Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP do Azerbaijão – 2023

478
(Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Confira o que pilotos e chefes de equipe esperam da quarta corrida do itinerário, na pista de rua que possui a reta mais longa da temporada.

Após quase um mês de intervalo, devido ao cancelamento do GP da China, a Fórmula 1 está de volta nesse final de semana (28 a 30) para realizar o Grande Prêmio do Azerbaijão, a quarta etapa do calendário que acontecerá na cidade de Baku, capital do país euroasiático.

A região cercada pelo Mar Cáspio e pelas montanhas do Cáucaso receberá a categoria mais alta do automobilismo pela sexta vez mas, este ano, traz uma novidade: um fim de semana Sprint. De forma inédita, o Azerbaijão sediará uma corrida curta no sábado, além do GP no domingo.

Abaixo, confira o que pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP azeri, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Além disso, saiba as novidades que essa etapa trará, as características do traçado, informações dos compostos de pneus para a prova e a previsão do tempo para o fim de semana.

Oracle Red Bull Racing (123 pts)
(Foto: Quinn Rooney/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen #1:Baku é uma pista desafiadora para acertar. Como é um circuito de rua com longas retas, isso nos dá várias opções sobre quais asas podemos usar.

Também é a primeira etapa com Sprint da temporada, o que pode torná-la um pouco caótica. Só precisamos tentar começar bem o fim de semana com uma sólida sessão de TL1. Vamos ver o que podemos fazer.”

Sergio Perez #11:Como equipe, tivemos um ótimo resultado em Baku na temporada passada, e todos sabem que eu realmente gosto de circuitos de rua. Obviamente, vencer é sempre o objetivo principal.”

Christian Horner (chefe de equipe): Não comentou.

Aston Martin Aramco Cognizant (65 pts)
(Foto: Aston Martin Global Media)

Lance Stroll #18:Foi bom ter uma pequena pausa depois de algumas corridas, mas nada se compara a correr e, dado o forte início da temporada, mal posso esperar para voltar ao cockpit.

Baku é um local que guarda grandes lembranças para mim; conquistei o meu primeiro pódio na Fórmula 1 aqui em 2017 e entramos neste fim de semana esperando continuar nossa performance que apresentamos desde o início da temporada.

Também teremos a primeira Sprint do ano neste fim de semana e com um novo formato, o que será ótimo para os fãs, acredito. A equipe fez um trabalho fantástico este ano, então sei que estamos prontos para o desafio.”

Fernando Alonso #14:É bom estar de volta depois de algumas semanas longe das corridas. Recarreguei as baterias depois de um início de temporada cheio de adrenalina e agora estou ansioso por Baku.

O circuito apresenta a nós, pilotos, um desafio único, já que enfrentamos muitos trechos de rua de baixa velocidade e retas extremamente rápidas que criam muitas oportunidades e riscos.

“Estou ansioso para ver o retorno da Sprint também neste fim de semana. Já vimos algumas corridas divertidas lá e tenho certeza que não será diferente, especialmente agora com duas sessões de qualificação e duas corridas.

Depois de três corridas conhecemos melhor nosso carro, mas precisamos continuar de onde paramos na Austrália e manter o desenvolvimento nas próximas corridas.”

Mike Krack (chefe de equipe): Não comentou.

Mercedes-AMG Petronas (56 pts)
(Foto: Mercedes-AMG F1/Divulgação)

Lewis Hamilton #44: Não comentou.

George Russell #63: Não comentou.

Toto Wolff (chefe de equipe):Depois de pouco menos de um mês sem ação na F1, todos estão ansiosos para voltar à pista. As corridas em Baku são sempre dramáticas e divertidas. É um local de provas desafiador com as paredes fechadas, então não há espaço para erros.

“Também temos nosso primeiro fim de semana de Sprint da temporada com um formato novo. É um desafio interessante para nós, com apenas uma única sessão de treinos para estarmos prontos para duas sessões de qualificação e corridas na sexta, sábado e domingo. Espero que isso signifique mais emoção e ação para os fãs desfrutarem.”

Scuderia Ferrari (26 pts)
(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc #16:Depois de uma corrida decepcionante para mim em Melbourne, espero que as coisas funcionem de maneira mais tranquila em Baku.”

Carlos Sainz #55:O GP da Austrália foi uma boa corrida no geral, mas a penalidade estragou todo o esforço e não concordo com isso. A frustração que senti foi difícil de digerir, mas vou focar na corrida desse fim de semana.”

Frédéric Vasseur (chefe de equipe):Faz quase um mês desde o último Grande Prêmio e, nesse período, trabalhamos muito em Maranello no desenvolvimento do SF-23, tanto em termos de melhoria do pacote atual do carro quanto em avançar com as atualizações planejadas que serão introduzidas gradualmente ao longo das próximas corridas.

“Charles e Carlos fizeram sua parte, trabalhando no simulador e nos dando feedback. Na Austrália, já demos um passo à frente em termos de desempenho e para o Azerbaijão, esperamos para seguir em frente.”

McLaren (12 pts)
(Foto: Jake Grant/McLaren Media Centre)

Lando Norris #4:Estou ansioso por Baku e por voltar a correr. Foram três semanas produtivas de folga com trabalho no simulador e análise com meus engenheiros, mas também tirando um tempo para descansar antes de algumas corridas ocupadas.

Também estou animado por estarmos em outro circuito de rua e experimentando o novo formato Sprint. Será interessante ver como funciona e esperamos que seja uma boa atração para os fãs.

A pista de Baku é estreita, por isso é importante focar nela, pois há muitas margens para erros. Isso é ainda mais evidente à medida que otimizamos e aprendemos tudo o que podemos sobre as novas peças que estamos trazendo para a pista neste fim de semana.”

Oscar Piastri #81:Estou animado para correr em Baku e me sinto descansado e pronto após o intervalo de três semanas. Já corri aqui na Fórmula 2 e é um circuito legal com a cidade e o castelo como pano de fundo.

“O traçado do Azerbaijão é difícil de acertar do ponto de vista do acerto do carro, dada a longa reta no final da volta, combinada com as seções mais apertadas da pista. Temos feito muito trabalho no simulador para garantir que cheguemos bem na sexta-feira, especialmente devido ao formato Sprint, que estou ansioso para enfrentar pela primeira vez na Fórmula 1.

Espero aproveitar o momento da Austrália, onde consegui meus primeiros pontos na F1. Ainda temos muito trabalho a fazer e um longo caminho a percorrer, por isso vou manter o foco e continuar trabalhando duro.”

Andrea Stella (chefe de equipe):Chegamos a Baku após um resultado sólido na Austrália, um curto período longe da pista para reorientar e com bom humor na equipe, então estamos prontos para ir novamente. Embora o resultado em Melbourne tenha sido positivo, sabemos que ainda temos muito a fazer e, desta vez fora da pista, foi de muito trabalho na fábrica.

Também trazemos alguns novos componentes para o MCL60. Embora reconheçamos que em Baku podemos não ver imediatamente a maioria dos benefícios dessas novas peças de atualização, este é apenas um dos muitos passos em um plano mais amplo para nos impulsionar no Campeonato de Construtores.

A equipe está ansiosa pelo primeiro fim de semana do novo formato Sprint. Em qualquer circuito de rua, sempre há mais riscos associados a eventos como este, mas a equipe se preparou bem e estamos ansiosos para voltar às correr.”

BWT Alpine (8 pts)
(Foto: Alpine F1 Team/Divulgação)

Esteban Ocon #31:Foi bom ter uma pequena pausa após o Grande Prêmio da Austrália para fazer um balanço adequado após a corrida e analisar o fim de semana como um todo. Obviamente, não terminou bem para nós, mas houve muitos pontos positivos para tirar do final de semana e estamos totalmente focados em nos recuperar fortemente em Baku.

“Como equipe, já estamos ansiosos para correr no Azerbaijão há algum tempo, então estamos todos felizes que essa etapa finalmente chegou. Uma atualização também está planejada para esta corrida, é um formato ligeiramente novo com a Sprint, o que significa que teremos que estar no ritmo imediatamente. Precisamos de um fim de semana positivo e esperamos sair de Baku com pontos merecidos.”

Pierre Gasly #10:O Circuito da cidade de Baku é uma pista insana para a Fórmula 1. Adoro lá. Temos um formato interessante para superar e tudo se resume a permanecer vivo em ambas as corridas e capitalizar todas as oportunidades que possam surgir.

Tive sucesso no Azerbaijão apenas por tomar cuidado e arriscar, inclusive, é o que fiz em 2021, quando meu conquistei o meu último pódio. Estive em Enstone nos últimos dias e estou animado com o que a equipe está trazendo e com o que temos em mente.

“Tudo pode acontecer em Baku, e agora é hora de manter o foco, trabalhar duro e buscar desempenhos fortes que sejam recompensados com o que merecemos.”

Otmar Szafnauer (chefe de equipe): Não comentou.

MoneyGram Haas (7 pts)
(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen #20:Espero que possamos marcar alguns pontos este ano. No ano passado, estávamos correndo no final da corrida, mas meu motor quebrou. Então, em 2022 tivemos o ritmo, mas não terminamos por causa da confiabilidade do motor e esperamos um fim de semana forte para nós e sem problemas.

Acho que é bom termos duas sessões de qualificação nos finais de semana de Sprint, porque significa que podemos dar mais na corrida Sprint. Não há a penalidade extra de ter que largar atrás para a prova de domingo se você não terminar, mesmo que você queira. Há um pouco mais de recompensa na relação risco versus recompensa por arriscar e isso é bom para o show, bom para nós pilotos e é mais divertido.”

Nico Hulkenberg #27:O GP do Azerbaijão é o primeiro fim de semana com Sprint Race para mim e do ponto de vista do espectador, é muito interessante. Para mim também é muito menos prática, apenas uma hora, e direto para uma sessão significativa; me lembra meus tempos de categorias de base e eu costumava gostar disso.

Eu entro com a mente aberta apenas aceitando o desafio, que é menos tempo de preparação, e você precisa atingir o ponto ideal mais cedo. Baku é um circuito espetacular, desafiador e de alta velocidade, então estamos nos preparando para um fim de semana difícil, mas interessante.”

Guenther Steiner (chefe de equipe):Com a pausa involuntária, tentamos tirar o melhor proveito dela. Em primeiro lugar, disse às pessoas para descansarem um pouco e se prepararem para uma temporada difícil pela frente, pois a real começa agora com a rodada dupla e depois a tripla. A equipe de design está trabalhando nos últimos detalhes para atualizações que traremos nas próximas corridas, mas começando apenas em Miami.

Acho que nosso carro não é perfeito, mas não sei onde o resto dos carros estão perfeitos este ano. Me surpreendo quando saímos no primeiro treino e vemos o que podemos fazer, mas este ano pode ser possível que nosso carro marque pontos em todas as corridas. De qualquer forma, esse é o objetivo, então esperemos que depois de 2017, 2023 seja o ano em que marcamos pontos em Baku.

Quanto a Sprint, eu definitivamente prefiro o novo formato; o treino de sábado de manhã é inútil, já que você não pode mudar nada no carro, você apenas vai lá, faz voltas e tenta entender os pneus, não acho isso muito interessante. Uma segunda qualificação é muito melhor para os fãs e também para nós, pois dá emoção. Temos muitas coisas acontecendo nesse fim de semana, e acho que isso é ótimo para o esporte.”

Alfa Romeo Stake (6 pts)
(Foto: Alfa Romeo/Divulgação)

Valtteri Bottas #77:Estou ansioso para voltar a correr neste fim de semana. Baku é um lugar que eu gosto: já ganhei essa corrida, subi no pódio aqui antes e também quero obter um bom resultado dessa vez.

O meu foco, assim como o da equipe, é continuar melhorando; a temporada ainda é longa, e ainda há muitos pontos a serem conquistados. Usei as três semanas de folga para me preparar para dar o meu melhor nas próximas etapas.

Vai ser interessante correr na Sprint aqui e estou ansioso por este desafio. Analisamos as últimas corridas e trabalhamos muito para voltar ao nível que mostramos no Bahrein. Estou confiante de que temos o que é preciso para melhorar: se todos fizermos o dever de casa, podemos estar na disputa por mais pontos.”

Guanyu Zhou #24:Marcar meus primeiros pontos da temporada na Austrália foi um bom impulso de motivação; exatamente o que era necessário antes de ir para a pausa de três semanas. Ainda assim, não era tempo de férias para nós: continuamos trabalhando duro, no simulador e na fábrica, como todos precisamos fazer para dar mais passos adiante antes das próximas corridas.

Eu gosto bastante de Baku e de sua imprevisibilidade, e devemos considerar o elemento velocidade de reta sendo adicionado no planejamento. Estou ansioso para continuar o trabalho que fiz em Melbourne, onde fiz uma prova sólida e limpa, e desejo outro resultado entre os dez primeiros. Vai ser apertado e um ou dois décimos podem fazer uma diferença real em termos de colocação, mas temos uma chance de ir bem aqui.”

Alessandro Alunni Bravi (chefe de equipe):Três semanas fora da pista significa que tivemos a chance de nos reagrupar e nos concentrar no trabalho que precisamos fazer nas próximas corridas. Foi um início de temporada intenso, no qual marcamos pontos em duas das três corridas, e foi bom para a equipe ter algum tempo para analisar nossas performances e ver em que áreas podemos melhorar.

“Demos passos à frente em relação ao ano passado na nossa confiabilidade, apenas para citar um, mas sabemos que precisamos continuar trabalhando duro para sermos competitivos em um grid tão apertado.

“Entramos no primeiro fim de semana com Sprint da temporada sabendo que tudo pode acontecer nesta pista em Baku. Vimos a rapidez com que uma corrida pode mudar em Melbourne e, mais uma vez, precisaremos estar no nosso melhor para maximizar o potencial do nosso carro e de quaisquer oportunidades que possam surgir.”

Scuderia AlphaTauri (1 pt)
(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Yuki Tsunoda #22:Geralmente, me saio muito bem em Baku: nas duas últimas edições da etapa, me classifiquei em oitavo e terminei em sétimo em 2021. No ano passado, tive uma falha no DRS enquanto estava em sexto e só cruzei a linha de chegada na P13. No entanto, gosto da pista e tenho boas memórias dela.

Ao longo dos últimos anos, o nosso carro se adaptou ao circuito de Baku e também tivemos um bom entendimento da pista, então espero que isso continue este ano e que possamos finalizar nos pontos neste fim de semana. Teremos algumas atualizações, especialmente para a asa traseira, para adaptá-la à configuração de baixo downforce necessária aqui.

Este será o primeiro fim de semana de Sprint do ano e, com o novo formato, estou me sentindo mais animado do que o normal. Essas mudanças tornam o trabalho do simulador ainda mais importante para compensar o menor tempo gasto testando na pista. Será fundamental ter um bom carro desde o Treino Livre 1.”

Nyck De Vries #21: “Baku será o meu primeiro fim de semana com Sprint e será exigente, com apenas uma hora de treinos livres disponível antes da qualificação; mas já corri aqui antes e garanti três P2s na Fórmula 2. A pista é bastante peculiar: a reta longa oferece muitas oportunidades e é por isso que as corridas em Baku costumam ser agitadas.

Vamos torcer para que as coisas dêem certo e que no final tenhamos algo para nos alegrar. Baku exige muita velocidade em reta e até agora não fomos tão competitivos nesse aspecto. Vamos esperar para ver como nos sairemos dessa vez.”

Franz Tost (chefe de equipe): Não comentou.

Williams Racing (1 pt)
(Foto: Williams Racing/Divulgação)

Alex Albon #23:Indo para Baku, o principal ponto de discussão é o novo formato da Sprint, com a necessidade de acertar na sexta-feira: mais importante do que nunca. A maioria das curvas são curvas de 90 graus, de baixa velocidade, então os requisitos do circuito são bastante consistentes.

Se o carro está bom em uma curva por aqui, tende a ser bom em toda a volta e vice-versa. A equipe fez nossa preparação no simulador e é uma pista familiar, então vamos ver como será o fim de semana.”

Logan Sargeant #2:Estou super animado por voltar ao carro neste fim de semana em Baku. Foram três longas semanas em que trabalhamos muito para continuar aprendendo e nos preparando para esta rodada.

Deve ser uma disputa interessante, pois é um circuito difícil e meu primeiro evento de Sprint Race. Estou ansioso para aceitar o desafio e espero fazer uma boa corrida.”

James Vowles (chefe de equipe): Não comentou.

NOVIDADES PARA O GP

Estreia do novo formato do final de semana Sprint

(Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

Como a primeira de seis etapas do calendário que receberá o evento Sprint Race (Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, EUA e Brasil), o GP do Azerbaijão será a prova de teste do novo formato do final de semana com a corrida curta de sábado.

Diferente das outras edições, o resultado da Sprint não definirá mais o grid de largada para o Grande Prêmio de domingo, e também passa a existir uma classificação extra, chamada de Sprint Shootout. Esse qualifying ocorrerá no sábado, enquanto o classificatório do GP será realizado na sexta-feira e decidirá a ordem de largada da disputa principal.

No Sprint Shootout, haverá as seguintes condições:

  • Divisão da sessão classificatória em três partes: Q1 de 12 minutos, Q2 de 10 minutos e Q3 de 8 minutos;
  • Nas duas primeiras partes, Q1 e Q2, os pilotos deverão utilizar apenas pneus médios (M) e, no Q3, haverá obrigatoriedade de pneus macios (S);
  • Após o Q1 e o Q2, 10 competidores serão eliminados, de 5 em 5, até sobrarem 10 para o Q3;
  • e o grid inicial da Sprint será definido no Shootout.

Em relação a distribuição de pontos, a corrida curta de 100 km permanece inalterada; os 8 primeiros colocados ao final da Sprint pontuam, com 8 pontos para o vencedor e diminui-se 1 ponto até o ocupante da oitava posição.

Até o ano passado, o antigo formato da Sprint Race se mostrava ineficaz e sem sentido: em quase todas as edições, o pole position venceu a Sprint Race. Por isso, uma mudança no formato do final de semana com a corrida curta de sábado era mais do que necessária, tanto para os pilotos e equipes quanto para os fãs.

Detalhes do circuito
Circuito urbano do Bahrein (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O circuito de Baku possui 6.003 km de extensão, 20 curvas (8-D e 12-E), recebe GPs da Fórmula 1 desde 2016 e a corrida terá um total de 51 voltas. O recorde de volta mais rápida no traçado pertence a Charles Leclerc, que fez 1:43.009 na temporada 2019.

A pista é caracterizada por possuir trechos predominantes de média a alta velocidade, e maioria das curvas com ângulo de 90°, com sentido de fluxo anti-horário. O principal ponto de ultrapassagem no Azerbaijão é a reta dos boxes, uma das maiores da temporada, com 2.220 km de comprimento.

Além de ser bem extensa e aumentar a vantagem de vácuo, o longo setor de alta velocidade oferece uma das duas zonas de abertura de asa móvel (DRS) do circuito. Confira como é uma volta rápida no circuito de Baku, através do simulador/game F1 2022.

Nesse traçado, há duas seções desafiadoras, sem margem para erros e que levam muitos pilotos ao contato com a barreira: a seção do Castelo, formada pelas curvas 8, 9 e 10, que é cega até se aproximar dela, e a zebra da curva 15, que projeta o carro para cima se utilizada e o faz seguir direto para o muro.

Um fator externo em Baku que influencia e muito na condução dos pilotos e no acerto dos carros é o vento. Por ser envolto pelo Mar Cáspio e pelas montanhas do Cáucaso, as correntes de ar são intensas e fortes. Por isso, é comum as equipes trazerem atualizações aerodinâmicas para o Azerbaijão.

Ano passado, o vencedor do GP foi Max Verstappen, seguido de Sergio Perez e de George Russell. O atual bicampeão largou em terceiro mas, depois do abandono de Charles Leclerc e de uma ordem de equipe para Sergio Perez ceder a liderança, Verstappen assumiu a ponta e apenas teve o trabalho de levar o RB18B até a linha de chegada.

Informações sobre os pneus
(Infográfico: Pirelli)

A Pirelli leva os pneus mais macios da gama de F1 para o circuito de rua de Baku: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como P Zero Amarelo médio e C5 como P Zero Vermelho macio.

A duração reduzida do Sprint Shootout teoricamente permite que os pilotos façam um pit stop no Q1, mas não nas outras duas sessões. Há tempo para fazer duas voltas cronometradas, mas não para realizar uma parada.

Cada piloto terá dois conjuntos de pneus duros, quatro de médios e seis de macios (12 jogos no total), um conjunto a menos em comparação com um final de semana normal. Além disso, há uma alocação para pista úmida de quatro conjuntos de Cinturato Verde intermediário e três conjuntos de Cinturato Azul para pista molhada.

A pista foi completamente recapeada, de acordo com os organizadores da corrida. A rugosidade do asfalto, que geralmente é mínima e não especialmente abrasiva para os pneus, é outro fator desconhecido que só será estabelecido durante os treinos livres.

A corrida acontece em uma época diferente do ano em comparação a 2022. No ano passado, as temperaturas da pista em junho excederam 50 graus centígrados, mas com a etapa dessa vez em abril, as temperaturas podem ser 10 graus mais baixas.

Há uma chance de 75% de uma interrupção de prova em Baku. Dois períodos de Safety Car Virtual deram a alguns pilotos um pit stop no ano passado, em uma disputa em que os quatro primeiros pararam duas vezes.

Informações da assessoria de imprensa da Pirelli Brasil.

Previsão do tempo
(Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Sexta-feira:

Mínima de 13°C e Máxima de 21°C. Tempo aberto com intervalos de sol.

Sábado:

Mínima 15°C e Máxima 23°C. Tempo aberto, ensolarado.

Domingo:

Mínima de 15°C e Máxima de 25°C. Tempo aberto, ensolarado.

Fonte: www.bbc.com/weather

Transmissão no Brasil

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 08h (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.

PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!