Saiba as principais informações do E-Prix, detalhes do circuito, a novidade na ABT e o que esperar da única disputa noturna do calendário.
A Fórmula E está de volta nesse fim de semana (27 e 28) para realizar a rodada dupla do E-Prix de Diriyah, na Arábia Saudita, a segunda e terceira etapas da temporada 2022/2023 que acontecerá no formato de duas corridas em dois dias, uma na sexta-feira e a outra no sábado.
O E-Prix em território saudita está presente na programação desde 2018/2019 e, desde então, permanece fixo no itinerário da categoria elétrica, mas sofreu algumas mudanças a partir de 2020/2021: no período do dia e no circuito de rua.
Depois de receber a Fórmula E nas duas primeiras temporadas de dia, a organização do E-P decidiu alterar o circuito e o horário das provas para ocorrerem à noite, sob holofotes de LED que são alimentados por geradores de biocombustível sustentável. Assim, o E-Prix no Oriente Médio é o único do calendário atual a acontecer no período noturno.
Layout do circuito saudita
O Circuito Urbano de Diriyah possui 2.495 km de comprimento, setores predominantes de média velocidade, e um layout com muitas curvas e trechos técnicos, o que o torna um dos locais de prova mais desgastantes da programação.
A pista também se apresenta em sentido horário, oferece um total de 21 curvas (12-D e 9-E), e duas retas principais, onde a dos boxes é curta e a outra, entre as curvas 17 e 18, tem, aproximadamente, o dobro da extensão da principal.
Uma curiosidade do traçado de Diriyah é que a superfície do asfalto é acidentado. Por isso, os 22 competidores do grid precisam traçar uma linha ideal para percorrerem e evitarem a perda de aderência por alto desgaste dos pneus.
Por outro lado, ao possuir uma boa variedade de seções sinuosas e zonas de frenagem, o gerenciamento de energia é uma dor de cabeça a menos para os pilotos.
O Modo Ataque ficará disponível para os pilotos na curva 19, onde costuma ficar desde a inauguração do novo layout, na rodada 2020/2021.
Expectativas dos pilotos brasileiros
Lucas Di Grassi #11 (Mahindra Racing): “Acho que o principal objetivo nas próximas duas etapas é manter o ímpeto que tivemos no México. Temos que continuar melhorando e focar na evolução da equipe a longo prazo. Em Diriyah, precisamos nos concentrar na estabilidade em alta velocidade.
“Será menos crítico em termos de energia do que foi no México, mas potencialmente com mais problemas com os pneus, especialmente porque é uma corrida noturna. A pista saudita é muito difícil e tem características diferentes do Autódromo Hermanos Rodríguez, por isso precisamos ser capazes de nos adaptar.”
Sergio Sette Camara #3 (NIO 333 Racing): “Eu e a equipe estamos aqui em Riade, na Arábia Saudita, muito empolgados pois é o primeiro circuito de rua que iremos experimentar com o carro da nova geração. Desde os testes pré-temporada, corremos em autódromos normais, assim como também foi no México, na primeira etapa.
“Nesse fim de semana, seguimos para um local de prova cercado de muros a bordo do Gen3, um carro mais rápido e potente. Diriyah me traz muitas lembranças boas em termos de resultados e de competição, e sempre gostei do traçado. Vamos ver como nos sairemos dessa vez.”
Novidade na ABT
O piloto de simulador da equipe ABT Cupra, Kelvin van der Linde, fará sua estreia na Fórmula E nesse fim de semana, em Diriyah. O sul-africano de 26 anos foi escalado para substituir Robin Frijns, que se recupera de algumas fraturas na mão esquerda, após a batida que sofreu na primeira volta na etapa anterior, no México.
Frijns passou por uma cirurgia logo após o E-Prix no Autódromo Hermanos Rodríguez e passa bem, mas precisará de algumas semanas de repouso.
Vale lembrar que Van der Linde já guiou um carro de F-E anteriormente: o Gen2 da Audi Sport ABT Schaeffler, em 2020, no Teste de Novatos em Marraquexe. O sul-africano terminou classificado em nono lugar ao final das duas sessões, dentre os 24 jovens automobilistas participantes, um resultado notável para o seu primeiro contato com um carro da categoria.
Kelvin comentou sobre a oportunidade de estrear oficialmente em um E-Prix de Fórmula E. “Competir na Fórmula E é um sonho, mas eu queria que as circunstâncias da minha estreia fossem diferentes. Sinto muito por Robin e espero que ele se recupere rapidamente. Agora tenho alguns longos dias pela frente e farei o máximo para substituir Robin da melhor maneira possível.”
O que esperar do E-Prix na Arábia Saudita
Desde a estreia do E-Prix de Diriyah, o Safety Car entrou em cena em todas as edições da etapa, um fato que demonstra como correr nas ruas sauditas não costuma ser uma tarefa fácil para os pilotos.
Ano passado, na primeira de duas provas em território saudita, Oliver Rowland foi o piloto que acionou o carro de segurança, após sofrer um toque de Robin Frijns na traseira de seu M8Electro e se chocar contra a barreira. Nyck De Vries foi o vencedor da corrida 1, seguido de Stoffel Vandoorne e de Jake Dennis.
Curiosamente, no dia seguinte, o Safety Car também entrou na pista por conta de um carro da Mahindra mas, dessa vez, Alexander Sims que bateu no muro, após perder o controle do M8Electro nos minutos finais da disputa.
O segundo evento em Riade em 2021/2022 foi memorável para a equipe Venturi Racing (atual Maserati MSG Racing). Edoardo Mortara conquistou a vitória do E-Prix de domingo, seguido de Robin Frijns e do brasileiro Lucas Di Grassi, que consolidou a dobradinha no pódio para a equipe monegasca.
Este ano, as equipes e pilotos chegam às ruas sauditas no escuro em todos os sentidos, já que as corridas acontecerão à noite e não existem dados dos novos carros no circuito. Isso será um desafio adicional para os 22 competidores e qualquer um deles poderá sair do Oriente Médio com pontos preciosos no campeonato.
Transmissão no Brasil
O canal BandSports transmitirá a rodada dupla do E-Prix de Diriyah de Fórmula E ao vivo, a partir de 14h na sexta e na mesma hora no sábado, de acordo com o horário de Brasília. PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI!
PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”