Início Destaque FÓRMULA 1 – Vitória de Leclerc e outros destaques do GP de...

FÓRMULA 1 – Vitória de Leclerc e outros destaques do GP de Mônaco – 2024

366
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)
Disputa na Riviera Francesa mostrou domínio absoluto da Ferrari, pesadelo para a Red Bull, prejuízo para a Haas e bom resultado para a Williams.

A Fórmula 1 realizou ontem (26) o Grande Prêmio de Mônaco, a oitava etapa da temporada, no clássico e icônico circuito urbano localizado em Monte Carlo, o distrito mais importante do Principado de Mônaco.

O vencedor da corrida foi o pole sitter, Charles Leclerc, seguido de Oscar Piastri e do parceiro de equipe, Carlos Sainz. O ponto extra da melhor volta ficou mais uma vez com a Mercedes, através de Lewis Hamilton, enquanto o Piloto do Dia, eleito na votação oficial da F1, foi Leclerc.

Vale lembrar que, ainda na primeira volta, o GP foi interrompido com bandeira vermelha, por conta de um grave incidente que envolveu um carro da Red Bull e os dois VF-24 da Haas.

Além disso, devido à natureza do circuito de não favorecer o ganho de posições entre os primeiros colocados, o top 10 inicial apenas se repetiu no fim da corrida.

Análise de desempenho

Diferente dos três anos anteriores, a Ferrari superou a Red Bull Racing em Mônaco por melhor rendimento. Charles Leclerc liderou o fim de semana desde o TL2 e, ao largar na posição privilegiada (P1), tudo o que o monegasco precisava fazer e conseguiu, era tomar distância dos outros pilotos e manter o ritmo até a bandeirada final. Vale mencionar que esta foi a sexta vitória de Charles na Fórmula 1.

O parceiro de equipe de Leclerc, Carlos Sainz, errou após o apagar das luzes, ao perder o ponto de frenagem na curva 4, seguir reto e cair para último. A sorte do espanhol foi o incidente entre a Red Bull e a Haas, pelo fato da relargada considerar a ordem original do grid de largada, já que a primeira volta não tinha sido completada pelo líder. No fim, Sainz completou o pódio, e garantiu uma dobradinha inesquecível para a Scuderia, que, agora, está ainda mais perto da RBR no Campeonato de Construtores.

Com seus MCL38 sob a pintura especial em homenagem a Ayrton Senna, a McLaren fez uma excelente prova nas ruas de Monte Carlo. Oscar Piastri e Lando Norris se classificaram na P2 e P4, respectivamente, e assim concluíram ao passarem pela bandeira quadriculada. Diante do forte resultado, a escuderia britânica mantém a sua consistência de finalizações no top 3, que teve início no GP da China.

A Red Bull Racing vivenciou a segunda prova desta temporada em que terminou com apenas um carro e, o que cruzou a linha de chegada, ficou fora do pódio. Max Verstappen sofreu na pista durante todo o final de semana e, na disputa deste domingo, cruzou a linha de chegada na P6, mesma posição de origem.

O parceiro de equipe do atual tricampeão, Sergio Perez, abandonou antes da curva 3 da volta de abertura, ao ser atingido por Kevin Magnussen na reta após a curva 1 e bater com o RB20 na parede em alta velocidade, o que espalhou detritos por todo o circuito e gerou a bandeira vermelha. Por conta do inconveniente, o mexicano abandonou a prova e, por não pontuar na etapa, caiu duas colocações no campeonato de pilotos. No geral, a RBR teve um final de semana em Mônaco para esquecer.

A Mercedes fez uma corrida dentro do normal, ao considerar o desempenho da equipe alemã nas etapas anteriores. O melhor da dupla foi George Russell, que garantiu o quinto lugar, enquanto o parceiro conterrâneo do britânico, Lewis Hamilton, foi apenas o sétimo colocado.

Na Visa Cash App RB, Yuki Tsunoda garantiu uma finalização na zona de pontos para a equipe com sede em Faenza, na Itália. O piloto japonês largou em oitavo e manteve a posição até o fim, enquanto Daniel Ricciardo terminou na P12, sua colocação de origem e, mais uma vez, foi superado por Yuki, este que figurou no top 10 final pela terceira vez consecutiva, desde o GP de Miami.

A Williams saiu da estaca zero nesta temporada em Mônaco, graças a Alex Albon, que conquistou a P9. Por outro lado, Logan Sargeant concluiu o GP em décimo quinto e, com o resultado em Monte Carlo, permanece, juntamente com o Guanyu Zhou e Valtteri Bottas, entre os competidores sem pontos marcados até o momento.

Ao pegar o último lugar da zona de pontuação, Pierre Gasly foi o herói da Alpine neste domingo de corrida. O ex-piloto da Academia Red Bull conseguiu dar a volta por cima depois de um contato com o parceiro de equipe, Esteban Ocon, na primeira volta, que danificou o carro de Gasly e tirou Ocon da disputa. Vale mencionar que a P10 foi o primeiro ponto de Pierre para a escuderia francesa neste ano.

Dentre as equipes que não pontuaram em Mônaco estão a Aston Martin, Stake Kick Sauber e Haas, esta que, devido ao acidente com Sergio Perez gerado por Kevin Magnussen, perdeu os dois carros, já que Nico Hulkenberg também foi envolvido, ao ser atingido por Perez logo em seguida.

Por conta do desastre na volta de abertura do GP que tirou de cena os dois VF-24, a escuderia americana, que é independente, terá um alto valor para investir no conserto de ambos os carros, um verdadeiro choque orçamentário para o proprietário da equipe, Gene Haas.

Top 10 do Campeonato de Pilotos:

1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 169 pts

2 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari) – 138 pts

3 – Lando Norris #4 (McLaren) – 113 pts

4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari) – 108 pts

5 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 107 pts

6 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 71 pts

7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 54 pts

8 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 42 pts

9 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 33 pts

10 – Yuki Tsunoda #22 (Visa Cash App RB) – 19 pts

Campeonato de Construtores:

1 – Red Bull Racing – 276 pts

2 – Scuderia Ferrari – 252 pts

3 – McLaren – 184 pts

4 – Mercedes-AMG F1 – 96 pts

5 – Aston Martin Aramco – 44 pts

6 – Visa Cash App RB – 24 pts

7 – Haas F1 Team – 7 pts

8 – Williams Racing – 2 pts

9 – Alpine F1 Team – 2 pts

10 – Stake Kick Sauber – 0 pts

A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Canadá, no dia 9 de junho.