Próxima temporada promete ser mais disputada, ao trazer novidades consideráveis para o grid.
Nesse sábado (30), a Império Endurance Brasil está de volta para iniciar o campeonato 2022, no Autódromo Internacional Ayrton Senna (GO), com as Quatro Horas de Goiânia. Este ano, a categoria contará com 32 carros inscritos, de diferentes classes e marcas, estes que largarão às 11h para uma uma prova que durará 4 horas.
O calendário 2022 conta com um total de 6 etapas confirmadas: duas passagens por Goiânia (30/04 e 17/09); uma no Velocitta (SP), no dia 20/08; uma única em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul (05/11); e com dois eventos no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), a segunda etapa (21 de maio) e a final no dia 10 de dezembro.
Caracterizada por ser democrática, a Endurance Brasil conta com carros de diversos tipos e marcas, separados por subcategorias: P1, P2 e P3, formadas por protótipos de altíssimo desempenho exclusivos para competição; a GT3, composta por carros esportivos de rua com modificação mais acentuada; e a GT4, outra classe de carros vendidos ao consumidor, mas, diferente da GT3, com menos alterações no visual externo e nas partes mecânicas.
As montadoras presentes no grid deste ano são a Ferrari, Aston Martin, Lamborghini, Mercedes-AMG, BMW, Porsche, Mclaren, Ford e Ginetta.
Novidades para 2022
Novo protótipo P1
Na classe P1, vai estrear um novo protótipo: o Ligier, este que será pilotado por Guilherme Bottura e Gaetano di Mauro. A disputa também contará com dez AJR (modelo nacional que se destaca na competição desde 2018) e um protótipo Sigma, também desenvolvido no Brasil.
Guilherme Bottura falou sobre as suas primeiras impressões no cockpit do Ligier na pista. “Fizemos um primeiro teste com o carro nesta semana e ainda precisamos fazer alguns ajustes de setup para adaptá-lo melhor às pistas brasileiras, principalmente em relação à altura, por conta das ondulações. Mas a nossa expectativa para a estreia é muito boa. Apesar de não ter a mesma performance do AJR, o Ligier sofre uma menor degradação durante a prova e vamos apostar nisso para buscar as primeiras posições já na abertura do campeonato”, afirmou.
Novo modelo GT3
Na categoria de turismo GT3, Léo Sanchez e Átila Abreu, campeões da GT4 em 2020, guiarão a nova BMW M4 GT3, preparada pela Pole Motorsport. O carro foi desenvolvido especialmente para bater de frente com a Mercedes e seu bem-sucedido, AMG GT3.
Leo Sanchez comentou sobre a nova máquina que tem em mãos. “Estamos muito felizes de retornar ao campeonato com um novo carro e em uma nova categoria. O Império Endurance Brasil vem crescendo a cada ano e a classe GT3 vai ser muito equilibrada, com grandes nomes do automobilismo e carros fantásticos. A bordo desta novíssima BMW, chegamos para brigar pra valer”, disse Sanchez.
Novos integrantes na GT4
A GT4 é a categoria que traz mais novidades para o grid este ano. Dois Porsches 718 Cayman GT4 chegam, através da equipe Stuttgart. Curiosamente, um deles levará o número #718, e será pilotado pelo campeão da GT3 2017, Marcel Visconde, Marçal Muller e Luiz Landi. No outro Cayman, estarão Jacques Quartiero e Danilo Dirani, que correrão sob o número 21.
Marcel Visconde revelou suas expectativas para a nova temporada com os novos carros. “Tivemos cinco temporadas muito boas competindo com o 911 GT3 R. O lançamento do 718 Cayman GT4 Clubsport abriu novas possibilidades para nossa equipe e agora estamos prontos para competir em duas categorias, GT3 e GT4. Os dois carros já mostraram competitividade e estamos confiantes em obter bons resultados”, afirmou Visconde.
Marcel se dividirá em dois nesse final de semana. O piloto também competirá na classe GT3, ao lado do tricampeão de Stock Car, Ricardo Maurício, a bordo do vitorioso Porsche 911, vencedor da etapa em Interlagos de 2020.
O crescimento da Endurance Brasil comentado
Diante da evolução ocorrida no decorrer das últimas temporadas, o presidente da Associação dos Pilotos de Endurance (organizadora do evento), Henrique Assunção, explicou o que isso significa para a categoria brasileira de corridas de resistência.
“Estou muito feliz em ver o crescimento da categoria como um todo. Nosso grid não está apenas mais recheado, mas os carros que chegaram nos mostra como o interesse dos pilotos e patrocinadores vem crescendo ao longo dos anos. Teremos mais novidades, sem dúvida, e este será um dos campeonatos mais emocionantes da história do Império Endurance Brasil”, afirmou Henrique.
Transmissão
As Quatro Horas de Goiânia terá cobertura ao vivo da BandSports e do canal do YouTube da própria categoria.
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa da Imperio Endurance Brasil.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”