Início Fórmula 1 FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da...

FÓRMULA 1 – Saiba as expectativas das equipes para o GP da Emilia-Romagna – 2020

796
(Foto: Fórmula 1/Divulgação)

Confira o que pilotos e chefes de equipes esperam da terceira etapa do campeonato em território italiano.

Após o GP de Portugal, as escuderias da Fórmula 1 seguem para a Itália pela terceira vez este ano para disputarem o GP da Emilia-Romagna, em Ímola, décima terceira corrida do calendário 2020 da categoria. O circuito que receberá a prova será o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, que não recebe uma etapa da F1 desde 2007. O último vencedor nesse traçado foi Michael Schumacher, no GP de San Marino, em 2006.

Diferente do GP da Toscana, em Mugello, não haverá público nas arquibancadas, como uma medida de segurança contra o avanço do coronavírus na região. Curiosamente, vai ser nessa prova que a Fórmula 1 vai testar o esquema de final de semana que possuirá apenas um Treino Livre, que ocorrerá na manhã de sábado e antecederá a qualificação. A sexta-feira será reservada somente para as atividades de imprensa.

Abaixo, saiba o que os pilotos e chefes de equipe, que se manifestaram, esperam do GP italiano, em ordem decrescente da classificação atual do campeonato de construtores.

Mercedes (435 pts):

(Foto: Mercedes/Divulgação)

Lewis Hamilton: Não comentou.

Valtteri Bottas: Não comentou.

Toto Wolff (chefe da equipe): “Agora nosso foco está em Ímola, que é outro local da F1 que não visitamos há muito tempo. É uma pista com muita história, mas onde a equipe Mercedes nunca correu antes, então há algumas incógnitas no fim de semana, e é ótimo estar de volta à Itália mais uma vez para nossa terceira corrida diferente lá esta temporada. Também teremos um cronograma desconhecido, sem atividades na sexta-feira e apenas um treino na manhã de sábado. Vimos corridas emocionantes nas novas pistas este ano e o formato de fim de semana mais curto vai apimentar ainda mais as coisas, então os fãs têm dois dias interessantes pela frente.”

Red Bull Racing (226 pts):

(Foto: Red Bull Racing/Divulgação)

Max Verstappen: Acho que não vai ser fácil configurar o carro porque só temos uma sessão de treinos que pode torná-lo interessante, especialmente para os engenheiros.”

Alex Albon: Eu pilotei em Ímola no meu primeiro ano de automobilismo. É um circuito muito legal e superhistórico, então estou animado para pilotar lá em um carro de Fórmula 1.”

Christian Horner (chefe da equipe): Não comentou.

Racing Point (126 pts):

(Foto: Racing Point F1 Team/Divulgação)

Sergio Perez: Não comentou.

Lance Stroll: Não comentou.

Mclaren (124 pts):

(Foto: Mclaren F1 Team/Divulgação)

Carlos Sainz: É muito bom ir para a Itália pela terceira vez nesta temporada, sendo este fim de semana em Ímola. Não ter nenhuma atividade de corrida na sexta-feira será um teste interessante, pois haverá tempo limitado para se familiarizar com a pista e menos dados para analisar antes da qualificação. Pessoalmente, as sextas-feiras fazem sentido, desde que o número de corridas seja razoável. Ansioso para este fim de semana.”

Lando Norris: “Estou animado para ir a Ímola logo após um fim de semana de corrida. A última vez que a Fórmula 1 foi lá eu tinha apenas seis anos. Na verdade, já corri lá antes na Fórmula 4 italiana em 2015 e era uma pista incrível, então estou ansioso para ver como é correr lá em um carro de Fórmula 1. Por se tratar de um fim de semana de corrida de apenas dois dias, com certeza tornará as coisas interessantes ao perder duas sessões de treinos livres. Espero que minha experiência anterior lá me ajude no sábado e no domingo.”

Andreas Seidl (chefe da equipe): Terminamos esta dupla jornada voltando à Itália para uma terceira corrida em outra pista emocionante. Ímola é uma adição bem-vinda ao calendário nesta temporada, com a última corrida de Fórmula 1 realizada lá em 2006. Este fim de semana traz consigo um desafio emocionante em um formato de dois dias. Aceitamos esses tipos de formatos na Fórmula 1. Estamos preparados e ansiosos para aproveitar ao máximo nosso tempo limitado de corrida para nos dar a melhor chance possível de marcar pontos vitais.”

Renault (120 pts):

(Foto: Renault F1 Team/Divulgação)

Daniel Ricciardo: Imola é outra novidade para nós. Estou animado para ir pra lá, pois tivemos uma grande corrida em novos lugares e eu gostei de todos eles até agora. Também estou de volta a outra etapa italiana e tive bons resultados na Itália este ano, então espero ter outro forte neste fim de semana. Eu nunca tinha corrido em Ímola antes e tenho certeza que haverá um pouco de aura sobre o lugar, pois há muita história naquele local. A pista em si é curta e penso que as ultrapassagens serão difíceis, mas é uma reta relativamente longa, pelo que veremos no domingo. É uma força descendente média com algumas curvas médias a rápidas, pelo que será emocionante e um desafio ao volante. Vamos tentar somar o máximo de pontos possível depois de um fim de semana desafiante em Portugal, por isso estou ansioso por ir para lá e fazer o melhor trabalho possível.”

Esteban Ocon: “Corri lá [em Ímola] no Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA. Guardo boas recordações desse fim de semana, pois foi quando ganhei o título a uma etapa do fimEu diria que Ímola é na verdade um dos meus circuitos favoritos e mal posso esperar para pilotar um carro de Fórmula 1 lá – será muito especial. Eu também adoro correr na Itália, meu coração tem um grande lugar para este país. A pista em si tem uma combinação interessante de curvas com um caráter incrível, como Acque Minerale. É um pouco em declive, bastante rápido e depois sobe. Existem muitas mudanças de ângulo nesta pista e é o que a torna tão característica. Tem lancis especiais também e tipos de chicanes que não vemos o ano todo. Como piloto, você adora essa combinação de curvas, pois é a coisa mais gratificante. Ímola deveria ter mais aderência [do que Portugal], pois a pista não é repavimentada há muito tempo e é usada regularmente por outras categorias.”

Ferrari (93 pts):

(Foto: Scuderia Ferrari/Divulgação)

Charles Leclerc: Já corri duas vezes em Ímola na Fórmula Renault. É uma pista que adoro e na qual realmente gosto de pilotar. O circuito é muito técnico, com algumas curvas muito complicadas e também é um traçado onde há pouco espaço para erros. Acho que a maioria dos pilotos que ainda não a descobriram vão curtir a pista. Neste fim de semana também vamos experimentar o formato de atividade de corrida de dois dias pela primeira vez, mesmo que, para ser honesto, tenhamos tentado algo semelhante devido às circunstâncias de algumas semanas atrás no GP de Eifel, quando o mau tempo nos impediu nas garagens na sexta-feira. Será interessante ver como esse fim de semana comprimido vai funcionar.”

Sebastian Vettel: “Nunca corri em Ímola, mas boa parte dos pilotos conhece o circuito porque era uma presença permanente no calendário há alguns anos. Estive lá em 2006 e é a única memória que tenho de Ímola, quando era reserva da equipe BMW Sauber. Ainda nem andei na pista, então esta será minha primeira corrida lá. Acho que é uma ótima pista, que não permite erros. Lembro-me que a última chicane antes da linha de chegada da largada também parecia interessante e desafiadora, mas não está mais lá. Estou muito ansioso para finalmente pilotar lá neste fim de semana.”

AlphaTauri (77 pts):

(Foto: Scuderia AlphaTauri/Divulgação)

Pierre Gasly: Depois do GP de Portugal, vamos direto para Ímola. É uma pista da velha guarda, das que gosto muito, com armadilhas de cascalho, alta velocidade, curvas cegas e mudanças de elevação. Não vai ser fácil acertar o carro adequadamente para a qualificação e a corrida com apenas um Treino Livre, mas é um belo desafio que torna o fim de semana bem emocionante. Na verdade, testamos este formato em Nürburgring, quando as duas sessões de sexta-feira foram canceladas, e devo dizer que conseguimos fazer tudo o que precisávamos e a corrida foi realmente boa. Esperançosamente, será o mesmo em Ímola, onde as temperaturas podem ser bastante frias como na Alemanha. Por último mas não menos importante, é outro Grande Prêmio em casa, o mais próximo do QG da equipe – a apenas 20 km de distância. É uma pena que, devido à situação da Covid, não seja permitida a entrada de pessoas no paddock, caso contrário poderia ter sido uma grande oportunidade para todos os funcionários da Scuderia AlphaTauri visitarem a garagem em vagas organizadas e ver ao vivo no local para que trabalham todos. Vou tentar fazer tudo o que puder para entregar o melhor desempenho possível como sempre, bons pontos em Ímola seriam um grande obrigado a todos eles.”

Daniil Kvyat: Então, é hora de Ímola. Estou muito ansioso pelo fim de semana. É uma pista emocionante e fizemos apenas algumas voltas antes da temporada em um dia de filmagem. Eu já sabia disso quando corri lá na Fórmula Renault há oito anos. É uma adorável pista antiquada com curvas legais e é ótimo vê-la de volta no calendário. Esperançosamente, podemos ser competitivos lá. É mais uma corrida em casa, a terceira na Itália. Gosto de fazer muitas corridas na Itália porque, no final das contas, este país tem fortes ligações com o automobilismo e é legal estarmos indo para lá. Também temos que lidar com apenas um fim de semana de sábado e domingo. Era para ser algo novo, mas nós realmente testamos o sistema e já o provamos em Nürburgring. Isso significa que você tem que trabalhar em uma curva de aprendizado mais acentuada e há o risco de não encontrar a configuração ideal com muito menos corrida. Mas é o mesmo para todos, só precisamos ser proativos e acertar na hora.”

Alfa Romeo Racing (5 pts):

(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Kimi Raikkonen: É bom voltar para Ímola, pois é uma pista legal com muita história. Algumas pessoas mencionaram as vezes em que me retirei da liderança por problemas mecânicos, mas também tive um pódio lá em 2003, por isso as coisas nem sempre são tão más. De qualquer forma, não vale a pena olhar para o que fizemos há anos atrás, prefiro focar neste fim de semana. A corrida em Portugal foi bastante divertida, especialmente nas primeiras voltas, mas no final saímos sem nada, pelo que obviamente temos de dar mais um passo em frente. Precisamos subir no grid no sábado e isso nos dará mais chances na corrida, já que nosso ritmo aos domingos não é tão ruim. Estamos trabalhando muito e esperamos poder voltar aos pontos esta semana.”

Antonio Giovinazzi: Esta será a minha terceira corrida caseira nesta temporada – ainda não consigo acreditar que tive esta oportunidade. Correr na Itália é sempre uma ocasião especial para mim e espero que tenhamos a chance de fazer um bom show para todos que assistem de casa, especialmente em um momento em que o país ainda está se recuperando de um ano difícil. Ímola é uma pista lendária: páginas incríveis e trágicas da história do automobilismo foram escritas lá e você não pode deixar de sentir isso no momento em que entra no circuito. Só corri lá uma vez, na F3 de 2014, quando terminei em terceiro, mas subir nesse pódio é uma experiência única. O sonho deste fim de semana seria fazer uma grande corrida, marcar pontos em casa e festejar da melhor forma: as nossas recentes exibições nos deram alguma confiança que podemos colocar na luta por um lugar entre os dez primeiros.”

Frédéric Vasseur (chefe da equipe): “O fim de semana de Ímola é outra experiência neste 2020, com o programa mais curto significando que temos que extrair tudo o que pudermos em uma única sessão de treinos no sábado: não é muito diferente desde a época em que tivemos um fracasso na sexta-feira, mais recentemente em Nürburgring, então não acho que vai pegar ninguém de surpresa. No entanto, da última vez que isso aconteceu, tivemos uma corrida bastante interessante e voltamos para casa com um ponto, então, esperançosamente, estaremos entre aqueles que se adaptam melhor a essas novas circunstâncias. Vimos mais um desempenho de nossa equipe nas últimas rodadas e agora é hora de continuar pressionando para dar o último passo necessário para estar entre os dez primeiros com mais regularidade.”

Haas (3 pt):

(Foto: Haas F1 Team/Divulgação)

Kevin Magnussen: Nürburgring acabou sendo um evento de dois dias, obviamente não foi intencional, mas foi assim. Foi uma corrida muito emocionante. Espero ver o mesmo novamente. Isso adiciona um pouco mais de pressão para você se recompor rapidamente, mas acho que é uma coisa muito legal. Ímola é um traçado completamente novo para mim. Vou ter que aprendê-la rapidamente, pois só temos uma sessão de treinos. Vai ser um bom desafio. Eu sei que é uma pista muito legal – uma que eu sempre assisti na televisão no passado, quando assistia à Fórmula 1 quando era criança. Estou feliz por finalmente estar indo para lá.”

Romain Grosjean: Ímola, bem, eu corri lá muito tempo atrás, então não me lembro muito bem desse circuito. Dito isso, Nürburgring era quase o mesmo fato: só teve 1 treino e as coisas correram bem para nós. Eu acho que é algo muito emocionante. Isso traz certa imprevisibilidade para a corrida – isso é algo que geralmente falta na Fórmula 1. Esperançosamente, isso vai apimentar as coisas. A pista de Ímola é muito rápida. Existem alguns meios-fios de estilo antigo legal. Obviamente, é um traçado com muita história – notóriamente com Ayrton (Senna) em 1994. Não dá para ir lá e não pensar nisso. Geralmente é uma pista muito legal. Estou realmente ansioso para descobri-la com um carro de Fórmula 1.”

Guenther Steiner (chefe da equipe): Em primeiro lugar, quero ver como Ímola se sai com apenas uma sessão de treinos. Isso ocorreu em Nürburgring e não funcionou mal para ninguém. Eu acho que é possível. Se soubermos disso, então podemos entrar e ver se podemos fazer mais corridas e ainda não sobrecarregar o pessoal da equipe e assim por diante. Sou a favor de algo novo e apimentar as coisas. Obviamente, as finanças precisam funcionar. Se você fizer isso apenas para apimentar as coisas, mas não houver benefícios, então não podemos fazer – não podemos nos dar ao luxo de fazê-lo. Mas, por outro lado, estou totalmente a favor de que talvez possamos adicionar uma ou duas corridas de um lugar diferente a cada ano.”

Williams (0 pts):

(Foto: Williams Racing/Divulgação)

George Russell: Ímola é uma ótima pista e eu mal posso esperar para pilotar nela. O esquema do fim de semana será desafiador para as equipes e para nós pilotos, tendo apenas uma sessão de treinos e sendo um novo circuito, será importante maximizar cada volta. Fizemos uma corrida decente em Portimão, o carro estava bom e o ritmo estava forte, então esperamos continuar dessa forma neste fim de semana.”

Nicholas Latifi: Estou animado para voltar a correr. Ímola é uma pista muito antiga, então é bom ter a chance de revisitar alguns dos traçados que a Fórmula 1 normalmente não teria ido. A última vez que pilotei lá foi em 2014, então será legal redescobrir isso em um carro de F1. Estou louco para testar o fim de semana de dois dias, semelhante ao que experimentamos em Nürburgring. Todos seguiram em frente e colocaram-se no caminho certo ao mesmo tempo, então foi caótico, mas divertido. Este formato não permite que as equipes tenham muito tempo para assimilar tudo, então, esperançosamente, podemos tirar proveito dessa situação.”

NOVIDADES PARA O GP:

(Foto: Alfa Romeo Racing/Divulgação)

Após a Sauber anunciar na manhã de hoje a renovação da parceria com a Alfa Romeo para a próxima temporada, a escuderia italiana vai aparecer em Ímola com uma pequena alteração na pintura. Os C39s de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi terão uma bandeira da Itália no topo do roll-hoop e nas placas da asa traseira.

A equipe afirmou que a iniciativa é “um tributo à Itália e à herança de corrida da Alfa Romeo no ano de seu 110º aniversário.” O GP da Emilia-Romagna será sua terceira prova em casa nesta temporada, assim como é o caso da AlphaTauri e Ferrari.

Autódromo Enzo e Dino Ferrari (Imagem: Fórmula 1/Divulgação)

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari possui 4.909 km de comprimento, recebeu seu primeiro GP da F1 em 1980 e a corrida no dia 1° de novembro terá um total de 63 voltas. Como o circuito ficou fora do calendário da Fórmula 1 por 13 anos, o recorde de volta mais rápida se contra nulo, o que mudará neste final de semana.

A pista é caracterizada pela predominância de retas e curvas abertas, além de variações de elevação em certos trechos. Infelizmente, foi nesse circuito que Ayrton Senna morreu, em 1994, após uma forte colisão com o muro. Os organizadores do autódromo homenageiam o tricampeão até hoje e levantaram uma estátua do brasileiro em uma área específica.

A corrida acontecerá no próximo domingo, às 09h10 (horário de Brasília), e será transmitida ao vivo pela Rede Globo de Televisão.

Entrevistas disponibilizadas pela assessoria de imprensa de cada equipe.