SIM! SIM! SIM! Tivemos neste domingo (14/11/2021), o Grande Prêmio do Brasil de FÓRMULA 1, diretamente de Interlagos/SP. Bottas foi o pole position, seguido de Max Verstappen e Sainz. Hamilton, punido pela troca de componentes do motor, partiu da 10ª colocação. Kimi acabou largando dos boxes. Largada sem incidentes e se no sábado Bottas deu um show na largada, neste domingo foi a vez de Max Verstappen tomar a liderança da prova logo na primeira curva. Perez também, em largada surpreendente, assumiu a vice-liderança ainda na primeira volta, enquanto Bottas caia para 3º, seguido de Leclerc e Sainz. Norris, em ataque para cima de Sainz, acabou com pneu furado e foi aos boxes, retornando em último! Todos, exceto Tsunoda (com macios), largaram de compostos médios.
Ao final da terceira volta, Hamilton já assumia a 5ª posição e nas duas voltas seguintes, ultrapassou Leclerc e Bottas para assumir a 3ª colocação. Situação em pista após 5 voltas era a seguinte:
Hamilton, com volta atrás de volta rápida, reduzia consideravelmente sua distância para as Red Bulls (na volta 6 era de 3 segundos). Momento em que o safety-car é acionado para limpeza de pista no S do Senna, em virtude de incidente entre Tsunoda e Stroll.
A relargada aconteceu 3 voltas depois, com Max conseguindo garantir a liderança, Perez fez seu papel e conseguiu segurar Hamilton. Bottas segurou a pressão das Ferraris, segundo em 4º, logo atrás de Hamilton. Leclerc em 5º, Sainz, Vettel, Gasly, Ocon e Ricciardo fechavam o TOP10. Destaque para Russell, que realizou sua troca de pneus durante o período de safety-car.
Volta 12 e graças a detritos de Schumacher, após toque em Kimi, safety-car virtual ativado. Distâncias mantidas: Max com 2 segundos para Perez, que tinha apenas 0.300s para Hamilton. Relargada na volta 14.
Volta 18, disputa SENSACIONAL entre Hamilton e Perez! Hamilton tomou a posição por fora no S do Senna, mas na curva seguinte, Perez usou também DRS para dar o troco brilhantemente! Enquanto isso, Max abria quase 4 segundos na liderança. Volta seguinte, no mesmo ponto, Hamilton assume a vice-liderança em definitivo. Que corrida!
Chegamos a volta 25, Max seguia com 3.8 segundos de vantagem para Hamilton, que já abria mais de 3 segundos para Perez. Mais duas voltas completadas e Hamilton foi o primeiro a realizar seu pit-stop entre os ponteiros, retornando com compostos duros e na sexta posição. Volta seguinte e Max Verstappen também trocou seus pneus, retornando em 3º com compostos duros também. Momento em que Hamilton ultrapassava Ricciardo e partia para cima de Max – diferença era de 1.7 segundos.
Volta 30, safety-car virtual ativado novamente em virtude de destroços na reta dos boxes. Bottas aproveitou para realizar sua parada de box, retornando em 3º, logo a frente de Perez. Após paradas de todos tínhamos a seguinte situação em pista:
Chegamos a metade da prova, Hamilton até conseguiu reduzir para 0.800s a diferença para Verstappen, mas Max conseguiu dar o troco e abria novamente vantagem de 1.3 segundos. Bottas seguia em terceiro e com mais de 4 segundos à frente de Perez.
Volta 41 e Red Bull inverte a situação da primeira parada e faz Max Verstappen realizar a troca de pneus antes de Hamilton – antecipando em várias voltas, retornando em 4º com compostos duros novamente. Volta seguinte Bottas realizou seu segundo pit-stop, assim como Perez, permitindo que Max assumisse a segunda colocação. A vantagem de Hamilton (líder) era de 18.2 segundos e na volta 43, Mercedes prefere não arriscar, realizando também seu pit-stop. Situação entre os ponteiros, na volta 44, era a seguinte: Max Verstappen, Hamilton, Bottas, Perez e Leclerc.
Com pneus novos, a Hamilton conseguia reduzir a desvantagem para Max, chegando a 0.500s na volta 48, ao final da reta dos boxes. E… e… ao final da reta oposta, Hamilton abriu asa móvel novamente, colocou de lado (por fora) e Max “deixou” o carro deslizar! Ambos escaparam da pista e Max Verstappen conseguiu manter-se na liderança! UAU! UAU! UAU! Diferença voltou aos 1.2 segundos. Organização abriu investigação sobre a manobra de Max e voltas depois indicou que a corrida deveria seguir! Ótimo!
Volta 50, Hamilton se aproximava novamente de Max (0.700s). Momento em que Ricciardo abandonava com problemas. A corrida seguiu e na volta 58, Hamilton conseguiu mais uma tentativa ao final da reta oposta! Max conseguiu se defender bem. E… e… e… na volta 59, mais uma tentativa e essa sim, sim, sim… Hamilton assumia a liderança da prova! Que manobra! UAU! Que GP do Brasil!
Faltando 10 voltas, Hamilton abria mais de 2 segundos de vantagem! Nas voltas seguintes, diferença aumentou ainda mais e evidentemente, Max sem pneus e condição de qualquer retomada!
FIM DE PROVA! FIM DE PROVA! Com largada sensacional, Max Verstappen assumiu a liderança e segurou a ponta até a volta 59, quando Hamilton (após várias tentativas) conseguiu a ultrapassagem! Vitória MAIÚSCULA e IMPECÁVEL de Hamilton após largar em 10º. Max Verstappen (em prova sensacional também) e Bottas completaram o pódio! Perez e Leclerc fecharam o TOP5. Em seguida tivemos Sainz, Gasly (em corrida incrível), Alonso (em ótima prova), Ocon e Norris – que largou em 5º, acabou tocando em Sainz na largada e terminou apenas na 10ª posição.
Situação do campeonato, com a vitória deste domingo, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Max na disputa pelo título e assim, seguimos com uma disputa acirradíssima para as 3 últimas etapas: Qatar, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Max tem agora 332.5 pontos, Hamilton com 318.5 e Bottas 203. Veja a classificação completa aqui!
TRANSMISSÃO / BAND
Queremos destacar o SHOW de transmissão que a BANDEIRANTES e o BANDSPORTS deram neste GP do Brasil, foram horas e mais horas dedicadas ao evento e aos fãs da categoria no país. Show! Show! Ainda, que show de narração e comentários! Valeu Sérgio Maurício, Reginaldo Leme, Max Wilson, Felipe Giaffone e claro, Rubens BARRICHELLO (convidado especial)!
RESULTADO FINAL
CALENDÁRIO 2021
E a próxima etapa será em Doha, no Qatar, entre os dias 19 a 21/11/2021 – Partimos para a fase final da temporada, com Arábia Saudita e Abu Dhabi em seguida. Calendário completo aqui:
SIGA A GENTE
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!