Salve salve fãs da NASCAR ! Após passar pelo tradicional circuito misto de Watkins Glen, a NASCAR voltou ao seu habitat natural no último domingo e proporcionou mais um bom espetáculo no oval de Michigan. Dessa vez quem ditou as regras do jogo foi o consumo de combustível e venceu aquele que soube conciliar velocidade, estratégia e economia.
Existe uma falsa impressão que momentos decisivos não acontecem no primeiro segmento das corridas da NASCAR. Ledo engano jovens aprendizes. Perguntem ao Jimmie Johnson sobre isso. O consagrado piloto do #48 já na primeira parte da corrida achou o muro e complicou de vez sua situação no que se refere aos playoffs. Que temporada é essa J.J. ??
Outro destaque do primeiro segmento foi Martin Truex Jr. #19, que punido na inspeção do carro, largou no fim do pelotão, e após ótima disputa com Denny Hamlin #11, fechou o segmento na frente. Logo atrás deles vieram o pole da etapa, “Bad” Brad Keselowski #2 e o atual campeão Joey Logano #22. Só piloto do alto escalão nesta briga que prometia.
No segundo segmento a disputada entre os grandes da categoria seguia emocionante, até que o pneu de Keselowski estourou e o piloto do Ford #2 nos deu uma aula de controle a 300 km/h. Coisa linda de se ver, menos para o piloto que teve sua prova prejudicada.
Além deste pneu estourado, Daniel Hemric #8, Austin Dillon#3 e Aric Almirola #10 (erro dele !!), se acharam na última volta do segmento e garantiram os pontos desta fase da corrida para Kyle Busch #18, seguido por Truex Jr. #19 e Kurt Busch #1.
Na parada de pits entre os segmentos apareceu a diferença das estratégias, sendo que alguns nem entraram, outros trocaram 2 pneus ou 4 pneus, e parte do pelotão só combustível. No fim da prova veríamos quem estava com a receita certa para a vitória.
Quem não acertou a receita foi Clint Bowyer #14 que estampou o muro com seu Ford e assim como Jimmie Johson #48, ficou em situação delicada para alcançar os playoffs. Sorte para “The rocket man” Ryan Newman #6 e o mexicano Daniel Suarez #41, que fizeram bons pontos e estão firmes na luta pelas últimas vagas.
Nas voltas finais da prova veio o drama. Quem conseguiria chegar ao final sem um “splash and go” ou sem tirar muito o pé do acelerador?
Então começaram as baixas. Ryan Blaney #12 disputava a ponta e teve que tirar tanto o pé que acabou na P24. Keselowski e Logano tiveram que parar para abastecer e Kurt Busch teve pane seca na última volta. O clima era de muita tensão, menos para “The Closer”. Kevin Harvick soube vencer nessas circunstâncias e mostrou que acordou na temporada e segue forte aos playoffs e na luta pelo título.
Destaques finais: A Truck Series, que é a 3ª categoria da NASCAR e não tem corrida ruim, já definiu os oito pilotos dos playoffs que são : Brett Moffitt (atual campeão), Grant Enfinger, Stewart Friesen, Ross Chastain (garoto da melancia), Austin Hill, Matt Crafton (raposa velha), Johnny Sauter (outra raposa velha) e Tyler Ankrum. Os playoffs da Truck já começam na próxima etapa. Quem serão os finalistas? Palpite do Kojak : Moffitt, Chastain, Hill e Ankrum com Moffitt bicampeão!
Faltam agora TRES etapas para os playoffs e a tabela de classificação mostra que o funil apertou e sobram poucas vagas. Logano e Kyle Busch seguem disputando a ponta e na minha opinião, a “bolha” diminuiu e agora está apenas entre o 15º ao 18º. Se não aparecer um “outsider” para complicar mais ainda, ficam duas vagas para esses quatro.
A Monster Cup volta no próximo SÁBADO, dia 17 de agosto no oval de Bristol. Até lá e viva a NASCAR!
E como diria Kal-El : “Para o alto e avante !!”
MELHORES MOMENTOS
“Mineiro de Belo Horizonte, kartista amador e cinéfilo, desde criança deixava claro sua paixão pelo esporte a motor. Seu sonho de ser piloto não passou de um sonho, então, durante a infância e adolescência passava os domingos vidrado na frente da TV para ver a F1 ou a Indy. Há poucos anos começou a disputar campeonatos de kart amador na grande BH, e sua paixão pelo esporte se fortaleceu e amadureceu. Acompanha com real interesse os principais campeonatos, ou seja, F-1, F-E, Indy, Nascar, F2, F3, Stock car, MotoGP e o que for esporte a motor de qualidade. Sua ideia é sempre contribuir para o crescimento desse esporte, que tanto encanta, seja pela tecnologia, pelo glamour e tradição ou por testar os limites da máquina e do homem” – Kojak é um parceiro/colunista voluntário do Tomada de Tempo e escreve sobre as mais diversas categorias de esporte a motor no Brasil e no Mundo, em especial NASCAR, F3 e F2!