Início Destaque FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Bélgica – 2024

428
(Foto: Francois Nel/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da corrida que encerrará a primeira parte da temporada, em um dos circuitos mais queridos do automobilismo mundial.

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana (26 a 28) para realizar o Grande Prêmio da Bélgica, a décima quarta etapa do calendário 2024 da categoria, que acontecerá no Circuito de Spa-Francorchamps, localizado na província de Liége, região leste do país europeu.

Desde o ano passado, a etapa na Bélgica precede as férias de verão, a pausa das atividades da categoria. Nesse intervalo, os pilotos, equipes e demais envolvidos na organização dos GPs de F1 tiram três semanas para descansar e passar um tempo com a família. Além disso, diferente de 2023, o fim de semana não contará com o formato Sprint.

Dono da casa
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Essa será uma de duas corridas em casa da programação para o piloto belga-holandês, Max Verstappen. Além de correr diante de sua torcida conterrânea na Bélgica, o atual tricampeão também contará com o apoio da maior parte da torcida em Zandvoort, etapa que dará continuidade à temporada.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP belga, em ordem decrescente da classificação atual do Campeonato de Construtores.

Saiba também as novidades para a etapa, as características do traçado, informações dos compostos de pneus, a previsão do tempo para os três dias de competição e o top 10 do Campeonato de Pilotos.

Oracle Red Bull Racing (389 pts)
(Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Spa sempre foi minha pista favorita, com suas curvas rápidas e muitas oportunidades de ultrapassagem. Os fãs também são ótimos e recebemos muito apoio lá. Hungria foi uma corrida complicada e um fim de semana para esquecer e seguir em frente. Temos trabalhado como equipe para otimizar nosso desempenho e tirar o melhor proveito do carro que pudermos.

O clima torna as coisas um pouco mais imprevisíveis, mas veremos o que a corrida trará. A equipe tem trabalhado muito duro e, sendo a última prova antes das férias de verão, estamos ansiosos para ter um merecido descanso e queremos voltar mais fortes; para este final de semana, tentaremos entregar o melhor resultado possível.”

Sergio Perez #11:A recuperação que conseguimos na Hungria foi muito positiva. Acho que mostrou o quão confortável eu estava no carro no fim de semana e o potencial que tínhamos. É frustrante não termos conseguido lutar pelo pódio, porque tínhamos a capacidade de estar lá em cima com o desempenho de corrida que mostramos, o stint final foi muito promissor. Agora cabe a mim colocar todo o final de semana juntos na Bélgica e estou confiante de que podemos.

Estamos trabalhando como equipe e o que meus mecânicos conseguiram fazer para reconstruir meu carro durante a noite em Budapeste mostra o trabalho duro incrível que todos colocam, dia após dia. Falta uma etapa antes das férias de verão e quero retribuir à minha equipe pelo último fim de semana com um bom resultado, eles são tudo o que importa para mim.

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

McLaren (338 pts)
(Foto: McLaren F1/Divulgação)

Lando Norris #4: “Spa é outra corrida especial para mim e um dos meus circuitos favoritos; também sei que não sou o único piloto a gostar de correr lá. É uma pista desafiadora, e o clima pode ser imprevisível, mas não é nada que não tenhamos visto antes.

Não acredito que estamos quase nas férias de verão. O último fim de semana foi incrível para nós como equipe. O carro estava brilhante, e é uma boa posição para fechar a primeira parte da temporada. Estou animado para voltar ao carro e espero trazer para casa mais uma leva de pontos.”

Oscar Piastri #81:Os últimos dias foram incríveis, conquistando minha primeira vitória na Fórmula 1 e agradeço a todos pelo apoio e mensagens gentis. Foi um ótimo fim de semana para toda a equipe, mas agora mudamos nosso foco para a corrida final antes das férias de verão.

Spa-Francorchamps é minha pista favorita, então estou animado para retornar à Bélgica. É sempre complicado prever como será para nós, mas estamos em uma posição forte e esperamos sair com outra boa soma de pontos. Foi uma ótima primeira metade da temporada, então vamos aproveitar o momento neste fim de semana e ver o que podemos fazer.”

Andrea Stella (chefe de equipe): “Depois de um fim de semana muito forte na Hungria, já estamos totalmente focados no próximo desafio na Bélgica. Spa-Francorchamps é um dos circuitos favoritos dos pilotos, mas também o mais longo e um dos mais desafiadores do calendário. As condições climáticas variáveis ​​adicionam um nível de incerteza, mas encaramos cada desafio como uma oportunidade.

À medida que nos aproximamos do fim de um período muito movimentado de corridas, daremos tudo de nós mais uma última vez e buscamos maximizar nossas oportunidades de pontuação antes de uma merecida pausa para descanso.”

Scuderia Ferrari HP (322 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16: Não comentou.

Carlos Sainz #55: “A pista da Bélgica é completamente diferente do circuito Hungaroring e temos que pensar em qual abordagem queremos adotar aqui com o carro para tentar terminar a primeira metade da temporada com um bom resultado geral para a equipe.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe): “O Grande Prêmio da Bélgica encerrará o que tem sido um julho particularmente movimentado para a equipe na pista e para todos na fábrica em Maranello. O circuito Spa-Francorchamps nos permitirá verificar se fizemos um bom trabalho nas últimas semanas para mitigar os efeitos colaterais em curvas de alta velocidade do pacote de atualização que introduzimos recentemente.

“O efeito de porpoising foi muito baixo em Hungaroring, graças à evolução do assoalho que introduzimos em Budapeste e agora veremos se isso também ocorrerá em pistas de alta velocidade. Charles e Carlos sempre foram bem em Spa, Charles conquistando sua primeira vitória na F1 aqui em 2019 e é um circuito onde a habilidade do piloto pode realmente fazer a diferença. Se fornecermos a eles um SF-24 que eles possam levar confortavelmente ao limite, acredito que podemos ter um fim de semana competitivo e levar muitos pontos para casa.

Mercedes-AMG Petronas (241 pts)
(Foto: Mercedes-Benz Group AG)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Vamos para a corrida final antes das férias de verão com uma sequência de cinco pódios consecutivos. Portanto, estamos buscando continuar esse ritmo e terminar a primeira metade da temporada fortes. Estamos em uma trajetória positiva e isso é encorajador. Spa é um desafio muito diferente de Budapeste. Com temperaturas mais baixas e um layout muito mais rápido, será interessante ver como o W15 se sai em comparação com nossos rivais.

Embora estejamos um pouco mais lentos em comparação a alguns dos nossos concorrentes, continuamos a trazer desempenho ao carro. Ainda não é o suficiente para lutar por vitórias consistentemente todo fim de semana, mas nos permitiu estar na disputa pelos três primeiros lugares com mais regularidade. O grupo da frente está próximo e temos que dar o nosso melhor para estar na disputa.

Aston Martin Aramco (69 pts)
(Foto: Andy Hone/Aston Martin Media Global)

Lance Stroll #18: Não comentou.

Fernando Alonso #14: Não comentou.

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Visa Cash App RB (33 pts)
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda #22:Correr em Spa é sempre especial e eu particularmente gosto das mudanças de elevação, a maneira como a pista sobe e desce, o que não vivenciamos em muitas pistas durante o ano. A maioria das curvas é de alta velocidade, muito desafiadora, meio old school.

Muitas vezes temos condições mistas em termos de clima aqui, pode ser um pouco como o fim de semana em Silverstone, onde demos muitas voltas no molhado, então isso me dá confiança se tiver chuva desta vez.”

Daniel Ricciardo #3:Depois de um domingo difícil em Budapeste, estou ainda mais ansioso por Spa. Mostramos uma boa velocidade na semana passada, então estou confiante de que podemos continuar assim na Bélgica e tentar finalizar na zona de pontuação no domingo.”

Laurent Mekies (chefe de equipe):A equipe virou a mesa na Hungria, competitiva novamente após algumas corridas desafiadoras. Portanto, é bom que tenhamos mais uma oportunidade neste fim de semana na Bélgica antes das férias de verão para confirmar um retorno à forma que mostramos no início da temporada.

Como de costume, Spa fará suas perguntas difíceis, com sua natureza única de alta velocidade, o comprimento da volta e o clima variável. Precisamos intensificar ainda mais e obter um bom resultado, para que possamos levar uma mentalidade positiva para as férias e para a segunda metade do campeonato.”

MoneyGram Haas (27 pts)
(Foto: Lubomir Asenov/LAT Images)

Kevin Magnussen #20:Spa-Francorchamps é uma das minhas pistas favoritas, e a mais próxima de uma corrida em casa, pelo menos geograficamente, para mim. É um circuito que todos gostam, mas percorrer a sequência Eau Rouge é sempre uma emoção, embora seja bem fácil tecnicamente.

Temos sido eficientes em retas longas, então nossos pontos fortes devem aparecer e brilhar aqui. É sempre uma etapa emocionante com o clima imprevisível e espero que com nosso carro, que até agora provou ser bom em todas as pistas, possamos ter uma boa corrida aqui.”

Nico Hulkenberg #27:Spa é um circuito como nenhum outra, sempre um grande desafio e sendo o último local de corrida antes das férias de verão significa que você quer dar tudo de si antes de um breve descanso. Tive bons resultados aqui e com o carro se saindo como está, devemos esperar um fim de semana competitivo.

Nas férias de verão, vou passar alguns dias na Baviera com a família. Montanhas, relaxar e recarregar as energias e depois voltar a treinar para estar pronto para a segunda metade da temporada.”

Ayao Komatsu (chefe de equipe):Estou ansioso para voltar a Spa; é um circuito bastante desafiador tanto em termos de carro quanto de piloto. O circuito exige um carro bastante eficiente devido às longas retas nos setores um e três, e equilibrar isso com a sequência fluida no setor dois será um desafio.

Spa sempre oferece corridas interessantes com muitas oportunidades de ultrapassagem e o famoso clima aqui pode sempre aumentar a emoção. Estou ansioso para terminar a corrida final antes do intervalo com a equipe em alta.”

BWT Alpine (9 pts)
(Foto: XPB Images/Alpine Cars Media)

Esteban Ocon #31: “Depois de correr na Fórmula 1 durante vários anos, ainda é uma sensação incrível correr no Circuito de Spa-Francorchamps, onde fiz a minha estreia na Fórmula 1 em 2016. É uma pista clássica e a mais longa do calendário, o que a torna um teste único para nós pilotos, com suas longas retas e variedade de curvas.

O clima sempre entra em jogo na Bélgica, especialmente considerando o tamanho da pista e como as condições podem variar de uma seção do circuito para outra. Isto significa que a estratégia será fundamental para a corrida e precisamos trabalhar como um só para tomar as decisões certas e ter um fim de semana de sucesso.”

Pierre Gasly #10:Nosso objetivo é vivenciarmos uma prova muito melhor em Spa para, em seguida, avançarmos para as férias de verão. No ano passado estivemos bem, terminando em terceiro na Sprint Race, o que foi um resultado incrível. Desta vez, é um formato de fim de semana padrão e, depois dos difíceis eventos anteriores, estamos incrivelmente determinados a ter o melhor desempenho possível.

Adoro correr nesta pista da Bélgica, é uma das minhas favoritas, mas os sentimentos que tenho aqui serão sempre contrastantes. O primeiro semestre de 2024 foi difícil para todos, na fábrica e na pista, mas estamos numa situação muito melhor do que estávamos no Bahrein e podemos melhorar mais.”

Bruno Farmin (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (4 pts)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23: À medida que chegamos à última etapa antes das férias de verão, obviamente tem sido uma temporada difícil até agora, mas aprendemos muito entendendo mais as características do carro, o que tentaremos aplicar no restante da temporada e além. Para Spa, estou ansioso para correr em uma pista que amo e que deve se adequar melhor ao nosso carro.

Estando na floresta, o clima sempre torna as coisas interessantes, e deve ser um pouco mais frio, o que sempre nos ajuda com o gerenciamento dos pneus, algo com que lutamos no ano passado. Espero que possamos entrar nas férias de verão com um bom resultado e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem.”

Logan Sargeant #2:Estou ansioso para ir a Spa antes das férias de verão. Precisaremos aproveitar o momento para fechar essa primeira metade da temporada de forma positiva. O clima é sempre um fator nesta época do ano em Spa, o que pode apresentar oportunidades.

No passado, esta pista se adequou melhor ao nosso carro do que alguns outros circuitos, então será interessante ver como as características do FW46 se comportam por lá com a batalha acirrada no meio do pelotão.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

Kick Sauber (0 pts)
(Foto: Lubomir Asenov/Sauber Media Hub)

Valtteri Bottas #77: “Spa é um circuito icônico e sempre gostei de correr aqui no passado; é um daqueles lugares que testam os carros e os pilotos e há muitas curvas que são muito emocionantes, como a Pouhon. Parece que foi ontem que estávamos iniciando a nossa temporada no Bahrein e aqui estamos quase encerrando a primeira metade do calendário. Sem dúvida, queríamos mais destas primeiras treze corridas, mas estamos fazendo o que está ao nosso alcance.

Nosso desempenho em Budapeste no fim de semana passado foi melhor do que nos últimos eventos, embora a corrida tenha sido decepcionante, provando que as atualizações nos ajudaram, e deveriam fazê-lo aqui também; é nessa direção que devemos trabalhar. As melhorias são graduais, mas cada pequena ajuda vale e precisamos continuar a nos esforçar para dar mais um passo em frente, tanto neste fim de semana na Bélgica como no resto da temporada.”

Guanyu Zhou #24: “Chegaremos à Bélgica neste fim de semana para a última etapa antes da Fórmula 1 entrar nas férias de verão. Tem sido uma primeira metade de temporada difícil para a nossa equipe, onde certamente tínhamos expectativas maiores; ainda assim, não vamos desistir e não o faremos até o final da temporada.

O novo pacote que testamos no carro de Valtteri em Budapeste foi um progresso, embora ainda haja trabalho a fazer para maximizar o rendimento. Isto é algo que podemos alcançar todos juntos, como sempre fizemos. Devemos manter o foco, trabalhando para melhorar nosso desempenho neste fim de semana e na segunda parte da temporada, com o objetivo de diminuir a distância para nossos concorrentes diretos e voltar à disputa por pontos.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe): “Seguimos para a última etapa antes das férias de verão, depois de quatro meses intensos e desafiadores no Oriente Médio, Ásia, América do Norte e Europa. No final da primeira metade da temporada 2024, é hora de olhar para trás e ver como as coisas correram para a nossa equipe. Não há como negar que não estamos onde esperávamos estar no início do ano, mas como equipe, tanto na pista como na fábrica, em Hinwil, estamos trabalhando arduamente para melhorar, corrida após corrida.

O fim de semana em Budapeste foi bastante difícil para nós, pois tivemos a confirmação de que precisávamos dar mais um passo em frente, tanto em termos de ritmo de corrida como de consistência nos diferentes compostos de pneus para lutar pelos pontos. Ainda assim, as novas peças que trouxemos mostraram estar funcionando conforme o esperado, nos dando o rumo a seguir, tanto para este fim de semana como para a segunda metade da temporada.”

NOVIDADES PARA O GP
Verstappen penalizado
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Para o GP da Bélgica, Max Verstappen receberá uma punição de -10 colocações no grid de largada, por trocar o ICE (Motor de Combustão Interna) de seu RB20 e utilizar o quinto de um total de quatro permitidos.

Assim como na temporada 2023, o tricampeão iniciará o final de semana em Spa-Francorchamps penalizado, e terá que escalar o grid para tentar garantir a vitória no domingo. Terminar na P1 será difícil para Verstappen, já que a McLaren alcançou um nível de desempenho superior em pistas de diferentes características.

Existem grandes chances do resultado da corrida ser favorável para Lando Norris quanto à briga pelo título, principalmente se o britânico largar na pole e ter o parceiro de equipe, Oscar Piastri, para ser seu escudeiro e defendê-lo de Max. Vale lembrar que apenas 76 pontos separam Norris do líder do Campeonato de Pilotos, Verstappen.

Alpine com pintura especial
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

A Alpine correrá neste fim de semana com uma pintura especial nos A524 de Pierre Gasly e Esteban Ocon, nas cores predominantes preto e vermelho. O objetivo da ação é divulgar o filme Deadpool & Wolverine, em que um dos acionistas da equipe é Ryan Reynolds, ator que interpreta o Deadpool no longa.

Em relação aos detalhes do design exclusivo para o GP da Bélgica, na lateral direita da tampa do motor, foi introduzido uma referência direta ao personagem Wolverine: um rasgo com três lâminas, enquanto no bico da asa frontal, o símbolo do Deadpool fica em evidência. Vale mencionar que os macacões e capacetes dos pilotos também serão temáticos.

Detalhes do circuito
Circuito de Spa-Francorchamps (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Spa-Francorchamps é o mais longo do calendário. Possui 7.004 km de extensão, 19 curvas (9-D e 10-E), recebe GPs de Fórmula 1 desde 1950 e a corrida terá um total de 44 voltas. O recorde de volta mais rápida nesse traçado pertence a Valtteri Bottas, que cravou 1:46.286 na temporada 2018, pela Mercedes.

A pista é caracterizada por possuir mudanças acentuadas de elevação e trechos predominantes de alta velocidade, que são seguidas de curvas de média e baixa velocidade, que geram frenagens fortes durante a volta. Confira abaixo como é uma volta no traçado belga, através do simulador/game F1 22.

Um trecho desafiador para os pilotos quanto ao gerenciamento de pneus é a curva 8, que é precedida por uma reta e se apresenta em declive, por isso, encontrar o acerto correto de balanceamento dos freios dianteiros é crucial, para evitar travamento das rodas nessa parte.

O principal ponto de ultrapassagem em Spa é a longa reta oposta, logo depois da seção Eau Rouge-Raidillon, onde é localizada uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do traçado.

Na temporada 2023, apesar de Max Verstappen ter sido o dono da volta mais rápida do Q1 no classificatório, Charles Leclerc largou na pole, pois o piloto #1 da Red Bull Racing foi penalizado em -5 colocações no grid por trocar a caixa de câmbio, e saiu da P6.

Durante a corrida, Max se recuperou facilmente e venceu a disputa na Bélgica, seguido de Sergio Perez e de Leclerc.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

Para a 14ª etapa da temporada, a Pirelli escolheu o mesmo trio de compostos usado nos últimos dois anos: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho macio. Em termos de desgaste dos pneus, Spa-Francorchamps é uma das pistas com níveis médios mais elevados, ainda que não atinja os picos observados em Silverstone e Suzuka.

A pista apresenta todos os tipos de curvas, interligadas por trechos muito rápidos, o que dificulta às equipes a identificação do compromisso aerodinâmico ideal. Normalmente, a degradação é principalmente térmica, mas a nova superfície pode ser um fator decisivo nesta área, dada a aderência extra proporcionada aos pneus.

A Pirelli avaliou o novo asfalto há um mês, durante as 24 Horas de Spa, a clássica corrida do GTWC da qual a companhia italiana é a única fornecedora de pneus. Durante a corrida em junho, os carros GT3 rodaram três segundos mais rápido do que no ano anterior, com os mesmos compostos.

Obviamente, o nível de performance dos carros GT não se compara ao de um carro de Fórmula 1, nem mesmo com as ferramentas de simulação atuais, altamente avançadas. Porém, é provável que a nova superfície levará a uma redução significativa nos tempos de volta e a um aumento considerável no nível de aderência nas seções recapeadas.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 16°C e Máxima de 21°C. Tempo fechado, com 56% de possibilidade de chover.

Sábado:

Mínima 12°C e Máxima 18°C. Períodos de chuva durante a maior parte do dia (82% de chances).

Domingo:

Mínima de 13°C e Máxima de 22°C. Tempo nublado, com intervalos de sol entre nuvens e 13% de possibilidade de precipitação.

Fonte: www.weather.com

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 265 pts

2 – Lando Norris #4 (McLaren) – 189 pts

3 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari HP) – 162 pts

4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari HP) – 154 pts

5 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 149 pts

6 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 125 pts

7 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 124 pts

8 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 116 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 45 pts

10 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 24 pts

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 10h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.