Escuderia italiana decide manter seu line-up de pilotos para 2021 e encerra outras possibilidades.
A Alfa Romeo confirmou essa manhã que os pilotos Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi permanecerão na equipe para disputarem a próxima temporada da Fórmula 1, no ano que vem. O anúncio foi feito um dia depois da notícia de que Pierre Gasly teve seu contrato renovado pela AlphaTauri.
Apesar de um ano difícil para a Alfa Romeo, tanto Raikkonen quanto Giovinazzi conquistaram um total de 5 pontos para a equipe, além de apresentarem performances notáveis em certas corridas, como a de Kimi no GP de Portugal, em que conquistou 10 posições na primeira volta, após largar de pneus macios. Já Giovinazzi é o responsável por duas das três finalizações entre os top 10 que a escuderia italiana conseguiu até agora.
Há alguns dias atrás, haviam dúvidas sobre a permanência de Antonio e do finlandês na escuderia, pois a Sauber ainda não tinha confirmado se ia continuar em parceria com a Alfa Romeo. Mas ontem, ambas as empresas anunciaram que continuarão juntas para 2021 e, hoje, já está confirmado que não haverá mudança no line-up para o ano que vem.
O detentor do recorde de mais GPs disputados na Fórmula 1, Kimi Raikkonen, comentou sobre sua permanência na equipe por mais uma temporada. “A Alfa Romeo Racing é mais do que uma equipe para mim, é como uma segunda família. Muitos dos rostos que estavam ao meu redor quando fiz minha estreia na Fórmula 1 em 2001 ainda estão aqui e a atmosfera única desta equipe é o que me dá aquela motivação extra para continuar naquela que será minha 19ª temporada no esporte, no próximo ano.
“Não estaria aqui se não acreditasse no projeto da equipe e no que sentimos que podemos alcançar juntos. Esta é uma escuderia que valoriza o trabalho árduo acima das palavras e isso se encaixa bem no meu estilo. Estou ansioso para o próximo ano e espero dar alguns passos em direção ao pelotão intermediário o com a equipe”, afirmou Raikkonen.
Antonio Giovinazzi também falou sobre permanecer na Alfa Romeo pela terceira temporada consecutiva. “A equipe depositou muita fé em mim e eu fiz o meu melhor para retribuir essa confiança com muito trabalho e dedicação. Conseguimos bons resultados e sinto que fiz a minha parte para que a equipe progredisse, mas o caminho pela frente ainda é longo e há muito mais que queremos alcançar juntos”, disse o italiano.
O chefe de equipe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, explicou o motivo de renovarem o contrato dos pilotos para 2021. “Estou muito contente pela equipe continuar trabalhando com Kimi e Antonio por mais uma temporada. Kimi é um piloto que dispensa apresentações: seu talento está claro para todos desde 2001 e ainda vejo sua paixão e motivação toda vez que o vejo trabalhando.
“Ele pode ser confiável para entregar 100% do que o carro pode produzir e ele é um verdadeiro líder para as pessoas que trabalham ao seu redor. Antonio terminou a temporada do ano passado com força, continuou de onde parou e seguiu melhorando ao longo de 2020.
“Da pista aos briefings de engenharia, Antonio desempenhou um papel crucial para nossa equipe e mereceu totalmente um novo contrato para 2021. Sua ética de trabalho, compromisso e entusiasmo contagiante são um grande trunfo para a Alfa Romeo Racing”, completa Vasseur.
Apesar de aparecer em alguns Treinos Livres deste ano no comando do C39, já está claro que Mick Schumacher não ocupará a vaga de Giovinazzi, como muitos especulavam. A única opção realista para o alemão fazer sua estreia na Fórmula 1 ano que vem é na Haas.
No momento, faltam apenas cinco equipes confirmarem seu line-up de pilotos para o próximo ano, e são elas: Mercedes (para o lugar de Hamilton); Red Bull (vaga de Albon); AlphaTauri (vaga de Kvyat); Racing Point/Aston Martin (vaga de Perez) e Haas, esta última que encerrará com Grosjean e Magnussen no fim desta temporada e ainda não apresentou nenhum piloto para 2021.
*Confira as expectativas das equipes para o GP da Emilia-Romagna aqui!
Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa da Alfa Romeo.
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”