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FÓRMULA E – Aquecimento para o E-Prix de Londres – 2024

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(Foto: Sam Bagnall)
Saiba as principais informações do E-Prix, como os detalhes do circuito, as expectativas dos pilotos brasileiros e o que esperar da disputa que revelará o piloto e equipe campeões da décima temporada da categoria.

A Fórmula E está de volta neste fim de semana (19 a 21) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Londres, a etapa de encerramento da temporada 2023/2024 que acontecerá no Circuito improvisado ao redor do ExCel London, centro de convenções e exposições localizado na zona portuária ao leste da capital da Inglaterra.

Os rounds 15 e 16 serão as corridas em casa para os pilotos Jake Dennis, Oliver Rowland, Jake Hughes, Sam Bird e Dan Ticktum, e para as equipes Jaguar TCS Racing, NEOM McLaren e Envision Racing, que terão apoio da maior parte da torcida nas arquibancadas.

O evento duplo em território britânico figura no calendário da classe elétrica da FIA desde a temporada inicial 2014/2015 e na seguinte (2015/2016). Porém, depois de se ausentar da rodada 2016/2017 até 2019/2020, o E-Prix de Londres retornou em 2020/2021, e está presente no itinerário da F-E desde então.

Assim como nas duas primeiras rodadas da classe e no ano passado, este final de semana definirá o piloto e equipe campeões da temporada 10 da Fórmula E. Curiosamente, uma escuderia e um automobilista britânicos do grid possuem mais chances de conquistar os respectivos títulos (detalhes no decorrer da matéria).

Layout do circuito inglês 
Circuito ExCel (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

O Circuito ExCeL conta com apenas 2.086 km de extensão e 20 curvas (8-D e 12-E), fluxo no sentido horário e é um dos locais de prova mais curtos do calendário atual da F-E. Uma curiosidade interessante sobre o ExCel London é o fato de ser a única pista indoor e outdoor do automobilismo mundial.

O traçado britânico tem como características principais mudanças de elevação, oferecer diferentes tipos de pavimento durante a volta (asfalto macio no início e abrasivo no final) e predominância de setores de média a alta velocidade. A maior inclinação da pista inglesa fica entre as curvas 18 e 19, enquanto o maior declive está localizado entre as curvas 5 e 6.

O Modo Ataque estará, como de costume, na parte de fora da curva 16, e o lugar mais vantajoso para ativar os 50 kW de potência extra é nas duas principais retas do circuito: a dos boxes e a oposta.

Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi (Foto: Simon Galloway/ABT/LAT Images)

Lucas Di Grassi #11 (ABT CUPRA): “O layout em Londres é diferente de tudo que experimentamos nesta temporada. É curto, apertado, tem muitas curvas e é extremamente irregular, em comparação, fazendo até Tóquio parecer uma pista larga.

“A posição de largada será mais importante do que em qualquer outro circuito do calendário. Nossos objetivos continuam os mesmos: trabalhar com foco, não errar e somar o máximo de pontos possível para a equipe. Vamos pra cima com tudo mais uma vez.

Situação no campeonato: P24 – 2 Pontos

(Foto: Simon Galloway/LAT Images)

Sergio Sette Camara #3 (ERT): Não comentou até o momento.

Situação no campeonato: P19 – 14 Pontos

Novidades

Última corrida de Müller pela ABT

Nico Müller (Foto: Simon Galloway)

A ABT CUPRA anunciou na manhã da última terça-feira (16) que Nico Müller deixará a equipe após a conclusão da campanha 2023/2024 na Inglaterra. O piloto suíço (que também corre no WEC) decidiu sair da escuderia alemã de forma espontânea e, por enquanto, não houve um anúncio oficial do motivo da saída do competidor do carro número 51.

Em nota, o CEO e chefe de equipe da ABT, Thomas Biermaier, comentou a saída de Müller. “Era nosso desejo manter Nico na equipe e ter sucesso com ele novamente. Agora temos que aceitar sua decisão e desejar a ele tudo de melhor para o futuro.

Em nome de todos na ABT CUPRA, gostaria de agradecer a Nico por seu comprometimento e dedicação. Claro que todos nós gostaríamos de ter visto mais sucesso, mas mesmo nesses tempos difíceis ele sempre liderou o caminho e mostrou fortes desempenhos. Nico continua fazendo parte da família ABT e será sempre bem-vindo aqui.”

Müller se encontra na 14ª posição na tabela de pilotos e retornou ao grid da Fórmula E pela ABT CUPRA na temporada passada (2022/2023), depois de ficar de fora na rodada anterior (2021/2022). O melhor resultado do suíço na F-E foi a P4 no fim de semana em Misano, antes de terminar na P5 e na P6 nas etapas 13 e 14 em Portland, respectivamente.

Despedida do Gen3

(Foto: Fórmula E/Divulgação)

O E-Prix de Londres marcará a despedida oficial da primeira versão do carro da F-E de terceira geração (Gen3), que estreou na temporada passada. A partir da campanha 2024/2025, o Gen3 Evo, uma versão atualizada do Fórmula atual, estreará na categoria elétrica.

Apresentado em um evento privado em Monte Carlo há três meses atrás, o Gen3 Evo promete ser muito melhor do que o primeiro Gen3, com uma aceleração de 0 a 100 km/h 30% mais rápida do que o carro do regulamento atual da Fórmula 1, além de ser 36% mais veloz do que o antecessor.

O que esperar da grande final da temporada
(Foto: Simon Galloway)

Na temporada anterior, apesar de garantir a pole na qualificação, Mitch Evans recebeu uma punição de -5 colocações no grid de largada, e caiu para o sexto lugar na ordem inicial. Por isso, Nick Cassidy, dono da P2 na classificação, assumiu a ponta antes das luzes se acenderem, com Jake Dennis e Sébastien Buemi atrás do neozelandês.

O E-Prix 1 em Londres foi conturbado, com vários incidentes, o que inclui a forte batida de Sacha Fenestraz. O piloto francês da Nissan seguiu reto na curva 16, após contato com outro competidor, e bateu forte na barreira de proteção. Devido a necessidade de reconstrução do muro, um Safety Car e, em seguida, uma bandeira vermelha foram acionados ao faltarem menos de cinco voltas para o fim.

O que marcou a mais recente competição de sábado da F-E na Inglaterra foi uma segunda bandeira vermelha, que surgiu na penúltima volta por conta de um engavetamento que envolveu Sébastien Buemi, Norman Nato e Sam Bird na curva 18. Este incidente fechou o fluxo da pista e houve a necessidade de outra relargada, mas com uma volta adicionada pela direção de prova.

Ao alcançar a liderança nos primeiros minutos e mantê-la até o fim, além do abandono de Cassidy e uma penalidade no tempo final sobre António Félix da Costa (que estava entre os líderes), quem venceu a corrida de sábado foi Evans, seguido de Dennis e Buemi. Vale lembrar que na penúltima etapa da programação 2022/2023, Jake Dennis se tornou o nono campeão da história da Fórmula E.

Mais caos na última passagem da Fórmula E em solo britânico

Na prova do dia seguinte em Londres, a disputa ocorreu sobre chuva e pista molhada, o que gerou um longo período de inatividade no local de provas. Na volta 5/35, por conta da falta de visibilidade e da impossibilidade de acontecer o E-P, a terceira bandeira vermelha do fim de semana foi acionada.

Depois de duas voltas com o Safety Car na frente do pelotão para a relargada, uma outra bandeira vermelha surgiu, devido a falta de aderência da superfície do circuito e, novamente, os carros foram para o pit lane.

Quando a competição de fato teve início, Nick Cassidy, que foi oficialmente o pole sitter dessa vez, apenas manteve a P1 até o final e venceu a última corrida da campanha 2024. Assim, o neozelandês, que se tornou vice-campeão, levou a Envision Racing a conquista do título do Campeonato de Construtores.

Além de coroar os novos campeões da categoria elétrica da FIA, a rodada dupla do E-Prix de Londres deste ano promete ser bem conturbada e as etapas finais da campanha 2023/2024 também podem gerar interrupções, principalmente pela natureza estreita e cheia de curvas técnicas do Circuito ExCel.

Situação atual dos campeonatos

Na tabela de classificação de pilotos, quem lidera a fila é Nick Cassidy e, assim como no ano passado, está na briga pelo caneco mais cobiçado da Fórmula E. O neozelandês se encontra com 167 pontos, enquanto o parceiro de Nick na Jaguar, Mitch Evans, e o competidor alemão da TAG Heuer Porsche, Pascal Wehrlein, seguem na P2 e P3, de forma respectiva, empatados, com 155 pontos cada.

Da mesma forma, a Jaguar TCS Racing segue na ponta do Campeonato de Equipes, com 322 pontos, 33 de vantagem sobre a segunda colocada, TAG Heuer Porsche. A terceira posição pertence a DS PENSKE, escuderia que está bem abaixo das rivais acima, com apenas 184 pontos conquistados até a rodada dupla anterior, em Portland.

Favoritos ao título
Nick Cassidy, piloto da Jaguar TCS Racing (Foto: Simon Galloway)

Sem dúvidas, tudo em relação à conquista do título no Campeonato de Pilotos aponta para um participante: Nick Cassidy. O vice-campeão da temporada passada garantiu duas vitórias e seis pódios da etapa de abertura no México até o E-Prix duplo nos Estados Unidos.

Diante de uma diferença positiva de 12 pontos sobre Mitch Evans e Pascal Wehrlein, o neozelandês tem nas mãos mais uma grande chance de se tornar o mais novo campeão de Fórmula E. Essa possibilidade se torna ainda mais real com o atual campeão, Jake Dennis, praticamente fora da jogada, ao ocupar a P7 na tabela de pilotos com apenas 122 pontos.

Como o segundo nome na lista dos participantes prováveis a levantarem o troféu mais alto da campanha 2023/2024, Evans, que soma duas vitórias e dois pódios, precisa de um fim de semana sem erros para superar o companheiro de equipe.

Ao avaliar o desempenho do neozelandês nas últimas duas competições, em Portland, Mitch superou seu principal adversário, Wehrlein. Além disso, o parceiro conterrâneo de Cassidy tem uma característica que costuma faltar no alemão da TAG Heuer Porsche: consistência, o que pode ser a vantagem de Evans sobre Pascal neste final de semana.

Enquanto Wehrlein possui um saldo de duas vitórias e apenas um pódio, o companheiro do alemão na Porsche, António Félix da Costa, pode surpreender em Londres. Dono de 134 pontos e de quatro triunfos como P1 (em que três aconteceram de forma consecutiva nas etapas mais recentes), o português de 32 anos é o único dos três automobilistas mencionados acima que chega à Inglaterra com o retrospecto positivo de excelentes finalizações.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 167 pts;

2 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 155 pts;

3 – Pascal Wehrlein #94 (TAG Heuer Porsche) – 155 pts;

4 – António Félix da Costa #13 (TAG Heuer Porsche) – 134 pts;

5 – Oliver Rowland #22 (Nissan) – 131 pts;

6 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PESNKE) – 129 pts;

7 – Jake Dennis #1 (Andretti) – 122 pts;

8 – Max Günther #7 (Maserati MSG Racing) – 73 pts;

9 – Robin Frijns #4 (Envision Racing) – 60;

10 – Stoffel Vandoorne #2 (DS PENSKE) – 55 pts.

Transmissão no Brasil

O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Londres de Fórmula E ao vivo, neste sábado e domingo, a partir de 13h, de acordo com o horário de Brasília.