Pináculo do automobilismo brasileiro segue para mais uma disputa, em um autódromo que é o favorito de vários pilotos do grid.
A Stock Car Pro Series retorna nesse fim de semana (24 e 25 de setembro), para concretizar a nona etapa do calendário: a rodada dupla no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande do Sul. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo.
Essa será a primeira vez que a Stock Car Pro correrá em território gaúcho nesta temporada. A última visita da categoria brasileira a Santa Cruz do Sul foi em 2021, ano em que Ricardo Maurício venceu pela terceira vez no circuito (anteriormente P1 em 2017 e 2019).
Na nona de 12 provas programadas para este ano, a Stock Car Pro terá a companhia de sua categoria de acesso, a Stock Series, e da Copa Shell HB20, que realizarão a sexta e quinta etapas de seus campeonatos, respectivamente.
Vale lembrar que a corrida 2 desse fim de semana marcará a 25ª largada da Stock Car no Autódromo de Santa Cruz do Sul, que recebe a Stock desde 2005 e já sediou 23 disputas até aqui.
Informações do circuito
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul possui 3.530 km de extensão, 14 curvas (7-D e 7-E), fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais curvas rápidas, setores predominantes de média a alta velocidade e seções com mudanças de elevação com aclives e declives. Por ser um local de provas com apenas uma reta, as ultrapassagens são pouco frequentes.
O traçado passou por obras de melhorias desde a última vez que sediou um evento da Stock Car: recebeu asfalto novo, atualizações nas zebras, alargamento do trecho em S (curvas 11 e 12) e nivelação das áreas de escape. Diante dessas mudanças, é esperado que o tempo de volta baixe em, aproximadamente, 1 segundo, e que o sistema de freio dos carros seja bem explorado.
Abaixo, confira quais são os principais pontos de frenagem em Santa Cruz do Sul, com o piloto da equipe Hot Car, Felipe Lapenna, que os apresentará através do game/simulador Automobilista 2.
Como demonstrado acima, o traçado gaúcho é um verdadeiro teste físico tanto para os pilotos, com as várias curvas consecutivas, quanto para os freios dos carros, que enfrentam altas temperaturas.
Previsão da Pirelli
Em relação aos pneus, a Pirelli prevê que o asfalto novo reduzirá o desgaste dos compostos e permitirá uma melhor aderência, dois fatores que, antes da reforma, eram os motivos de reclamação por parte dos pilotos e equipes da Stock Car.
Apesar do briefing, só após as primeiras atividades de pista essa previsão será confirmada ou não; é o que explicou o gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli América Latina, Fabio Magliano. “Santa Cruz do Sul é uma pista que sempre exigiu muito dos pneus. A maior preocupação das equipes deve ser com os pneus do lado direito, por ser o lado mais apoiado nas curvas, especialmente o traseiro.
“A pista era considerada a mais abrasiva do calendário da Stock Car até o fim da temporada passada. Com o novo asfalto, ainda não pudemos verificar como será esse desgaste na prática, mas teremos uma boa amostra após os treinos livres de sexta-feira”, disse Magliano.
Palavras do último vencedor em Santa Cruz do Sul
O último vencedor em território gaúcho foi o piloto #90 da Eurofarma RC, Ricardo Maurício, que largou em 28° na corrida 2 e, após escalar o pelotão com maestria, recebeu a bandeirada em primeiro.
Ricardinho falou, com exclusividade, sobre suas expectativas, as características da pista e o estilo de pilotagem exigido no circuito de Santa Cruz do Sul.
“Vamos para um circuito que conhecemos bem, mas como o asfalto foi refeito, não sabemos bem o que esperar. Ouvimos falar que a nova superfície está bem abrasiva para os pneus, e percebemos isso ao acompanharmos outras categorias lá após a revitalização. Por isso, é possível ocorrer de vários pilotos fazerem a corrida 1 e não a 2 e vice-versa, o que costuma acontecer em Santa Cruz do Sul.
“A pista é bastante diversificada, com uma reta bem grande, há curvas de baixa, média e alta velocidade, frenagens em subida e outras em descida, é bem desafiadora mas legal, e a maioria dos pilotos curtem.
“A única coisa que o circuito não favorece são as ultrapassagens, já que existe apenas uma reta longa e o restante do traçado é formado por várias curvas consecutivas. Apesar dessa questão negativa, Santa Cruz do Sul é muito legal. Vamos testar o novo asfalto e depois pensar no melhor acerto do carro para esse final de semana.”
Novidades
O retorno de um hermano
A Toyota Gazoo Racing Latin America anunciou que Andi Jakos, voltará ao carro da Stock Car na equipe Full Time Sports nesse final de semana, como parceiro de Rubens Barrichello.
O argentino, que corre sob o número #122, volta à principal categoria brasileira de turismo após ter estreado na sétima etapa da temporada, em Interlagos, no final de julho.
O que esperar
Os reis da pista de Santa Cruz do Sul são Ricardo Maurício e Cacá Bueno, os únicos pilotos da história da Stock Car que conquistaram três vitórias no circuito. Ao compararmos o desempenho dos dois competidores nesta temporada, Ricardinho tem mais chances de brigar pela vitória em território gaúcho.
A previsão do tempo indica clima ensolarado durante todo o fim de semana, com mínima de 8ºC e máxima de 24ºC, sem chances de chuva. Isso ajuda quanto a um menor número de interrupções em cada prova, mas vale lembrar que Santa Cruz do Sul costuma presenciar muitos contatos entre os carros e entradas de Safety Car nas corridas.
No campeonato de pilotos, Gabriel Casagrande permanece na liderança, com um total de 222 pontos, 19 de vantagem sobre o segundo colocado, Daniel Serra, que se encontra com 203. O terceiro lugar ainda pertence ao argentino da A.Mattheis Vogel, Matias Rossi, que soma 201 pontos.
Um fato curioso sobre essa etapa é que o trio de pilotos que lidera o campeonato (Casagrande, Serra e Rossi) nunca venceram em Santa Cruz do Sul. Diante de várias surpresas e fatos inéditos que aconteceram de lá pra cá nesta temporada, é possível sim vermos qualquer um dos três favoritos ao título conquistarem a P1 na nona etapa do calendário.
Programação do final de semana da Stock Car Pro Series
Sábado, 24 de setembro:
07h50 – Stock Car – Shakedown
08h10 – Stock Car – Treino Livre 1 (Canal do YouTube da categoria)
11h00 – Stock Car – Treino Livre 2 (Canal do YouTube da categoria)
14h15 – Stock Car – Classificação (Canal do YouTube da categoria e SporTV3 na TV)
Domingo, 25 de setembro:
14h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) (Band e SporTV3)
14h50 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) (Band e SporTV3)
PROCURANDO CAMISAS OU CASACOS DE FÓRMULA 1 COM ESTAMPAS CLÁSSICAS, ATUAIS E DE QUALIDADE CERTIFICADA? CLIQUE AQUI E CONHEÇA A RETRO ESPORTE!
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”