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FÓRMULA 1 – Vitória de Leclerc e outros destaques do GP dos Estados Unidos – 2024

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(Foto: Eric Alonso/DPPI)
Prova no Texas mostrou uma excelente performance da Ferrari, retrocesso da McLaren, abandono de Hamilton, forte resultado de Russell e finalização nos pontos para Lawson, Colapinto e Haas.

A Fórmula 1 realizou no último fim de semana (18, 19 e 20) o Grande Prêmio dos Estados Unidos, a décima nona etapa da temporada, no Circuito das Américas, em Austin, capital do Texas. O vencedor da Sprint Race no sábado foi o pole sitter Max Verstappen, seguido de Carlos Sainz e de Lando Norris.

Na corrida de domingo, Charles Leclerc levou a melhor, ao largar em quarto, superar o top 3 na largada, manter a liderança e assumir o topo do pódio, seguido do parceiro na Ferrari, Carlos Sainz, e de Max Verstappen. O Piloto do Dia, eleito na votação oficial da F1, foi Charles, enquanto o ponto extra da volta mais rápida não foi considerado, já que Esteban Ocon não terminou entre os dez primeiros colocados.

Vale mencionar que a dobradinha 1-2 da Ferrari nos Estados Unidos foi a primeira desde 2006, quando o heptacampeão Michael Schumacher e o brasileiro Felipe Massa ocuparam a P1 e P2, de forma respectiva. Além disso, em seu terceiro triunfo neste ano, Leclerc venceu o GP americano com mais de 19s de vantagem sobre Verstappen e mais de 20s sobre os dois pilotos da McLaren.

Análise de desempenho
Red Bull

A RBR vivenciou um fim de semana dentro do normal, com uma vitória na Sprint Race e um pódio no Grande Prêmio de domingo. Max Verstappen garantiu a ponta do grid de largada para a Sprint de sábado, e, sem dificuldades, finalizou na mesma posição de origem. Sergio Perez ficou com saldo devedor, já que não concluiu na zona de pontos, ao receber a bandeirada final na P9.

No dia seguinte, Verstappen aproveitou uma punição aplicada em um piloto da McLaren para conquistar a P3 final, enquanto Perez cruzou a linha de chegada quatro degraus abaixo do companheiro, em sétimo. Por isso, a Red Bull Racing saiu dos Estados Unidos com um sentimento de ter se beneficiado com apenas um carro, o de Max.

McLaren

Diferente das últimas etapas, em que dominou facilmente todos os adversários, a McLaren não fez uma prova satisfatória no Circuito das Américas. Na Sprint Race, Lando Norris ficou entre os três primeiros e se destacou diante do parceiro de equipe Oscar Piastri, que finalizou na P10 e não pontuou no sábado.

Na competição do dia seguinte, Norris perdeu a pole antes da curva 1 para Charles Leclerc, ao mesmo tempo em que brigava pela P2 com Max Verstappen. A disputa entre Max e Lando retornou nas voltas finais e, ao ultrapassar o limite de pista em uma tentativa de recuperar a P3 do atual tricampeão e ganhar vantagem, Norris foi punido em +5s no tempo final (na última volta). Assim, o competidor #4 caiu para quarto e recebeu a bandeira quadriculada logo à frente do parceiro de equipe, Oscar.

Mercedes

Em território americano, a Mercedes fez uma corrida satisfatória, com uma boa soma de pontos conquistada desde sábado. Na Sprint Race, tanto George Russell quanto Lewis Hamilton finalizaram no top 8, na P5 e P6, respectivamente.

Após bater forte durante o classificatório, Russell foi obrigado a retornar o pacote aerodinâmico do W15 para a especificação pré-Austin, o que gerou uma largada do pit lane. Apesar de começar o GP longe do pelotão e ainda servir uma punição de +5s, o britânico de 26 anos fez uma prova impressionante, ao subir 14 colocações e terminar em sexto.

Por outro lado, Hamilton abandonou de forma dolorosa na volta 2/56, depois de se envolver em um incidente bem parecido com o de George no qualifying, ao perder o controle do W15 e estagnar na brita. Esse fato apenas mostrou como as novas atualizações da Mercedes não funcionaram na Terra do Tio Sam.

Haas

A dona da casa MoneyGram Haas fez bonito diante de seus fãs conterrâneos, com pontos adquiridos nas duas competições em Austin. Na Sprint, Nico Hulkenberg alcançou o último degrau do top 8, enquanto Kevin Magnussen recebeu a bandeirada final logo à frente do parceiro, na P7.

No GP, Hulkenberg (que costuma salvar a Haas desde o início da temporada) se tornou dono dos únicos pontos garantidos pela escuderia americana no domingo, ao conquistar o oitavo lugar, mesma posição de chegada na Sprint. Diferente do parceiro, Magnussen precisou se contentar com uma fraca P11.

Mesmo assim, vale lembrar que, no geral, esse resultado combinado de Nico e Kevin foi suficiente para a Haas assumir a sexta colocação no Campeonato de Construtores, que era da RB.

Visa Cash App RB

De forma curiosa, o fim de semana da equipe satélite da Red Bull Racing, Racing Bulls, foi salvo pelo piloto que acabou de chegar como substituto de Daniel Ricciardo: Liam Lawson. Na Sprint de sábado, nenhum dos pilotos ocuparam a lista dos oito primeiros colocados, pois Yuki Tsunoda e Lawson finalizaram na P11 e P16, fora dos pontos.

Mesmo com o resultado frustrante na corrida de 100 km, Liam, que largou da P19, ganhou dez posições no GP e conquistou uma bela P9 nos Estados Unidos, em seu retorno à Fórmula 1 como titular. No outro VCARB01, Yuki foi apenas o décimo quarto colocado e, sem dúvidas, este foi um resultado decepcionante para o japonês experiente da Visa Cash App RB.

Williams

Da mesma forma que na Racing Bulls, o motivo de alegria da Williams Racing no Texas foi proporcionado por um novato: o argentino Franco Colapinto simplesmente superou o companheiro Alex Albon nas duas disputas em território americano.

No sábado, apesar de não ocorrer uma finalização na zona de pontos, Franco foi quem chegou mais perto do top 8, ao cruzar a linha de chegada na P12, com Alex cinco degraus abaixo, na P17.

Apesar do resultado dentro no normal na curta competição de 100 km, Colapinto, que viu o apagar das luzes na P15, ganhou cinco posições no GP e alcançou a P10, um feito notável diante do fraco desempenho do FW46. Para Albon, esse foi um final de semana para esquecer, depois de entregar uma frustrante P16 no Circuito das Américas.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que terminaram o Grande Prêmio dos Estados Unidos fora da zona de pontuação foram a Alpine (pela quarta vez consecutiva), a Aston Martin e a Kick Sauber (que permanece zerada na classificação de construtores).

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 354 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 297 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 275 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 247 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 215 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 177 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 167 pts

8 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 150 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 62 pts

10 – Nico Hulkenberg #27 (MoneyGram Haas) – 29 pts

Campeonato de Construtores:

1 – McLaren – 544 pts

2 – Red Bull Racing – 504 pts

3 – Scuderia Ferrari HP – 496 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 344 pts

5 – Aston Martin Aramco – 86 pts

6 – Haas F1 Team – 38 pts

7 – Visa Cash App RB – 36 pts

8 – Williams Racing – 17 pts

9 – Alpine F1 Team – 13 pts

10 – Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do México, no dia 27 de outubro.