Essa semana de corrida será novamente em território asiático, no icônico circuito japonês de Suzuka, que recebeu seu primeiro GP de Fórmula 1 em 1987. O piloto que detém o recorde de volta mais rápida é o finlandês da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen, com o tempo de 1.31.540. Saiba as expectativas e previsões das equipes e pilotos para o próximo domingo.
Abaixo, seguiremos na ordem de classificação no campeonato de construtores:
A atual líder, com 571 pontos, a Mercedes:
Toto Wolff (chefe da equipe):
“Traremos algumas atualizações para o carro no Japão, que esperamos ajudar a dar um passo na direção certa; no entanto, sabemos que precisamos extrair absolutamente tudo do nosso carro e dos pneus, se quisermos desafio para uma vitória. A próxima corrida nos leva ao icônico circuito de Suzuka, com suas emocionantes sequências de curvas e fãs altamente entusiasmados. Temos um forte histórico lá, vencemos todos os Grandes Prêmios do Japão na era híbrida, mas esperamos que este ano seja desafiador, dada a força de nossos adversários. Será uma batalha muito próxima nos trilhos – e uma que esperamos ansiosamente. Nossas metas para o último trimestre da temporada são claras e cabe a nós garantir que as alcancemos.”
A Scuderia Ferrari, com 409 pontos:
Charles Leclerc:
“O Japão é um lugar muito especial para a corrida, principalmente por causa dos fãs locais. Eles são tão apaixonados e sempre nos mostram muito apoio, o que torna a experiência lá tão única.
Foi um fim de semana difícil para mim no ano passado, estar em Suzuka pela primeira vez desde o acidente de Jules. Obviamente, é uma lembrança muito triste que eu sempre associarei a este Grand Prix.
A pista em si é muito técnica e exigente. É uma das melhores para dirigir em termos de layout. Possui retas de alta velocidade misturadas com várias combinações de cantos e gancho de cabelo, o que o torna o circuito icônico que é. Ele tem características diferentes das últimas faixas em que corremos, então veremos como nossos desenvolvimentos recentes funcionarão lá, especialmente em termos de aerodinâmica.”
Sebastian Vettel:
“Suzuka é provavelmente o meu circuito favorito de toda a temporada. É a única faixa do campeonato que tem oito figuras e, de certa forma, me lembra o tipo de faixa que tocamos quando eu era criança.
Só que não há nada de infantil nesse circuito, já que ele possui cantos emocionantes como o 130R e a sequência desses no primeiro setor.
A outra coisa que torna o Grand Prix japonês especial são os fãs: eles são incríveis! Não importa o quão cedo você apareça na pista, eles estarão lá antes de você, esperando por você. E o sentimento que eles têm por você é único e maravilhoso de experimentar.
Por último, mas não menos importante, o tempo em Suzuka é sempre imprevisível, o que significa que todo tipo de coisa pode acontecer na corrida, o que a torna particularmente complexa, porém fascinante.”
A Red Bull Racing, com 311 pontos:
Max Verstappen:
“Estou realmente ansioso para voltar a Suzuka, pois é um lugar especial para mim. Fiz minha estréia na Fórmula 1 lá em uma sessão de treinos, quando tinha apenas 17 anos e é uma memória que nunca esquecerei. Tive muitos bons resultados em Suzuka, com o segundo e o terceiro lugar, mas nunca com uma vitória, por isso, obviamente, adoraríamos dar um passo mais alto. É muito divertido dirigir e eu realmente gosto disso, mas eu também amo Suzuka em geral. O circuito é histórico e também muito estreito e rápido, por isso é importante usar toda a pista. Você precisa encontrar o equilíbrio certo e ter um bom fluxo entre as voltas 3, 4, 5 e 6, porque se você errar um canto, estará na posição errada para a próxima sequência. A Ferrari será muito forte, pois tem muita potência e será rápida nas retas, mas nosso carro será rápido nas curvas, com sorte, podemos ganhar algum tempo lá.”
Alex Albon:
“Estou muito empolgado, pois será meu primeiro GP no Japão. Já corri na pista uma vez antes, mas apenas em karts, então estou ansioso para ver como é em um carro de F1. O circuito principal parece realmente divertido e é a pista que mais anseio neste ano. É obviamente um grande fim de semana para nós, pois é a corrida em casa da Honda, então esperamos um bom resultado para os fãs. Estávamos em Tóquio no início do ano e eu já podia sentir muito apoio dos habitantes locais. Lembro-me de ouvir sobre como os fãs são apaixonados, mas ainda não conseguia acreditar na quantidade de pessoas que conhecemos e nos presentes que recebemos. Max me disse que não era nada comparado ao que vemos e vivenciamos no Grand Prix, então estou preparando minhas canetas de assinatura!”
A Mclaren, com 101 pontos:
Carlos Sainz:
“Agora, meus olhos estão firmes em um forte fim de semana em Suzuka. O GP do Japão é outra das grandes corridas históricas da F1 e uma das minhas favoritas. Os fãs japoneses são alguns dos mais apaixonados e divertidos do mundo e o circuito é conhecido como uma pista rápida e desafiadora – o lendário 130R corner é um dos mais impressionantes do calendário. Estamos prontos e mal posso esperar para correr novamente.”
Lando Norris:
“Estou ansioso para voltar para Suzuka, depois de ter participado do FP1 lá no ano passado. É uma pista divertida em um carro de F1 e que, esperançosamente, permite algumas boas ultrapassagens. […] Eu tenho me preparado muito para esta corrida de volta à fábrica, e estou me esforçando para aproveitar ao máximo essas últimas corridas e melhorar nossa posição na classificação do meio-campo para a equipe. Vamos nos esforçar novamente para marcar mais pontos e mal posso esperar para correr por lá.”
A Renault, com 68 pontos:
Nico Hulkenberg:
“O Japão é um Grand Prix único e uma das corridas que espero ansiosamente durante o ano. Tudo o torna especial. A pista é uma das melhores, os fãs são muito apaixonados e estão entre os mais entusiasmados da temporada e é apenas um fim de semana especial. Chova ou faça sol, dia e noite, os fãs estão lá para apoiá-lo e isso é muito bom de experimentar. Suzuka é um circuito em que eu sempre gostei de correr. A maioria dos pilotos gostam disso porque traz muitos desafios. Nestes carros modernos de Fórmula 1, é incrível dirigir. Flui setor por setor, tem mudanças de altitude e alguns cantos incríveis, como Degners, Spoon e 130R. Também é bastante físico no corpo, com as repetidas mudanças de direção. É um verdadeiro colo de pilotos, no qual você precisa estar absolutamente certo para se sair bem.”
Daniel Ricciardo:
“Suzuka tem algumas características da velha escola, das quais eu realmente gosto. É rápido e flui, enquanto também é bastante crua e irregular. Eu gosto das combinações de canto em Suzuka. Tem um pouco de tudo e é isso que amamos. O primeiro setor sobe morro acima e serpenteia um pouco com a esquerda, direita, esquerda. O setor dois é um pouco mais técnico e, em seguida, o setor final apresenta o 130R, que é grande e corajoso. É quase uma volta na montanha russa: para frente e para trás, para cima e para baixo. Eu gosto dessa sensação.”
A dona da casa: a equipe da Honda, Toro Rosso, com 55 pontos:
Pierre Gasly:
“Esta é uma das melhores pistas do ano, a mais emocionante em termos de direção. Eu acho que ela tem o melhor primeiro setor de qualquer circuito que visitamos, porque é uma áera onde você tem uma idéia real do que um carro de Fórmula 1 pode fazer em termos de velocidade e força aerodinâmica. Além disso, é a velha escola com as armadilhas de cascalho, o que significa que você realmente não pode se dar ao luxo de cometer um erro ou sua corrida acabou. É definitivamente um dos meus favoritos e também guarda muitas lembranças, desde quando eu corria na série japonesa Super Formula, mas também,(Bianchi) por causa do que aconteceu lá. É um Grand Prix que sempre gera emoções fortes. Há outra maneira pela qual este é um dos melhores Grandes Prêmios, pois é aqui que eu sempre tive muito apoio dos fãs. É emocionante e um prazer ver tantos fãs nos aplaudindo. Ser piloto da Honda em Suzuka é realmente especial, porque todos os japoneses dão muito apoio. É impressionante e estou ansioso para voltar para lá.”
Daniil Kvyat:
“Eu acho que Suzuka é uma pista notável. É um circuito de alta velocidade com algumas curvas verdadeiramente lendárias. Eu diria que é uma pista para os corajosos e cantos como o Esses perto do início da volta, o Degner 1 e o Degner 2, o 130R no caminho, ainda são um grande desafio, especialmente no molhado. É por isso que os pilotos adoram esta pista, pois define a referência para a rapidez com que você pode andar nas curvas de alta velocidade. É muito legal e uma questão de orgulho para nós, pilotos, acertarmos essas curvas. Também é agradável do ponto de vista das corridas, pois existem algumas oportunidades para ultrapassar. […] A atmosfera no circuito é ótima e os fãs japoneses o tornam realmente único. Para nós da Toro Rosso, é uma corrida muito especial, porque nós somos movidos pela Honda, então será como uma corrida em casa para toda a família Red Bull. Será um final de semana muito emocionante, com todo o apoio dos fãs locais. Espero que possamos fazer um show muito bom para eles.”
A Racing Point, com 52 pontos:
Sergio Perez:
“Suzuka está definitivamente lá em cima como um dos melhores circuitos do mundo. É a pista que todos os pilotos amam por causa das curvas de alta velocidade e o primeiro setor é provavelmente o melhor do ano. É onde um carro de Fórmula 1 realmente mostra seu desempenho por causa das rápidas mudanças de direção. Na qualificação, com pouco combustível, é uma sensação muito especial.”
“Não é apenas o primeiro setor que é incrível. O final da volta tem a curva 130R, o que é muito impressionante e você ainda faz 300 km / h na saída da curva. Mesmo com a força descendente que temos nos carros hoje em dia, é realmente importante ser preciso, porque é fácil cometer um erro ou sair correndo.”
Lance Stroll:
“Eu sou um grande fã de Suzuka. É uma das melhores, se não a melhor, do calendário. É onde você realmente sente um carro de Fórmula 1 ganhar vida e cada parte da volta tem algo especial. Ele tem uma combinação de curvas de baixa e alta velocidade, mas, mais do que isso, é o fluxo e a velocidade que são incríveis.”
“É o que descrevemos como uma ‘pista da velha escola’ sem muito escoamento. Portanto, há pouca margem para erros e exige ainda mais precisão do que a maioria dos outros circuitos. Você tem que usar cada centímetro de pista para ser rápido lá. É por isso que é o favorito dos pilotos e fãs também.”
“Meu canto favorito é o primeiro Degner, que para mim é o canto mais impressionante do ano. Provavelmente é um dos mais estreitos do circuito, mas você está fazendo isso na quinta marcha e à 260-270 km / h, e isso é impressionante. Na qualificação, a sensação de velocidade é incrível. […] Durante o fim de semana, você está apenas construindo confiança nesse setor e é sobre posicionar o carro no lugar certo.”
A Alfa Romeo Racing, com 35 pontos:
Kimi Raikkonen:
“As últimas quatro corridas foram decepcionantes para mim e para a equipe, mas não devemos esquecer que parecíamos fortes na Bélgica e na Itália, apesar dos problemas que me impediram de marcar. A chave é recuperar a forma que tínhamos antes e imediatamente após o intervalo: a diferença de nossos rivais no meio-campo não é grande e, esperançosamente, um circuito como Suzuka pode nos ajudar a tirar o máximo proveito de nosso carro. É uma faixa que eu gosto e os fãs são incríveis, então estou ansioso pelo fim de semana.”
Antonio Giovinazzi:
“Suzuka é uma daquelas trilhas históricas nas quais todos querem se sair bem. É um layout muito desafiador e pilotar nele pela primeira vez em um carro de Fórmula 1 será uma experiência e tanto. Eu tive uma boa corrida antes da Rússia e sei que podemos estar nesse nível novamente no Japão. É uma pista muito diferente das últimas que corremos, por isso esperamos poder mudar nossa sorte e voltar aos pontos.”
A equipe Haas, com 28 pontos:
Kevin Magnussen:
“Suzuka é ótima porque é uma pista fluida e de alta velocidade. Os carros de Fórmula 1 são ótimos em alta velocidade com a força descendente que temos. Qualquer faixa que vamos que possui curvas de alta velocidade é sempre muito divertida. Podemos ter uma boa chance em conseguir mais alguns pontos por lá. Nosso carro geralmente é bom em circuitos de alta velocidade. Vamos ver o que acontece. Adoro o fervor que os fãs japoneses têm e estou ansioso para ver isso acontecer no fim de semana. É algo especial para um piloto experimentar.”
Romain Grosjean:
“[Suzuka] é alta velocidade – não há espaço para erros – que está se tornando cada vez mais raro hoje em dia com os novos circuitos. Há uma elevação correspondente a essa velocidade, e é apenas uma forma diferente de todas as outras faixas, sendo uma figura oito com a ponte e o túnel. Os fãs japoneses adoram a Fórmula 1. É provavelmente uma das únicas corridas do calendário em que você vê as arquibancadas cheias a partir de quinta-feira. A paixão deles pela Fórmula 1 é enorme e eles têm um enorme respeito por ela. É muito especial ver. Você pode dizer que é um grande evento quando vamos para lá. Suzuka é um ótimo circuito e sempre fomos bastante competitivos lá. Espero que aconteça o mesmo novamente este ano.”
A Williams Racing, com 1 ponto:
Robert Kubica:
“O Grande Prêmio do Japão é um dos mais emocionantes do calendário da Fórmula 1. É uma combinação de setores realmente desafiadores que maximiza o potencial do carro através de curvas em ‘S’ de alta velocidade no primeiro setor. A parte do meio é um pouco mais lenta com dois grampos, antes de uma parte muito rápida que leva você ao último canto da pista, que é uma chicane. É uma pista que manteve seu DNA de corrida da velha escola e é um ótimo lugar para dirigir. Suzuka também é conhecida por seus fãs excitáveis, por isso é um lugar muito especial e único, não apenas no carro, mas também fora dele.”
George Russell:
“O Japão é uma corrida pela qual estou ansioso há muito tempo e é um circuito fantástico que mal posso esperar para pilotar. Os fãs são extremamente apaixonados, eu só estive lá uma vez como piloto reserva e, mesmo assim, foi uma sensação muito boa. A natureza do circuito deve nos servir melhor do que Sochi, por isso, esperamos poder mostrar um pouco mais de ritmo. Em suma, estou realmente ansioso por isso.”
A corrida terá início na madrugada deste domingo, dia 13, às 02:10h (horário de Brasília).
Jornalista, carioca e fã de automobilismo desde criança. Meu lema de vida profissional é uma das frases mais impactantes de Ayrton Senna: “No que diz respeito ao empenho, compromisso, esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.”