E o circuito da F1 está eufórico com a vitória de Max Verstappen no GP da Espanha na manhã deste domingo! O moleque tomou o posto de Vettel quanto o mais jovem piloto (18 anos e 227 dias) a vencer uma corrida de Fórmula 1 e ainda mostrou que com um equipamento razoável (não podemos chamar o carro da Red Bull de excelente né), o filho de Jos Vertappen pode sim brigar com os veteranos do porte de Vettel, Kimi, Ricciardo e cia. Para apimentar ainda mais a história, Verstappen estreava na equipe Red Bull após a mesma dar um belo gancho de direita em Kvyat devido as inúmeras lambanças nas primeiras etapas. Para não falar que foi apenas golpe de sorte, o holandês liderou as últimas 32 de 66 voltas em Barcelona e para isso, executou muito bem as estratégias com a equipe. Sobre o feito, o menino diz:
“É algo incrível, mal posso acreditar. Foi uma grande corrida. Agradeço à equipe por me dar um carro fantástico. Desde criança, meu pai me ajudou, esta conquista é maravilhosa. Administrei minha velocidade e pneus. Fizemos a melhor estratégia possível. Sim, sofri um pouco de pressão de Kimi lá atrás, mas aqui é difícil de ultrapassar, por isso foi importante não cometer erros. Sinceramente estava buscando um pódio, mas vencer é incrível”
Para completar, Horner – chefe da equipe destaca a surpresa:
“Estamos em choque, assim como muitos de vocês. Nós sabíamos que havia uma chance quando as Mercedes abandonaram na primeira volta, mas o que Verstappen fez é inacreditável”.
Mas não é somente de comemoração que se vive uma categoria, temos algumas boas polêmicas:
1 – Hamilton x Rosberg
Para quem não viu, após a largada, Rosberg assumiu a ponta! Nas curvas seguintes, Hamilton viu uma brecha e tentou ultrapassar, mas Rosberg fechou a porta rapidamente. Hamilton teve que jogar o carro para a grama, não conseguiu controlar, rodou e bateu em Rosberg. Tirando ambos da corrida! Veja o vídeo abaixo com uma explicação mais detalhada do incidente (créditos para a galera da pezzoloTV):
Após o ocorrido, houve muita especulação sobre o culpado e muitas opiniões. Um exemplo foi o dito por Lauda: “Lewis foi muito agressivo. Para os dois, estar fora depois de duas curvas é completamente inaceitável”. E ainda mais um monte PIIIIIII… PIIIIIIII… PIIIIIIII!
Além disso tivemos reunião de emergência da equipe e que segundo próprio Lauda, conversaram separadamente com os pilotos: “Falei com 2 separadamente e ambos pediram desculpas à equipe, não entre eles. Imaginava que isso poderia acontecer e deve continuar isso durante todo o ano”.
No final das contas, a equipe encontrou uma explicação mais adequada após analisar melhor a situação. Verificando o vídeo com a câmera no carro de Hamilton, é visível que Rosberg aciona os freios na curva (que não necessitaria) qua antecede o acidente. Pela câmera onboard de Nico, podemos perceber o piloto acionando botões no volante – em tese para reconfigurar algo. A equipe acabou confirmando estas suspeitas e disse que Rosberg estava mesmo com a regulagem errada de motor quando ele colidiu com Hamilton. Luizinho afirma ainda que estava 17 km/h mais rápido e o alemão também admitiu que a unidade de potência estava em “modo incorreto” e perdendo potência. De qualquer forma, Nico não deixou de alfinetar: “Fiquei muito surpreso que ele tenha tentado aquela brecha”.
Wolff acabou escolhendo uma linha mais política ou diplomática (mas em defesa de Lewis): “Eu acho que a manobra foi justa e sim, suficiente para ser tentada. O resultado foi terrível, mas vendo a luz de Nico piscando, era realmente o que Lewis devia ter feito e o fez! Por outro lado, não posso culpar Nico por fechar a porta. A diferença de velocidade é acabou levando ao toque no final das contas. Rosberg estava na configuração errada e perdeu potência. Isso pode explicar a rapidez com que tudo aconteceu. Eles precisavam tomar uma decisão em fração de segundo, deu no que deu”.
Já os pilotos não foram tão diplomáticos assim. Rosberg tem convicção de que nada fez de errado: “Eu estava ciente da situação e vi ele chegando mais perto, então eu fui para a ação habitual de um piloto – fechar a linha de dentro o mais cedo possível. Sim tentei deixar claro que não iria deixar qualquer espaço por dentro e fiquei muito surpreso por ele ter tentado mesmo assim”.
Hamilton foi mais duro e sugeriu que Rosberg na verdade falhou: “Estava vindo da curva 3 e ele tinha uma velocidade reduzida, já que ele tinha cometido um erro, começando pela regulação errada do motor. Antes da corrida, temos que escolher a configuração de motor e há apenas uma, potência máxima, e ele não tinha selecionado essa. Então, eu o estava alcançando e ele não estava na linha de corrida. Como um piloto, quando você está 17 km/h mais rápido, você tem que aproveitar a brecha e foi o que fiz”.
Os comissários decidiram não eleger culpados pela colisão, considerando um incidente de corrida.
2 – Vettel x Ricciardo
Nas voltas finais do GP da Espanha, Ricciardo pressionou bastante o alemão Vettel. As vezes de forma mais incisiva realmente, e em uma delas quase causou um toque! Vettel, como sempre, começou a reclamar via rádio:
“Que isso! Esse cara veio para cima do meu carro! Que isso?!? Isso aqui não é pingue-pongue!”.
Ricciardo minimizou a situação e explicou que estava apenas tentando ganhar a posição, mas não deixou de dar uma cutucadinha:
“Ele parece que disse que eu estava sendo muito agressivo. Típico dele. Ao contrário de 99% dos pilotos do grid, eu vou para cima, não me contento em ficar atrás. Para mim, isso sim é corrida, você não pode se contentar com pouco, sempre deve tentar mais. Faria a mesma coisa que fiz em uma briga por vitória”.
É isso aí galera! Até a próxima!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!