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WEC – Recap: Vitória da Porsche nos 1812 km do Catar – 2024

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(Foto: Porsche AG)
Primeira prova da temporada mostrou qual fabricante brigará pelo título este ano e quais são as candidatas a rivais.

O World Endurance Championship (WEC) realizou no último sábado (2) os 1812 km do Catar, a etapa de abertura do calendário 2024, que aconteceu, de forma inédita, no Circuito Internacional de Losail.

A vencedora na classe principal foi a Porsche Penske Motorsport, com o 963 #6 dos pilotos Kevin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, seguida do #12 da Hertz Team JOTA, com Callum Ilott, Norman Nato e Will Stevens, e o outro carro da Penske Motorsport, o #5, de Matt Campbell, Michael Christensen e Frederic Makowiecki.

A disputa inaugural durou quase 10 horas, e deixou claro como a fabricante alemã dominou a corrida no país do Oriente Médio, com a dobradinha 1-3 da equipe de fábrica, e a P2 de sua cliente, Hertz JOTA. Sem dúvidas, ocupar completamente o pódio é a conquista perfeita para a Porsche, que busca desbancar a atual campeã, Toyota.

Vale lembrar que a última vez que uma mesma montadora ocupou completamente o top 3 final foi a Audi em 2013, com o R-18 e-tron quattro nas 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Resultado comentado na Hypercar

A Cadillac Racing foi a terceira melhor escuderia, com o V-SERIES.R #2 de Earl Bamber, Alex Lynn e Sébastien Bourdais, que finalizou na P4, após largar na P7. A equipe da marca americana conseguiu retornar e se recuperar, depois de um contato no início da prova que danificou a dianteira esquerda do hipercarro e levou a uma parada adicional para reparos.

Dentre as Ferrari, o 499P #83 da AF Corse estreou bem neste ano, com o trio Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye, que terminou na quinta posição, e demonstrou um desempenho sólido e consistente durante a disputa.

As 499P da equipe de fábrica da Ferrari garantiram a P7 e na P13, com o #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, e o #51 guiado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, respectivamente.

O melhor que a atual campeã Toyota Gazoo Racing Europe conquistou em Losail foi a sexta colocação, com o GR010 #8. O outro carro da montadora japonesa, o #7, finalizou na P9, um cenário bem diferente do que a Toyota vivenciou na primeira etapa da temporada passada.

Em seu retorno a classe principal do Mundial de Endurance, a Alpine fez uma prova pouco expressiva com seus A424. O melhor resultado da escuderia francesa foi a P8, com o #35. O A424 #36 recebeu a bandeirada final na P12, fora da zona de pontuação. O último ponto em Losail ficou com a Proton Competition, que concluiu na P10 com o #99.

Equipes que não pontuaram

Em contraste com as equipes mencionadas acima, a BMW WRT com seus M V8 Hybrid estreou no WEC com um desempenho desanimador, ao finalizar a prova na P11 e P15, com o #20 e o #15, respectivamente.

Outra escuderia de fábrica que ficou no pelotão de fundo foi a Lamborghini Iron Lynx. Pelo menos, a montadora italiana de supercarros completou a sua primeira corrida no Mundial de Endurance, ao terminar na P14.

Apesar do resultado fora da zona de pontos, a Lamborghini obteve uma performance bem melhor do que a conterrânea italiana e também novata, Isotta Fraschini. A equipe da clássica fabricante de luxo abandonou a sua primeira corrida por conta de problemas mecânicos.

A Peugeot TotalEnergies se juntou a Isotta entre as únicas equipes a abandonarem os 1812 km do Catar. O 9X8 #93 dos pilotos Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Nico Müller, que brigava pela P1 com o Porsche 963 #6 da Penske até os minutos finais, apresentou perda de potência e cruzou a linha de chegada (com Vergne) na P7.

Por conta do piloto francês não conseguir levar o carro até o parque fechado após a volta de resfriamento, o 9X8 #93 foi desclassificado da disputa. O outro hipercarro da Peugeot (#94), cruzou a linha de chegada na P16, o que selou um final de semana desastroso para a escuderia francesa.

LMGT3

Em um apagar das luzes inicial dos sonhos para a Porsche, a fabricante alemã também garantiu a vitória na nova classe de turismo do WEC, LMGT3. Após largar na segunda posição, o 911 #92 da equipe privada Manthey PureRxcing fez uma prova sem erros e finalizou na P1, graças ao trio Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler.

Logo atrás do Porsche #92, chegou o Aston Martin Vantage #27 da Heart of Racing, guiado por Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, e o Vantage #777 da D’Station Racing, que liderou as sessões 3 e 4 do prólogo (pré-temporada), com Marco Sorensen.

Quanto aos brasileiros na divisão de turismo, quem se saiu melhor foi Augusto Farfus. O paranaense, que reveza a BMW M4 #31 da WRT com Darren Leung e Sean Gelael, garantiu a P6 final. Por outro lado, Nicolas Costa e seus companheiros de equipe na McLaren 720 EVO da United Autosports finalizaram na P14.

Top 3 do campeonato de pilotos da Hypercar:

1 – André Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor (Porsche Penske Motorsport 6#) – 38 pts;

2 – Callum Illot, Norman Nato e Will Stevens (Hertz Team JOTA #12) – 27 pts;

3 – Matt Campbell, Michael Christensen e Frederic Makowiecki (Porsche Penske Motorport #5) – 23 pts.

Top 3 do campeonato de fabricantes da Hypercar:

1 – Porsche – 39 pts;

2 – Cadillac – 23 pts;

3 – Toyota – 18 pts.

Top 3 do campeonato de equipes privadas da Hypercar:

1 – Hertz Team JOTA #12 – 38 pts;

2 – AF Corse #83 – 27 pts;

3 – Proton Competition #99 – 23 pts.

Top 3 do campeonato de pilotos da LMGT3:

1 – Aliaksandr Malykhin, Joel Sturm e Klaus Bachler (Manthey PureRxcing #92) – 38 pts;

2 – Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas (Heart of Racing #27) – 27 pts;

3 – Clément Mateu, Erwan Bastard e Marco Sorensen (D’Station Racing #777) – 23 pts.

Top 3 do campeonato de equipes da LMGT3:

1 – Manthey PureRxcing #92 – 38 pts;

2 – Heart of Racing #27 – 27 pts;

3 – D’Station Racing #777 – 23 pts.

A próxima etapa do WEC será a estreia da categoria em Ímola, com uma etapa de 6 horas de duração, nos dias 20 e 21 de abril.