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STOCK CAR – O que esperar da oitava etapa da temporada – 2022

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Mogi Guaçu será palco da oitava etapa da temporada 2022 da Stock Car (Foto: Marcelo de Melo Machado/Stock Car)
Principal categoria brasileira de turismo retorna a Mogi Guaçu, onde esteve há três meses atrás.

A Stock Car Pro Series está de volta nesse fim de semana (2, 3 e 4 de setembro), para realizar a oitava etapa do calendário: a rodada dupla no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. O evento contará com duas corridas de 30 min + 1 volta cada, que acontecerão no domingo.

Essa será a segunda vez que a Stock Car Pro correrá no Velocitta neste ano, já que a pista recebeu a etapa de número quatro da temporada, entre os dias 13, 14 e 15 de maio. Os vencedores das corridas 1 e 2 foram, respectivamente, Ricardo Zonta e Matias Rossi, este último que garantiu sua primeira vitória da carreira na categoria.

Diferente do que aconteceu em maio, a Stock Car Pro Series terá apenas a companhia da Fórmula 4 Brasil, que consumará a quarta prova de seu campeonato inaugural.

Vale mencionar que a corrida 2 desse fim de semana marcará a 20ª largada da Stock no Autódromo paulista, que começou a receber a classe mais alta do automobilismo nacional em 2017, e é o circuito mais jovem do calendário atual.

Informações do circuito
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

O Autódromo Velocitta possui 3.443 km de extensão, 12 curvas, fluxo no sentido anti-horário e tem como características principais mudanças de elevação e setores predominantes de média velocidade. Por apresentar setores estreitos, as ultrapassagens são difíceis, o que torna o classificatório uma sessão de extrema importância.

O Velocitta exige muito do sistema de freios dos carros, pois a frenagem é acionada em 1/4 (25%) da volta. Por isso, a principal preocupação dos pilotos nesse traçado é manter a temperatura ideal das pastilhas de freio nas corridas.

O setor 3 é a área mais desafiadora: há a sequência de curvas “saca-rolhas”, um trecho que começa no final da reta oposta e é seguido pelas curvas 8 (E), 9 (D) e 10 (E), estas que acontecem em um forte declive. Por isso, os freios dianteiros são os mais afetados durante a volta.

Palavras do último vencedor em Mogi Guaçu
Matias Rossi (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O último vencedor em Mogi Guaçu foi o piloto #117 da A.Mattheis Vogel, Matias Rossi, que largou em segundo na corrida 2, logo atrás de Bruno Baptista e, após superar o pole position com uma estratégia de parada que deu certo, cruzou a linha de chegada em primeiro.

Matias falou, com exclusividade, sobre suas expectativas, as características da pista e o estilo de pilotagem exigido no circuito em Mogi Guaçu.

O Velocitta é um circuito muito lindo pra mim, gosto bastante dele. Venci na última oportunidade em que corri lá, então é sempre especial voltar. Tenho boas expectativas pra esse final de semana, o carro funcionou bem nas últimas etapas.

A pista possui muitas curvas, então o piloto praticamente não tem descanso, já que está sempre atento a virar o volante. As frenagens são intensas na curva 1, pois é precedida da reta principal. A temperatura dos freios precisam de atenção extra; até o posicionamento diante de outros carros pode contribuir para o superaquecimento, como andar atrás de outro carro por muito tempo.

Antes da chicane, na reta oposta, freamos em declive e já entramos no S [curvas 8, 9 e 10], um setor que requer atenção pra evitar contatos com outros carros e é crucial encontrar a linha perfeita para a volta rápida. Nesse fim de semana vamos continuar o trabalho que estamos fazendo e buscar finalizações lucrativas no domingo.”

Novidades

Novo argentino na Full Time

Julian Santero (Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (30), a Full Time Sports anunciou que o piloto argentino, Julian Santero, será o novo integrante da Toyota Gazoo Racing Latin America a correr na Stock Car pela equipe. Esse é o terceiro rodízio de pilotos feita pela Full Time nesta temporada.

Anteriormente, Gabriel Petecof foi o primeiro a assumir o volante do Corolla TGR preto, vermelho e branco, e correu da etapa inicial em Interlagos (corrida de duplas) até a quarta prova, no Velocitta, como parceiro de Rubens Barrichello. Na sétima disputa, em Interlagos, o argentino, Andi Jakos, assumiu o lugar de Petecof.

Santero, que compete na Turismo Nacional da Argentina, será o novo parceiro de Barrichello, e guiará o Toyota Corolla da equipe Full Time Sports sob o número #68.

O que esperar
(Foto: Duda Bairros/Vicar)

Por ser um circuito com trechos apertados e apenas a reta principal de pé embaixo, é de se prever disputas próximas e com muitos contatos, o que pode gerar bandeiras amarelas e até Safety Cars no domingo.

A previsão do tempo aponta céu aberto com intervalos de sol entre nuvens em todo o final de semana, uma boa notícia para os pilotos, que podem acelerar, e para os fãs, que contarão com duas corridas emocionantes.

No campeonato de pilotos Gabriel Casagrande é o líder com um total de 206 pontos, 22 de vantagem sobre o segundo colocado da Eurofarma RC, Daniel Serra. O terceiro lugar pertence ao argentino, Matias Rossi, que soma 171 pontos.

O piloto da equipe A.Mattheis Vogel é um dos maiores destaques nesta temporada da Stock Car: Matias já garantiu 3 vitórias (no Galeão, Velocitta e Interlagos) e 6 pódios, além de ser o competidor que mais finalizou dentro do top 3 neste ano. Assim, Rossi chega ao Velocitta com sede de se aproximar ainda mais da liderança do campeonato.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

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