E chegamos à segunda etapa do mundial de Fórmula 1 2016. O palco é o sempre aguardado Bahrein no Circuito Internacional de Sakhir. A corrida inicia às 18:00 do horário local e às 12:00 (horário de Brasília). A disputa começa ao crepúsculo e termina com luzes totalmente artificiais. A estratégia de pneus é importante pois a temperatura da pista irá cair dramaticamente durante a disputa da corrida, além disso o consumo já é normalmente mais alto devido o asfalto do circuito ser muito abrasivo (base de granito). Para piorar, a areia do deserto, complica o quesito aderência. Para este GP a Pirelli colocou à disposição das equipes os compostos Médios, Macios e Supermacios. Os pilotos e equipes a varias semas atrás fizeram a seguinte escolha:
Particularmente, acho que em corridas, a escolha dos pneus com antecipação, pode ser a chance de brigas mais acirradas. Mas vamos, literalmente, pagar para ver. Sobre o assunto, Paul Hembery – Diretor de MotorSport da Pirelli – diz:
“O novo regulamento dos pneus para 2016 provou ser um grande sucesso, garantindo diversas opções de estratégia e vários pontos de conversa para todos os times na Austrália. A pista do Bahrein é bem diferente, com o comportamento dos pneus sendo influenciado pela grande queda de temperatura enquanto a corrida acontece. Isso garante uma gama diferente de desafios e parâmetros, então será bem interessante ver quem aprendeu mais com a etapa da Austrália, para ter a melhor vantagem em outra situação nova. Existe um leque grande de opções para os times, o que deverá ser crucial no resultado da corrida”.
A programação para o GP do Bahrein é:
Resultado do TREINO LIVRE #1 (TL1)
E quem mandou bem no TL1 foi Nico Rosberg, cravando 1:32.292 com os pneus macios e colocou meio segundo no companheiro que ficou em segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes, com 1:32.799. Em 3º ficou Kimi da Ferrari, mas com a eternidade de 1.834s atrás de Rosberg. Ricciardo, Kvyat e Nico Hulkenberg ficaram respectivamente em 4º, 5º e 6º lugares. Dos brasileiros, Massa apenas em 10º e Nasr com sua TERRÍVEL Sauber, em apenas 19º, atrás mesmo do substituto de Alonso, Stoffel Vandoorne (18º).
Resultado do TREINO LIVRE #2 (TL2)
E quem achou que teríamos surpresa… TIVEMOS. Mas não com as Mercedes que novamente massacraram a concorrência no TL2. Rosberg voltou a liderar com Hamilton em segundo. Quem deixou todos de boca aberta foi Jenson Button ao conquistar o terceiro tempo com a McLaren. EM 4º tivemos Verstappen da Toro Rosso, seguido das Ferraris com Vettel e Kimi. Massa novamente em 10º e Nasr piorou muito e ficou apenas em 21º.
Resultado do TREINO LIVRE #3 (TL3)
Apenas no 3º treino livre tivemos mudanças na ponteira! A Ferraris mostraram que estavam apenas esquentando as coisas e reagiram! A equipe fez dobradinha, com Vettel e Kimi Raikkonen, nesa ordem.
Rosberg ficou em 3º, seguido de Luizinho. A Williams ficou em 5º com Bottas. Massa, que usou a TAL DA ASA NOVA, ficou bem longe de reduzir seu tempo em 3 segundos como foi dito a algumas semanas. Felipe acabou em 9º, ganhando apenas 1 posição em relação aos TL1 e TL2. Felipe Nasr, com sua infeliz Sauber, terminou em 17º.
GRID DE LARGADA
E quando as coisas realmente estão valendo, Lews Hamilton não deixa barato! O piloto da Mercedes ficou mais observando que executando nos treinos livres, mas na classificação, DESTRUIU! O piloto conquistou mais uma pole, deixou seu companheiro em 2º e as Ferraris sonhando lá em 3º e 4º (com Vettel e Kimi respectivamente). Em 5º, o melhor do resto, Daniel Ricciardo, seguido de Valtteri Bottas (Williams). Massa ficou em sétimo, seguido de Hulkenberg. A Haas voltou a surpreender e ficou com Grosjean em nono no grid. O substituto de Alonso, Vandoorne, deixou até Button para trás e ficou em 12º, com Button em 14º. O outro brasileiro, no maior fiasco até o momento, ficou em penúltimo (mas graças a punição de MAGNUSSEN nos treinos livres e vai largar em último). Parabéns Sauber pela “evolução”.
De emocionante? Apenas um erro do Inglês Hamilton, nos boxes, que quase complicou sua vida! O piloto foi colocado sob investigação por violar o artigo 28.3 – “em nenhum momento um carro pode ser revertido no pit lane sob sua própria potência”, ou seja dar marcha a ré dentro dos boxes. Após avaliação dos comissários e conversa com equipe/piloto, a punição não acontecerá e Luizinho garante sua 51ª pole position na Fórmula 1.
O formato de eliminação mais uma vez foi reprovado por TODOS, e repito, acho que falta a boa vontade das equipes para que funcione. Mas não falo mais isso e que acabem mesmo com o formato e retornem ao antigo pra acabar com esse lenga-lenga! Sobre a segunda experiência nesse formato, as palavras de Christian Horner, da Red Bull, Toto Wolff, da Mercedes e Claire Williams resumem tudo:
“Não acho que houve qualquer grande surpresa no que vimos. Há muita ênfase no início das sessões, e elas simplesmente definham e você acaba queimando todos os seus pneus e não tem o direito de reclamar. Nós precisamos ter uma discussão sensata sobre isso. Vamos ver o que acontece depois das discussões de amanhã, porque não podemos continuar com este sistema” – Horner.
“Foi terrível!!! Temos todas as informações, tivemos uma discussão, Paddy e eu para entender por que os pilotos estavam saindo do carro quando poderiam continuar. Precisamos de simplificar e não complicar as coisas. Nós temos uma responsabilidade para com os espectadores, e não cumprimos com essa responsabilidade este ano ainda” – Wolff.
“O grande problema é que não temos pneus suficientes para suportar este sistema. Se este problema não puder ser resolvido, então temos que consertar o próprio sistema. Houve muitos momentos em que vimos pilotos serem eliminados quando estavam nos boxes, porque não tinham pneus. Enviamos nossos pilotos para a pista, porque tínhamos um conjunto de reserva de super macios e não havia ninguém no circuito na última parte do Q2, e se não fosse por isso, teríamos quatro minutos sem nenhum carro rodando” – Claire Williams
Veja como ficou o grid de largada do GP do Bahrein de 2016:
FOTOS – Galeria Bahrein 2016
Veja o que já rolou no Bahrein nas fotos de Studio Colombo / Pirelli / Fotos Públicas:
[envira-gallery id=”4261″]
CORRIDA
A corrida será transmitida pela Rede Globo de Televisão às 12:00 deste domingo (03/04/2016).
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!