Confira o que rolou na primeira atividade de pista da prova em território brasileiro, sob pista molhada.
O World Endurance Championship realizou hoje pela manhã o Treino Livre 1 das 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa da temporada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul do estado paulista.
A Peugeot TotalEnergies liderou a sessão inicial de sexta-feira na classe Hypercar com o 9X8 #93, graças ao melhor tempo do piloto suíço Nico Müller, que cravou 1:26.341s.
Atrás do #93 da fabricante francesa por 0.149 décimos, ficou a Cadillac Racing e o V-SERIES R #2, guiado pelo neozelandês Earl Bamber, que marcou 1:26.520s.
Ao fechar o top 3 do TL1, a Porsche Penske Motorsport alcançou o seu melhor com o alemão André Lotterer, responsável pela terceira melhor volta ao cravar 1:26.567s, 0.226s décimos a menos que o 9X8 líder da Peugeot.
O melhor que a Toyota Gazoo Racing Europe alcançou em Interlagos na primeira atividade de pista foi a P4, com o #8 do suíço Sébastien Buemi. Logo atrás terminou o 499P da equipe cliente da Ferrari, AF Corse, graças ao japonês Yifei Ye que marcou o 5° melhor tempo a bordo #83.
Vale mencionar que a equipe cliente da Porsche, Hertz Tem Jota, não aproveitou bem a sessão inicial por conta de problemas em seus hipercarros #38 e #12, que ocuparam as últimas colocações com menos de 16 voltas completadas de um total de 26.
LMGT3
Na LMGT3, o brasileiro Nicolas Costa finalizou o Treino Livre 1 no topo da tabela, ao marcar o tempo mais rápido de 1:44.692s, a bordo da McLaren 720S GT3 #59 da United Autosports.
Logo atrás do piloto da casa, concluiu o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing, através da segunda melhor volta feita pelo espanhol Alex Riberas.
Em terceiro, terminou outro Vantage GT3: o #777 da D’Station Racing, pilotado pelo dinamarquês Marco Sorensen.
Dois Lamborghini Húracan GT3 EVO 2 completaram o top 5 final: em quarto lugar, terminou o #60 da Iron Lynx, graças ao italiano Matteo Cressoni, e na quinta colocação, o #85 da escuderia feminina Iron Dames, com o melhor tempo de volta feito pela dinamarquesa Michelle Gatting.
O carro do outro brasileiro no grid da LMGT3, o #31 de Augusto Farfus, finalizou a primeira atividade de pista de sexta-feira na P7, em que o dono da volta rápida foi o indonésio Sean Gelael.
A sessão foi encerrada praticamente pela metade (a partir de 40 de 90 minutos programados) antes da bandeira quadriculada, por conta de um incidente que envolveu o Lexus RC F #78 da Akkodis ASP. Guiado no momento por Arnold Robin, o francês bateu forte no muro, ao perder o controle na curva 4.
O impacto danificou a barreira de segurança no local, e gerou uma bandeira vermelha definitiva. O piloto saiu do carro por conta própria e ileso, mas passou por uma avaliação médica em seguida, mas Robin já foi liberado e retornou a Interlagos.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”