E tivemos no final de semana entre (15 e 16/06/2019) a 87ª edição das 24 HORAS DE LE MANS fechando a temporada WEC 2018/2019. Na LMP1, por uma sucessão de erros estratégicos, em pista e pneus furados na última hora, a Toyota #7 de M. CONWAY / K. KOBAYASHI / J. LOPEZ que liderou 339 das 385 voltas, acabou dando a vitória para o outro carro da equipe (Toyota #8) de S. BUEMI / K. NAKAJIMA / F. ALONSO. E com a vitória levaram o título do mundial. Completando o pódio da classe, tivemos a SMP Racing com o carro #11 de V. PETROV / M. ALESHIN / S. VANDOORNE. Em seguida, completando o TOP 5, ficaram a Rebellion #1 do brasileiro Bruno Senna e a Rebellion #3. Os demais da LMP1 acabaram abandonando: SMP #17, DragonSpeed e ByKolles.
Momento em que o Toyota #8 ultrapassa o #7 e parte para vitória:
Já na LMP2, UAU! Brasil! Vitória DURA do Signatech Alpine Matmut #36 do brasileiro André Negrão (juntamente com LAPIERRE e THIRIET), que também garantiram o TÍTULO MUNDIAL na classe. Atrás terminaram o numeral #38 da Jackie Chan DC Racing e TDS Racing #28. A DragonSpeed #31, sem dúvida favorita, acabou abandonando. A Racing Team Nederland #29 que Rubens Barrichello pilotou em 2017, teve problemas com pneu furado ao anoitecer e batida forte ao amanhecer e infelizmente terminou em 15º na classe.
E falando mais uma vez em brasileiro, UAU! Tivemos na LMGTE-Pro a vitória da Ferrari da AF CORSE #51 de DANIEL SERRA (PIER GUIDI e J. CALADO), deixando os Porsches #91 e #93 da Porsche GT Team para trás. Foi a segunda vitória de Serra em Le Mans! Os outros brasileiros ficaram em 11º (Farfus) e 12º (Derani). Na PRO o título ficou com Kevin ESTRE e Michael CHRISTENSEN do outro Porsche #92 da Porsche GT Team, mesmo terminando a prova em 9º.
E aí chegamos na LMGTE-Am! SIM vitória de mais um brasileiro em PISTA! Mas depois de uma sucessão absurda de penalidades ao carro #85 (Ford GT) de FELIPE FRAGA (juntamente com BLEEKEMOLEN e KEATING), a vitória foi dada ao Porsche 911 RSR #56 da Team Project 1. Fraga recebeu punição em pista (Stop&Go), recuperou-se e ainda assim cruzou em 1º. Foi aplicada penalidade de 55 segundos por não cumprir tempo mínimo de abastecimento (min 45 segundos e fizeram em 44,4 segundos), que daria a equipe o 2º lugar. Mas um pouco mais tarde foram desclassificados pelo fato de que o tanque de combustível suportava 100 ml a mais que o liberado (96 litros)!
Fraga explica um pouco em suas redes sociais, e apesar da alegria em sua primeira Le Mans, é evidente a decepção com o acontecido! Assim, outro brasileiro – Rodrigo Baptista – ficou com a 2ª colocação da classe! Sensacional para uma estreia! Na AM, o título ficou com Egidio PERFETTI, Jörg BERGMEISTER e Patrick LINDSEY, vencedores da prova.
RESULTADO FINAL – POR CLASSE
TODAS PUBLICAÇÕES SOBRE LE MANS
SIGA A GENTE
Tudo sobre Le Mans e muito mais também em nossas redes sociais:
- Instagram – instagram.com/tomadadetempo
- Facebook – facebook.com/tomadadetempo
- Twitter – twitter.com/tomadadetempo
- WhatsApp – tomadadetempo.com.br/whatsapp
- Telegram – tomadadetempo.com.br/telegram
- Canal do Youtube – Clique aqui!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!