E chegamos a um grande momento, com a abertura da temporada 2023 da FIA FÓRMULA 4 BRASIL – sua segunda temporada! Apenas para relembrar, a F4 BRASIL é uma categoria para formação novos talentos e mais, certificada pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo. Estreou em 2022, através do acordo de criação assinado entre Fernando Julianelli (CEO da Vicar) e Gianfranco De Bellis (presidente da Tatuus – fabricante dos carros). Obviamente, o campeonato tem a supervisão e apoio da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, onde Giovanni Guerra (presidente da CBA) foi o responsável por elaborar todo o projeto da categoria nacional junto à FIA. A liderança do campeonato ficou sob o comando de Gastão Fráguas Filho – piloto experiente, campeão Mundial de Kart FIA (1995) e manager da carreira de pilotos profissionais.
FORMATO
Para refrescar a nossa memória, a categoria realiza normalmente alguns treinos extras nas quintas-feiras, dois treinos livres oficiais na sexta, dia em que acontece também o treino classificatório. No sábado realizam duas corridas e no domingo a terceira prova da etapa. O grid de largada da CORRIDA 1 (sábado) é definido pela segunda volta mais rápida de cada piloto no treino classificatório. Já para a CORRIDA 3 (domingo) utilizam-se as MELHORES voltas de cada um, também do treino classificatório. Na CORRIDA 2 (sábado) o grid é definido pelas posições dos (as) pilotos no resultado da CORRIDA 1, invertendo-se ainda, o TOP8.
Os treinos livres oficias tem 40 minutos de duração cada um. Para a classificação são 20 minutos. As corridas 1 e 3 tem duração de 25 minutos mais uma volta, enquanto a corrida 2 possui tempo de 18 minutos + 1 volta! A largada é parada – padrão F1, F2, F3.
PONTUAÇÃO DAS CORRIDAS
Para as corridas 1 e 3, a pontuação segue o padrão de premiar os dez melhores, respectivamente com 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos. Já para a corrida 2, apenas os oito melhores pontuam com 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos – respectivamente. Ainda, cada prova premia com 1 ponto o (a) dono (dona) da melhor volta. E por fim, a volta mais rápida da classificação dá direito a 2 pontos!
CARRO
O carro utilizado na F4 BRASIL tem chassi Tatuus F4 T-021, produzido na Itália. O motor é da Abarth-Autotecnica (Itália), com 4 cilindros em linha (1.3 litros), turboalimentado e potência de 175 cavalos.
ONDE ASSISTIR A F4 BRASIL
A categoria tem suas CORRIDAS transmitidas pelo canal BANDSPORTS e também pelo canal oficial da F4 BRASIL no YOUTUBE! Nós do tomada de tempo, publicamos antes de todas as provas a programação COMPLETA e as indicações de transmissão, onde poderão saber onde assistir as sessões e corridas! CLIQUE AQUI para acessar TODAS as matérias sobre a F4 (Programações, Horários, Transmissões, Resultados, Classificação)!
PILOTOS E EQUIPES 2023
Mesmo com baixas importantes no grid em 2023, a categoria CUMPRIU muito bem seu papel em seu ano de estreia (2022) e 7 destaques da temporada partiram para outros desafios em 2023 – internacionais:
- Pedro Clerot: Campeão em 2022 da F4 Brasil, irá correr da F4 Espanhola e participou da F4 Emirados Árabes (6 corridas) em Dubai e Yas Marina no início do ano!
- Fernando “Fefo” Barrichello: Também irá competir na F4 Espanhola e também participou da F4 Emirados Árabes (9 corridas).
- Lucas Staico: Vice-campeão da F4 Brasil, participará este ano da GB3 – categoria de formação da Inglaterra.
- Ricardo Gracia Filho: Juntamente com Clerot e Fefo, participará da F4 Espanhola.
- Aurélia Nobels: A primeira piloto a competir na F4 Brasil, venceu a seletiva global da FIA Girls on Track (Rising Stars) e tornou-se a primeira garota brasileira a fazer parte da academia de jovens pilotos da Ferrari. Ela disputará a F4 Italiana em 2023!
- Nicolas Giaffone: já está nos representando nos Estados Unidos, pela USF Juniors (categoria que faz parte da USF PRO CHAMPIONSHIPS – programa de desenvolvimento de pilotos da INDY). E na primeira etapa disputada em Sebring, Nicolas venceu uma das corridas, terminou em um segundo e um quarto lugares, colocando-se na vice-liderança do campeonato.
- Nicholas Monteiro: assim como Giaffone, partiu para os Estados Unidos, correndo pela USF Pro 2000 (também uma categoria que faz parte da USF PRO CHAMPIONSHIPS – programa de desenvolvimento de pilotos da INDY).
E se tem gente saindo, evoluindo, teremos também novidades no grid! E entre as novas “caras” da F4 Brasil, destaque para duas garotas. Rafa Ferreira (18 anos), uma catarinense de Criciúma, com base no KART e que em 2022 se tornou a primeira mulher a registrar a pole position na Copa Brasil de Kart. Rafa tem diversas vitórias e conquistas no KART! A outra, chama-se Cecilia Rabelo, uma mineira de 15 anos de idade, com o KART também como base e com passagem de destaque na Fórmula Delta. Além delas, ainda teremos as estreias de Alexandre Machado, Arthur Pavie, Matheus Comparatto e Mateus Callejas. E quanto aos veteranos de uma temporada, seguem na disputa nomes como Vinícius Tessaro (3º colocado em 2022), Lucca Zucchini, Nelson Neto e João Tesser. Infelizmente, até o presente momento (publicação desta matéria) tínhamos apenas 10 pilotos confirmados para a temporada! Assim, a relação de completa de equipes/pilotos ficou da seguinte forma:
- Cavaleiro Sports: Lucca Zucchini, Vinícius Tessaro, Cecilia Rabelo, Mateus Callejas
- TMG Racing: Rafaela Ferreira, João Tesser, Álvaro Cho, Luan Lopes
- Bassani Racing: Alexandre Machado, Nelson Neto, Arthur Pavie, Matheus Caparatto
CALENDÁRIO 2023 – F4 BRASIL
Abaixo o calendário completo da categoria em 2023:
SIGA A GENTE
- APP para ANDROID (com notificações/lembretes) – Instalar!
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!