Montadora com sede em Stuttgart garantiu seu segundo triunfo neste ano seguida de sua adversária conterrânea, enquanto houve a decisão de três títulos e uma vitória inédita na LMGT3.
O World Endurance Championship realizou neste domingo (15) as 6 Horas de Fuji, a sétima e penúltima etapa da programação 2024, no Fuji International Speedway, localizado próximo ao monte Fuji, a 100 km da capital do Japão, Tóquio.
A equipe e carro que levaram a melhor em território asiático foi a Porsche Penske Motorsport, com o 963 #6 dos pilotos Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor. O trio transformou uma qualificação não muito expressiva, já que largaram em quinto com o melhor tempo de Kévin, em uma vitória que se tornou a segunda do 963 #6 nesta temporada, depois da P1 nos 1812 km do Catar.
Por outro lado, o 963 #5 da Porsche Motorport não cruzou a linha de chegada, devido a um contato com um dos Toyotas GR010 na volta 163, que resultou no abandono do trio Matt Campbell, Michael Cristensen e Frédéric Makowiecki. Sem dúvidas, a etapa na Ásia foi um verdadeiro contraste de emoções para a escuderia da montadora alemã, mas essa P1 possibilitou a Porsche assumir a liderança do Campeonato de Fabricantes, que estava nas mãos da Toyota.
O segundo lugar na pista diante do Monte Fuji ficou com a BMW M WRT e seu V8 Hybrid #15, guiado pelos pilotos Dries Vanthoor, Marco Wittmann e Raffaele Marciello, que conquistaram o primeiro pódio da BMW Motorsport no Campeonato Mundial de Endurance. Porém, o V8 #20, de Sheldon Van der Linde, Robin Frijns e René Rast, finalizaram em uma decepcionante P14 na divisão principal.
Logo atrás do #15, como ocupante da posição final do top 3, o hipercarro A424 #36 da equipe Alpine Endurance, administrado por Nico Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxivière, responsáveis pelo primeiro pódio da fabricante francesa na campanha 2024 do WEC. O A424 #35 de Jules Gounon, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi também terminou bem, ao receber a bandeira quadriculada na sétima colocação.
Demais resultados na Hypercar
A outra escuderia nascida na França do grid, Peugeot TotalEnergies, também fez bonito nas 6 Horas de Fuji. Assim como a sua conterrânea Alpine, a fabricante com o rosto do leão concluiu a penúltima prova da temporada com seus dois carros na zona de pontos.
O 9X8 #93 do trio Mikken Jensen, Nico Müller e Jean-Éric Vergne, ficou a um degrau do pódio, na quarta posição, enquanto o #94 de Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne, receberam a bandeirada final em oitavo lugar. Vale lembrar que esse resultado foi o melhor da equipe de fábrica da Peugeot neste ano.
Apesar de não ter figurado no pódio, a Hertz Team JOTA alcançou seu principal objetivo neste fim de semana no Japão: levantar a taça do Campeonato de Equipes Privadas da Hypercar. Esse feito incrível e inédito para a escuderia cliente da Porsche foi possível através da finalização dupla na zona de pontos.
O trio do 963 campeão #12, guiado por Will Stevens, Callum Illot e Norman Nato, concluíram a corrida de 6 horas em Fuji International Speedway na P5, logo à frente dos condutores do 963 #38 parceiro Jenson Button, Phlip Hanson e Oliver Hasmussen, que garantiram a P6.
A Ferrari AF Corse não teve um bom fim de semana em território japonês, já que apenas um de seus carros alcançaram o top 10 de forma definitiva, a 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, donos da nona colocação após o agitar bandeira quadriculada.
A outra 499P da fabricante italiana do cavalo empinado, a de número #51 dos pilotos Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, não viu a linha de chegada, ao abandonar na volta 168/213 devido a problemas oriundos do engavetamento durante a curva 1, que ocorreu logo após a largada. Mesmo com a infelicidade, a Ferrari passa a ocupar a vice-liderança no Campeonato de Pilotos (que era do Toyota #7) com a 499P #50.
Outra equipe de ponta que sofreu em Fuji foi a dona da casa, Toyota Gazoo Racing Europe: a marca japonesa vivenciou mais um final de semana para esquecer neste ano, pois o único ponto positivo desde a qualificação foi a conquista do slot final do top 10 do GR010 Hybrid #8 de Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.
De forma dolorosa para os fãs japoneses, o GR010 #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck De Vries não concluiu a disputa, ao abandonar na volta 163/213 após um contato terminal gerado por Kobayashi no 963 #5 da Porsche Penske Motortsport, que estava nas mãos de Matt Campbell.
Com um carro a menos, a TGRE se envolveu em outro incidente, com o GR010 restante. Por conta de um desentendimento entre Hirakawa e Estre pelo pódio na parte final, o #8 foi punido com um drive-through e, assim, a P10 foi o único ponto positivo para a Toyota em sua competição caseira.
Importante destacar que essa foi a primeira vez desde 2015 que a TGRE fica fora do pódio nas 6 Horas de Fuji e, com o péssimo resultado, as chances da equipe conquistar o título nesta temporada se foram.
Equipes que não pontuaram
A Proton Competition esteve perto de terminar a penúltima rodada da campanha 2024 do WEC de forma positiva, com o seu 963 #99 guiado por Harry Tincknell, Neel Jani e Julien Andlauer. Após entrar no grupo da Hyperpole e se classificar na P10, o trio terminou a um degrau da zona de pontos, na P11. Pelo menos, a outra escuderia cliente da Porsche se saiu melhor que algumas equipes de fábrica.
Atrás do 963 #99 da Proton, concluiu a Ferrari 499P #83 da AF Corse, dos competidores Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye, que venceu a etapa anterior no Circuito das Américas. Em um contraste notável entre o resultado nos Estados Unidos e o deste domingo no Japão, a cliente da Ferrari saiu de um belo triunfo na Lone Star Le Mans para finalizar as 6 Horas de Fuji na P12.
A Cadillac Racing desenhava um final de semana que prometia ser promissor, ao garantir a pole position das 6 Horas de Fuji graças a Alex Lynn, dono da volta mais rápida do classificatório ao faltar apenas um minuto para o encerramento da sessão. Porém, a corrida foi um verdadeiro desastre para a equipe da fabricante americana.
No início da prova, o V-SERIES.R #2 de Lynn e Earl Bamber manteve a liderança até a volta 42/213 e mostrava um ritmo forte, principalmente ao ficar longe do incidente que envolveu vários carros na curva 1, ainda na primeira volta. Apesar disso, a virada de mesa negativa aconteceu mais à frente, quando Bamber perdeu o controle durante uma briga acirrada com o A424 #36 e destruiu a frente do V-SERIES.R, o que resultou em um desgostoso abandono.
Por fim, na lanterna da classificação final da corrida em território asiático, a Lamborghini Iron Lynx foi uma das montadoras que, juntamente com a Cadillac Racing, não cruzou a linha de chegada mas, diferente da concorrente americana, não foi falha de um de seus pilotos.
A equipe de fábrica da marca italiana se deparou com um problema na caixa de câmbio do SC63 #63, administrado por Mirko Bortolotti, Edoardo Mortara e Daniil Kvyat. A quebra ocorreu na vez de Kvyat, ao faltarem menos de duas horas para o término da prova, um fato que encerrou de forma triste a participação da estreante no grid da Hypercar deste ano em Fuji.
LMGT3
Na classe de carros turismo, ao garantir a pole position no sábado, através da Ferrari 296 #55 de François Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera, a Vista AF Corse apresentou uma excelente performance no Japão.
A equipe italiana subiu no ponto mais alto do pódio pela primeira vez neste ano, mas com o outro carro, a 296 #54 dos pilotos Thomas Flohr, Francesco Castellacci e Davide Rigon. Esse, de longe, foi o melhor final de semana da escuderia privada na temporada 2024.
Em uma incrível recuperação, o segundo lugar na divisão de carros GT3 ficou com o Porsche 911 R #92 da Manthey PureRxing, de Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler. O trio saiu de uma decepcionante P14 no grid de largada para aproveitar bem os momentos de Safety Car, terminar no pódio e conquistar os dois títulos da LMGT3 do WEC: o de Pilotos e o de Equipes.
Ao ser superada pela Manthey PureRxing, a WRT tirou como positivo o terceiro lugar no top 3 final, graças a BMW M4 #46 conduzido por Ahmad Al Harthy, Valentino Rossi e Maxime Martin. A outra M4 da WRT, a #31 do brasileiro Augusto Farfus, do britânico Darren Leung e do indonésio Sean Gelael, também concluiu na zona de pontuação, na P10.
Atrás da M4 #46, a TF Sport ocupou a quarta posição após o agitar da bandeira quadriculada, através do Corvette Z06 #81 de Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood, que viram o apagar das luzes da P2. Logo depois, na P5, veio a Lamborghini Húracan #85 da escuderia feminina Iron Dames, com as automobilistas Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting.
O carro do outro brasileiro no grid da LMGT3, a McLaren 720S #59 de Nicolas Costa e de seus companheiros James Cottingham e Grégoire Saucy, finalizou na P8, um resultado abaixo do esperado pela United Autosports. Mesmo assim, a 720S #59 entregou os únicos pontos conquistados pela United nas 6 Horas de Fuji, já que a outra McLaren da equipe britânica, a #95 de Joshua Caygill, Nicolas Pino e Marino Sato, abandonou na volta 164/194.
Top 3 do campeonato de pilotos da Hypercar:
1 – André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport #6) – 150 pts;
2 – Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse #50) – 115 pts;
3 – Kamui Kobayashi e Nyck De Vries (Toyota Gazoo Racing #7) – 113 pts.
Top 3 do campeonato de fabricantes da Hypercar:
1 – Porsche – 161 pts;
2 – Toyota – 151 pts;
3 – Ferrari – 134 pts.
Campeonato de equipes privadas da Hypercar:
1 – Hertz Team JOTA #12 – 165 pts (CAMPEÃ);
2 – AF Corse #83 – 122 pts;
3 – Proton Competition #99 – 116 pts;
4 – Hertz Team JOTA #38 – 115 pts.
Top 3 do campeonato de pilotos da LMGT3:
1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 136 pts (CAMPEÕES);
2 – Morris Schuring, Richard Lietz e Yasser Shajin (Mathey EMA #91) – 90 pts;
3 – Augusto Farfus, Darren Leung e Sean Gelael (WRT #31) – 85 pts.
Top 3 do campeonato de equipes da LMGT3:
1 – Manthey PureRxcing #92 – 136 pts (CAMPEÃ);
2 – Manthey EMA #91 – 90 pts;
3 – WRT #31 – 85 pts.
A próxima etapa do WEC será a grande final: as 8 Horas do Bahrein, no dia 2 de novembro.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”