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FÓRMULA E – Tudo o que você precisa saber antes da temporada 2020/2021 começar

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(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Saiba os detalhes de como será a sétima rodada da categoria elétrica.

A Fórmula E retorna nessa sexta-feira (26) para iniciar a temporada 2020/2021, esta que marcará a sétima da categoria. A prova de abertura vai acontecer novamente em Diriyah, na Arábia Saudita, assim como aconteceu anteriormente, no calendário 2019/2020, com direito a rodada dupla: uma corrida na sexta e outra no sábado.

Houve algumas mudanças para a próxima fase da competição, principalmente dentro das equipes. A seguir, saiba o que a temporada 7 reserva para os fãs de uma das categorias mais competitivas do automobilismo.

Calendário

Rounds 1 e 2 – E-Prix de Diriyah

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Como dito anteriormente, a etapa de abertura da temporada vai acontecer na Arábia Saudita, a rodada dupla do E-Prix de Diriyah, que marcará a primeira corrida da Fórmula E como Campeonato Mundial da FIA. Esta prova entrou pela primeira vez no calendário na rodada 2018/2019 e, desde então, permanece firme e forte no itinerário da FE.

No último campeonato, 2019/2020, o E-Prix duplo na cidade de Al-Diriyah viu Sam Bird vencer a primeira disputa para a Envision Virgin Racing e Alexander Sims cruzar a linha de chegada como P1 no dia seguinte para a BMW i Andretti.

Alterações no traçado saudita

(Imagem: Fórmula E/Divulgação)

Devido a acidentes gerados por alguns problemas de planejamento de certas curvas, a Fórmula E vai alterar o traçado de Diriyah, afim de diminuir inconvenientes para os pilotos durante as duas corridas. As mudanças mais notáveis ocorrem nas curvas 9, 10, 13, 14, 18 e 19.

A modificação desses trechos da pista afetará o trabalho dos engenheiros e dos pilotos no simulador, pois haverá pouco tempo para se obter os dados necessários para o acerto do carro para as disputas. Normalmente, as equipes da Fórmula E tem duas semanas de preparação para um E-Prix e essas alterações trarão um grande desafio para elas, ainda mais com poucos dias de intervalo entre as corridas 3, 4, 5 e 6.

A estreia de corridas noturnas

(Foto: Fórmula E/Divulgação)

A principal novidade relacionada ao E-Prix duplo em Diriyah é que neste ano, as duas corridas vão rolar à noite. Essa medida foi implementada pela Fórmula E para facilitar o trabalho das equipes na pista, já que as provas nessa área de deserto são desafiadoras por conta do clima quente, que faz esquentar rapidamente tanto a bateria quanto os pneus dos carros.

Na temporada passada, houve 8 abandonos no total, ao contar os dois EPs em Diriyah juntos. Parte desse número notável é relacionado ao gerenciamento de energia. Um exemplo é Sébastien Buemi, que deixou a corrida 1 após a volta de apresentação devido a problemas na bateria, assim como Jean-Éric Vergne. Com o E-Prix duplo marcado para ocorrer à noite, poderemos ver provas mais fluidas e sem muitos DNFs.

(Foto: Fórmula E/Divulgação)

Para as duas etapas noturnas, a pista será iluminada com a mais recente tecnologia LED de baixo consumo, que vai diminuir o uso de energia em até cinquenta por cento em comparação com as tecnologias não LED. A energia que alimentará os holofotes será totalmente renovável, fornecida por óleo vegetal hidrogenado de baixo carbono e alto desempenho, também feito de materiais sustentáveis.

Round 3 – E-Prix de Roma

E-Prix de Roma 2018/2019 (Foto: Cortesia da Fórmula E)

A programação reserva outras novidades a partir da terceira prova, que será o E-Prix de Roma, na Itália. O EP italiano faz parte da programação da Fórmula E desde 2017/2018, onde, em sua estreia, teve seu lote inteiro de ingressos vendidos em apenas 5 minutos. O último vencedor desta etapa foi o piloto da Panasonic Jaguar Racing, Mitch Evans, durante a temporada 2018/2019.

Ano passado, por conta da pandemia de coronavírus, a corrida em território italiano não foi realizada devido aos protocolos de saúde e isolamento social, mas com o contágio da doença já controlado e com novas medidas anti-contaminação em vigor, o E-Prix de Roma está de volta ao calendário e marcado para o dia 10 de abril.

Alterações no traçado italiano

Novo traçado do circuito urbano de Roma (Imagem: Fórmula E/Divulgação)

Recentemente, a Fórmula E apresentou um novo layout do circuito urbano de Roma para o E-Prix na Itália. A grande mudança em relação ao formato anterior da temporada 2018/2019 é que, agora, os carros passarão em frente ao Palazzo della Civilta Italiana, este que é conhecido como “Square Coliseum”. Além disso, o Ninfeo Park também fará parte dos arredores da pista.

Round 4 – E-Prix de Valencia

Circuito Ricardo Tormo – Valencia (Foto: Cortesia da Fórmula E)

A quarta disputa do calendário 2020/2021, no dia 24 de abril, será o E-Prix de Valencia, este que será o primeiro da categoria elétrica na Espanha. Essa prova acontecerá no Circuito Ricardo Tormo, que costuma receber os testes pré-temporada da Fórmula E, como ocorreu em dezembro do ano passado.

Por enquanto, o Circuito Ricardo Tormo é o único traçado dentro da programação deste ano fora das ruas. Devido a esse fato, esta etapa poderá ser uma das melhores da sétima temporada, pois uma série a mais de fatores influenciará no E-Prix: o asfalto feito para corridas trará menos problemas de aderência; sair da pista vai custar caro, por conta da brita; e o gerenciamento de energia será desafiador, já que o traçado do autódromo escolhido pela categoria é rápido.

Round 5 – E-Prix de Mônaco

E-Prix de Mônaco 2018/2019 (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Para o quinto round, no dia 8 de maio, a Fórmula E preparou uma surpresa: o retorno do E-Prix de Mônaco, este que ficou de fora da programação 2019/2020. Curiosamente, essa etapa acontece uma temporada sim e outra não, desde o campeonato inaugural, pois figurou nas temporadas 1, 3, 5 e ficou de fora nas rodadas 2, 4 e 6. O último piloto a vencer o E-Prix em Mônaco foi o bicampeão Jean-Éric Vergne, pela DS Techeetah.

Assim como na Fórmula 1, o E-Prix em Mônaco é tradicional e desafiador para os competidores da Fórmula E, apesar de a categoria utilizar um traçado diferente e mais curto do circuito (1.75 km) em relação ao formato clássico com extensão de 3.33 km em que a F1 corre.

Até o momento não houve mudanças no traçado em Monte Carlo, mas com a realização do GP Histórico de Mônaco entre os dias 23 a 25 de maio, mesmo mês do E-Prix monegasco, pode-se esperar novidades para esta prova da Fórmula E.

Round 6 – E-Prix de Marraquexe

E-Prix de Marraquexe 2019/2020 (Foto: Cortesia da Fórmula E)

A sexta corrida da temporada 7 será no Marrocos: o E-Prix de Marraquexe, a segunda etapa do calendário 2020/2021 no Oriente Médio. A estreia desse EP aconteceu durante a rodada 2016/2017, onde Sébastien Buemi foi o grande vencedor pela antiga Renault e.dams. Ano passado, esse EP marcou a primeira das três vitórias consecutivas do campeão da temporada 2019/2020, António Félix da Costa.

Tradicionalmente, o circuito marroquino Moulay El Hassan é palco do Teste de Novatos da Fórmula E, este que revela os novos talentos da categoria entre pilotos juniores convidados pelas equipes do grid. Esse evento aumenta a visibilidade dos jovens automobilistas e os dá a chance de formarem o grid principal da categoria na temporada seguinte ou na vigente.

Rounds 7 e 8 – E-Prix de Santiago

E-Prix de Santiago 2019/2020 (Foto: Cortesia da Fórmula E)

E para fechar a temporada, a Fórmula E preparou outra rodada dupla: o E-Prix de Santiago, no Chile, que vai ocorrer nos dias 5 e 6 de junho. Assim como o EP de Roma, a  etapa chilena ocorreu pela primeira vez na temporada 2017/2018. Ano passado, essa prova consagrou o piloto Max Günther como o automobilista mais jovem da história da categoria a ganhar um EP (22 anos), após uma batalha acirrada com Da Costa nas voltas finais.

Essa será a primeira vez em que o Chile recebe uma rodada dupla da Fórmula E em sua capital, Santiago. Por isso, essas duas corridas prometem ser uma das mais imprevisíveis e disputadas da sétima temporada.

Grid de pilotos

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

O fim da temporada 2019/2020 gerou movimentações no mercado de pilotos e isso trouxe novos competidores para o grid e tirou outros de cena. Abaixo, veja as alterações de line-up para a sétima rodada da Fórmula E e um pouco da trajetória de cada competidor na categoria.

Sam Bird na Jaguar

Sam Bird (Foto: Cortesia da Fórmula E)

O piloto Sam Bird, que correu pela Virgin em todas as seis temporadas anteriores, trocará o emblema de seu uniforme pela primeira vez na Fórmula E: o britânico foi contratado pela Jaguar Racing e será o novo parceiro de Mitch Evans. Enquanto correu na Virgin, Sam conquistou um total de 9 vitórias, 17 pódios e 5 poles. Com esses números, é esperado que a disputa com Evans seja acirrada, já que os dois pilotos são fortes e superaram seus parceiros de equipe até a temporada anterior.

Nick Cassidy na Virgin

Nick Cassidy (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Com a ida de Bird para a Jaguar, surgiu não só uma vaga na Envision Virgin Racing, mas uma grande oportunidade para Nick Cassidy, este que foi contratado no lugar de Sam e agora será o parceiro de Robin Frijns. Nick correu pela escuderia durante o campeonato virtual da Fórmula E, o Race at Home Challenge, no início do ano passado. Além disso, o neozelandês liderou o Teste de Novatos em Marraquexe durante a temporada 2019/2020. O jovem piloto de 26 anos possui uma carreira notável ao ganhar o título de Super GT de 2017 e o campeonato de Super Fórmula em 2019, mas correr na Fórmula E, com carros 100% elétricos será um verdadeiro desafio para o estreante.

Rene Rast na Audi

René Rast (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Ao correr para a Audi Sport ABT Schaeffler nas corridas finais em Berlim, ano passado, Rast garantiu seu lugar na equipe e continuará como parceiro de Lucas Di Grassi. Rene tem uma longa história com a Audi, antes de correr pela primeira vez na Fórmula E: ele é tricampeão de DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), e por isso, é o piloto mais bem sucedido da marca alemã nessa categoria de turismo. O alemão mostrou que era digno da vaga deixada por Daniel Abt, ao finalizar no pódio como P3 na penúltima etapa do campeonato em Berlim Tempelhof e conquistar um total de 29 pontos em apenas seis provas, durante sua estreia.

Pascal Wehrlein na Porsche

Pascal Wehrlein (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Ao anunciar sua saída da Mahindra Racing, antes mesmo da temporada 2019/2020 terminar, Wehrlein conversou com a TAG Heuer Porsche e conseguiu a vaga de Neel Jani para a próxima rodada da Fórmula E. O alemão será o novo parceiro do veterano André Lotterer, este que liderou com vantagem a escuderia novata. Pascal tem história na categoria elétrica, mas apenas com uma equipe, a Mahindra Racing, pra quem correu durante as últimas duas temporadas. O jovem piloto possui apenas 1 pódio na FE, mas ao ser contratado pela Porsche e com um carro superior ao da Mahindra, espera-se que ele consiga aumentar suas conquistas na categoria.

Alex Lynn na Mahindra

Alex Lynn (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Semanas depois do anúncio da saída de Wehrlein da Mahindra Racing, Alex Lynn foi anunciado como substituto do alemão e, assim, consumou seu retorno à Fórmula E durante as seis últimas etapas do calendário 2019/2020, na Alemanha. Lynn já correu na categoria antes, ao substituir Sam Bird na DS Virgin Racing na rodada 2016/2017 (período em que era piloto reserva), ser efetivado como titular para a temporada seguinte e migrar para a Jaguar Racing no campeonato 2018/2019. Durante as seis últimas provas do ano passado, Lynn mostrou resultados expressivos na Mahindra e chegou a superar os resultados de Wehrlein: 16 pontos contra 14 de Pascal na classificação final de pilotos.

Alexander Sims na Mahindra

Alexander Sims (Foto: Cortesia da Fórmula E)

A temporada 2019/2020 não terminou bem para Alexander Sims, já que o britânico foi superado pelo parceiro Max Günther dentro da BMW i Andretti, com 20 pontos de diferença entre os dois pilotos: 69 pontos de Max contra 49 de Alexander. Para a temporada 7, a BMW Andretti resolveu não renovar com Sims, mas este não ficou de fora do grid 2020/2021, já que assumiu a vaga de Jérôme D’Aambrosio na Mahindra, ao lado de Alex Lynn.

Jake Dennis na BMW Andretti

Jake Dennis (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Com a demissão de Sims, surgiu uma vaga na BMW i Andretti, e esta foi ocupada por Jake Dennis, piloto que fará sua estreia na Fórmula E na sexta-feira. Dennis será o parceiro de Max Günther, este que garantiu um pódio e duas vitórias para a escuderia ano passado. Com um line-up titular formado por dois pilotos com idades de 23 e 25 anos (Max e Jake respectivamente), a marca alemã se torna a equipe com o grid mais jovem da temporada 2020/2021.

Sette Camara na Dragon

Sergio Sette Camara (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Com a saída repentina de Brendon Hartley antes da rodada 2019/2020 terminar, Sergio Sette Camara foi contratado pela Dragon e correu nas últimas seis corridas no circuito montado no aeroporto de Berlim Tempelhof. Em suas primeiras provas na Fórmula E, o brasileiro não conseguiu ter um bom desempenho, mas isso era esperado, já que o carro da Dragon tinha um ritmo fraco, além dos seis EPs terem sido as primeiras disputas de Sette Camara na categoria elétrica.

Apesar dos resultados decepcionantes, Sergio foi contratado para a sétima temporada e correrá mais uma vez ao lado de Nico Müller na Dragon Penske. O jovem de 22 anos será um dos únicos representantes do Brasil este ano, junto com Lucas Di Grassi.

Um brasileiro a menos este ano

Felipe Massa (Foto: Cortesia da Formula E)

Após a corrida final na Alemanha, o brasileiro Felipe Massa (que agora compõe o grid da Stock Car) se despediu da categoria elétrica ao ter seu contrato finalizado pela Venturi. O baixo desempenho de Massa comparado ao de Mortara foi, notavelmente, o principal motivo para não ter seu contrato renovado para a temporada 7.

Norman Nato na Venturi

Norman Nato (Foto: Cortesia da Fórmula E)

O escolhido para assumir o lugar de Felipe Massa na Venturi Racing foi Norman Nato, piloto de 28 anos que também será um dos estreantes na Fórmula E este ano. O francês correrá ao lado de Edoardo Mortara, este que carregou a equipe nas costas ao marcar 41 dos 44 pontos conquistados pela escuderia monegasca. Apesar da temporada 7 ser sua primeira disputa completa, Norman já passou pela categoria em 2018, como reserva da própria Venturi e participou de dois Testes de Novatos da Fórmula E.

Tom Blomqvist na NIO

Tom Blomqvist (Foto: Cortesia da Fórmula E)

Tom Blomqvist retorna para a Fórmula E após correr pela última vez com o carro da Jaguar Racing nas seis provas finais em Berlim, ano passado. A vaga surgiu por conta da indisponibilidade de James Calado devido a compromissos com a categoria de resistência WEC (World Endurance Championship). Tom correu na FE pela primeira vez na rodada 2017/2018 pela Andretti, onde disputou seis etapas e sua melhor colocação foi em 8° lugar. A performance de Blomqvist na Jaguar foi notória, pois em seu quinto E-Prix na equipe, cravou um tempo digno da Super Pole. Isso foi suficiente para chamar a atenção da NIO 333 Racing. A escuderia chinesa contratou Tom para a temporada 7 e, dessa forma, ele será o novo parceiro de Oliver Turvey.

As únicas equipes do grid que mantiveram o mesmo line-up de pilotos da temporada passada são a DS Techeetah (Jean-Éric Vergne e António Félix Da Costa); Nissan e.dams (Sébastien Buemi e Oliver Rowland); e Mercedes-Benz EQ, com Stoffel Vandoorne e Nyck De Vries.

O que esperar da sétima temporada?

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

A rodada 2020/2021 promete ser bastante competitiva e surpreendente, como já é de costume na Fórmula E. Ano passado, 8 pilotos diferentes venceram corridas, algo difícil de ver em outras categorias. Este ano, é esperado que a batalha entre as primeiras posições no grid seja mais intensa, já que por enquanto, há poucas oportunidades de pontuar: apenas 8 etapas estão confirmadas.

As equipes estreantes Mercedes e Porsche, com certeza evoluíram com a experiência de 11 provas do calendário anterior e podem ter um ano melhor. A DS Techeetah, campeã de construtores da temporada passada, virá forte e com sede de mais títulos. Ao mesmo tempo, a BMW i Andretti, Nissan e.dams e Jaguar Racing prometem vir com tudo, principalmente esta última, que terá Sam Bird e Mitch Evans em seu line-up, dois pilotos muito talentosos.

Lucas Di Grassi (Foto: Cortesia da Fórmula E)

A Audi terá um grid forte este ano, com a permanência de Lucas Di Grassi e a contratação de Rene Rast, o que pode levantar a escuderia alemã, que precisa resgatar o forte desempenho das primeiras temporadas.

No meio-campo, pode-se esperar que a briga seja acirrada entre Virgin, Venturi e Mahindra, equipes que sabem como é um dia estar por cima e em outro por baixo. O grid mais promissor, destas três equipes, é o da Mahindra, que pode conquistar bons resultados com Alex Lynn e Alexander Sims.

As forças de fundo esperadas estão para ser a NIO 333 e a Dragon Penske, escuderias que seguiram com problemas de ritmo nas corridas até a temporada 2019/2020.

Vale lembrar que as equipes não mudaram quase nada no trem-de-força de seus carros, já que não houve mudanças de regulamento. A maioria usará a mesma “unidade de potência” da rodada passada. Isso quer dizer que podemos ver resultados bem parecidos com o último campeonato.

Despedida da Audi e BMW ao final da temporada

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

A montadora Audi anunciou em novembro de 2020 que deixará a Fórmula E após a sétima temporada, pois a marca vai focar seu trabalho na futura classe superior LMDh de endurance, que entrará em cena no automobilismo mundial a partir de 2022.

Curiosamente, três dias depois do anúncio da Audi, a BMW também comunicou que vai correr a sua última temporada na categoria, por conta de reajustes estratégicos da marca no setor da mobilidade elétrica. É esperado que a Porsche siga as duas montadoras alemãs, já que a marca se mostrou interessada no desenvolvimento de combustíveis sintéticos, assim como a Audi.

Transmissão da Fórmula E no Brasil

(Foto: Cortesia da Fórmula E)

Aqui no Brasil, a temporada 2020/2021 da Fórmula E será transmitida ao vivo pela TV Cultura, que adquiriu os direitos de transmissão da categoria após a desistência da Fox Sports. Apesar de parecer estranho, o canal irá transmitir não só as corridas, mas toda a programação de cada final de semana: Treinos Livres, qualificação e Super Pole.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA:

A Rede Globo de televisão anunciou hoje (24) que fechou um acordo com a Fórmula E e também transmitirá a temporada 7, através do SporTV. Assim, as atividades da categoria serão passadas na TV aberta pela TV Cultura e na TV fechada pelo SporTV.