Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP da...

FÓRMULA 1 – Vitória de Norris e outros destaques do GP da Holanda – 2024

205
(Foto: Andy Hone/McLaren Media Centre)
Prova em Zandvoort mostrou corrida quase perfeita de Norris, Verstappen de volta ao pódio, passo à frente da Ferrari e desempenho fraco da Mercedes.

A Fórmula 1 realizou ontem (25) o Grande Prêmio da Holanda, a décima quinta etapa da temporada, que aconteceu no clássico e estreito Circuito de Zandvoort, localizado na província da Holanda do Norte.

O vencedor da disputa foi Lando Norris, que garantiu a sua segunda vitória nesta temporada, após largar na pole, perder a P1 após o apagar das luzes para Max Verstappen, recuperar a posição 17 voltas depois e manter a liderança até o final, seguido de Verstappen e de Charles Leclerc.

Além de se tornar Piloto do Dia na votação oficial da Fórmula 1, o ponto extra da volta mais rápida também ficou com Lando, que cravou 1:13.817s na última volta. O parceiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, finalizou o GP na quarta colocação.

Vale lembrar que o piloto britânico da McLaren quebrou a hegemonia de triunfos do dono da casa, Max Verstappen, em Zandvoort, já que o atual tricampeão venceu o GP da Holanda de 2021 até 2023. Outro fato curioso, é que Lando levou a melhor em Zandvoort com uma vantagem final de -22s sobre o segundo colocado, Verstappen.

McLaren ainda melhor

Diante do resultado, fica claro que a McLaren possui o melhor carro do grid, além de uma das melhores e mais equilibradas duplas entre os titulares. Apesar disso, um ponto crítico que Lando Norris precisa melhorar é a largada; essa tem sido a fraqueza do competidor de 24 anos desde o início da campanha 2024.

Caso o parceiro de Oscar Piastri entregue reações melhores após o apagar das luzes dos próximos GPs, a McLaren terá uma chance ainda maior de conquistar não só o Campeonato de Construtores, mas o Campeonato de Pilotos.

Análise de desempenho
Red Bull Racing

Depois de duas etapas sem subir ao pódio (uma condição chocante para a escuderia), a Red Bull enfim finalizou entre os três melhores no GP holandês. Max Verstappen, que largou em segundo, concluiu a prova na mesma colocação de origem, depois de engolir Norris na largada e fazer um excelente show para seus fãs conterrâneos até o final da volta 17/72. Importante mencionar que este foi o 200º Grande Prêmio de Max na Fórmula 1.

No outro carro da RBR, Sergio Perez, que saiu da P5, cruzou a linha de chegada em um fraco sexto lugar, quatro degraus abaixo do companheiro de equipe, Verstappen. Mais uma vez, por conta da performance ruim do mexicano, a Red Bull perdeu ainda mais território para a McLaren. No Campeonato de Construtores, a diferença entre as duas escuderias é de 30 pontos. Por isso, é provável que a RBR perca a liderança na tabela no GP do Azerbaijão.

Ferrari

A Scuderia Ferrari obteve um ótimo resultado em Zandvoort, com um de seus pilotos no pódio como o ocupante da P3 final. Charles Leclerc garantiu o retorno da equipe com sede em Maranello ao top 3, já que a última vez que a Ferrari subiu ao pódio foi no GP da Áustria.

Para Carlos Sainz, o cenário foi dentro do normal, pois o competidor espanhol concluiu a disputa em quinto, um resultado pós-bandeira quadriculada frequente para a Scuderia nesta temporada: ocupar o top 5.

Mercedes-AMG F1

O GP da Holanda foi uma decepção para a Mercedes, mesmo com os dois carros na zona de pontuação. Com o retrospecto de vitórias em duas das três últimas corridas (Grã-Bretanha e Bélgica), cruzar a linha de chegada com George Russell em sétimo e Lewis Hamilton em oitavo é um retrocesso para a marca alemã.

Durante a disputa, houve vários erros por parte da equipe, tanto em relação a tempo de pit stop quanto para estratégia. O equívoco mais notável por parte da Mercedes foi mandar Russell ir para os boxes na volta 54/72 para trocar os pneus duros (H) por macios (S), quando o britânico se encontrava em quinto. A ideia não deu certo e George perdeu posições valiosas que não foi capaz de recuperar.

Alpine

Pela segunda vez consecutiva desde o Grande Prêmio da Bélgica, antes das férias de verão, a Alpine garantiu dois pontos na corrida de domingo. Dessa vez, Pierre Gasly foi o nono colocado no agitar da bandeira quadriculada, mesma posição de origem do francês na largada.

Por outro lado, Esteban Ocon, viu o apagar das luzes da décima quinta colocação, e foi onde o parceiro de equipe e conterrâneo de Gasly concluiu no final do GP em território holandês. Em termos de campeonato, a escuderia francesa está cada vez mais próxima da Haas, e, agora, se encontra apenas 14 pontos atrás da equipe americana.

Aston Martin Aramco

A Aston Martin vivenciou uma luz no fim do túnel neste domingo, ao alcançar pelo menos um ponto graças ao seu piloto mais experiente. Fernando Alonso, que largou na P7, perdeu várias colocações no decorrer da competição, e passou boa parte da disputa fora do top 10.

Ao superar Nico Hulkenberg nas voltas finais, o bicampeão alcançou a P10 e manteve a última posição da zona de pontos até o fim. Enquanto isso, Lance Stroll, que largou logo atrás de Alonso, na P8, regrediu na corrida e não se recuperou. Assim, o melhor que o canadense entregou foi uma frustrante P13.

Equipes que não pontuaram

As escuderias que terminaram o Grande Prêmio da Holanda zeradas foram a Haas, Visa Cash App RB, Williams Racing e a Kick Sauber, esta última que permanece sem pontos na classificação de construtores.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing Racing) – 295 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 225 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 192 pts

4 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 179 pts

5 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 172 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 154 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 139 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 122 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 50 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Campeonato de Construtores:

1 – Red Bull Racing Racing – 434 pts

2 – McLaren – 404 pts

3 – Scuderia Ferrari HP – 370 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 276 pts

5 – Aston Martin Aramco – 74 pts

6 – Visa Cash App RB – 34 pts

7 – Haas F1 Team – 27 pts

8 – Alpine F1 Team – 13 pts

9 – Williams Racing – 4 pts

10 – Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Itália, no dia 1º de setembro.