Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP de São Paulo – 2024

186
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida na pista brasileira mais icônica do automobilismo mundial.

A Fórmula 1 está de volta neste fim de semana (1, 2 e 3 de novembro) para realizar o Grande Prêmio de São Paulo, a vigésima primeira etapa da temporada que acontecerá no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, bairro da zona sul da capital paulista.

A tradicional prova em Interlagos será a penúltima em formato Sprint deste ano, antes do GP do Catar, além de ser a penúltima competição no continente americano, com o GP de Las Vegas programado para ocorrer depois da etapa no Circuito Internacional de Losail. A disputa no Brasil também encerrará uma rodada tripla pela América, depois da prova nos Estados Unidos e no México.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP brasileiro, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as características do traçado, as novidades para a etapa, as informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o Top 10 do Campeonato de Pilotos.

McLaren (566 pts)
(Foto: Andy Hone/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4: “É ótimo entrar no fim de semana após uma finalização na P2 no México. Foram duas semanas ocupadas para todos nós com corridas consecutivas, então é bom conseguir um resultado forte na metade do caminho antes de irmos para o Brasil.

O Grande Prêmio de São Paulo é outro fim de semana divertido. Os fãs sempre nos fazem sentir bem-vindos e é uma cidade agradável para se visitar. É outro fim de semana de Sprint, então há mais pontos na mesa. Vamos com tudo.”

Oscar Piastri #81:Estou animado para retornar ao Brasil neste fim de semana. É uma pista icônica e um final de semana Sprint, o que nos dá mais oportunidade de pontos. Terminamos no top 3 aqui no ano passado, então vamos almejar mais um pódio. Revisamos o fim de semana do México e agora mudamos nosso foco para o que podemos fazer em São Paulo. Estou pronto para o desafio.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Agora vamos para o Brasil, o penúltimo fim de semana com Sprint da temporada. O México foi desafiador, mas com muitos pontos positivos, incluindo outro pacote de atualização bem-sucedido, grande resiliência da equipe e uma corrida bem executada. Levamos toda essa motivação conosco para o Brasil, para continuarmos avançando nessas últimas corridas críticas.

A luta pelo campeonato está incrivelmente acirrada e nossos concorrentes continuam se desenvolvendo e avançando. No entanto, continuamos focados no trabalho em mãos e mantemos nosso foco para entregar um carro rápido para os pilotos e, assim, mais pontos para a equipe.”

Scuderia Ferrari HP (537 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari Media Office)

Charles Leclerc #16:A equipe que tem trabalhado muito bem, voltando ao nível que queremos estar, o que é incrível de ver. Nossa meta ainda é lutar pelo título de Construtores e estamos chegando mais perto graças a fins de semana como os dois últimos. Agora, para a corrida final desta rodada tripla, vamos nos esforçar para manter esse ritmo.”

Carlos Sainz #55:A minha segunda vitória consecutiva é mais uma prova do trabalho que a equipe fez nos últimos meses; estamos chegando mais perto [da Red Bull] no Campeonato de Construtores e lutaremos até o fim como uma equipe.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Agora chegamos à corrida final desta rodada tripla, na qual fizemos bom uso do potencial do nosso pacote. Interlagos é outro fim de semana Sprint, que exige um grande esforço físico e mental da equipe. Com este formato, o trabalho de todos em Maranello assume uma importância ainda maior e, mesmo antes de Austin, a preparação já estava em andamento no simulador e tem sido contínua nas últimas três semanas, assim como o trabalho na garagem remota.

“O objetivo deste grande grupo de pessoas divididas entre Maranello e a pista é garantir que Charles e Carlos tenham uma boa base para começar o fim de semana em termos de equilíbrio e configuração do carro, para que possam se concentrar em sua pilotagem. O clima geralmente desempenha seu papel aqui em Interlagos, então todos devem estar totalmente focados, prontos para aproveitar ao máximo qualquer oportunidade. No momento, o moral da equipe está alto, estamos na luta e temos que continuar trabalhando assim.

Oracle Red Bull Racing (512 pts)
(Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:O México foi uma corrida para esquecer, mas sabemos que podemos fazer melhor e estamos trabalhando duro para descobrir o que deu errado para que possamos melhorar nossa forma nas últimas corridas. Precisamos fazer tudo o que pudermos para ser mais competitivos e voltar mais fortes.

O Brasil é a corrida final de uma longa sequência tripla e, obviamente, outro fim de semana Sprint, então será, além de muito movimentado, mais uma oportunidade de marcar pontos. Interlagos é uma pista legal para correr, com muita história e também é bastante técnica, com todas as mudanças de elevação. Estou ansioso para voltar ao Brasil e correr na frente dos fãs apaixonados.”

Sergio Perez #11:O GP do México foi o fim de semana mais decepcionante da minha temporada. Eu queria ter um fim de semana especial e, como equipe, não saímos com o que merecíamos. Precisamos mais do carro para começar a competir mais e esse tem que ser o objetivo antes do Brasil.

Infelizmente, sofremos muitos danos no México, então, mais uma vez, caberá aos meus engenheiros colocarem meu carro no melhor lugar possível para o próximo final de semana, em um prazo muito curto.

A Sprint nos dá a chance de marcar pontos extras e vamos tentar fazer isso. Eu estava pronto para terminar com pontos no México e se pudermos executar um fim de semana mais completo, estou confiante de que podemos deixar o Brasil em um lugar melhor.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (366 pts)
(Foto: Simon Galloway/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Interlagos é um verdadeiro circuito para pilotos, com bastante ondulação e uma mistura desafiadora de curvas de baixa, média e alta velocidade. Austin e Cidade do México não foram as nossas corridas mais limpas, então estamos buscando um fim de semana mais tranquilo em São Paulo.

Apesar dos desafios, aprofundamos nosso aprendizado com o W15. Dada nossa posição no campeonato, conseguimos testar as coisas com pouca penalidade. Embora ainda estejamos focados em maximizar nossos resultados, esses testes e aprendizados serão valiosos para nos preparar fortemente para 2025. Continuaremos com essa abordagem neste fim de semana no Brasil.

Teremos que executar efetivamente desde a primeira sessão para colocar o carro em uma boa janela, já que é a penúltima Sprint da campanha. Sabemos que será difícil desafiar as Ferraris e as McLarens, que têm se mostrado fortes nas últimas corridas. Ainda estaremos trabalhando duro para isso e veremos onde estará nosso desempenho relativo no decorrer das atividades em Interlagos.”

Aston Martin Aramco (86 pts)
(Foto: Simon Galloway/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (46 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Claro que tenho boas lembranças do Brasil. A pole position que conquistei lá em 2022 sempre estará muito clara na minha mente e é o melhor dia de trabalho que tive na Fórmula 1. Adoro o local e a atmosfera. Cada lugar que vamos temos uma sensação única com os fãs. Há um campo de futebol próximo a Interlagos, e essa cultura está enraizada neles. Quando os fãs vão à corrida de Fórmula 1, você acaba sentindo essa atmosfera.”

Nico Hulkenberg #27:O Grande Prêmio de São Paulo é repleto de história; ela está em todo lugar, e isso ainda é muito especial para vivenciar como piloto de Fórmula 1. O S do Senna até a curva 4 é fenomenal de percorrer e o ambiente do carnaval brasileiro durante todo o fim de semana é um destaque no final desta rodada tripla. Foi uma sequência de quatro corridas seguidas com pontos para mim com Sprint, então estou procurando estender isso no Brasil.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Interlagos é um circuito muito técnico e dinâmico, com um ótimo fluxo. O local tem uma história e uma atmosfera incríveis, e as corridas costumam ser ótimas. Claro, por fazer parte da MoneyGram Haas, Interlagos também é especial, pois foi a pista onde nos classificamos na pole para a Sprint com Kevin em 2022. Estamos ansiosos para voltar ao Brasil e concluir esta rodada tripla com outra forte pontuação.”

Visa Cash App RB (36 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:O positivo que podemos tirar do México é que as mudanças recentes no carro nos permitiram dar um bom passo à frente com nosso desempenho e quero converter isso em um fim de semana limpo com pontos no Brasil. A pista de Interlagos é muito divertida: apertada, sinuosa e com subidas e descidas. A queda para o S do Senna e a volta curta sempre mantém você ocupado, pois até mesmo a reta de chegada é realmente uma curva longa.

O circuito inteiro foi recapeado e só temos uma hora de treino livre para descobrir como é, pois este é outro fim de semana de Sprint, então espero que, como em Austin, a corrida de sábado seja a melhor oportunidade para verificar nosso ritmo de longa duração para o Grande Prêmio. Olhando para a previsão do tempo, há uma chance de que, em algum momento, a chuva possa tornar a vida ainda mais interessante.”

Liam Lawson #30:O último final de semana não terminou como queríamos, mas espero que possamos trazer o ritmo que tivemos no carro no México e converter isso em pontos desta vez. É uma etapa Sprint e é o fim da rodada tripla, então será difícil, com certeza. O Autódromo de Interlagos é uma pista que tem muita história e é uma que eu sempre quis pilotar por muito tempo, então estou animado para fazer isso pela primeira vez.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (17 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Em São Paulo, estamos prontos para outro fim de semana Sprint. Estou ansioso para pilotar nesta pista icônica, com todos os desafios e complexidades únicas que ela traz.

Depois de algumas semanas difíceis, espero que possamos voltar à luta pela P7 e trazer mais emoção aos fãs. O clima sempre desempenha um papel importante aqui, então vamos ver o que podemos entregar como equipe.”

Franco Colapinto #43:Passei a maior parte da minha vida correndo na Europa, então poder correr na América do Sul neste fim de semana marca um momento especial na minha carreira. O Brasil é o mais próximo possível de uma corrida em casa para mim e o apoio dos fãs durante esta rodada tripla já foi inacreditável.

Entrando no meu segundo evento Sprint em três semanas, agora sei o que esperar, então tentaremos maximizar a o treino livre para nos familiarizarmos com a pista, ao mesmo tempo em que entendemos a janela correta em que o carro precisa estar. Temos duas chances de lutar por pontos nesta pista icônica, então faremos o nosso melhor.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (14 pts)
(Foto: XPB Images/Media Alpine Cars)

Esteban Ocon #31: “Estou ansioso para correr no Brasil esta semana. A pista é sempre um desafio divertido e a atmosfera é incrível. Assim como a Cidade do México, a torcida paulista sempre traz o barulho que nos estimula como pilotos. É a última parte de três corridas consecutivas, o que é difícil para toda a equipe, por isso estou grato a todos enquanto continuam se esforçando.

São Paulo é mais um fim de semana Sprint, o que significa oportunidade dupla para ganhar pontos. Procuraremos maximizar as sessões para nos prepararmos da melhor forma possível para ambas as corridas e esperamos terminar essa rodada tripla com uma nota positiva.”

Pierre Gasly #10: “É ótimo retornar a Interlagos para o Grande Prêmio de São Paulo. A pista é icônica e guarda lembranças especiais para mim por ser o local do meu primeiro pódio em 2019. O circuito é um dos mais curtos do ano e tem um fluxo muito agradável, que o torna muito divertido no carro.

Depois de duas passagens para o Q3 na qualificação, e um ponto no México, estou otimista para correr em Interlagos. Este é também o segundo evento Sprint desta rodada tripla, o que o torna intenso para todos que trabalham na Fórmula 1. Quero agradecer imensamente toda a equipe por terem trabalhado bastante nas últimas duas corridas e vamos em busca de conquistar ainda mais.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Mark Sutton/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Interlagos sempre é uma pista emocionante para correr, onde tantas páginas da história do automobilismo foram escritas, e tenho aproveitado minha estadia aqui ao longo dos anos. Fizemos alguns pequenos progressos em termos de ritmo no México e, embora não estivéssemos onde queríamos na linha de chegada, conseguimos competir mais de perto com aqueles que nos rodeiam, o que nos dá uma pequena motivação.

Estamos começando a ver nosso trabalho árduo valendo a pena na pista, com o carro apresentando um ritmo mais forte. Com alguns refinamentos adicionais para o Brasil, acredito que podemos continuar nessa trajetória, permanecendo na luta tanto durante a Sprint Race quanto na prova principal de domingo.”

Guanyu Zhou #24: “Correr no Brasil é algo que gostei nas temporadas anteriores, pois a energia e a paixão dos fãs são incríveis e nos dão mais um impulso para ter um bom desempenho. Vimos alguns passos positivos em termos de ritmo no México no fim de semana passado, embora algumas circunstâncias não nos permitiram extrair todo o potencial do nosso pacote.

Com os esforços constantes da nossa equipe, tanto na pista quanto na fábrica, esperamos poder nos aproximar ainda mais dos nossos principais concorrentes aqui em São Paulo. Como se trata de uma prova de Sprint, estarei focado desde de sexta-feira, aproveitando ao máximo a única sessão de treinos livres da programação, para garantir que maximizemos o nosso desempenho nas duas sessões classificatórias e, acima de tudo, nas corridas.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Seguimos esta semana para o Brasil, para o icônico Autódromo José Carlos Pace, para a terceira e última etapa desta tripla jornada nas Américas. Vimos melhorias pequenas, mas encorajadoras no nosso desempenho, e este fim de semana nos oferece outra oportunidade de avançar ainda mais em direção aos nossos objetivos.

Apesar do resultado no México não tenha sido muito diferente dos anteriores, nos aproximamos dos nossos concorrentes do meio do pelotão, à medida que a equipe em Hinwil continua a trabalhar incansavelmente em atualizações. Em mais um evento Sprint, nosso objetivo em São Paulo será continuar no ritmo que mostramos na semana passada e estar em forma desde a primeira sessão de treinos.”

NOVIDADES PARA O GP
Verstappen punido antes do final de semana começar
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Com uma punição inevitável pela Red Bull precisar trocar o ICE (motor de combustão interna) do RB20 (depois de ultrapassar o limite máximo de substituições, de 4 com 6), Max Verstappen receberá uma penalidade de -5 degraus no grid de largada para o GP de São Paulo, no domingo.

Max já cumpriu uma penalização de -10 colocações no GP da Bélgica por trocar o componente e, assim, é esperado que ele receba apenas a pena mínima pela troca de parte do conjunto da unidade de potência.

Assim, o belga-holandês precisará se classificar bem em Interlagos se quiser ter a chance de superar seu principal adversário no Campeonato de Pilotos, Lando Norris. Importante destacar que, para se tornar campeão da temporada 2024, Norris precisa superar Max com, pelo menos, 12 pontos de vantagem a partir da disputa brasileira.

Hamilton em uma homenagem especial a Senna
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

No final da tarde de sábado, Lewis Hamilton pilotará a McLaren MP4/5B de Ayrton Senna em Interlagos, depois das atividades de pista do GP de São Paulo. O clássico carro da equipe britânica, utilizado em 1990, possibilitou a conquista do segundo título de Senna na Fórmula 1.

O evento especial, chamado Senna Sempre, ocorrerá a partir de 17h e, juntamente com outras homenagens espalhadas pelo Autódromo José Carlos Pace, fará uma referência aos 30 anos da morte de Ayrton. Além de homenagear o piloto mais rápido da história da Fórmula 1, a organização do Grande Prêmio de São Paulo também reverenciará Gil de Ferran e Wilsinho Fittipaldi.

Vale lembrar que Sebastian Vettel também prestou uma homenagem a Senna em Ímola, quando guiou a McLaren MP4/8 de 1993 (que pertence ao tetracampeão) no final de semana do GP da Emília-Romagna. Esse foi o motivo de Vettel não ter sido escolhido para guiar a MP4/5B em Interlagos.

Detalhes do circuito
Autódromo José Carlos Pace (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Interlagos possui 4.309 km de extensão, 15 curvas (5-D e 10-E), fluxo anti-horário, recebe GPs de Fórmula 1 desde 1972 e a corrida terá um total de 71 voltas. O recorde de volta mais rápida pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:10.540 em 2018.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, com algumas curvas de baixa, presentes no setor 2. O principal ponto de ultrapassagem em Interlagos é a reta dos boxes, onde fica uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado. Confira abaixo como é uma volta no circuito paulista, através do simulador/game F1 22.

O templo do esporte a motor do Brasil, possui seções desafiadoras, como a sequência de curvas iniciais 1,2 e 3 (o S do Senna), que ocorre em declive e não concede margem para erros. Além disso, é a seção onde os pilotos mais espalham para a área de escape.

Outro ponto do traçado que costuma gerar Safety Cars e advertências por limites de pista é a curva 4, que oferece uma área de escape generosa. Ao mesmo tempo, é precedida por uma zona de ativação da asa móvel. Assim, é difícil para os competidores acharem o ponto correto de frenagem para não saírem do traçado.

Em 2023, o grande vencedor da Sprint Race no sábado foi o atual tricampeão Max Verstappen, ao superar o pole sitter Lando Norris, que completou o top 3 seguido de Sergio Perez. No Grande Prêmio de domingo, Verstappen também levou a melhor depois de largar da pole, seguido novamente de Lando Norris, enquanto Fernando Alonso foi o terceiro colocado no pódio.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como todo o asfalto do Autódromo de Interlagos foi recapeados, a superfície da pista será um fator desconhecido para as equipes neste fim de semana. Diante disso, a Pirelli trouxe para o Brasil um trio de compostos mais macios do que no ano passado: com o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio.

Em Interlagos, as forças laterais e longitudinais exercidas sobre os pneus nas 15 curvas deste local de provas no sentido anti-horário são de intensidade média a baixa e bem-distribuídas em ambos os eixos. Além disso, a nova superfície da pista pode reduzir os tempos de volta e, como consequência, aumentar o estresse a que os compostos estão sujeitos.

Normalmente, a estratégia mais rápida em Interlagos é a de duas paradas, que favorece o uso dos compostos mais macios. No ano passado, todos os pilotos exceto um optaram por largar com os Macios, mas uma bandeira vermelha após a largada permitiu a troca para os Médios antes de encerrar a corrida com outro conjunto de Macios. Este ano, o fato de os compostos serem um nível mais macios pode abrir uma gama maior de estratégias possíveis.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 18°C e Máxima de 26°C. Tempo aberto, com intervalos de sol entre nuvens e 3% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 18°C e Máxima 27°C. Céu completamente nublado, com 10% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 18°C e Máxima de 25°C. Tempo nublado, com 15% de probabilidade de chuva.

Fonte: www.accuweather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 362 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 315 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 291 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 251 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 240 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 189 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 177 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 150 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 31 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 14h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.