Início Stock Car STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada –...

STOCK CAR – O que esperar da segunda etapa da temporada – 2022

715
Emoções da corrida 2 da 9ª etapa da Stock Car 2021 em Goiânia (Foto: Victor Eleutério/Vicar)
Primeira de três passagens por Goiás promete ser emocionante e mais imprevisível do que nunca.

A Stock Car Pro Series volta a ação nos dias 18 a 20 de março para dar continuidade ao campeonato 2022, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com duas provas seguidas de 30 minutos + 1 volta cada. Esta será a segunda competição do calendário, após a realização da corrida de duplas, cujo o vencedor foi Gabriel Casagrande, atual campeão e líder da classificação de pilotos com 41 pontos.

Assim como ocorreu no ano passado, a Stock Car Pro utilizará o layout mais rápido do circuito goiano: o anel externo, que garante as velocidades médias mais altas da temporada, por ser o único “oval” presente no itinerário. Essa será a primeira de três ocasiões em que a classe mais alta do automobilismo brasileiro correrá em Goiás: nos dias 22 e 23 de outubro, será a vez do formato misto do autódromo de Goiânia ser utilizado.

Vale lembrar que essa segunda prova do calendário da Stock Car Pro marcará a 70ª largada da categoria em Goiás, um marco histórico para o circuito. Além disso, será a primeira vez, depois de dois anos de pandemia, que as arquibancadas estarão abertas ao público.

Chegada mais apertada da história em Goiânia: apenas 50 cm de vantagem (Foto: Stock Car Pro Series)

Em 2021, a disputa nesse traçado foi acirrada entre Thiago Camilo e o tricampeão, Ricardo Maurício, na corrida 2 da 9ª etapa. Foi uma batalha tão intensa, que Ricardo cruzou a linha de chegada em primeiro a apenas 0.0010s de distância de Thiago, a chegada mais próxima da história da categoria.

Curiosamente, foi uma vitória inesperada, pois Gabriel Casagrande se encontrava na liderança na última curva, com Thiago colado em sua traseira e, Ricardo, que se encontrava em terceiro, na tentativa de ultrapassagem por fora, o que, de forma quase que inacreditável, deu certo.

Informações sobre o circuito
Emoções da corrida 1 da 9ª etapa da Stock Car 2021 em Goiânia (Foto: Victor Eleutério/Vicar)

O anel externo do Autódromo goiano Ayrton Senna possui 2.695 km de extensão, três curvas, mudanças de elevação acentuadas e ondulações em certos trechos, como na reta oposta por exemplo.

Diferente das etapas em circuitos mistos, o piloto que se classifica na primeira fila no anel externo de Goiânia, costuma levar vantagem. Na corrida do milhão de 2018, Rubens Barrichello largou em 2° lugar e conquistou a vitória. Ano passado, Ricardo Maurício garantiu a pole da corrida 1 da 9ª etapa e venceu, o que mostra como a classificação pode ser importante nesse traçado.

Palavras do último vencedor em Goiânia

Ricardo Maurício venceu as últimas duas provas nesse layout, e falou um pouco, com exclusividade, sobre as características, o estilo de pilotagem mais adequado, e o tipo de acerto do carro nesse circuito de alta velocidade.

Ricardo Maurício venceu as duas etapas no anel externo de Goiânia em 2021 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

O anel externo de Goiânia tem uma freada mais forte na última curva e, na primeira, uma menos intensa, por ser mais rápida. Essa é uma pista que não tem o que chamamos de ‘banking’, a inclinação que ajuda o carro a gerar mais aderência e velocidade, o que vemos nos circuitos ovais.

Normalmente, o carro de anel externo tem um acerto um pouco diferente, em relação ao de anel interno/misto. Goiânia é uma pista que você só vira a direita, e isso faz com que tenhamos um ajuste de carro diferenciado.

“Também é importante ter um carro rápido de reta, porque a maior parte do tempo estamos em alta velocidade e, ao mesmo tempo, um carro eficiente nas aproximações. Encontrar o equilíbrio do acerto entre esses dois fatores é a grande questão. No fim, a prioridade é o ajuste do carro focado nas retas.

Além disso, é importante saber aproveitar o vácuo, principalmente na classificação, o que faz muita diferença, por ser uma pista curta. Então, cada centésimo de segundo conta em um anel externo“, concluiu o paulista de 43 anos.

Novidades

Matías Rossi estreia na AMattheis Vogel

Matías Rossi (Foto: Divulgação/RF1)

Ao perder a corrida de duplas em Interlagos por conta de um compromisso na Argentina, Matías Rossi fará sua estreia, nesse final de semana, em sua nova equipe, AMattheis Vogel, e será parceiro de Gabriel Casagrande.

O argentino da Toyota Gazoo Racing se sente animado em poder, enfim, iniciar sua trajetória na atual campeã da Stock Car Pro. “A expectativa para essa estreia é muito grande, pelo fato de poder correr pela primeira vez na equipe AMattheis Vogel, em uma rodada dupla que vai ser no anel externo, o que é bem interessante. Acho as corridas lá muito emocionantes por ter mais vácuo, o que é importante para as ultrapassagens”, disse Rossi.

Estou com muita vontade de começar a segunda etapa da temporada. Para mim é a primeira, pois não pude estar presente em Interlagos. Tenho muita expectativa em trabalhar com a equipe, que é a atual campeã e com meu novo companheiro, Gabriel Casagrande. Vamos nos conhecer melhor a cada etapa e, com certeza, realizar um bom trabalho”, concluiu o argentino.

Beto Monteiro e sua pintura especial

Beto Monteiro com carro nas cores da Ucrânia (Foto: Divulgação)

Como um ato de apoio a Ucrânia, país que continua sob ataque da Rússia, o piloto Beto Monteiro da Scuderia Chiarelli trará para o anel externo de Goiânia uma pintura especial, com as cores da bandeira ucraniana e, na lateral de seu Toyota Corolla, a frase “NO WAR”, que significa “SEM GUERRA”.

O pernambucano deu mais detalhes do novo layout de pintura. “É uma homenagem, acima de tudo, ao povo ucraniano e às pessoas inocentes que nada tem a ver com o conflito e estão sendo mortas em uma luta que não é delas”, disse Monteiro.

Além disso, Beto falou o que espera da disputa em Goiânia. “Será uma prova difícil, já que acontece no anel externo, com diferenças ínfimas de performance e muita importância do uso do vácuo. A classificação pode não ser tão importante numa prova assim, mas sim o posicionamento na pista e a adoção de uma boa estratégia, já que podemos ter um bom número de entradas do Safety Car pelos toques que ocorrem nestas provas”, concluiu.

O que esperar
Emoções da corrida 1 da 9ª etapa da Stock Car 2021 em Goiânia (Foto: Victor Eleutério/Vicar)

Na temporada 2021, as duas disputas no circuito externo goiano foram conturbadas, com vários contatos, detritos de carros na pista, abandonos e Safety Cars. Este ano, não deve ser diferente, devido a alta velocidade e alto desgaste de pneus gerados pelo calor solar de 40° que costuma fazer na pista.

Ricardinho Maurício é o favorito à vitória no domingo mas o atual campeão, Gabriel Casagrande, virá com tudo para buscar uma corrida de redenção, após perder a P1 e, logo em seguida, a P2 ano passado.

Programação do final de semana da Stock Car Pro Series

Sexta-feira, 18 de março (Canal do YouTube da categoria)
9h25 – Shakedown
11h15 – Treino dos Novatos
13h45 – 1º treino, 1º Grupo
14h25 – 1º treino, 2º Grupo

Sábado, 19 de março (Canal do YouTube da categoria)

10h25 – 2º treino, 1º Grupo
11h05 – 2º treino, 2º Grupo
14h30 – Classificação (exclusiva do SporTV na TV)

Domingo, 20 de março (Canal do YouTube da categoria)
15h10 – Stock Car Pro Series – Corrida 01 (30 minutos + 1 volta)
15h37 – Stock Car Pro Series – Corrida 02 (30 minutos + 1 volta)