Até a etapa de Goiânia, somente os três primeiros usavam o aparato mecânico na turbina.
Na busca de mais brigas e pegas na pista, a categoria terá o líder do campeonato, Diogo Pachenki com o restritor de 70mm, Giaffone, segundo no campeonato com o de 72mm, Salustiano que ocupa a terceira colocação usara 74mm, Davi Muffato, 76mm e o quinto colocado Alex Fabiano 78 milímetros.
Em conjunto com as equipes e organização da Fórmula Truck a modificação do regulamento técnico foi tomada na etapa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Como existe a necessidade de ser publicada no site da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo – a validade acontece oficialmente 30 dias depois.
Com essa decisão, da etapa de londrina até a penúltima etapa – ainda sem local definido – o líder do campeonato que usar o restritor vai perder cerca de 140cv, o segundo 120cv, o terceiro que estará usando o de 74mm 100cv, o quarto com o restritor de 76mm entorno de 50cv, o quinto na classificação geral aproximadamente 30 cavalos.
Os brutos de Beto Monteiro, Roberval Andrade e Luizinho Lopes terão um aumento para 85mm na entrada de ar, após constatação da dificuldade de performance encontrada pelo motor da marca.
O restante dos outros caminhos no grid, usarão o restritor de 80 milímetros.
Em contra partida com o aumento da entrada de ar os três Ivecos ganham 50 cavalos. No caso desses três Ivecos posicionem entre os cinco, usaram normalmente os restritores previstos pelo regulamento.
A exemplo do ano passado – final que também foi em solo londrinense – a decisão do dia 4 de dezembro em Curvelo, Minas Gerais, todos os pilotos posicionados entre os cinco primeiros deixam de usar os restritores.
Aspirante a escritor e futuro piloto, tenho uma admiração muito grande por Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Jeff Gordon. Entusiasta de categorias como: Fórmula Truck, Stock Car, NASCAR, DTM, V8 australiana, entre outras. – Cardoso é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo!