Corrida mostrou Red Bull fora do pódio, resultado perfeito para a Ferrari e abandono duplo da Mercedes.
A Fórmula 1 realizou hoje (24) o Grande Prêmio da Austrália, a terceira etapa da temporada, no Circuito urbano de Albert Park, em Melbourne. O vencedor foi Carlos Sainz, seguido do parceiro de equipe, Charles Leclerc, e de Lando Norris. Em um final de semana perfeito para a Ferrari, o ponto extra da volta mais rápida ficou com Leclerc, e o Piloto do Dia, eleito na votação oficial da F1, foi Sainz.
O pole sitter, Max Verstappen, sofreu um abandono prematuro na disputa, na volta 2/58, devido a um problema no freio da roda traseira direita, que pegou fogo. Enquanto isso, o parceiro de Verstappen, Sergio Perez, não se recuperou como era esperado da punição que recebeu no grid de largada, e o melhor que o mexicano conseguiu foi o quinto lugar, após sair em sexto.
Este foi um fim de semana positivo para a McLaren, que pontuou com seus dois carros no top 4, com Lando Norris no pódio pela primeira vez neste ano, seguido de Oscar Piastri, que fez bonito para a sua torcida caseira. A pontuação dupla da escuderia britânica, em contraste com o abandono completo da Mercedes, agora mantém a McLaren ainda mais longe das outras equipes do pelotão intermediário e mais perto do grupo da dianteira.
A Mercedes vivenciou um de seus piores finais de semana em Albert Park, com o abandono de Lewis Hamilton na volta 17/58, por falha na transmissão, e a forte batida de George Russell nas voltas finais, após o britânico seguir para a brita na curva 6, perder o controle do carro e bater lateralmente no muro. Essa é a primeira prova deste ano em que a escuderia alemã não marca pontos.
A Aston Martin concluiu uma corrida positiva na Austrália, com uma pontuação dupla, apesar de uma punição de drive-through que se converteu em +20s no tempo final para Fernando Alonso, por realizar manobras perigosas nos metros finais do GP. Com a penalidade aplicada, Alonso caiu da P6 para a P8, enquanto Lance Stroll subiu para a P6 que era do companheiro de equipe.
Com a punição em Fernando, Yuki Tsunoda, da Visa Cash App RB, foi promovido a P7, antes P8 na linha de chegada. Os pontos do japonês foram suficientes para tirar a equipe satélite da Red Bull do grupo das escuderias zeradas e ainda passar a Haas na tabela, um resultado pessoal que complicou ainda mais a situação do parceiro e um dos donos da casa, Daniel Ricciardo. O australiano terminou o GP na P12, e continua sem pontos na temporada.
A Haas foi outra força do pelotão do meio que se beneficiou com a disputa conturbada em Melbourne, e, dessa vez, finalizou com seus dois carros entre os dez primeiros colocados. Nico Hulkenberg foi mais uma vez o melhor da dupla, ao concluir na P9, seguido de Kevin Magnussen. Com o resultado, a escuderia americana está apenas dois pontos atrás da Visa Cash App RB, sua principal adversária no momento.
Com apenas um carro no GP, a Williams Racing não conseguiu aproveitar a prova conturbada na Austrália e, assim como a Alpine e a Kick Sauber, permanece zerada na classificação de equipes desta temporada.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1 – Max Verstappen #1 (Red Bull Racing) – 51 pts
2 – Charles Leclerc #16 (Scuderia Ferrari) – 47 pts
3 – Sergio Perez #11 (Red Bull Racing) – 46 pts
4 – Carlos Sainz #55 (Scuderia Ferrari) – 40 pts
5 – Oscar Piastri #81 (McLaren) – 28 pts
6 – Lando Norris #4 (McLaren) – 27 pts
7 – George Russell #63 (Mercedes-AMG F1) – 18 pts
8 – Fernando Alonso #14 (Aston Martin Aramco) – 16 pts
9 – Lance Stroll #18 (Aston Martin Aramco) – 9 pts
10 – Lewis Hamilton #44 (Mercedes-AMG F1) – 8 pts
Campeonato de construtores:
1 – Red Bull Racing – 97 pts
2 – Scuderia Ferrari – 93 pts
3 – McLaren – 55 pts
4 – Mercedes-AMG F1 – 26 pts
5 – Aston Martin Aramco – 25 pts
6 – Visa Cash App RB – 6 pts
7 – Haas F1 Team – 4 pts
8 – Williams Racing – 0 pts
9 – Stake Kick Sauber – 0 pts
10 – Alpine F1 Team – 0 pts
A próxima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do Japão, no dia 07 de abril.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”