Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Azerbaijão – 2024

332
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida no circuito urbano com a maior reta do itinerário.

A Fórmula 1 retorna neste fim de semana (13 a 15) para realizar o Grande Prêmio do Azerbaijão, a décima sétima etapa do calendário 2024 da categoria, que acontecerá em Baku, capital do país euroasiático.

Diferente de 2023, quando ocorreu em formato Sprint e de forma inédita, a disputa no Azerbaijão deste ano será normal, com apenas uma corrida e três Treinos Livres.

Importante lembrar que o piloto da Haas, Kevin Magnussen, não correrá neste final de semana, ao ser suspenso do evento por atingir o número máximo de penalidades (detalhes no decorrer da matéria).

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP azeri, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Além disso, saiba as novidades para o GP, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

Oracle Red Bull Racing (446 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Voltei para a fábrica com a equipe esta semana e no simulador antes desta rodada dupla. Monza foi uma corrida difícil e nossa prioridade é colocar nossa forma de volta onde ela precisa estar. Sempre queremos ser mais competitivos e temos trabalhado duro para melhorar os problemas que temos visto no carro nas últimas provas.

Agora estamos de volta às pistas com esta primeira corrida retornando a Baku. É sempre um bom desafio vir aqui e é uma pista interessante de pilotar, sendo um circuito de rua com longas retas, então estamos prontos para voltar a correr e ver o que o fim de semana traz.

Sergio Perez #11:Tivemos um bom período de reflexão e trabalho desde a última corrida em Monza. Tanto Max quanto eu estivemos na fábrica trabalhando com a equipe para garantir que estamos encontrando a solução para os problemas que temos sofrido quando se trata de desempenho do carro. Para voltar aonde deveríamos estar no grid, será necessário um esforço a mais e você pode ver isso todos os dias em Milton Keynes e na pista. Estamos confiantes de que iremos na direção certa.

Baku é sempre uma pista divertida, eu pessoalmente adoro correr lá; os circuitos de rua combinam com meu estilo e adoro me testar neles. Será interessante para nós ver como o RB20 reage por aqui. Os treinos serão especialmente importantes para nós e, então, este fim de semana será sobre colocar tudo o que aprendemos sobre o carro nas últimas semanas para funcionar.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (438 pts)
(Foto: Sam Bagnall/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Foi ótimo terminar a última corrida europeia no pódio em nosso 12º Grande Prêmio consecutivo. Meus engenheiros e eu revisamos nossa performance em Monza e encontramos maneiras de melhorar, tanto do meu lado quanto como equipe.

“Nosso objetivo é claro. Tenho toda a fé na equipe para continuar trabalhando e melhorando. Agora, com os dois campeonatos na mesa, estamos mais determinados do que nunca. Estou orgulhoso de todos na fábrica e na pista, e mal posso esperar para ver o que podemos fazer neste fim de semana.”

Oscar Piastri #81:Estou ansioso para retornar a Baku. Não fomos a um circuito de rua há alguns meses e o Azerbaijão sempre nos traz algumas corridas e oportunidades interessantes. Estou otimista sobre o que podemos fazer como uma equipe com o carro que temos. As atualizações têm funcionado bem e está claro que somos competitivos em todos os tipos de circuitos.

Na semana passada, voltei ao MTC [McLaren Technology Centre] para me preparar para esta rodada dupla e sentei com meus engenheiros para ver como podemos melhorar. Temos garantido muitos pontos em cada etapa e espero que este fim de semana não seja diferente.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Depois de deixar Monza com mais dois troféus, agora olhamos para o Grande Prêmio do Azerbaijão. Baku sempre proporciona uma corrida emocionante para os fãs e um desafio interessante para nós como equipe.

Temos um carro que é competitivo em todas as situações e dois grandes pilotos que estão consistentemente entregando pontos fortes em cada final de semana. Estamos animados para começar a parte final da temporada.”

Scuderia Ferrari (407 pts)
(Foto: Xavi Bonilla/DPPI)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: Não comentou.

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):O circuito de rua de Baku apresenta uma combinação de seções de altíssima velocidade e outras extremamente sinuosas, apresentando um conjunto único de desafios. No passado, geralmente éramos bastante competitivos aqui e também é um dos circuitos favoritos de Charles. Estamos em alta após a vitória em Monza e estamos determinados a manter essa sequência de boa forma.

“Mais uma vez, podemos esperar uma luta muito acirrada entre as quatro melhores equipes. Costumo dizer que estamos nos concentrando em nós mesmos e está claro que essa é a abordagem certa, porque vimos uma mudança drástica na hierarquia entre as equipes desde o início da temporada.

“Nossa vitória na Itália também reforça minha visão de que a forma como você executa o fim de semana de sexta a domingo desempenha um papel importante quanto ao nível real de desempenho do carro. Assim, com Charles e Carlos, tentaremos fazer tudo perfeitamente em Baku, para tentar trazer para casa outro resultado muito bom para a equipe.”

Mercedes-AMG Petronas (292 pts)
(Foto: Jiří Křenek/Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Vamos para Baku buscando um desempenho melhor do que mostramos em Zandvoort e Monza. Ambas foram corridas difíceis para nós, pois nosso ritmo relativo não era tão forte quanto antes das férias de verão e vários de nossos competidores deram um passo à frente.

“Mostramos um bom ritmo em alguns momentos nos dois fins de semana, mas não conseguimos manter isso de forma consistente, e passamos o tempo analisando o motivo. Temos a oportunidade de mostrar que aprendemos o necessário e fizemos melhorias tanto neste fim de semana no Azerbaijão quanto na semana seguinte, em Singapura.

Ambos são circuitos de rua desafiadores. Elas são esburacadas, têm muitas curvas de baixa velocidade e de 90 graus, mas também apresentam muitas seções de alta velocidade. Eles representarão um teste diferente dos que enfrentamos na Holanda e na Itália.

Ainda há muita corrida pela frente e vamos lutar por todos os pontos possíveis, começando neste fim de semana em Baku. Temos oito corridas de longe antes da bandeira quadriculada cair em Abu Dhabi. Estamos focados em terminar a temporada o mais forte possível.”

Aston Martin Aramco (74 pts)
(Foto: Sam Bagnall/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (34 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Gosto da pista de rua de Baku e sua mistura incomum da seção muito longa de alta velocidade desde a curva final até a curva 1 e a parte apertada pela cidade velha. No passado, ela se adequou ao nosso carro e terminei nos pontos duas vezes.

Os muros são próximos e exigem precisão, embora eles tenham movido alguns deles para trás neste ano e adicionado aberturas para remover carros que param na pista, então talvez isso reduza as chances de um Safety Car, o que geralmente é bastante comum aqui. Além disso, é uma pista que mantém você ocupado, com um número muito alto de trocas de marcha, assim como Singapura, que está chegando.”

Daniel Ricciardo #3: “Estou ansioso por Baku; é uma pista adequada e, como qualquer circuito de rua, você precisa encontrar os limites rapidamente. Sei que a equipe em Faenza tem se esforçado muito e estou ansioso para experimentar o novo asfalto neste fim de semana. Será um bom desafio, mas estou confiante de que podemos sair com alguns pontos.”

Laurent Mekies (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (28 pts)
(Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Oliver Bearman #50:Estou animado e feliz por voltar a correr em um carro de Fórmula 1 e competir no meu primeiro fim de semana completo. Fiz Treinos Livres com a equipe, mas poder desenvolver isso e realmente fazer um fim de semana inteiro é uma perspectiva realmente emocionante.

No ano passado, tive muito sucesso em Baku e é realmente uma das minhas pistas favoritas para competir, então estou muito animado para começar. Tive tempo no simulador, é definitivamente uma pista desafiadora, mas não sendo um circuito permanente, as paredes são muito próximas e é apertado em alguns lugares, especialmente na famosa seção do castelo.”

Nico Hulkenberg #27:Baku é um circuito de rua por excelência; uma pista muito rápida com velocidades máximas bem altas. Há algumas retas muito longas e a seção estreita na cidade velha; no geral, é uma volta muito desafiadora e intensa em um circuito emocionante e eletrizante. É a primeira vez que iremos lá no outono, geralmente era na primavera, então vamos ver se isso muda alguma coisa.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe): Não comentou.

BWT Alpine (13 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine Cars Media)

Esteban Ocon #31:Estou animado para voltar a Baku neste fim de semana. O circuito é sempre um dos favoritos dos pilotos com a sua dualidade de curvas estreitas, seções sinuosas e retas longas; isso o torna verdadeiramente incrível de percorrer. A rigidez implacável do segundo setor enquanto ele atravessa a cidade velha requer bastante foco, pois mesmo o menor erro pode custar tudo.

Isso realmente aumenta sua adrenalina, mesmo em uma única volta. Foram algumas corridas difíceis para o nosso lado da garagem, por isso estamos ansiosos para voltar e aproveitar ao máximo o fim de semana, e isso também marcará minha 150ª largada na Fórmula 1, o que é uma grande conquista pessoal.”

Pierre Gasly #10:Estou ansioso para voltar para Baku. Adoro lá, porque a pista é uma loucura e cada piloto tem uma oportunidade dada a natureza de alto risco do circuito. Obviamente houve alguns momentos caóticos nesse local de provas no passado, então você pode se beneficiar muito fazendo uma corrida limpa e arriscando.

O circuito me dá muita adrenalina porque você está perto da parede em vários lugares, principalmente na seção muito estreita do castelo. É sempre um compromisso difícil na configuração do carro entre as curvas lentas, a superfície acidentada e as duas retas longas. mas vamos começar a trabalhar na sexta-feira e aproveitar o que será um fim de semana agitado.”

Oliver Oakes (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (6 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Indo para Baku, é o primeiro circuito de rua que fomos depois de uma longa temporada em pistas tradicionais. As ruas de Baku têm um ritmo agradável e é um circuito familiar onde eu gosto de focar mais na sexta e no sábado, na qualificação.

Também estou ansioso para testar nosso pacote atualizado em uma pista de estilo diferente e ver como o carro responde nessas diferentes condições. Geralmente é uma corrida emocionante e imprevisível, com boas oportunidades de ultrapassagem, que esperamos capitalizar neste fim de semana.”

Franco Colapinto #43: “Meu foco neste fim de semana é continuar aprendendo enquanto corro em Baku pela primeira vez. A pista é muito diferente de Monza, e encarar um circuito de rua em um carro de F1 será um desafio emocionante.

Coloquei muita preparação neste fim de semana e tentarei construir sessão por sessão para entender o circuito e mais sobre o carro. Esperamos outro fim de semana positivo para mim e para a equipe.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Stake Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Sam Bloxham/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77:Baku é uma daquelas pistas onde é preciso ser ousado, mas também inteligente. Tive bons desempenhos aqui no passado e estou sempre ansioso para correr neste circuito de rua desafiador. As retas longas significam que você precisa de velocidade, mas é igualmente importante acertar nas seções técnicas.

Temos trabalhado em equipe para analisar nossos pontos fracos e fazer ajustes. A chave aqui será maximizar cada sessão e, se conseguirmos um fim de semana forte, estou confiante de que poderemos estar mais perto da luta por pontos. Esta é uma corrida que sempre pode oferecer algo especial.”

Guanyu Zhou #24:A ida para Baku marca novamente o início das eliminatórias, depois de uma longa temporada europeia, e isso traz sua própria emoção. Baku é um lugar único, tanto a cidade como o circuito são cheios de personalidade, e correr aqui é sempre especial. A mistura de retas longas e curvas estreitas a torna um verdadeiro desafio tanto para o piloto como para o carro.

Como equipe, temos trabalhado duro para resolver nossos pontos fracos e, embora saibamos que ainda há trabalho a fazer, daremos tudo de nós para voltarmos ao páreo da briga pela zona de pontos. Cada corrida é uma oportunidade para melhorar e estaremos prontos para aproveitar este GP ao máximo.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Baku é sempre um lugar especial para correr; é um circuito que exige um equilíbrio entre agressividade e cautela, e o nosso foco está em otimizar todos os aspectos do nosso carro para este desafio. Trabalhamos duro como equipe para resolver os problemas que identificamos ao longo da temporada.

Nosso objetivo é claro: queremos continuar avançando, melhorando e dando passos em frente. É tudo uma questão de trabalho em equipe e sabemos que trabalhando juntos e fazendo as escolhas estratégicas certas, podemos aproveitar as oportunidades que Baku oferece.”

NOVIDADES PARA O GP
Magnussen ausente
Kevin Magnussen (Foto: Simon Galloway/LAT Images)

O piloto da Haas Kevin Magnussen foi suspenso do Grande Prêmio do Azerbaijão, ao atingir, na etapa anterior em Monza, um total de 12 pontos de penalidades sofridas em sua superlicença nesta temporada. Assim, o dinamarquês de 31 anos se torna o primeiro competidor a ser banido de uma corrida de Fórmula 1 desde 2014, ano de implementação da regra punitiva.

Em uma solução previsível, a equipe americana convocou o seu piloto reserva e futuro titular em 2025 ao lado de Esteban Ocon, Oliver Bearman, para correr em Baku no carro de Magnussen neste final de semana.

Vale mencionar que Kevin é o décimo automobilista a ser suspenso de um GP de Fórmula 1 da história e se junta a grandes nomes do esporte, como o heptacampeão Michael Schumacher, o bicampeão Mika Hakkinen e o campeão da temporada 1993, Nigel Mansell.

Detalhes do circuito
Circuito urbano de Baku (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)
Circuito urbano de Baku (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Baku possui 6.003 km de extensão, 20 curvas (8-D e 12-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 2016 e a corrida terá um total de 51 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Charles Leclerc, que fez 1:43.009 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, e maioria das curvas com ângulo de 90°, com sentido de fluxo anti-horário. O principal ponto de ultrapassagem no Azerbaijão é a reta dos boxes, uma das maiores da temporada, com 2.220 km de comprimento.

Além de ser bem extensa e aumentar a vantagem de vácuo, o longo setor de alta velocidade oferece uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do circuito. Confira como é uma volta rápida no circuito de Baku, através do simulador/game F1 2022.

Nesse traçado, há duas seções desafiadoras, sem margem para erros e que levam muitos pilotos ao contato com a barreira: a seção do Castelo, formada pelas curvas 8, 9 e 10, que é cega até se aproximar dela, e a zebra da curva 15, que projeta o carro para cima se utilizada e o faz seguir direto para o muro.

Um fator externo em Baku que influencia e muito na condução dos pilotos e no acerto dos carros é o vento. Por ser envolto pelo Mar Cáspio e pelas montanhas do Cáucaso, as correntes de ar são intensas e fortes. Por isso, é comum as equipes trazerem atualizações aerodinâmicas para o Azerbaijão.

Ano passado, o vencedor do GP foi Sergio Perez, que largou em terceiro, ao superar o companheiro Max Verstappen e o pole sitter Charles Leclerc, que finalizaram logo atrás de Perez em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Como de costume para um circuito de rua, a Pirelli escolheu os três compostos de pista seca mais macios da gama, o C3 como Duro, o C4 como Médio e o C5 como Macio. Como o circuito é normalmente aberto ao trânsito da cidade, a evolução do circuito será um fator importante a ser considerado ao avaliar o desempenho, enquanto o clima também pode desempenhar seu papel.

Normalmente, é o clima é bem quente em setembro, com temperaturas definitivamente mais altas do que as experimentadas quando a corrida foi realizada em abril. A temperatura do asfalto pode variar significativamente dependendo de quais partes estão na luz do sol ou na sombra dos edifícios ao redor, especialmente na seção que atravessa a cidade velha. Além disso, o vento pode atrapalhar a dirigibilidade do carro e, ao vir de direções diferentes, pode pegar os pilotos desprevenidos, pois é canalizado pelos edifícios ao redor da cidade.

As altas velocidades alcançadas na reta principal colocarão os pneus à prova, especialmente com o acerto de baixa pressão aerodinâmica nos carros. Curiosamente, a outra seção da pista exige a configuração oposta e as equipes não podem optar por correr com um nível de downforce muito baixo, pois sofreriam na parte mais lenta da pista, onde dependeriam da aderência gerada pelos pneus para obter o máximo do carro.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Alex Pantling/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 22°C e Máxima de 32°C. Tempo nublado, com 20% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 20°C e Máxima 33°C. Céu parcialmente fechado, com 20% de chances de precipitação.

Domingo:

Mínima de 21°C e Máxima de 33°C. Tempo ensolarado, com intervalos de sol entre nuvens e 20% de probabilidade de chuva.

Fonte: www.formula1.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 303 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 241 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 217 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 197 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 184 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 164 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 143 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 128 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 50 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 8h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.