PROCURANDO 24 HORAS DE LE MANS 2017? Veja AQUI!
E chegou a hora da tão esperada etapa Campeonato Mundial de Endurance da FIA – WEC 2016 (sábado – 18/06/2016)! Sim, estou falando da mais temida, desgastante, cansativa (UFA!) e desafiadora prova de endurance do mundo: LE MANS, a 84ª edição das 24 Horas de Le Mans! A prova da dedicação, da atenção, persistência… Para Le Mans é necessário força, garra, estratégia e consistência! Le Mans é emoção, coração e paixão! Mas, como disse o grande Di Grassi: “Você pode estar no melhor carro, com a melhor equipe, mas se Le Mans não escolhe você, não é possível vencer”.
Quanto ao traçado, são 13.629 metros com 38 curvas. A prova é apontada como a maior corrida do planeta e é disputada desde 1923 no Circuito de La Sarthe – França.
Na pista teremos aproximadamente 60 carros e entre eles, 3 grandes fabricantes (Audi, Porsche e Toyota) que irão duelar e tentar provar que podem superar todas as dificuldades, conquistando a honra, a façanha de vencê-la!
Ano passado quem levou foi a Porsche e chega em 2016 com o objetivo de defender a vitória na categoria LMP1 (principal categoria), superando 9 supercarros. Um pouco mais atrás, provavelmente, teremos mais 23 carros da categoria LMP2. Ainda, estarão na pista os carros das classes GTE Pro (14 carros) e GTE Am (13 carros).
Quanto aos brazukas, teremos seis pilotos divididos em 3 classes. Di Grassi e Nelsinho Piquet na LMP1. Pipo Derani, Bruno Senna e Oswaldo Negri Jr na LMP2 e Fernando Rees na GTE Pro.
Di Grassi, nosso gigante da LMP1, acredita em um bom resultado e ressalta que uma vitória seria fantástico:
“Vencer é o objetivo da Audi e também o meu! Ser o primeiro brasileiro a vencer o geral das 24 Horas de Le Mans seria um feito fantástico. Estamos trabalhando intensamente, o nosso trio está em seu segundo ano completo, portanto, estamos mais entrosados. Os resultados começaram a aparecer com a vitória em Spa. Mas para vencer em Le Mans é necessária uma combinação de fatores. Só ter um carro rápido não adianta. Ele precisa ser resistente, a estratégia de prova precisa ser bem desenhada, os três pilotos do carro precisam estar em sintonia. A parte física e mental do piloto tem que estar 100% para aguentar todas as situações que esta corrida exige”
Já Oswaldo Negri, que corre na classe LMP2, estreia no circuito francês e se torna o 25º piloto brasileiro a correr em Le Mans:
“Correr a 24 Horas de Le Mans sempre foi um objetivo e estou muito feliz por estar aqui. O traçado é fantástico e o evento é tão grande que só vindo para ter uma ideia. Nós temos muita experiência com esse equipamento e isso é um bom motivo de estar otimista. Uma prova de 24 horas exige muita estratégia e não apenas performance, então, também nesse ponto estamos bem representados”
Enquanto isso, Bruno Senna (LMP2), que não fez boa classificação se mantém animado:
“A classificação não foi boa. Tivemos problemas com um pouco de tráfego. Mas não dava mesmo para lutar com os Oreca, que estavam muito rápidos. Assim, fomos obrigados a nos contentar com nossa posição. Numa corrida de 24 horas não importa tanto a classificação, mas é claro que para a cabeça seria legal largar mais à frente. De qualquer forma, sabemos que temos uma boa equipe, estamos muito bem preparados para a prova, fizemos muito trabalho para melhorar o carro o máximo possível para a corrida e com certeza vamos para a briga desde o começo”
Pipo Derani, também na LMP2, comemora a terceira fila na largada – mesmo achando que poderia ter sido melhor:
“O classificatório na quarta-feira não foi fácil, já que não tive a chance de entrar no carro durante o treino livre antes da tomada de tempos. Saímos com o primeiro jogo de pneus novos e a volta foi boa, mas senti que poderia ter sido melhor com certeza. Já na quinta-feira, esperávamos fazer alguns progressos, mas o tempo mudou e ninguém pode virar voltas rápidas em virtude da chuva. Mas acho que mesmo assim é uma boa posição de largada e estamos trabalhando numa boa direção para as longas saídas. Teremos um carro forte no sábado, independentemente das condições de tempo que tivermos”
Veja a fantástica chamada Oficial da Le Mans 2016:
GRID DE LARGADA – TOP 10
Porsche #2 – Dumas, Jani, Lieb
Porsche #1 – Bernhard, Webber, Hartley
Toyota #6 – Sarrazin, Conway, Kobayashi
Toyota #5 – Davidson, Buemi, Nakajima
Audi #7 – Fassler, Lotterer, Treluyer
Audi #8 – Duval, Jarvis, Di Grassi
Rebellion #13 – Tuscher, Imperatori, Kraihamer
Rebellion #12 – Piquet Jr, Prost, Heidfeld
CLM #4 – Trummer, Webb, Kaffer
Oreca 05 – Nissan #26 – Rusinov, Stevens, Rast
PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS e TRANSMISSÃO DA TV
A prova inicia, horário de Brasília, às 10:00 deste sábado (18/06/2016) e tem duração de 24 horas! A transmissão televisiva no Brasil será, como sempre, apenas na largada e chegada, com alguns flashes durante as primeiras horas no sábado:
Sábado
Largada/Parte Inicial – 09:30/16:00 – Fox Sports 2
Flash de 30min – 17:20/17:50 – Fox Sports 2
Flash de 30min – 19:20/19:50 – Fox Sports 2Domingo
Parte Final – 08:00/10:30 – Fox Sports 2
TRANSMISSÃO – INTERNET
https://www.youtube.com/watch?v=LoXSKf-fyLk
As fabricantes também transmitem com câmeras dentro dos carros:
Porsche – Clique Aqui!
Audi – Clique Aqui!
Ford – Clique Aqui!
*Durante a corrida irei atualizando os links!
Para quem pretende acompanhar pelo Live Timing, segue o link oficial: http://live.fiawec.com
VÍDEOS INTERESSANTES
Enquanto a corrida não começa, que tal apreciar uma bela homenagem à Le Mans? Veja o vídeo abaixo:
E aqui os melhores momentos (20 min) da WEC LE MANS 2015:
CARROS/CLASSES
Abaixo segue lista dos carros/classes e seus pilotos que estarão na pista este ano. Mas para não ficar perdido, disponibilizo o guia completo (PDF) e oficial dos pilotos – clique AQUI!
LMP1 (9 carros)
PORSCHE TEAM (Porsche 919 Hybrid)
#1 Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley
#2 Neel Jani/Romain Dumas/Marc Lieb
TOYOTA GAZOO RACING (Toyota TS050 HYBRID)
#5 Sebastien Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima
#6 Kamui Koybashi/Mike Conway/Stephane Sarrazin
AUDI SPORT TEAM JOEST (Audi R18 e-tron quattro)
#7 Andre Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fassler
#8 Loic Duval/Lucas di Grassi/Oliver Jarvis
BYKOLLES RACING TEAM (CLM-AER P1/01)
#4 Pierre Kaffer/Oliver Webb/Simon Trummer
REBELLION RACING (Rebellion-AER R-One)
#12 Nick Heidfeld/Nicolas Prost/Nelson Piquet Jr
#13 Alexandre Imperatori/Dominik Kraihamer/Matteo Tuscher
LMP2 (23 carros)
SO24 ! BY LOMBARD RACING (Ligier-Judd/BMW JSP2)
#22 Vincent Capillaire/Jonathan Coleman/Erik Maris
PANIS BARTHEZ COMPETITION/TECH 1 (Ligier-Nissan JSP2)
#23 Fabien Barthez/Paul-Loup Chatin/Timothe Buret
ALGARVE PRO RACING (Ligier-Nissan JSP2)
#25 Chris Hoy/Andrea Pizzitola/Michael Munemann
G-DRIVE RACING (JOTA) (ORECA-Nissan 05)
#26 Rene Rast/Will Stevens/Roman Rusinov
SMP RACING/AF CORSE (BRE-Nissan BR01)
#27 Nicolas Minassian/Mikhail Aleshin/Maurizio Mediani
#37 Vitaly Petrov/Victor Shaytar/Kirill Ladygin
PEGASUS RACING (Morgan-Nissan LMP2)
#28 Leo Roussel/Remy Striebig/Ines Taittinger
EXTREME SPEED MOTORSPORTS (Ligier-Nissan JSP2)
#30 Pipo Derani/Ryan Dalziel/Chris Cumming
#31 Scott Sharp/Johannes van Overbeek/Ed Brown
EURASIA MOTORSPORT (ORECA-Nissan 05)
#33 Tristan Gommendy/Nick de Bruijn/’Kevin’ Pu Jun Jin
RACE PERFORMANCE (ORECA-Judd/BMW 03R)
#34 Shinji Nakano/James Winslow/Nicolas Leutwiler
BAXI DC RACING ALPINE (ORECA-Nissan 05)
#35 Ho Pin Tung/Nelson Panciatici/David Cheng
SIGNATECH ALPINE (ORECA-Nissan 05)
#36 Nicolas Lapierre/Stephane Richelmi/Gustavo Menezes
G-DRIVE RACING/JOTA (Gibson-Nissan 015S)
#38 Giedo van der Garde/Simon Dolan/Jake Dennis
KROHN RACING (Ligier-Nissan JSP2)
#40 Joao Barbosa/Nic Jonsson/Tracy Krohn
GREAVES MOTORSPORT (Ligier-Nissan JSP2)
#41 Memo Rojas/Nathanael Berthon/Julien Canal
STRAKKA RACING (Gibson-Zytek 015S)
#42 Danny Watts/Jonny Kane/Nick Leventis
RGR SPORT BY MORAND (Ligier-Nissan JSP2)
#43 Bruno Senna/Filipe Albuquerque/Ricardo Gonzalez
MANOR (ORECA-Nissan 05)
#44 Roberto Merhi/Matt Rao/Tor Graves
THIRIET BY TDS RACING (ORECA-Nissan 05)
#46 Mathias Beche/Pierre Thiriet/Ryo Hirakawa
KCMG (ORECA-Nissan 05)
#47 Richard Bradley/Tsugio Matsuda/Matt Howson
MURPHY PROTOTYPES (ORECA-Nissan 03R)
#48 Jeroen Bleekemolen/Marc Goossens/Ben Keating
MICHAEL SHANK RACING (Ligier-Honda JSP2)
#49 Oswaldo Negri Jr/Laurens Vanthoor/John Pew
GTE PRO (14 carros)
AF CORSE (Ferrari 488 GTE)
#51 Gianmaria Bruni/James Calado/Alessandro Pier Guidi
#71 Sam Bird/Davide Rigon/Andrea Bertolini
CORVETTE RACING (Chevrolet Corvette C7.R)
#63 Jan Magnussen/Antonio Garcia/Ricky Taylor
#64 Oliver Gavin/Tommy Milner/Jordan Taylor
FORD CHIP GANASSI (Ford GT)
#66 Oliver Pla/Stefan Mucke/Billy Johnson
#67 Andy Priaulx/Marino Franchitti/Harry Tincknell
#68 Joey Hand/Dirk Muller/Sebastien Bourdais
#69 Richard Westbrook/Ryan Briscoe/Scott Dixon
DEMPSEY-PROTON RACING (Porsche 911 RSR)
#77 Richard Lietz/Michael Christensen/Philipp Eng
PORSCHE MOTORSPORT (Porsche 911 RSR)
#91 Nick Tandy/Patrick Pilet/Kevin Estre
#92 Earl Bamber/Frederic Makowiecki/Jorg Bergmeister
ASTON MARTIN RACING (Aston Martin Vantage GTE)
#95 Darren Turner/Nicki Thiim/Marco Sorensen
#97 Richie Stanaway/Fernando Rees/Jonny Adam
RISI COMPETIZIONE (Ferrari 488 GTE)
#82 Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Matteo Malucelli
GTE AM (13 carros)
LARBRE COMPETITION (Chevrolet Corvette C7.R)
#50 Jean-Philippe Belloc/Pierre Ragues/Yutaka Yamagishi
AF CORSE (Ferrari 458 Italia)
#55 Matt Griffin/Aaron Scott/Duncan Cameron
#83 Emmanuel Collard/Rui Aguas/Francois Perrodo
TEAM AAI (Chevrolet Corvette C7.R)
#57 Johnny O’Connell/Oliver Bryant/Mark Patterson
FORMULA RACING/AF CORSE (Ferrari 458 Italia)
#60 Mikkel Mac/Johnny Laursen/Christina Nielsen
CLEARWATER RACING/AF CORSE (Ferrari 458 Italia)
#61 Rob Bell/Keita Sawa/Mok Weng Sun
SCUDERIA CORSA (Ferrari 458 Italia)
#62 Townsend Bell/Jeffrey Segal/Bill Sweedler
KCMG/PROTON (Porsche 911 RSR)
#78 Wolf Henzler/Joel Camathias/Christian Ried
GULF RACING UK (Porsche 911 RSR)
#86 Adam Carroll/Ben Barker/Michael Wainwright
ABU DHABI PROTON RACING/PROTON COMPETITION (Porsche 911 RSR)
#88 Patrick Long/David Heinemeier Hansson/Khaled Al Qubaisi
#89 Leh Keen/Cooper MacNeil/Marc Miller
ASTON MARTIN RACING (Aston Martin Vantage GTE)
#98 Pedro Lamy/Mathias Lauda/Paul Dalla Lana
#99 Gary Hirsch/Liam Griffin/Andrew Howard
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!