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WEC – Prólogo dos 1812 km do Catar – 2024

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(Foto: Jan Patrick Wagner/DPPI/Alpine)
Confira as principais informações da etapa de abertura da nova campanha do Campeonato Mundial de Endurance, em uma pista inédita.

O World Endurance Championship (WEC) está de volta nesse final de semana (1 e 2 de março) para realizar a estreia dos 1812 km do Catar, a primeira corrida da temporada 2024, que acontecerá no Circuito Internacional de Losail, localizado ao norte de Doha, capital do país.

Como o novo local de provas do calendário, Losail se torna a segunda região do Oriente Médio a receber a classe de Endurance, depois de Sakhir, no Bahrein, que costuma sediar a final do campeonato.

Quanto à data, a competição acontecerá no sábado, mas não tem relação com o Ramadã, tradição religiosa em que os muçulmanos entram em consagração durante um certo período. O ato do islamismo no país ocorrerá a partir do dia 10.

Abaixo, confira as principais informações sobre a etapa inicial da 12ª campanha do Mundial de Endurance, como as informações sobre o traçado e o que esperar da competição inédita em Losail.

Características do circuito

O Circuito Internacional de Losail possui 5,412 km de extensão, 16 curvas (10-D e 6-E), sentido horário e setores predominantes de média velocidade, com apenas uma zona de alta (a reta dos boxes). Quanto a frenagem, o único trecho que exige uma desaceleração forte é a curva 6, que se apresenta em forma de cotovelo, à esquerda.

A principal característica do traçado catarense é a predominância de curvas rápidas consecutivas e de ângulos variados, como na sequência 7-8-9 e 12-13-14, onde nesta última, todas são à direita.

Esse aspecto sinuoso de Losail gera altas cargas de força sobre os compostos, e pode levar a um gerenciamento de pneus mais desafiador. Vale destacar também que os competidores sofrerão um desgaste físico elevado, pois a reta principal é a única seção longa de descanso das curvas.

Por receber categorias de motovelocidade como a MotoGP, as áreas de escape do circuito são formadas por britas densas. Isso demandará um foco maior dos pilotos, que não podem sair do traçado nesses trechos, pois o retorno ao asfalto pode ser impossível.

BOP para a prova
(Foto: Jan Patrick Wagner/DPPI/Alpine)

Confira o Balanço de Performance aplicado na divisão Hypercar para os 1812 km do Catar:

Alpine (LMDh)

Peso: 1070 kg;

Potência: 510 kW;

Duração de energia: 909 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

BMW (LMDh)

Peso: 1060 kg;

Potência: 506 kW;

Duração de energia: 904 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Cadillac (LMDh)

Peso: 1032 kg;

Potência: 499 kW;

Duração de energia: 891 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Ferrari

Peso: 1075 kg;

Potência: 503 kW;

Duração de energia: 902 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Isotta Fraschini

Peso: 1085 kg;

Potência: 514 kW;

Duração de energia: 917 MJ (Megajoules).

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Lamborghini (LMDh)

Peso: 1041 kg;

Potência: 502 kW;

Duração de energia: 895 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Peugeot

Peso: 1030 kg;

Potência: 520 kg;

Duração de energia: 904 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 150 km/h.

Porsche (LMDh)

Peso: 1048 kg;

Potência: 505 kW;

Duração de energia: 900 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: Não possui (motor híbrido utilizado apenas para modo ataque e regeneração de energia).

Toyota

Peso: 1089 kg;

Potência: 510 kW;

Duração de energia: 914 MJ (Megajoules);

Velocidade mínima para ativação do sistema híbrido: 190 km/h.

Destaques do prólogo (pré-temporada)
(Foto: Thomas Fenetre/DPPI)

Sessão 1 (segunda-feira, 26/02/2024)
Melhor Hypercar: Norman Nato, Hertz Team JOTA, Porsche 963 #12, 1:41.822s;
Melhor LMGT3: Nicolas Costa, United Autosports, McLaren 720s LMGT3 #59, 1:56.583s.

Sessão 2 (segunda-feira, 26/02/2024)
Melhor Hypercar: Callum Ilott, Hertz Team JOTA, Porsche 963 #12, 1:40.541s;
Melhor LMGT3: Grégoire Saucy, United Autosports, McLaren 720s LMGT3 #59, 1:54.480s.

Sessão 3 (terça-feira, 27/02/2024)
Melhor Hypercar: Frédéric Makowiecki, Porsche Penske Motorsport, Porsche 963 #5, 1:41.223s;
Melhor LMGT3: Marco Sorensen, D’Station Racing, Aston Martin Vantage AMR #27, 1:54.791s.

Sessão 4 (terça-feira, 27/02/2024)
Melhor Hypercar: Michael Christensen, Porsche Penske Motorsport, Porsche 963 #5, 1:40.404s;
Melhor LMGT3: Marco Sorensen, D’Station Racing, Aston Martin Vantage AMR #27, 1:54.778s.

O que esperar
(Foto: Julien Delfosse/DPPI

A etapa inicial das campanhas recentes começou com um domínio forte da atual campeã na classe Hypercar, Toyota. Porém, o prólogo realizado no início desta semana mostrou que a equipe da montadora japonesa foi superada de forma avassaladora por outra fabricante: a Porsche, com o seu veloz 963 LMDh.

A três vezes campeã no WEC terminou as quatro sessões dos testes pré-temporada no topo da tabela, tanto com a sua equipe de fábrica, a Porsche Penske Motorsport, quanto com a cliente, Hertz Team JOTA.

Esse bom começo da Porsche somado ao BoP que aumentou significativamente o peso dos GR010 da hexacampeã Toyota, torna a fabricante alemã a grande favorita à vitória na classe  principal neste fim de semana.

Vale lembrar que as únicas montadoras a conquistar campeonatos na categoria elite são alemãs (Audi e Porsche) e japonesa (Toyota), e fica evidente que a briga entre essas nacionalidades retornará neste ano, a partir da etapa abertura da temporada no Catar.

Na nova divisão de carros turismo do WEC, LMGT3, as marcas que tiveram um maior destaque no prólogo foram a McLaren, com o 720S EVO, e a Aston Martin, com o seu novíssimo Vantage AMR GT3.

Qualquer uma das duas podem conquistar a P1 no fim da prova inaugural em Losail, mas a Ferrari com a equipe Vista AF Corse terminou como a segunda melhor nos dois dias de testes. Assim, a McLaren com a United Autosports e a Aston Martin com a D’Station Racing terão mais uma concorrente que pode frustrar os planos de ambas as escuderias de cruzar a linha de chegada no topo do pódio.

Transmissão

Os 1812 km do Catar acontecerá no sábado, às 05h (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo BandSports, Bandplay e no canal do YouTube Esporte na Band (além do site band.com.br).