Início CARRO & CIA CARRO & CIA – V-Power Nitro+, V-Power Etanol, Grid, Podium – Das...

CARRO & CIA – V-Power Nitro+, V-Power Etanol, Grid, Podium – Das pistas para seu carro!

1453

bombas

A equipe do Tomada de Tempo está saindo de viagem, estamos indo abastecer! Ihh bateu aquele dúvida, qual combustível encher o tanque? Se você já se encontrou nessa incógnita, calma, não se desespere rsrs, eu vou te ajudar a escolher o melhor combustível para o seu carro. Vem comigo!

Mas antes… vocês sabiam que veículos da Copa Petrobras de Marcas são abastecidos com a Gasolina Podium? Já nossos velozes e belos carros da Fórmula 1 utilizam a Gasolina V-Power Nitro? E que as belas maquinas da Stock Car utilizam o V-Power Etanol? Sim, claro com algumas necessárias modificações!

Nos últimos meses o mercado de combustíveis viu algumas novidades surgirem em um mundo que sempre foi o mesmo. A Petrobras tem como produto a conhecida gasolina aditivada Grid, enquanto a Raízen apresentou ao mercado a V-Power Nitro +, duas que enfrentam a conhecida Podium. Mas qual seria a nossa melhor opção? E vale a pena usar gasolina comum ou aditivada?

E a resposta é: Depende! Depende Anderson? Sim! E eu vou dizer porquê.

Primeiro precisamos diferenciar a gasolina comum, a simples, da gasolina aditivada, que é a gasolina comum com aditivos detergentes e dispersantes que mantêm o sistema de alimentação mais limpos. No trânsito pesado, que exige bastante do motor em acelerar e desacelerar, a gasolina aditivada é melhor, mas na estrada com aceleração constante, não faz diferença e financeiramente compensa abastecer com a gasolina comum. Já a gasolina premium é do tipo aditivada, com maior octanagem (aproveitada por motores de alto desempenho).

Feita a explicação, vamos para os tipos de combustíveis e faça a escolha certa para o seu carro:

Gasolina comum: recebe os 25% de etanol e não tem aditivos. Para motores mais rodados em carros mais antigos, e sem compromisso com o desempenho, ela é mais em conta.Claro que temos que ressaltar, sempre vale a pena apostar em postos de bandeira conhecida, são mais seguros.

Gasolina V-Power Nitro+: é uma nova versão da antiga V-Power, que contém mais ação detergente e dispersante, o que mantém limpos coletores, válvulas e injetores, ao remover resíduos gerado pelo movimento das peças no motor do carro. Segundo a Raízen, a nova gasolina tem 70% a mais redutores de atrito que a versão antiga. Ela é do tipo aditivada, e não há restrição quanto ao seu uso.Caso o veículo seja abastecido sempre com gasolina comum é preciso colocar a gasolina aditivada aos poucos, porque o poder de limpeza pode deslocar a sujeira acumulada e resultar em entupimento.

Gasolina Grid: é a gasolina aditivada da BR Distribuidora, que traz dispersantes e detergentes que ajudam a manter limpo o sistema de alimentação do carro. A Grid também conta com um redutor de atrito que aumenta a lubrificação do motor e reduz o desgaste das peças.
De acordo com a BR ela tem teor de enxofre reduzido o que reduz a emissão de poluentes.

Gasolina Podium: ela é do tipo “premium”, mais avançada que a gasolina aditivada e a comum. Ela tem octanagem de 95, enquanto a as demais tem 87, e teor de enxofre de 30ppm enquanto as demais tem 50ppm. Traduzindo, ela tem um desempenho bem superior às demais e custa mais caro, – usufrui por um período e foi muito satisfatória. – mas é especialmente recomendada para veículos de alto desempenho (taxa de compressão a partir de 10:1) ou veículos antigos que ficam mais tempo parados, pois ela demora mais tempo para perder suas propriedades químicas.

V-Power Etanol: é o único etanol aditivado do mercado, foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, segundo a empresa, sua fórmula de limpeza protege e melhora a resposta do motor do carro flex. Ela contém o componente FMT (Friction Modification Technology), que otimiza a lubricidade do combustível, protegendo e reduzindo a fricção entre as partes móveis do motor que entram em contato com o combustível.

No dia a dia vale a pena investir alguns centavos e apostar na gasolina aditivada que mantém o sistema do motor e alimentação mais limpos. Para o pessoal que tem um modelo importado, esportivo ou antigo, também pode apostar na gasolina do tipo premium que mesmo sendo mais cara, aproveita o máximo de desempenho desses modelos, e compensa o investimento. Já para quem tem um carro novo e não deseja ter problemas com limpeza de bicos ou alterações no desempenho pode usar a gasolina aditivada sem medo mas quem tem um modelo usado pode “acostumar” aos poucos misturando as duas gasolinas sem problema. E para modelos FLEX e motoristas que preferem o uso de etanol, o V-Power Etanol se encaixa e é uma ótima pedida.

Vale lembrar que gasolina Grid e V-Power Nitro são equivalentes e do tipo aditivada enquanto a Podium é uma gasolina de maior octanagem – a “gasolina azul” como é mais conhecida.