Início Destaque STOCK CAR – O que esperar da nona etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da nona etapa da temporada – 2023

305
(Foto: Duda Bairros)
Maior classe brasileira de turismo segue para mais uma prova do calendário mas, dessa vez, em território argentino.

A Stock Car Pro Series retorna nesse final de semana (06, 07 e 08) para realizar a nona etapa da temporada, que acontecerá no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, capital da Argentina. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que ocorrerão no domingo, uma seguida da outra.

A última visita da Stock Car ao circuito de Buenos Aires ocorreu em outubro de 2017, quando, em um dia chuvoso, Felipe Fraga venceu a primeira corrida, seguido de Thiago Camilo e de Daniel Serra. Na segunda, Rubens Barrichello foi o vencedor, ao superar Max Wilson e Rafael Suzuki, estes que completaram o pódio, respectivamente.

Além de 2017, a Argentina recebeu a classe elite do automobilismo brasileiro em outras três ocasiões: em 2005, 2006 e 2007, com vitórias de Giuliano Losacco, Ingo Hoffmann e Cacá Bueno, de modo respectivo.

Nesse fim de semana, a Stock Car Pro Series terá como companhia no autódromo a TC2000, que realizará os 200 km de Buenos Aires, a etapa de endurance/resistência da categoria de turismo argentina que terá início no domingo, após as corridas da Stock.

Vale mencionar que alguns pilotos participarão das atividades de ambas as classes, como Ricardo Maurício, pela equipe Eurofarma RC, e Nelson Piquet Jr, este que corre na Stock Car pela Crown Racing e representará a escuderia Toyota Gazoo Racing Argentina na TC2000.

Informações do circuito

O layout número 8 do Autódromo Oscar y Juan Gálvez possui 3.380 km de extensão, 10 curvas (6-D e 4-E) e fluxo no sentido horário. O circuito apresenta como características principais retas longas, setores predominantes de alta velocidade e curvas rápidas.

Por sua natureza fluida, com apenas um trecho de frenagem forte (a curva 1), o circuito disponibiliza várias oportunidades de ultrapassagem, principalmente por oferecer três longas retas: entre as curvas 2 e 3, 9 e 10, e 10 e 1.

O aproveitamento do vácuo do carro à frente será essencial para o ganho de posições durante as duas corridas; porém, caso o clima seja quente, o competidor que ficar muito tempo atrás de outro pode superaquecer o motor de seu carro, por falta de resfriamento, e abandonar.

Apesar de ser um local de provas veloz, o desafio para os pilotos é manter o carro longe da grama, que é predominante ao redor do traçado. Além disso, alguns os setores da pista argentina são estreitos, o que pode gerar contatos constantes entre os automobilistas.

Previsão da Fras-le e Fremax
(Foto: Luís França/P1 Media Relations)

O layout de circuito 8 do Autódromo Oscar y Juan Galvez é uma combinação de desenho e asfalto que poderá gerar ótimas disputas, é o que analisa o engenheiro de projeto da Fras-le e Fremax, fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da Stock Car, André Brezolin.

Anteriormente, o asfalto era bem antigo e desgastado, com o último recapeamento tendo sido feito em 1995. Agora, foi completamente refeito e as informações que temos é de que o grip está muito bom.

A pista tem três retas com curvas de alta e uma com frenagem forte. A aderência dos pneus será a chave para saber o quanto os freios vão trabalhar neste traçado; por isso, os treinos livres serão determinantes”, afirmou Brezolin.

Dono da casa
Matías Rossi (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

O piloto do Toyota Corolla #117 da equipe Full Time Sports, Matías Rossi, terá a oportunidade de correr em casa nesse final de semana. O automobilista argentino mais bem sucedido da história da Stock Car fez a sua estreia em 2020 e, de lá pra cá, já conquistou 3 vitórias e 6 pódios na categoria brasileira.

Como o único argentino dentre os competidores, Matías correrá em busca de um resultado geral satisfatório e que anime a sua torcida conterrânea, esta que ocupará a maior parte das arquibancadas.

O que esperar
(Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Devido a boa parte do grid não ter competido em Buenos Aires, de ser a primeira passagem dos carros atuais (GT4s) pelo autódromo e com o recapeamento do asfalto do circuito, tudo pode acontecer no domingo.

A chuva, um fator que pode surgir durante as corridas, poderá acrescentar ainda mais imprevisibilidade e resultados incomuns. Os Reis da Pista dentre os pilotos são Cacá Bueno, Felipe Fraga e Rubens Barrichello, os únicos que possuem uma vitória no local de provas.

Em relação ao campeonato, o melhor dos três automobilistas mencionados é Barrichello, que se encontra em segundo lugar na tabela, enquanto Fraga está na P8 e Cacá fora do top 10, na P20. Por ser o vencedor mais recente no circuito, Rubens é o principal favorito a vitória nesse fim de semana.

Defendendo a liderança
Gabriel Casagrande seguido de Felipe Fraga (Foto: Rodrigo Guimarães/RF1)

O atual líder na classificação, Gabriel Casagrande, segue para as duas corridas consecutivas na Argentina com 22 pontos de vantagem sobre Rubens e com o ímpeto de vencedor em dia, ao largar na pole e conquistar a vitória na etapa passada, no Velopark (RS).

Casagrande esteve na última visita da Stock Car a Buenos Aires e correrá com o objetivo de ampliar a sua diferença positiva em relação ao restante do grid após a bandeirada final que antecederá os 200 km de Buenos Aires da TC2000.

Top 10 do campeonato de pilotos:

1º – Gabriel Casagrande, 217 pts
2º – Rubens Barrichello, 195
3º – Ricardo Zonta, 194
4º – Daniel Serra, 190
5º – Thiago Camilo, 180
6º – Rafael Suzuki, 175
7º – Gianluca Petecof, 163
8º – Felipe Fraga, 159
9º – Cesar Ramos, 158
10º – Guilherme Salas, 154

Previsão do tempo

Sexta-feira – Mínima de 14ºC e máxima de 22ºC. Tempo fechado, com 65% de possibilidade de chuva.

Sábado – Mínima de 12ºC e máxima de 21ºC. Céu nublado, sem previsão de chuva.

Domingo – Mínima de 12ºC e máxima de 21ºC. Tempo estável, com intervalos de sol entre nuvens.

Fonte: www.weathercrave.com

Programação do final de semana

Sexta-feira, 6 de outubro:
08:10 – Shakedown
09:00 – Treino Livre 1
12:05 – Treino Livre 2

Sábado, 7 de outubro:
08:50 – Shakedown
09:55 – Classificação

Domingo, 8 de outubro:
10:45 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
11:25 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Transmissão

A nona etapa da Stock Car Pro Series será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes (Band) e pelo SporTV na TV, além do canal do YouTube oficial da categoria.