Principal atração para pilotos de fora do Brasil, a clássica modalidade de prova da categoria principal está de volta.
No dia 13 de fevereiro, a Stock Car Pro Series está de volta às pistas brasileiras para dar início a temporada 2022, no circuito de Interlagos, com a famosa corrida de duplas. A prova tradicional retorna após 3 anos, ao ficar de fora da programação de 2019 a 2021. Nessa prova especial, cada piloto do grid titular convida um automobilista, seja brasileiro ou estrangeiro, que tenha experiência em categorias de turismo, para dividir o carro em busca da vitória.
A disputa tem uma duração total de 60 minutos, e será dividida em duas provas de 30 minutos + 1 volta. Geralmente, o segundo piloto assume o volante na outra corrida, uma maneira prática e organizada de revezamento.
Abaixo, saiba quem são os convidados de fora do país para a etapa que abre a nova temporada da Stock Car.
Albert Costa Balboa
Convidado de Allan Khodair no carro #18 da Blau Motorsport, Albert Costa Balboa é piloto da Lamborghini, e garantiu 3 campeonatos como automobilista profissional: a Eurocup Fórmula Renault 2.0 (2009), Fórmula Renault 2.0 da WEC (2009) e Eurocup Mégane Trophy (2012).
A última vitória notável de Albert no automobilismo foi vencer o International GT Open de 2019. Atualmente, o espanhol compete na GT World Challenge Europe, antiga Blancpain GT Series, e correrá na Stock Car de forma inédita.
Fran Rueda
No outro carro da Blau (#70), Diego Nunes contará com a presença de Fran Rueda, mais um piloto natural da Espanha no grid da Stock. Rueda ainda não possui troféus de P1 em campeonatos, mas é apenas uma questão de tempo, já que terminou duas temporadas da GT Open (2017 e 2018) como vice-campeão.
Assim como outros competidores do grid, o jovem de 24 anos nunca correu na Stock Car Pro antes e terá a chance de competir na classe mais alta do automobilismo brasileiro.
Franco Girolami
Na Cavaleiro Sports, Dennis Navarro fez questão de convidar o argentino, Franco Girolami, para ser seu companheiro de equipe em Interlagos no domingo, no carro #5. Curiosamente, é a segunda vez que Dennis convida Franco para guiar seu carro, já que o brasileiro fez o mesmo em 2018, temporada mais recente que contou com a corrida de duplas.
Ao longo de sua carreira, Girolami obteve conquistas notáveis: foi campeão das séries argentinas, TC2000 (2012) e Top Race V6 (2018) e garantiu o vice-campeonato da TCR Europa no ano passado.
Maxime Soulet
Um representante belga estará presente no grid para o próximo domingo: o vencedor das 12h de Bathurst (2020) e P3 das 24h de Nürburgring 2017, Maxime Soulet, foi convocado por Rodrigo Baptista e guiará o carro #3 do estreante brasileiro.
Curiosamente, Digo e Maxime já correram juntos antes, ao disputarem o GT World Challenge pela Bentley Racing, nas temporadas 2018, 2019 e 2020. A corrida de duplas do dia 13 será a primeira vez dos pilotos no cockpit de um carro da Stock Car, uma história de velhos conhecidos com um desafio comum pela frente: buscar o melhor resultado em uma categoria inédita em suas carreiras.
Filipe Albuquerque
Nome de peso em categorias de resistência, o português, natural de Coimbra, é conhecido por suas aparições em campeonatos de Endurance, ao ser campeão da WEC 2019/2020, vencedor da European Le Mans Series (esta que concede aos ganhadores e vices a chance de correr nas 24h de Le Mans do ano seguinte), e das 24h de Le Mans na classe LMP2 no mesmo período.
Filipe será o convidado de Ricardo Maurício no carro #90 e correrá novamente na principal categoria brasileira, pois participou da corrida de duplas da Stock em 2018, como convidado de Rubens Barrichello na equipe Full Time Sports.
Jeroen Bleekemolen
A Full Time Sports contará com um holandês em um de seus carros: Rafael Suzuki convidou o bem-sucedido piloto de corridas de resistência, Jeroen Bleekemolen, filho do ex-piloto de Fórmula 1, Michael Bleekemolen, para ser sua dupla em Interlagos.
Os principais destaques da carreira do holandês são a vitória das 24h de Le Mans na classe LMP2 (2008), das 24h de Nürburgring (2013), as 24h de Dubai por 3 vezes no mesmo ano, e a conquista do bicampeonato na Porsche Supercup (2008 e 2009). Jeroen já correu na Stock Car duas vezes, como convidado de Valdeno Brito em 2014 (quando garantiu pódio como P2 pela Shell Racing) e em 2018, pela equipe Eisenbahn.
Timo Glock
E por fim, o último mas não menos importante convidado da lista para a abertura da temporada 2022 da Stock, é o ex-piloto de Fórmula 1, Timo Glock. O alemão foi chamado por Felipe Massa para revezar o cockpit do carro #19.
Conhecido por “atrapalhar” Massa a conquistar o campeonato de 2008 da F1, Glock passou a maior parte de sua carreira como piloto na categoria mais alta do automobilismo, entre 2004 e 2012, ausente em algumas temporadas. Em seguida, Timo ingressou na Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) em 2013, onde permanece até hoje, na equipe BMW Motorsport.
O alemão é um amigo próximo de Felipe, este que não culpa Glock pelo ocorrido em Interlagos há 13 anos atrás, e terá a oportunidade de acelerar um Stock Car Pro pela primeira vez em sua trajetória como piloto.
Confira a lista de pilotos confirmados para a corrida de duplas em Interlagos, em ordem alfabética de equipes e de titulares e seus convidados, respectivamente:
A. Mattheis Vogel
Carro #83 Gabriel Casagrande e Gabriel Robe
Carro #117 (Matias Rossi não irá participar da prova)
Blau Motorsport I
Carro #18 Allan Khodair e Albert Costa Balboa
Carro #70 Diego Nunes e Fran Rueda
Blau Motorsport II
Carro #33 Nelson Piquet Jr e Pedro Piquet
Cavaleiro Sports
Carro #80 Marcos Gomes e Beto Cavaleiro
Carro #5 Denis Navarro e Franco Girolami
Crown Racing
Carro #0 Cacá Bueno e Felipe Fraga
Carro #3 Rodrigo Baptista e Maxime Soulet
Carro #43 Pedro Cardoso e Renato Braga
Eurofarma RC
Carro #29 Daniel Serra e Augusto Farfus
Carro #90 Ricardo Maurício e Filipe Albuquerque
Full Time Sports
Carro #111 Rubens Barrichello e Dudu Barrichello
Carro #101 Gianluca Petecof e Arthur Leist
Carro #8 Rafael Suzuki e Jeroen Bleekemolen
Carro #6 Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi
Hot Car
Carro #110 Felipe Lapenna e Sérgio Ramalho
Carro #54 Tuca Antoniazi e André Moraes Jr
Ipiranga Racing
Carro #30 Cesar Ramos e Felipe Drugovich
Carro #21 Thiago Camilo e Dennis Dirani
KTF Sports
Carro #12 Lucas Foresti e Pietro Rimbano
Carro #121 Felipe Baptista e Vitor Baptista
Carro #11 Gaetano Di Mauro e Gabriel Bortoleto
Carro #85 Guilherme Salas e Raphael Reis
Lubrax Podium
Carro #4 Júlio Campos e Marçal Müller
Carro #19 Felipe Massa e Timo Glock
RCM
Carro #10 Ricardo Zonta e Danilo Dirani
Carro #44 Bruno Baptista e Alan Hellmeister
RKL
Carro #86 Gustavo Frigotto e Fábio Fogaça
Scuderia CJ
Carro #88 Beto Monteiro e Kiko Porto
Carro #73 Sergio Jimenez e Zezinho Muggiati
Shell V-Power
Carro #51 Átila Abreu e Renan Guerra
Carro #28 Galid Osman e Enzo Elias
Programação da corrida de duplas
Sexta-feira (11/02):
- Shakedown – 10h
- Treno Livre 1 – 12h
- Treino Livre 2 – 15h25
Sábado (12/02):
- Treino Livre 3 – 8h
- Treino Livre 4 – 10h50
- Classificação – 13h45
Domingo (13/02):
- Corrida 1 – 13h55
- Corrida 2 – 14h50
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”