirelli selecionou os três compostos mais macios para a corrida noturna em Las Vegas: o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio, mesma gama utilizada em 2023. O principal desafio quanto aos pneus será o aquecimento, especialmente durante a classificação e para o eixo dianteiro em específico.

Os pilotos precisarão aumentar a temperatura dos pneus sem sobrecarregá-los, evitando travamentos nos pontos de frenagem mais fortes, como no final das retas longas. Além disso, as baixas temperaturas levam a uma redução da aderência, o que pode gerar uma maior granulação. Esses fatores podem causar uma aceleração do processo de desgaste, o que sugere uma estratégia de duas paradas, que foi de fato a escolha mais popular no ano passado.

Importante mencionar que realizar uma única parada pode ser uma estratégia competitiva, especialmente se o piloto aumentar gradualmente a temperatura dos pneus, prolongando sua vida útil durante um stint mais longo. Devido à dificuldade de aquecimento, parar cedo para tentar recuperar posições com um undercut não é muito eficiente e, de fato, no papel, fazer uma parada mais distante é uma escolha melhor.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Quinta-feira:

Mínima de 6°C e Máxima de 19°C. Tempo aberto, sem possibilidade de chuva.

Sexta-feira:

Mínima de 7°C e Máxima de 21°C. Céu aberto, sem chances de chover.

Sábado:

Mínima 13°C e Máxima 24°C. Tempo aberto, sem possibilidade de precipitação.

Domingo:

Mínima de 12°C e Máxima de 20°C. Céu com algumas nuvens; 0% de chance de chuva.

Fonte: www.formula1.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 393 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 331 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 307 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 262 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 244 pts

6 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 192 pts

7 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 190 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 151 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 31 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 03h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.