Saiba o que rolou na etapa de abertura da temporada, além de uma análise sobre o desempenho das equipes.
A Fórmula E realizou hoje (13) o E-Prix da Cidade do México, a primeira disputa do calendário 2023/2024 da categoria elétrica, no Autódromo Hermanos Rodríguez. O grande vencedor foi Pascal Wehrlein, que largou na pole e conquistou a sua terceira vitória consecutiva no país latino-americano.
Logo atrás do piloto #94 da equipe TAG Heuer Porsche, vieram Sébastien Buemi e Nick Cassidy, este último que também garantiu o ponto da volta mais rápida, com o tempo de 1:14.746s.
O quarto lugar ficou com Max Günther, seguido de Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Jake Hughes, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis e Norman Nato, que completaram o top 10. No E-Prix mexicano, quatro pilotos não cruzaram a linha de chegada, entre eles, os brasileiros Lucas Di Grassi e Sergio Sette Camara (que não largou por conta de um problema no carro).
A maior escalada da prova foi a de Oliver Rowland: o britânico da Nissan largou na P20 e concluiu na P11, um total de 9 posições ganhas durante o E-Prix.
Análise de desempenho
TAG Heuer Porsche
A vitória na primeira fase da temporada com Wehrlein é uma ótima notícia para a Porsche, mas, por outro lado, o abandono de Da Costa deixou a equipe alemã com sentimento de que poderia ter sido melhor. Apesar da frustração parcial, a TAG Heuer Porsche inicia a rodada 2023/2024 na liderança do campeonato de equipes e na classificação de pilotos, com Pascal.
Jaguar TCS Racing
A Jaguar teve um dia decente no México, com a pontuação dupla graças ao pódio do estreante na equipe, Cassidy, e a P5 de Evans. O resultado leva a escuderia britânica a iniciar a décima temporada da Fórmula E como a segunda colocada no campeonato de equipes.
Envision Racing
A Envision Racing, também passou pela mesma situação que a TAG Heuer Porsche. Apesar da P2 de Buemi, o outro piloto da Envision, Frijns não concluiu o E-Prix. Em termos de disputa pelo campeonato, marcar pontos com apenas um carro não é satisfatório.
Maserati MSG Racing
Quanto a Maserati, Günther cruzou a linha de chegada em uma posição que ajudou muito a equipe monegasca em termos de campeonato. Apesar de concluir o E-Prix fora da zona de pontos, na P16, o parceiro novato do alemão, Jehan Daruvala, realizou o que podia em sua primeira corrida na F-E.
Obviamente, o piloto indiano precisa de um tempo para se adaptar ao carro da classe 100% eletrificada, mas, pelo menos, não se juntou ao grupo dos que não viram a bandeira quadriculada.
DS PENSKE
Como outra equipe a pontuar com seus dois carros, a DS fez uma boa prova no Autódromo Hermanos Rodríguez. Com a P6 de Vergne a P8 de Vandoorne, a equipe francesa começa a rodada 2023/2024 de forma satisfatória, mas longe do esperado, já que ambos os pilotos são campeões na Fórmula E.
NEOM McLaren
Assim como a Porsche, a Envision e a Maserati, a McLaren também teve um dia 50/50. Enquanto Jake Hughes pontuou como sétimo colocado na bandeirada final, o novo parceiro e conterrâneo do britânico, Sam Bird, finalizou na P14. Sem dúvidas, essa não foi uma estreia agradável para o experiente piloto da dupla da equipe Papaya.
Por outro lado, Jake pode comemorar o fato de, sozinho, deixar a McLaren empatada com a DS PENSKE, esta que, como mencionado anteriormente, obteve pontuação com os dois carros.
Andretti
A escuderia americana começou o ano de forma diferente do ano passado, em que garantiu o pódio logo de cara com o atual campeão, Jake Dennis. Dessa vez, o melhor que Dennis conseguiu foi a P9, enquanto o estreante na equipe, Norman Nato, concluiu o E-P logo atrás do parceiro. Nem é preciso dizer que a Andretti esperava um desempenho melhor da dupla no México.
Quanto às outras escuderias do grid, a Nissan, Mahindra, ABT e ERT, ocupantes da oitava, nona, décima e décima primeira colocações na tabela de equipes, começam a temporada sem pontos marcados.
Top 10 do campeonato de pilotos:
1 – Pascal Wehrlein #94 (TAG Heuer Porsche) – 28 pts;
2 – Sébastien Buemi #16 (Envision Racing) – 18 pts;
3 – Nick Cassidy #37 (Jaguar TCS Racing) – 16 pts;
4 – Max Günther #7 (Maserati MSG Racing) – 12 pts;
5 – Mitch Evans #9 (Jaguar TCS Racing) – 10 pts;
6 – Jean-Éric Vergne #25 (DS PESNKE) – 8 pts;
7 – Jake Hughes #5 (NEOM McLaren) – 6 pts;
8 – Stoffel Vandoorne #2 (DS PESNKE) – 4 pts;
9 – Jake Dennis #1 (Andretti) – 2 pts;
10 – Norman Nato #17 (Andretti) – 1 pt.
Campeonato de equipes:
1 – TAG Heuer Porsche – 28 pts;
2 – Jaguar TCS Racing – 26 pts;
3 – Envision Racing – 18 pts;
4 – Maserati MSG Racing – 12 pts;
5 – DS PENSKE – 12 pts;
6 – NEOM McLaren – 6 pts;
7 – Andretti – 3 pts;
8 – Nissan – 0 pts;
9 – Mahindra – 0 pts;
10 – ABT – 0 pts;
11 – ERT – 0 pts.
A próxima etapa da Fórmula E será a rodada dupla do E-Prix de Diriyah, na Arábia Saudita, nos dias 26 e 27 de janeiro.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”