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WEC – Recap: Vitória da Toyota nas 8 Horas do Bahrein – 2024

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(Foto: Julien Delfosse/DPPI)
Fabricante japonesa superou a Porsche e garantiu seu heptacampeonato na categoria master de resistência, enquanto a montadora alemã conquistou o título de pilotos.

O World Endurance Championship realizou neste sábado (2) as 8 Horas do Bahrein, a oitava e última etapa do calendário 2024, no Circuito Internacional do Bahrein, localizado próximo à capital Manama.

A equipe e carro que triunfaram no país do Oriente Médio foi a Toyota Gazoo Racing Europe, com o GR010 Hybrid #8, do trio Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, que largaram na pole, com o melhor tempo feito por Hartley na classificação.

O outro GR010 da escuderia japonesa, o #7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck De Vries, não completou a corrida, ao abandonar na metade da disputa, devido a um problema na bomba de combustível do GR010 irmão do #8.

Em segundo lugar, veio a Porsche Penske Motorsport, com o 963 #5 de Matt Campbell, Michael Christensen e Fréderick Makowiecki, que herdou a P2 do 499P #51 da Ferrari AF Corse, que foi punida após a prova (detalhes no decorrer da matéria).

Da esquerda para a direita, André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor comemoram o título de pilotos (Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Ao se aproveitar da penalidade sobre o #51 da escuderia italiana, o 963 #6, de Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, terminaram na P10, depois de largarem logo à frente do carro irmão e ocupante do pódio, em sexto. Apesar do fraco resultado, o trio do #6 levou para casa o título do Campeonato de Pilotos da Hypercar.

Em seu melhor resultado no capítulo final da campanha 2024, a Peugeot TotalEnergies completou o pódio em terceiro lugar, graças aos ocupantes do 9X8 #93 Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne, que fizeram uma impressionante recuperação, ao garantir a P18 no qualifying e ganharem 15 colocações.

Por outro lado, assim como a Toyota, a equipe da montadora francesa concluiu com apenas um dos carros, já que o 9X8 #94 também abandonou a corrida nas horas finais por problemas mecânicos.

Demais resultados na Hypercar
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

Depois de um pódio na etapa anterior em Fuji com o A424 #36, a Alpine Endurance finalizou a temporada deste ano em alta. O #35 de Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Jules Gounon realizaram um ótimo ganho de posições, ao saírem da P12 para cruzarem a linha de chegada na P4, enquanto Charles Milesi, Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière, donos do #36, possibilitaram uma pontuação dupla entre os dez primeiros para a Alpine, ao subirem da P17 para a P9.

Pela segunda vez consecutiva, a BMW M WRT desfrutou de um bom resultado, pelo menos com um dos carros. Dries Vanthoor, Raffaele Marciello e Marco Wittmann, que dividiram o V8 Hybrid #15, converteram a P9 do grid de largada em uma satisfatória quinta posição. No outro V8, o #20, Sheldon van der Linde, Robin Frijns e René Rast terminaram a disputa de forma frustrante, pois abandonaram antes da conclusão da terceira hora por perda de potência.

A Cadillac foi outra equipe que escalou bem o pelotão durante a etapa de encerramento da 12ª campanha do WEC. Após ver o apagar das luzes da P13, a escuderia americana e seu V-SERIES.R #2, guiado por Earl Bamber, Alex Lynn e Sébastien Bourdais, recebeu a bandeira quadriculada na P6, uma boa maneira de encerrar a campanha 2024 do Mundial de Endurance, principalmente depois de um ano conturbado.

A Hertz Team JOTA encerrou a etapa de 8 horas no Oriente Médio logo atrás da Cadillac, na P7, através do Porsche 963 #38 de Jenson Button, Philip Hanson e Oliver Rasmussen, que largaram da P11.

Curiosamente, o trio de pilotos do #38 superou os parceiros do 963 irmão #12 Will Stevens, Callum Illot e Norman Nato, que se qualificaram na P8, mas concluíram fora da zona de pontos, na P13. Vale mencionar que a Hertz Team JOTA garantiu não só o título do Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar, como o vice-campeonato, com o #38.

A equipe privada AF Corse, com seu único 499P, o #83 conduzido por Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye, saiu da P12 e terminou na P8, uma soma de pontos positiva para a escuderia cliente da Ferrari.

Equipes que não pontuaram
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

A Ferrari Af Corse encerrou a temporada 2024 de forma amarga, já que nenhum dos carros finalizaram oficialmente no top 10. O 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, começou a corrida na P5, mas o carro vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano chegou em uma desanimadora P12, que se tornou P11 graças ao outro 499P.

Melhor posicionado no grid de largada, o 499P #51 de Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, iniciou bem, na P3, e cruzou a linha de chegada na P2. Porém, algumas horas depois do término da prova, os comissários aplicaram uma penalidade severa no #51: um acréscimo de 2 voltas e mais 1:10.890s no tempo final, tudo isso por constatarem que o carro utilizou uma quantidade de pneus além do permitido (28 de um máximo de 26) e o #51 despencou para a P14. Asssim, a Ferrari concluiu a 12° campanha do WEC de forma dolorosa.

Ao largar da décima posição, a Proton Competition com seu Porsche 963 #99, conduzido por Harry Tincknell, Neel Jani e Julien Andlauer, regrediu durante a disputa. A equipe alemã, como em boa parte desta temporada, ficou fora da briga por um lugar na zona de pontuação e recebeu a bandeirada final na P13, que se tornou P12 devido a penalidade sobre a Ferrari #51.

Outra competidora que ficou fora da briga por pontos no Bahrein foi a Lamborghini Iron Lynx. O SC63 #63 de Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat, abandonou no final da última hora.

LMGT3
(Foto: Julien Delfosse/DPPI)

A etapa final de 8 horas no Bahrein foi dominada pela equipe Vista AF Corse, com a Ferrari 296 #55 administrada por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann, que viram o apagar das luzes da P3. O trio selou a segunda vitória da equipe italiana na LMGT3, depois de assistirem o carro irmão, a 296 #54, triunfar em Fuji. Com o resultado, a Vista AF Corse assumiu de vez o terceiro lugar nos dois campenato da LMGT3.

Logo atrás da 296 #55, vieram os dois carros da TF Sport: o Corvette Z06 #81 de Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood, seguido do carro irmão #82 com Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella. Vale lembrar que essa foi a melhor posição de chegada da escuderia britânica neste ano, uma bela maneira de concluir a temporada.

A Lamborghini Húracan #60 da Iron Lynx, guiada por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli, garantiu a P4, enquanto a Manthey EMA e o Porsche 911 #91 de Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin, ficou com a quinta posição. Importante destacar que a Manthey conquistou o campeonato e o vice-campeonato da LMGT3 com as suas duas equipes (PureRxcing e EMA).

Apesar de largar em terceiro, a McLaren 720S Evo #59 do brasileiro Nicolas Costa, que divide com James Cottingham e Grégoire Saucy, não obteve o ritmo de corrida necessário para brigar pelo pódio e caiu para a P6. A outra McLaren da United Autosports, a pole sitter #95 de Joshua Caygill, Nicolas Pino e Marino Sato, terminou dois degraus abaixo da #59, na P8.

Já o carro do outro representante do Brasil na classe de turismo, a BMW M4 #31 da WRT de Augusto Farfus e também do britânico Darren Leung e do indonésio Sean Gelael, concluiu a competição final em Sakhir na P13. Um término de temporada decepcionante para o brazuka que esteve mais perto de brigar pelo título.

Top 3 final do Campeonato de Pilotos da Hypercar:

1 – André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport #6) – 150 pts (CAMPEÕES);

2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 115 pts;

3 – Kamui Kobayashi e Nyck De Vries (Toyota Gazoo Racing #7) – 113 pts.

Top 3 final do Campeonato de Fabricantes da Hypercar:

1 – Toyota – 190 pts (CAMPEÃ);

2 – Porsche – 184 pts;

3 – Ferrari – 161 pts.

Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar:

1 – Hertz Team JOTA #12 – 183 pts (CAMPEÃ);

2 – Hertz Team JOTA #38 – 153 pts;

3 – AF Corse #83 – 149 pts;

4 – Proton Competition #99 – 139 pts.

Top 3 final do Campeonato de Pilotos da LMGT3:

1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 139 pts (CAMPEÕES);

2 – Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin (Mathey EMA #91) – 105 pts;

3 – Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann (Vista AF Corse #55) – 97 pts.

Top 3 final do Campeonato de Equipes da LMGT3:

1 – Manthey PureRxcing #92 – 139 pts (CAMPEÃ);

2 – Manthey EMA #91 – 105 pts;

3 – WRT #31 – 97 pts.